gata com o cio + pilula

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
HugoFlavio
Membro Veterano
Registado: quarta abr 04, 2007 11:51 pm

domingo mai 02, 2010 1:27 am

boa noite a todos, tenho algumas duvidas a esclarecer por favor ;)

eu tenho uma gata branca que está no primeiro ano do cio, ainda é novita.

já, no mês de fevereiro, andou com a "maluqueira" e agora está outra vez, primeiro gostava de saber se pode estar mesmo com o cio de novo ou se está so mesmo estranha por outro motivo qualquer, se bem que os sintomas parecem os mesmos:

rebola-se toda onde pode
está sempre a deitar-se
mia imenso, principalmente quando está na janela e durante a noite

e caso seja mesmo o cio, gostava de saber se existe algum problema de maior com o facto de lhe terem dado uma pilula a meio do cio, supostamente para "redusir os efeitos que o cio tem nela", principalmente no que toca a nao parar de miar.

é de salientar que a gata nao tem contacto com outros gatos visto que nao sai de casa (já é "à prova de gata"), motivo pelo qual se decidiu parar com a pilula visto ser ter efeitos negativos e ser desnecessária.
Tassebem
Membro Veterano
Registado: terça jul 01, 2008 4:01 pm
Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca

domingo mai 02, 2010 1:39 am

Boa noite, HugoFlavio.

Pelo que descreve, a sua gatinha está com o cio.

Veja a resposta da forista Bingley neste tópico:

http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=78800

Há uma parte dessa resposta que é muito relevante para o caso que apresenta -- ou seja, esterilize a sua gatinha e evitar-lhe-á problemas de saúde.
«Ninguém cometeu maior erro do que aquele que nada fez, só porque podia fazer muito pouco.» Edmund Burke
HugoFlavio
Membro Veterano

domingo mai 02, 2010 1:47 am

está lá uma resposta interessante sim, mas a minha gata já não toma a pilula, eu consegui tirar essa ideia a minha mae fazendo com que a gata fique sempre dentro de casa. mas quando dei por ela tinham-lhe dado uma pilula (sem mais nem menos) pelos motivos que falei em cima! claro reclamei mas nao pude fazer mais nada porque ja estava feito, precisava era de ter a certesa que a pilula, no meio do cio, nao lhe vai fazer mal...
Tassebem
Membro Veterano
Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca

domingo mai 02, 2010 1:50 am

Isso não sei, Hugo, mas sei que deve tentar convencer a sua mãe a esterilizar a gatinha. Acabam-se esses problemas dos cios e previnem-se outros muito graves no futuro. Fale-lhe do que leu.
«Ninguém cometeu maior erro do que aquele que nada fez, só porque podia fazer muito pouco.» Edmund Burke
HugoFlavio
Membro Veterano

domingo mai 02, 2010 1:56 am

vou ponderar seriamente sobre o assunto, não existe outra forma de tratamento para alem da esterilização?

ja agora, recentemente ela ficou sem pelo na ponta das duas orelhas, mas eu andei a ler e descobri que gatos brancos são mais sensiveis à luz solar (devia ter adivinhado) e ela adora ficar na janela a apanhar sol até nao poder mais. ela já está a ficar melhor, so queria a confirmação de que realmente qualquer gato branco tem este problema (para começar a imaginar como deixa-la apanhar sol sem ser em demasia) ou se são apenas determinadas raças? a gata foi apanhada da rua por isso suponho que nao seja de raça nenhuma em específico.
VeraSR
Membro Veterano
Registado: quarta dez 09, 2009 5:14 pm
Localização: Rafaela sempre no coração...todos os k aqui estão,todos os k por aqui viveram e os k dormem na rua.

domingo mai 02, 2010 1:58 am

Hugo a pilula que deram á sua gatinha não lhe vai "tirar" ou parar o cio que ela tem, após inicio dele vai até final normalmente agora o que pode e deve fazer mesmo é esterilizar pois evita a situação actual alem de tambem ser ponto a favor ao evitar algumas doenças, quanto ao espaço entre cios é muito relativo depende do animal algumas espaçam mais enquanto que outras quase fazem cios seguidos.

Para tudo isto não precisa de topicos de ensinamento: acaba por ser o básico para quem adopta animais, se fizer pesquiza na net chega até lá mas a opinião dada pelas pessoas que aqui acedam decerto é esterilizar.

desde sempre que convivo com animais e a esterilização/castração sempre foi efectuada não é de agora, podemos dizer sim que é carote a esterilização,Vet é igual a médico privado mas ao assumir 1 animal teremos de pensar nessa parte: tente fazer 1 mealheiro já não vai pesar assim tanto.

Boa sorte para a sua gatinha :arrow:
<p><strong></strong></p>
<p>"Duas coisas me surpreendem, a inteligencia dos animais e a bestialidade dos humanos"</p>
<p>________________________________________________________________</p>
<p>Amigos 4 patinhas defendem-se apenas quando os atacam e mesmo assim nem sempre...Humanos, atacam sempre que entendem isso como sua defesa...</p>
HugoFlavio
Membro Veterano

domingo mai 02, 2010 2:02 am

eu tambem sou a favor que se fassa pesquisa antes de vir ao forum perguntar as coisas mas nesta situação a primeira pesquisa nao resultou e no folheto da pilula tambem não havia grandes indicações e como estava um pouco preocupado decidi vir cá, coisa que já nao fazia a algum tempo. fico contente por saber que mesmo a estas horas se conseguem respostas com prontidão.

muito obrigado pelas dicas ;)
VeraSR
Membro Veterano
Registado: quarta dez 09, 2009 5:14 pm
Localização: Rafaela sempre no coração...todos os k aqui estão,todos os k por aqui viveram e os k dormem na rua.

domingo mai 02, 2010 2:20 am

Hugo, da minha parte foi apenas um acaso pois a estas horas estou noutro lado habitualmente mas hoje foi diferente :wink: , daí esta grande madrugada.
<p><strong></strong></p>
<p>"Duas coisas me surpreendem, a inteligencia dos animais e a bestialidade dos humanos"</p>
<p>________________________________________________________________</p>
<p>Amigos 4 patinhas defendem-se apenas quando os atacam e mesmo assim nem sempre...Humanos, atacam sempre que entendem isso como sua defesa...</p>
Tassebem
Membro Veterano

domingo mai 02, 2010 9:04 am

HugoFlavio Escreveu:vou ponderar seriamente sobre o assunto, não existe outra forma de tratamento para alem da esterilização?

ja agora, recentemente ela ficou sem pelo na ponta das duas orelhas, mas eu andei a ler e descobri que gatos brancos são mais sensiveis à luz solar (devia ter adivinhado) e ela adora ficar na janela a apanhar sol até nao poder mais. ela já está a ficar melhor, so queria a confirmação de que realmente qualquer gato branco tem este problema (para começar a imaginar como deixa-la apanhar sol sem ser em demasia) ou se são apenas determinadas raças? a gata foi apanhada da rua por isso suponho que nao seja de raça nenhuma em específico.
Não existe, Hugo. Para além de todas as vantagens que já leu, é até um alívio para a gatinha deixar de passar pelos cios, e nada mais lhos pode evitar de forma eficaz, trazendo ainda grandes benefícios em termos de doenças futuras.
Quanto à queda de pêlo nas orelhas, realmente os gatos brancos não se dão bem com o sol em termos de saúde. Já li aqui acerca de protectores solares para estas situações, mas não sei responder-lhe mais em concreto. Talvez pesquisando um pouco nestes tópicos, ou pode ser que alguém mais conhecedor do assunto lhe possa responder. Eu tenho dois gatinhos brancos mas, felizmente, nenhum deles gosta muito de estar ao sol.
Se levar a sua menina ao veterinário para esterilizar, aproveite para lhe pôr esta questão. E seria bom que o fizesse rapidamente: quanto mais cios, maior a probabilidade de desenvolvimento dos tais problemas tumorais.
Talvez falando com alguma associação perto de si consiga preços mais vantajosos para a esterilização, uma vez que a gatinha veio da rua.
&laquo;Ningu&eacute;m cometeu maior erro do que aquele que nada fez, s&oacute; porque podia fazer muito pouco.&raquo; Edmund Burke
Tassebem
Membro Veterano

domingo mai 02, 2010 9:05 am

HugoFlavio Escreveu:eu tambem sou a favor que se fassa pesquisa antes de vir ao forum perguntar as coisas mas nesta situação a primeira pesquisa nao resultou e no folheto da pilula tambem não havia grandes indicações e como estava um pouco preocupado decidi vir cá, coisa que já nao fazia a algum tempo. fico contente por saber que mesmo a estas horas se conseguem respostas com prontidão.

muito obrigado pelas dicas ;)
No meu caso, tendo a ser noctívaga, como os gatos... :wink: :)
&laquo;Ningu&eacute;m cometeu maior erro do que aquele que nada fez, s&oacute; porque podia fazer muito pouco.&raquo; Edmund Burke
Bingley
Membro Veterano
Registado: sexta jan 22, 2010 4:41 pm

domingo mai 02, 2010 10:34 am

Hugo, todos os gatos brancos são sensiveis ao sol, sim, e podem desenvolver cancro de pele, principalmente nas orelhas e nariz.
Se ela já apresenta problemas, tente levar rapidamente ao vet - pode já ser cancro. Sendo ainda na ponta das orelhas pode-se fazer amputação (por exemplo em conjunto com a esterilização). Sei que se pode pôr protector, mas convem que seja o vet a indicar, por causa de lamberem.

Terá que tentar manter os estores/persianas fechados nas horas de mais sol ou então aplique uma pelicula de protecção no vidro que diminui a incidência dos raios solares.

Ponho-lhe aqui um link dum folheto informativo sobre o cancro - é um pouco assustador, mas importante
http://www.felinus.org/fileDump/FolhetoCarcinoma.pdf
anjjazul
Membro Veterano
Registado: sábado ago 14, 2004 7:49 pm
Localização: carlota, max, dora,estrela, serafim, rita, pinóquio, isaias, flávio, alice, cinderela,

domingo mai 02, 2010 3:31 pm

não precisa de ter cancro já. a cinderela, por vezes, tem as orelinhas feridas mesmo sem sol. o caso tem-se resolvido com pomada. mas convem ir ao vet. por tudo
anjjazul
martasal
Membro Veterano
Registado: terça dez 22, 2009 6:48 pm
Localização: Nina, Tété e Ruca; mais os que vão aparecendo em condições especiais...

quarta mai 12, 2010 4:54 pm

E então novidades da gatinha? Já a levou ao vet?
<p>Se os humanos t&ecirc;m Alma,os animais tamb&eacute;m t&ecirc;m Alma. Se os humanos t&ecirc;m Livre Arb&iacute;trio, os animais tamb&eacute;m o t&ecirc;m. Se n&atilde;o podermos saber isto com toda a certeza,ao menos poderemos dar-lhes o benef&iacute;cio da d&uacute;vida!&nbsp; </p>
<p>Marc Bekoff</p>
Responder

Voltar para “Gatos”