Não só. Também avaliar o trabalho efectuado fruto de um cruzamento, mesmo que não vá cruzar...LuMaria Escreveu:Então podemos dizer que quem expõe o cão pretende criar com ele? O objectivo é esse?
Expos - O que trás de positivo e/ou negativo?
Moderador: mcerqueira
<p>Francisco Barros</p>
<p><a href="http://vigilantesnatureza.paginas.sapo.pt">http://apgvn.pt.vu</a></p>
<p><a href="http://www.biodiversity4all.org">http://www.biodiversity4all.org</a> </p>
<p><a href="http://vigilantesnatureza.paginas.sapo.pt">http://apgvn.pt.vu</a></p>
<p><a href="http://www.biodiversity4all.org">http://www.biodiversity4all.org</a> </p>
TheOne Escreveu:E porque não? Não se pensa em reprodução AGORA, mas e se eu levar o meu cão a várias expos caninas e ele se revelar um bom exemplar, porque não usá-lo em reprodução? Se não o levar é que nunca saberei "o aue tenho ali", ainda que para mim seja o melhor cão do mundo.LuMaria Escreveu:Boa questão. Vão mostrar os bobis para quê?aisd Escreveu: E o que faz alguém que não pensa em reprodução numa expo canina ?
Não é pura vaidade ?
mas ainda que não se tenha em vista reprodução com o animal...
se é um belo exemplar, se nos dedicamos a ele/a, se tem calibre de vencedor.... qual o problema em exibir a qualidade/beleza do nosso cão?
e qual o problema em sentir um pouco de orgulho nisso?
juro que não percebo qual o entrave em aceitar que em tudo existe o bom e o mau ... o feio e o belo....
deve ser politicamente correcto....
independentemente dos resultados das expos serem ou não justos e isentos... é só ( deveria ser só...) carolice, passatempo, paixão pessoal.
quem quer vai, quem não quer não vai
assim de simples
<a class="autor" href="http://www.pensador.info/autor/Aristoteles/" />
-
- Membro Veterano
- Registado: domingo dez 16, 2001 7:51 pm
- Localização: Boxers, Baixotes de Pêlo Comprido, Labradora, Cadela de Agua Portuguesa, Malinois, Gata Persa, Gata
Exactamente!fang Escreveu:Não só. Também avaliar o trabalho efectuado fruto de um cruzamento, mesmo que não vá cruzar...LuMaria Escreveu:Então podemos dizer que quem expõe o cão pretende criar com ele? O objectivo é esse?

<p>Joana Gonçalves</p>
<p>Terras da Fénix Kennel</p>
<p>-Não existem raças perigosas, existem sim donos e pseudocriadores perigosos!-</p>
<p>Terras da Fénix Kennel</p>
<p>-Não existem raças perigosas, existem sim donos e pseudocriadores perigosos!-</p>
Tal e qual!humanity Escreveu:TheOne Escreveu:E porque não? Não se pensa em reprodução AGORA, mas e se eu levar o meu cão a várias expos caninas e ele se revelar um bom exemplar, porque não usá-lo em reprodução? Se não o levar é que nunca saberei "o aue tenho ali", ainda que para mim seja o melhor cão do mundo.LuMaria Escreveu:Boa questão. Vão mostrar os bobis para quê?aisd Escreveu: E o que faz alguém que não pensa em reprodução numa expo canina ?
Não é pura vaidade ?
se é um belo exemplar, se nos dedicamos a ele/a, se tem calibre de vencedor.... qual o problema em exibir a qualidade/beleza do nosso cão?
juro que não percebo qual o entrave em aceitar que em tudo existe o bom e o mau ... o feio e o belo....
independentemente dos resultados das expos serem ou não justos e isentos... é só ( deveria ser só...) carolice, passatempo, paixão pessoal.
assim de simples

humanity Escreveu:TheOne Escreveu:E porque não? Não se pensa em reprodução AGORA, mas e se eu levar o meu cão a várias expos caninas e ele se revelar um bom exemplar, porque não usá-lo em reprodução? Se não o levar é que nunca saberei "o aue tenho ali", ainda que para mim seja o melhor cão do mundo.LuMaria Escreveu:Boa questão. Vão mostrar os bobis para quê?aisd Escreveu: E o que faz alguém que não pensa em reprodução numa expo canina ?
Não é pura vaidade ?
assim de simples
ainda bem que alguem me entende....

Como é lógico... Mas não tenciono começar a criar, mas sim, se houver interesse por parte do Criador, usá-lo em cruzas, como aliás foi falado quando fiquei com o cachorro. A hipótese do Criador o levar ao estrangeiro para o cruzar, se ele for um bom exemplar, está "em cima da mesa".cpontos Escreveu:Calculo que não, mas se possuimos um excelente exemplar de uma raça, podemos cede-lo para cruzas, ou a partir daí iniciar uma boa linhagem e começar a criar. Estou enganada?LuMaria Escreveu:TheOne Escreveu:E porque não? Não se pensa em reprodução AGORA, mas e se eu levar o meu cão a várias expos caninas e ele se revelar um bom exemplar, porque não usá-lo em reprodução? Se não o levar é que nunca saberei "o aue tenho ali", ainda que para mim seja o melhor cão do mundo.LuMaria Escreveu:Boa questão. Vão mostrar os bobis para quê?aisd Escreveu: E o que faz alguém que não pensa em reprodução numa expo canina ?
Não é pura vaidade ?
Criadeirices caseiras?
Obviamente que não pensei sequer em criadeirices de vão de escada, e quem me conhece sabe bem o quão contra eu sou sobre este assunto, gostam é de se "armar aos cucos...

"Eu sou responsável pelo que digo, não pelo que você entende." - Auto desconhecido
"O maior prazer de uma pessoa inteligente, é fazer de idiota perante um idiota a fazer de inteligente!" - Autor desconhecido
"O maior prazer de uma pessoa inteligente, é fazer de idiota perante um idiota a fazer de inteligente!" - Autor desconhecido
Este assunto é chover no molhado, porque as pessoas não querem perceber duas coisas que já foram mais que explicadas:
- O que é uma exposição canina e qual a sua finalidade.
- A diferença entre passeunte e Público.
Andarmos 50 páginas à roda destes dois conceitos, quando as pessoas não querem compreender (por opção, parece-me) é pura perca de tempo.
Andarmos 50 páginas à roda destes dois conceitos, quando as pessoas não querem compreender (por opção, parece-me) é pura perca de tempo.
Cego é aquele que não quer ver.
A minha opinião, como simples dona de cães de companhia, é que a partir de certa altura, este tópico desenvolveu-se à volta de uma falsa questão. Se as exposições são para apresentar os cães aos juízes da raça, obviamente destinam-se a quem inscreve os cães, não percebo qual é dúvida. Quem lá está como visitante é que tem que se adaptar e não o inverso.
Ser visitante de uma exposição de cães, é o mesmo que visitar qualquer outro sítio em que alguém está como observador. Basta não ser inconveniente.
Não é preciso “passar para o outro lado” para ver isto.
Em relação às primeiras (das já longas) páginas deste tópico, acho que a responsabilidade de um criador que cria uma raça, respeitando o cão enquanto tal, dentro ou fora do espaço exposição, no excessivo número de cães sem dono, não é diferente da responsabilidade de qualquer um de nós, enquanto amantes de cães. Se alguém sair de uma exposição revoltado com a antipatia de um criador e, por essa razão, for a correr comprar a um intermediário, isso não passa de uma desculpa. Fá-lo-ia de qualquer modo.
Em relação aos maus tratos com secador e escova, o que eu vi, nos cockers, e mais que uma vez, foi cães no chão, aos saltos, tentando subir para as mesas de grooming, só porque estavam ali à mão. Se fosse assim um suplício tão grande, porque fariam isso?
É verdade que não visitei muitas exposições mas àquelas a que fui, não vi nada de mais neste aspecto.
Ser visitante de uma exposição de cães, é o mesmo que visitar qualquer outro sítio em que alguém está como observador. Basta não ser inconveniente.
Em relação às primeiras (das já longas) páginas deste tópico, acho que a responsabilidade de um criador que cria uma raça, respeitando o cão enquanto tal, dentro ou fora do espaço exposição, no excessivo número de cães sem dono, não é diferente da responsabilidade de qualquer um de nós, enquanto amantes de cães. Se alguém sair de uma exposição revoltado com a antipatia de um criador e, por essa razão, for a correr comprar a um intermediário, isso não passa de uma desculpa. Fá-lo-ia de qualquer modo.
Em relação aos maus tratos com secador e escova, o que eu vi, nos cockers, e mais que uma vez, foi cães no chão, aos saltos, tentando subir para as mesas de grooming, só porque estavam ali à mão. Se fosse assim um suplício tão grande, porque fariam isso?
É verdade que não visitei muitas exposições mas àquelas a que fui, não vi nada de mais neste aspecto.
Sim, é chover no molhado. Especialmente porque a avaliar pelo que tem sido dito neste tópico há mais interesse nos conceitos e nas queixas do que em procurar soluções. Senão veja-se quantas sugestões têm sido apresentadas em vez de se perder tanta página a repetir sempre o mesmo…cucculain Escreveu:Este assunto é chover no molhado, porque as pessoas não querem perceber duas coisas que já foram mais que explicadas:
-
- Membro Veterano
- Registado: domingo mar 10, 2002 10:04 pm
Exactamente.cucculain Escreveu:Este assunto é chover no molhado, porque as pessoas não querem perceber duas coisas que já foram mais que explicadas:
Para quem não entende, o que se segue é a minha assinatura
http://apterrariofilia.org/
Se algum dia sentir um vazio dentro de si ... vá comer que é fome !!!
Madalena Marques
Madalena Marques
Eu deixei a minha sugestão, lá bem atrás, mas como as pessoas não querem compreender estes dois conceitos, vieram com o assunto do lucro/prejuizo da coisa.Acena Escreveu:Sim, é chover no molhado. Especialmente porque a avaliar pelo que tem sido dito neste tópico há mais interesse nos conceitos e nas queixas do que em procurar soluções. Senão veja-se quantas sugestões têm sido apresentadas em vez de se perder tanta página a repetir sempre o mesmo…cucculain Escreveu:Este assunto é chover no molhado, porque as pessoas não querem perceber duas coisas que já foram mais que explicadas:
Excelente opinião.cockinhas Escreveu:A minha opinião, como simples dona de cães de companhia, é que a partir de certa altura, este tópico desenvolveu-se à volta de uma falsa questão. Se as exposições são para apresentar os cães aos juízes da raça, obviamente destinam-se a quem inscreve os cães, não percebo qual é dúvida. Quem lá está como visitante é que tem que se adaptar e não o inverso.
Tomei a liberdade de compilar as sugestões apresentadas por vários foristas, há umas páginas atrás. Ficou ligeiramente incompleto, mas sempre são algumas...cpontos Escreveu:Bom, para me redimir do meu off topico, e como até nem estou com muita paciência para o meu croché da hora de almoço, tomei a liberdade de resumir as sugestões de melhoramento (a nível de espaço físico) até aqui apontadas:
1)Separação física do espaço destinado a expositores (espaço para preparação do pêlo e eventual convívio entre criadores, expositores, handlers, técnicos de grooming e por aí fora) e visitantes;
2)Delimitação do espaço de entrada em ringue, para que seja possível ao cão e ao handler (é este o vocábulo correcto?) entrar sem se cruzar com NENHUM visitante. Aqui a existência de cordas era boa ideia, como a entrada dos praticantes de desportos de combate... Digo eu, sei lá...;
3)Sinalização visível onde constasse as proíbições de tocar, alimentar, atazanar os cães expostos (como há os de Proibido Fumar e Proibido Comer... ou os de Proibido o Uso de Vestimenta Reduzida, no santuário de Fátima). Ainda que não valesse de nada, já conferiria uma certa legitimidade à chamada de atenção que pudesse ser feita a algum visitante teimoso.
4)Área destinada a criadores que se dispusessem a ficar até ao final da exposição, tirando dúvidas aos visitantes.
5)Pagamento das entradas (mesmo para crianças e idosos!) para dissuadir as famelgas que não têm vontade de se enfiar num centro comercial num domingo à tarde (sim, faço parte daquele grupo de pessoas que considera que as expos não são para passar tempo, quando se vai, é porque se espera aprender qualquer coisa, não só ver cães a desfialar sem entender nada do assunto)
Há mais, certamente. Citem-me e editem a lista.
EDIT: erro ortográfico corrigido.
Eu sei que o cucculain deixou a sua sugestão, mas se as pessoas não querem compreender os conceitos, paciência. Pior é ter deixado uma sugestão que ficou para ali esquecida por ser muito mais fácil continuar-se a dizer o mesmo.cucculain Escreveu:Eu deixei a minha sugestão, lá bem atrás, mas como as pessoas não querem compreender estes dois conceitos, vieram com o assunto do lucro/prejuizo da coisa.Acena Escreveu:Sim, é chover no molhado. Especialmente porque a avaliar pelo que tem sido dito neste tópico há mais interesse nos conceitos e nas queixas do que em procurar soluções. Senão veja-se quantas sugestões têm sido apresentadas em vez de se perder tanta página a repetir sempre o mesmo…cucculain Escreveu:Este assunto é chover no molhado, porque as pessoas não querem perceber duas coisas que já foram mais que explicadas:
-
- Membro Veterano
- Registado: domingo mar 10, 2002 10:04 pm
cpontos Escreveu:Tomei a liberdade de compilar as sugestões apresentadas por vários foristas, há umas páginas atrás. Ficou ligeiramente incompleto, mas sempre são algumas...cpontos Escreveu:Bom, para me redimir do meu off topico, e como até nem estou com muita paciência para o meu croché da hora de almoço, tomei a liberdade de resumir as sugestões de melhoramento (a nível de espaço físico) até aqui apontadas:
1)Separação física do espaço destinado a expositores (espaço para preparação do pêlo e eventual convívio entre criadores, expositores, handlers, técnicos de grooming e por aí fora) e visitantes;
Já o disse lá mais atrás, na Castanheira havia isso tudo, mas o publico invadiu esses espaços também.
2)Delimitação do espaço de entrada em ringue, para que seja possível ao cão handler (é este o vocábulo correcto?) entrar sem se cruzar com NENHUM visitante. Aqui a existência de cordas era boa ideia, como a entrada dos praticantes de desportos de combate... Digo eu, sei lá...;
Novamente, na castanheira os ringues estavam delimitados por grades o que não impediu os engarrafamentos em pré ringue.
Cão handler? Handler é a pessoa que passa o cão![]()
3)Sinalização visível onde constasse as proíbições de tocar, alimentar, atazanar os cães expostos (como há os de Proibido Fumar e Proibido Comer... ou os de Proibido o Uso de Vestimenta Reduzida, no santuário de Fátima). Ainda que não valesse de nada, já conferiria uma certa legitimidade à chamada de atenção que pudesse ser feita a algum visitante teimoso.
O cão é meu, logo tenho perfeita legitimidade para não autorizar que lhe toquem, alimentem ou abram a caixa onde está dentro. Ter avisos desse género é pura perca de tempo. As pessoas é que deveriam saber que não devem mexer no que não é deles sem autorização do proprietário, é do senso comum, não necessita de estar escrito.
4)Área destinada a criadores que se dispusessem a ficar até ao final da exposição, tirando dúvidas aos visitantes.
Isso é absolutamente inviável, ao fim de um dia inteiro de exposição, exigir a alguém que fique a esclarecer seja quem for é absolutamente desumano, pelo menos para mim é fisicamente impossível.
5)Pagamento das entradas (mesmo para crianças e idosos!) para dissuadir as famelgas que não têm vontade de se enfiar num centro comercial num domingo à tarde (sim, faço parte daquele grupo de pessoas que considera que as expos não são para passar tempo, quando se vai, é porque se espera aprender qualquer coisa, não só ver cães a desfialar sem entender nada do assunto)
Há mais, certamente. Citem-me e editem a lista.
EDIT: erro ortográfico corrigido.
Para quem não entende, o que se segue é a minha assinatura
Madalena Marques
Madalena Marques