É no que dá ter gatos aventureiros

Moderador: mcerqueira
Nem é necessário perguntar...Katy500 Escreveu:Sou irresponsável porque ...E donos irresponsáveis...
Mais uma!!
Sim, as minhas gatas andam no quintal de dia e de noite dormem em casa tentei habituals a casa desde pequenas, mas elas perferem o ar livre). Mas no dia em que a Nina apareceu assim, tinha desaparecido depois de uma moto passar na rua (ela só tem medo do barulho das motos)Nem é necessário perguntar... entendo então que na sua zona como em outras que conheço gato é para andar livre até um dia ...
boa sorte para os gatuxos e tente o não acesso a sitios perigosos
Katy500 Escreveu:Sou irresponsável porque...E donos irresponsáveis...
Mais uma!!
Mas estou benemérita e vou pregar para os peixes na mesma:Katy500 Escreveu:Sempre dei pilula as minhas gatas e nunca tiveram nada de estranho (nem aumento de apetite, nem doenças, nem nada)
Bingley Escreveu:Depois de uma frase destas na votação da pilula, não podemos esperar grande coisa:Mas estou benemérita e vou pregar para os peixes na mesma:Katy500 Escreveu:Sempre dei pilula as minhas gatas e nunca tiveram nada de estranho (nem aumento de apetite, nem doenças, nem nada)
Os gatos não têm noção do perigo - cabe-nos a nós, seus donos, velar por eles e garantir que não se colocam em situação de risco. O que inclui mantê-los em casa ou em exterior devidamente vedado, por forma a evitar:
- atropelamentos
- envenenamentos
- brigas com outros gatos, que além de ferimentos por vezes graves, podem levar a que o gato contraia FIV e Felv
- ataques de cães (quantas histórias já ouvi de gatos que foram para os quintais dos vizinhos e foram mortos pelo cão residente)
- aprisionamentos acidentais ou voluntários (aqui na minha rua esteve uma gata de rua fechada numa garagem vários meses, só quando eu descobri e pressionei o dono é que este se dignou a deixar a garagem aberta umas horas para a bichinha fugir e se não fosse uma velhotinha deitar-lhe alguma coisa, a gata tinha morrido de fome e sede)
Relativamente à pilula, qualquer veterinário lhe explicará os maleficios. Não têm nada a ver com comer demais ou "estranhezas" imediatas, mas em breves traços resume-se ao seguinte:
- a pilula não é 100% fiável
- a pilula provoca um elevado aumento do risco de cancro mamário nas gatas, que se não for tratado (ou mesmo sendo) tende a metastizar para os pulmões, provocando muito sofrimento
- uma gata não esterilizada está em permanente risco de desenvolver uma piómetra - a piómetra é uma infecção no utero, podendo ser fatal se não detectada atempadamente. Corre também o risco de cancro no utero.
Pronto, acho que já fiz a boa acção do dia.
Os meus animais não teem opção de escolha e são felizes dentro de casa, quando teem acesso a varandas protejidas são na mesma controlados para não existir algo menos bom mas decerto tenho "gatos diferentes"... felizmenteKaty500 Escreveu:
Sim, as minhas gatas andam no quintal de dia e de noite dormem em casa tentei habituals a casa desde pequenas, mas elas perferem o ar livre). Mas no dia em que a Nina apareceu assim, tinha desaparecido depois de uma moto passar na rua (ela só tem medo do barulho das motos)