EgO24 Escreveu:Falem lá, afinal isto acaba por ser um preparação para aquilo que me espera.
Relativamente ao Golden ser "mau" é a primeira vez que vejo tal coisa, certamente que a ninhada de onde derivou não seria a mais indicada.
Goldens que mordem pode ser sinal de nigligencia da parte dos donos.
Um golden mau...
Sinceramente não sei que lhe diga sobre isto porque existem vários motivos que podem originar a agressividade de um cão, seja ele de que raça for...
Goldens sem exercício podem apresentar desvios de comportamento indesejados... É preciso mantê-los ocupados! O golden é um cão com muita energia e precisa de ser estimulado, nem que seja a atirar uma bola vezes sem conta.
Ensinei ao meu golden coisas básicas do tipo senta, deita, fica, dá a pata. Sabe muito bem o que quer dizer o NÃO. Quando me apetece brincar com ele pergunto: "Kalú! A Bola??" e ele vai logo procurá-la e depois vem todo contente com ela na boca.
Quando lhe ponho comida e ele vem ter comigo porque quer brincadeira digo-lhe: "Come Kalú." E ele come.
Ensiná-lo a fazer o xixi na rua também não tive dificuldade nenhuma. No início é preciso ter alguma paciência mas logo que aprendeu nunca mais tive problemas.
Quando o passeio, há uma zona onde o solto. Quando está na hora de ir pra casa digo: "Bora!!", ele vem logo, pois sabe que é para ir para casa.
Dependendo da ascendência o golden pode ser mais manso ou mais agressivo do que a média. Por isso é importante haver criação selectiva. Animais agressivos não deveriam ser utilizados para reprodução, alguns fazem essa selecção, outros nem por isso...
Eu só posso falar no meu caso... o meu cão é uma ternura. Os pais dele idem, mal cheguei a casa dos criadores antes de ver o cachorro vi os pais. Ambos me receberam com muitas lambidelas e o pai dele até me trouxe uma bola porque queria brincar. O Kalú saiu ao pai, por acaso é engraçado ver como ele pega na bola da mesma forma para transmitir às pessoas que quer brincadeira
De mau não tem absolutamente nada. Nunca mordeu ninguém nem tentou. Ladra... pois sim é um cão, mas geralmente quando o faz é porque é um perfeito "mariquinhas" e ladra ou porque se assustou (tipo uma pessoa entrar sem que ele dê por isso em casa) ou então porque a pessoa é estranha.. mas nessa situação digo para ele se calar e ele lá se cala, vai cheirar a pessoa e depois começa a dar umas beijocas e a pedir mimos! Mas coitado não sabe ser agressivo, já foi mordido uma vez e ainda hoje se passamos pelo dito cão que o mordeu o Kalú ainda tenta ir brincar com ele. Toca a puxar pela trela...
Posso dizer-lhe que o meu cão possui todas aquelas características que me fizeram apaixonar por esta raça, e que estão presentes no estalão da raça:
"Cão dócil, inteligente, naturalmente dotado para o trabalho, com temperamento doce, amistoso e seguro de si próprio."
Posso adicionar que é um cão extremamente ligado ao dono. O meu Kalú não vive sem mim e eu não vivo sem ele. É o cão que sempre quis. Extremamente meigo, inteligente, amigo e adora toda a gente lá em casa e adora crianças!
Defeitos? Também tem! Todos temos... Ele mostra-se por vezes um pouco teimoso, é um bocadinho ciumento com o meu namorado, não gosta de nos ver agarrados, mas de resto dão se bem pois estão sempre agarrados um ao outro lol
Não vou continuar... é muita coisa mesmo, ter um golden é certamente nunca mais ter um dia aborrecido na vida porque eles não nos deixam!
Mas mau... não, o meu pelo menos não é