99smiles Escreveu:Olá! Acho que o melhor é mesmo falar com o canil/gatil da freguesia. Eles deveriam ter a obrigação uma vez que são animais de rua de os recolher e tratar deles até se arranjar donos, poderá sempre ajuda-los nessa missão de lhes arranjar um lar.
Eu conheço algumas associações que recolhem as gatas pelo apis a fora, para esterilização e depois voltam a deixa-las no sitio de onde os apanharam, mas pelo menos fazem esse controlo de natalidade felina.
O canil/gatil municipal (não da freguesia) na maioria dos casos pratica o abate de animais errantes, como tal falar com o canil pode ser ditar a sentença de morte dos bichanos.
Se se refere a alguma associação, essas não têm obrigação nenhuma, fazem muitas vezes muito mais do que podem.
Lele, os conselhos da Tassebem e da Charlie são o que deve fazer. Divulgar com fotos os gatos adoptáveis - aqui e noutros sites de adopção.
Os não adoptáveis convém esterilizar - fale com o vet da sua zona ou alguma associação, para fazer preços especiais. Ou veja o site da Animais de Rua, se estiver numa zona em que eles trabalhem têm bons preços e por vezes conseguem arranjar padrinhos.
Boa sorte!