Adopção de gatinho semi-vadio

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Pinfinhas
Membro Veterano
Registado: terça abr 27, 2010 12:56 pm

quarta mai 05, 2010 10:39 am

Olá e bom dia, antes de mais peço desculpas pelo termo semi-vadio pois de momento não me ocorreu outro. Mas o que me leva a pedir ajuda ou/e conselhos é o seguinte, eu tenho uma gatinha que foi adoptada porque a gata-mãe foi ter as crias na propriedade de uma colega de escola do meu filho e como já não era a primeira vez que as gatas lá iam ter o pai da rapariga farto de tanto gato começou a torcer o pescoço aos bebés, sim é assim mesmo, infelizmente a crueldade chega a estes pontos. Bem a gata teve crias e a colega consegui arranjar donos para todos menos uma, eu soube do o sr. ia fazer à pobrezinha e disse ao meu filho que a levasse para casa, e assim foi, passaram 2 anos e eis que uma situação similar me bate à porta mas sem os tais requintes de malvadez, agora o problema é que eu só posso acolher uma fêmea e segundo ouvi dizer em pequenos é difícil destingir o sexo, estou errada ?Se estiver certa como poderei distinguir?
Terezza
Membro Júnior
Registado: domingo fev 28, 2010 3:47 pm

quarta mai 05, 2010 10:46 am

Não se pode esterilizar a mãe dos bebés através de uma associação?
Pinfinhas
Membro Veterano

quarta mai 05, 2010 10:53 am

Pois não sei, eu não conheço a gata, não sei onde está apenas sei que a mãe foi ter as crias por detrás da máquina de lavar roupa ( está no quintal) da mãe de um colega, e apesar da gata ser vadia e andar pela vizinhança é muito meiga e vai comendo em todos os quintais, ele sente-se responsável e quer tentar arranjar donos para todos os gatinhos e eu ofereci-me para ficar com um bebé, mas tem que ser fêmea porque como já disse tenho uma gatinha (que por sinal é uma fofura linda) e não quero de modo nenhum arranjar um caso amoroso em casa cujo fruto seriam gatinhos e mais gatinhos...
Terezza
Membro Júnior

quarta mai 05, 2010 10:59 am

Mas não dê nunca a pílula às suas gatinhas, por favor. Esterlize-as.
Pinfinhas
Membro Veterano

quarta mai 05, 2010 11:20 am

Não pílula não, não esterilizei a minha gatinha porque ele nunca sai à rua pois moramos num 2º andar e tenho protecção nas janelas e quando está com o cio não me incomoda nada porque mia pouco, só fica é muito mais molinha. Mas com um novo membro a chegar tenho algumas dúviadas, como por exemplo:
- Quando é que a posso separar da mãe? ( não pode ser muito tarde poruqe senão começa a andar lá pelas ruas e o risco que corre é enorme;
- Posso logo pôr a pipeta para as pulgas?
- E a vacinação quando devo iniciar? A minha foi vista logo por um Vet. que olhou para ela disse que estava tudo bem, para voltar mais tarde para a vacina e passa para cá 25,00€, resultado, mudei de Vet. mas todos se pagam muito bem e pagam-se sempre que lá vamos nem que seja por uma pergunta;
- Devo comprar um tabuleiro (WC) só para ela ou irá usar o já existente?
- E a alimentação como começo?
Peço desculpas pelo rol de questões, mas...
Tassebem
Membro Veterano
Registado: terça jul 01, 2008 4:01 pm
Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca

quarta mai 05, 2010 11:36 am

Olá, Pinfinhas,

Independentemente de a sua gatinha poder engravidar ou não, deve esterilizá-la para prevenir possíveis problemas de saúde graves no futuro, como piómetras ou tumores mamários.

A esterelização de uma fêmea pode não ser barata, mas esses problemas certamente pesarão bastante na bolsa, para além de fazerem perigar a vida da sua gatinha.

Vi que está no Algarve. Se for necessário, fale com uma associação ou peça um pagamento faseado no veterinário.

Além disso, com a gata esterilizada, o problema do sexo do outro gato deixa de se colocar.

Junto de uma associação, podia também tentar apoio para esterilizar a mãe desses gatinhos e assim se pôr fim a mais ninhadas e barbaridades.

Para responder às suas perguntas, diga-me primeiro: que idade tem o gatinho que pretende adoptar?
«Ninguém cometeu maior erro do que aquele que nada fez, só porque podia fazer muito pouco.» Edmund Burke
Terezza
Membro Júnior

quarta mai 05, 2010 11:40 am

Ainda hoje pessoa conhecida me disse que teve uma gata 12 anos, que teve que ser abatida devido a tumores mamários. Eu disse-lhe logo: dava-lhe a pílula não? Ela disse logo que sim, que gastou 500 ou 600 euros em tratamentos no final da vida da gata e que esta sofreu imenso. Quis poupar na esterilização e acabou por pagar com juros. Pior que tudo foi o que a bichana sofreu. As pessoas não aprendem ou não querem aprender.
Pinfinhas
Membro Veterano

quarta mai 05, 2010 11:50 am

Aqui no Algarve é tudo bem mais caro, por exemplo a castração do meu Golden custou o ano passado 170,00€ + medicação+funil, e estes valores pesam muito no orçamento.
O gatinho tem aproximadamente 2 semanas.
Pinfinhas
Membro Veterano

quarta mai 05, 2010 12:01 pm

Já agora pergunto se existem riscos de saúde para a gatinha residente, ou seja existem doenças que podem ser contagiosas? E o que posso fazer para prevenir essa situação?
Tassebem
Membro Veterano
Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca

quarta mai 05, 2010 12:18 pm

O gatinho devia permanecer, pelo menos, mais duas semanas com a mãe, mas é claro que tudo depende da avaliação dos riscos que corre. Se o adoptar agora, ainda vai ter de lhe dar biberão até ele ter mais ou menos um mês.

Pipeta pulgas: Não, só aos dois meses. Antes, deve matar eventuais pulgas à mão e o veterinário poderá passar um toalhete humedecido com um líquido antipulgas pelo pêlo do bebé. Mas isso deverá ser feito pelo veterinário, atenção.

A vacinação inicia-se também aos dois meses.

Em princípio, o WC pode ser o mesmo.

A alimentação depende da idade em que o trouxer para casa.

Há doenças que podem ser contagiosas, sim. No entanto, os testes que se podem fazer para as despistar só são fiáveis aos seis meses.

O que eu fiz quando trouxe para casa gatinhos bebés foi mantê-los afastados dos gatos residentes até essa idade. Não é complicado.

Editei para esclarecer melhor o seguinte: os testes podem ser feitos antes e, se derem negativos, o resultado é fiável. Os resultados positivos antes dos seis meses de idade é que podem ser falsos positivos. Já me aconteceu uma situação dessas com dois irmãos. Repetiram as análises aos seis meses e já deu negativo.
Última edição por Tassebem em quarta mai 05, 2010 12:23 pm, editado 1 vez no total.
«Ninguém cometeu maior erro do que aquele que nada fez, só porque podia fazer muito pouco.» Edmund Burke
Pinfinhas
Membro Veterano

quarta mai 05, 2010 12:21 pm

Mas as doenças a que refere, continuam a ser um perigo para a minha gatinha ( a residente) mesmo que vacinada??
Tassebem
Membro Veterano

quarta mai 05, 2010 12:24 pm

Pelo menos uma, sim, pois não existe vacina contra. No entanto, mantendo o bebé numa divisão à parte, esse risco é praticamente nulo.
Pinfinhas
Membro Veterano

quarta mai 05, 2010 12:31 pm

É um problema, pois não tenho muitas divisões e nenhuma que possa servir para esse efeito...
Agora não sei o que fazer ...
Bondage2010
Membro Veterano
Registado: terça set 08, 2009 12:03 pm

quarta mai 05, 2010 12:50 pm

Pinfinhas Escreveu:Aqui no Algarve é tudo bem mais caro, por exemplo a castração do meu Golden custou o ano passado 170,00€ + medicação+funil, e estes valores pesam muito no orçamento.
O gatinho tem aproximadamente 2 semanas.
O preço tem a ver tambem com o peso do animal, devido á quantidade de anestesia necessária, logo uma gata fica muito muito mais barato que isso, não sei em que zona do Algarve vive, mas é uma questão de perguntar preços em varias clínicas ;)
Tassebem
Membro Veterano

quarta mai 05, 2010 12:59 pm

Pinfinhas, para salvar um bebé dos riscos que corre na rua, acho que vale tudo, até uma casa de banho.
Responder

Voltar para “Gatos”