praias

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

jofelix
Membro Veterano
Registado: domingo set 16, 2007 10:54 am

segunda abr 26, 2010 1:14 pm

Olá,

A proibição de cães nas praias, surgiu devido aos donos irresponsáveis que consideram o seu cão superior a tudo e todos, e que assim permitem que incomodem os demais veraneantes e sujem aquilo que deve ser usado por todos - a praia.

Há legislação geral - a nível nacional - e legislação aplicada pelas autarquias.
Feita esta distinção e passando ao que interessa, os nossos animais:

- Não podem, sob circunstância alguma frequentar as praias concessionadas durante a época balnear, sejam elas marítimas, fluviais ou lacustres, com excepção dos abrangidos pelo Decreto-Lei nº 74/2007 do Ministério do Trabalho e da Solidariedade Social, (DR nº 61, 1ª série) que consagra o direito de acesso das pessoas com deficiência acompanhadas de Cães de Assistência a locais, transportes e estabelecimentos de acesso público.

- Podem frequentar qualquer praia não concessionada, seja ela marítima fluvial ou lacustre, durante todo o ano, desde que não haja sinalização com indicações em contrário providenciada pela respectiva câmara municipal.
http://blogdosbichos.blogs.sapo.pt/1038947.html
Um abraço
« Se ouvir, esqueço, mas se vir, nunca mais esqueço » (Confúcio) http://www.youtube.com/watch?v=8n2WKBoA9gY&aia=true
jofelix
Membro Veterano

segunda abr 26, 2010 1:38 pm

Aberto novo tópico
« Se ouvir, esqueço, mas se vir, nunca mais esqueço » (Confúcio) http://www.youtube.com/watch?v=8n2WKBoA9gY&aia=true
happyprince
Membro Veterano
Registado: quarta dez 31, 2008 12:23 am

segunda abr 26, 2010 2:08 pm

Sou da zona de Aveiro e os animais são proibidos na praia, mas pouca gente liga. Vejo imensos cães amarrados aos guarda sóis. O que me incomoda é ver que quando o bichinho defeca, os donos tapam com areia... :oops:
O oscar só vai ao fim do dia dar uma volta. E eu levo sacos.
<p>&ldquo;The question is not, "Can they reason?" nor, "Can they talk?" but "Can they suffer?&rdquo;&nbsp; </p>
<p>http://blogcaninodetravasso.blogspot.pt/</p>
Tweenie
Membro Veterano
Registado: quarta mar 26, 2008 5:18 pm

segunda abr 26, 2010 6:20 pm

Eu levo sempre sacos também. Se queremos passear em locais limpos e sempre, devemos estimá-los :)

Jocas caninas
quira
Membro
Registado: quinta dez 29, 2005 12:01 am

segunda abr 26, 2010 7:31 pm

Praia? que palavra maravilhosa! Não posso dizer alto, pois a Quira fica já maluca! É so a palavra preferida dela, pois adora praia!!!!!
Sempre fui à praia com os meus cães! Praia não concessionada, claro! também só escolheria estas praias mesmo se não tivesse cães... há lá paciência para pedir sff para estender a toalha e depois ficar a ouvir as conversas (quando não são gritos) dos outros ou o barulho insistente das bolas e raquetes! Claro, que não falo só da poluição sonora, também, e mais grave ainda, lembro também o lixo e beatas que ficam na areia. Uma vergonha que estes humanos tão civilizados fazem!
Enfim, vou para a praia longe de tudo e de todos com dois guarda-sois, sacos para apanhar o que fôr necessário e etc.. Tenho todo o cuidado para não incomodar ninguém. A minha cadela só quer bola, água e sombra não faz barulho e não se mete com ninguém, por isso agradeço que façam o mesmo com ela!
Infelizmente, tenho já apanhada alguns sustos com cães potencialmente perigosos à solta de donos pouco responsaveis! Já saí da praia por esse motivo. Cada vez mais é preciso ter em conta este grande perigo!
Ps. Troia é o paraíso (cuidado com o calor no percurso entre as dunas até chegar à praia), algumas praias na Costa Alentejana também são sossegadas!
Flashorde
Membro Veterano
Registado: domingo mar 28, 2010 11:32 pm
Cão - Ice
Cadela - Zahia
Cadela - Diva
Cadela - Maggie

segunda abr 26, 2010 7:38 pm

Tweenie Escreveu:Olá!
E se alguém souber de um local de praia em Aveiro, onde os cães possam andar, avisem :)

Jocas caninas

Costumo ir a Barra fora da época balnear e da hora do calor, no entanto, creio que seja concessionada.
Em Aveiro tem a ria. Nada melhor.
Perto da ponte que dá para a Vagueira.
Ou entao, se quiser mesmo praia, tente entre a Vagueira e a praia do Areao.
"Bull once, Bull always"
www.saargeist.com
Tweenie
Membro Veterano
Registado: quarta mar 26, 2008 5:18 pm

segunda abr 26, 2010 8:22 pm

Olá!
Obrigado Flashlorde. Vou tentar lembrar-me da dica.
Quem me dera que toda a gente fosse civilizada. É que eu adoro praia, mas não po bronze, para estar dentro de água mesmo. A Kyara é ainda um pouco receosa da água por causa do barulho das ondas. Adoro a Barra porque dá para nada. Pena não haver praias onde os donos podem nadar e os cães também, tudo em harmonia e sobretudo limpeza e higiene.

Houve uma forista que falou nas beatas dos cigarros, é 1 porcaria,é verdade. Mas só não é limpo quem não quer, isto em Aveiro, porque na Barra, se a pessoa não conseguir mesmo resistir a um cigarro, tem uns cones de plástico com tampa e depois há os contentores ecológicos onde podem ser depositados. Há caixotes de lixo por todo o lado. Eu se como ou bebo algo na praia, uso um saco de lixo para todo o lixo. O barulho das bolas, raquetes, crianças, pessoas e afins nao me incomodam, faz parte da animação do Verão. Agora sujeira, sim.

Jocas caninas
jofelix
Membro Veterano

segunda abr 26, 2010 11:26 pm

Tweenie Escreveu:Olá!
Obrigado Flashlorde. Vou tentar lembrar-me da dica.
Quem me dera que toda a gente fosse civilizada. É que eu adoro praia, mas não po bronze, para estar dentro de água mesmo. A Kyara é ainda um pouco receosa da água por causa do barulho das ondas. Adoro a Barra porque dá para nada. Pena não haver praias onde os donos podem nadar e os cães também, tudo em harmonia e sobretudo limpeza e higiene.

Houve uma forista que falou nas beatas dos cigarros, é 1 porcaria,é verdade. Mas só não é limpo quem não quer, isto em Aveiro, porque na Barra, se a pessoa não conseguir mesmo resistir a um cigarro, tem uns cones de plástico com tampa e depois há os contentores ecológicos onde podem ser depositados. Há caixotes de lixo por todo o lado. Eu se como ou bebo algo na praia, uso um saco de lixo para todo o lixo. O barulho das bolas, raquetes, crianças, pessoas e afins nao me incomodam, faz parte da animação do Verão. Agora sujeira, sim.

Jocas caninas
Olá,
Espera mais um pouco.
Com o aquecimento do planeta, não tarda nada tens praia em frente à casa. :lol:

O teu futuro:
http://www.youtube.com/watch?v=5wVpGLoWhVw

Um abraço
&laquo; Se ouvir, esque&ccedil;o, mas se vir, nunca mais esque&ccedil;o &raquo; (Conf&uacute;cio) http://www.youtube.com/watch?v=8n2WKBoA9gY&aia=true
quira
Membro

terça abr 27, 2010 8:12 pm

"uso um saco de lixo para todo o lixo. O barulho das bolas, raquetes, crianças, pessoas e afins nao me incomodam, faz parte da animação do Verão. Agora sujeira, sim.

Jocas caninas[/quote]"

experimente ir à praia de Caracavelos em pleno verão e vai ver a animação que é! :oops:

Ps. infelizmente sou fumadora e utilizo os cinzeiros em cone de plástico, mas acabo sempre por apanhar o que encontro à minha volta, incluíndo lixo dos outros, que levo para os contentores no fim da praia. Haja civísmo!
mimi14
Membro
Registado: sexta jun 08, 2007 2:24 pm

terça mai 04, 2010 8:23 pm

xenita Escreveu:ola se tiver jip pode ir da fonte da telha mais a frente quase junto a nato vira a esquerda vai dar a lagoa de albufeira o caminho é todo o terreno mas é muito fixe eu costumo ir.quando estamos quse a chegar fazemos a caminhada a pé dp escolho o lado da praia anda sa um bocadinho mas vale apena ficamos a vontade com os animais~.que ninguem nos incomoda.correm sem trela sem ansaime.
Não concordo com a citação da xenita (apesar de já ter uns anitos)...

Caí na asneira de ir uma vez à lagoa de albufeira e arrependi-me!
Estava tudo imundo, cheio de lixo por todo o lado, cães soltos a ladrarem na minha direcção... Eu amo cães, mas sinceramente, não suporto estar a sentir-me ameaçada por cães cujos donos não os sociabilizaram! Na altura que lá fui, não tinha ainda o meu cão, mas também não o levava! Bolas...

No entanto, passo férias no Seixal e costumo estar muitas vezes na Fonte da Telha. E o que não falta lá são cães, com os seus donos. E na zona onde estive, pessoas era coisa que não faltava também...

Agora, aconselhar um sitio, isso não posso fazer para esses lados... Conheço na zona de Gaia, mas para aí (Fonte da Telha), por agora, só passo férias

:D
Don't wanna be an American (or Portuguese) idiot!
irisdsm
Membro Veterano
Registado: quarta out 14, 2009 10:51 am

terça mai 04, 2010 8:41 pm

Eu vivo bastante perto da Fonte da Telha, por isso é a minha praia de eleição. De qualquer modo, não recomendo que levem os cães para lá na época balnear, pois apesar do areal ser mais extenso do que na Costa da Caparica, por exemplo, as praias estão sempre muito cheias. Ao fim de semana então é o caos!!
“Sê a mudança que queres ver no Mundo”

(Ghandi)
mimi14
Membro
Registado: sexta jun 08, 2007 2:24 pm

terça mai 04, 2010 8:44 pm

irisdsm Escreveu:Eu vivo bastante perto da Fonte da Telha, por isso é a minha praia de eleição. De qualquer modo, não recomendo que levem os cães para lá na época balnear, pois apesar do areal ser mais extenso do que na Costa da Caparica, por exemplo, as praias estão sempre muito cheias. Ao fim de semana então é o caos!!
Mesmo... Eu quando vou lá, já nem ponho lá os pés ao fim de semana... Já sei o que a "casa gasta"...
Don't wanna be an American (or Portuguese) idiot!
Minuxa
Membro Veterano
Registado: segunda set 14, 2009 4:09 pm

quarta mai 05, 2010 2:41 pm

happyprince Escreveu:Sou da zona de Aveiro e os animais são proibidos na praia, mas pouca gente liga. Vejo imensos cães amarrados aos guarda sóis. O que me incomoda é ver que quando o bichinho defeca, os donos tapam com areia... :oops:
O oscar só vai ao fim do dia dar uma volta. E eu levo sacos.
Mas isso também acontece quando os pais mandam as crianças pequenas fazer na areia e a seguir tapar, ou então quando mudam a fralda ao bébé e a seguir a enterram na areia ou pior deitam-na ao mar!
Na zona de Aveiro este cenário é comum, principalmente na praia de Mira.
<p>"Se acreditasse na imortalidade, acreditava que muitos c&atilde;es iriam para o c&eacute;u, e poucas pessoas tamb&eacute;m." - James Thurder</p>
quira
Membro

quarta mai 05, 2010 9:46 pm

:x essa história de enterrar fraldas na areia é mesmo incrivél!!! Parece que vivemos no 3º mundo!!! :x
Depois são os cães que não podem ir à praia!!!!
Ainda bem que avisam sobre a Fonte da Telha, estava com vontade de lá ir, mas dado o trafego é melhor desistir! :(

"Quanto mais conheço os humanos mais gosto dos animais"
nicasxi
Membro Veterano
Registado: segunda ago 25, 2008 2:25 am

quarta mai 05, 2010 10:06 pm

quira Escreveu: Infelizmente, tenho já apanhada alguns sustos com cães potencialmente perigosos à solta de donos pouco responsaveis! Já saí da praia por esse motivo. Cada vez mais é preciso ter em conta este grande perigo!
Ps. Troia é o paraíso (cuidado com o calor no percurso entre as dunas até chegar à praia), algumas praias na Costa Alentejana também são sossegadas!
Ora , boa !!!!!
"Cães potencialmente perigosos à solta..... ter em conta este grande perigo! "
E quando o lulu vai alçar a patinha na toalha do chapéu do lado? Ou quando vai fazer buracos na areia para perto do bébé que está sentadinho ali a brincar? Ou quando sai da água e se sacode e molha tudo e todos? Ou quando está todo o santo dia a ladrar a tudo e a nada?????
Grande perigo é esta mentalidade de " o meu cãozinho , coitadinho, que até é pequenino, pode fazer tudo. Tem tanta gracinha! Os donos dos outros é que têm que ser responsaveis. "
Ora ! Abóboras !!!!!
:evil:
Dedico esta assinatura a quem lhe "acentar" a carapuça :
"Quem nasce lagartixa, nunca chega a jacaré, por muito que se inche .... " By , um amigo muito querido ...

"Dogs are better than human beings because they know but do not tell."
— Emily Dickinson

À espera que os frangos que o Terug, o Paulo Santos e o Zefe andam a virar, fiquem prontos.
... e já agora tambem das courgettes da LuMaria!;)
Responder

Voltar para “Cães”