Será possivel habituar um gato à presença de uma caturra?

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
motita8
Membro Júnior
Registado: domingo mai 18, 2008 2:19 pm

sexta mai 07, 2010 7:34 am

Olá a todos,

Bem a nossa dúvida é a seguinte: Temos um gatinho persa novo em casa e temos um caturra que virá entretanto para casa,queríamos saber se será possivel habituar os dois e como poderemos fazer para que isso aconteça? :?
Podem ajudar-nos? :)

Obrigada!!
KaluGold
Membro Veterano
Registado: terça dez 08, 2009 11:39 am

sexta mai 07, 2010 8:12 am

Achei piada ao seu post, tenho um amigo que tem exactamente uma gatinha persa e uma caturra lol

Só que foi ao contrário, a gata chegou depois da caturra. Por acaso dá gosto em ver que a gata não faz mal nenhum à caturra, a gata até brinca com ela, a caturra é que não acha muita piada, mas conseguem estar no mesmo espaço sem problemas.

Por já ter presenciado a interacção destes dois animais, posso dizer que sim, é possível habituá-los um ao outro mas aconselho que não os deixe sozinhos, ou quando sair de casa deve vedar o acesso do gato à caturra. Um gato é sempre um gato, e é por instinto um caçador nato.
motita8
Membro Júnior

sexta mai 07, 2010 1:33 pm

Obrigada pela sua resposta... Pois bem,o gatinho chegou ontem e a caturra chegara esta semana,por isso vai vir ao mesmo tempo... Fico animada por saber que eles poderam até se vir a "dar bem"... Agora vamos ver como vai correr... Preciso de dicas para os ensinar,pois não vai ser fácil...lol.
Obrigada!

Já vi que tem um cachorrinho igual à nossa cadela (que por enquanto ficará com os meus pais pois tou num apartamento) :) São super amorosos estes cães :)
KaluGold
Membro Veterano
Registado: terça dez 08, 2009 11:39 am

sexta mai 07, 2010 1:39 pm

Era bom que ainda fosse um cachorrinho :lol: :lol:

Já faz um ano no final deste mês... tá um "homem"!! lol

Depois vá dando novidades do gato e da caturra :D
motita8
Membro Júnior

sexta mai 07, 2010 2:22 pm

É verdade :) A nossa Kikas já fez 2 anos este ano!!! Tá crescida....
Estamos a pensar fazer criação no inicio do proximo ano :)

Sim vou dando noticias ;)
Sado
Membro Veterano
Registado: sexta abr 03, 2009 11:19 am

sexta mai 07, 2010 2:40 pm

Boa tarde, eu tenho duas caturras (a Molly e o Gaspar) e a ziggy (gata com um ano) . Ela adora namorar as caturras quando estão na gaiola, mas nao se atreve muito, pois elas depressa lhe tentam bicar se ela abusar.
Um dia destes, soltei as caturras na cozinha, e a D. Ziggy estava a dormir, assim que ouviou o bater das asas das caturras depressa apareceu.
Foi um espetaculo ve-la tentar subir os moveis para apanhar as caturras, quando elas voavam ela bem tentava agarra-las, mas sem conseguir.
Da minha experiencia no convivio das duas especies ( ja tive gatos antes da ziggy)nunca tive problemas, os gatos so querem brincar, penso que nao lhes fazem mal. Mas como tudo temos que estar sempre em alerta, pois a Natureza deles está sempre presente.
Espero que tudo corra bem.
Ah aproveito já para dizer que a Molly e o Gaspar foram novamente pais. :lol:
joana_boris
Membro Veterano
Registado: terça abr 12, 2005 7:15 pm
Jacques (Bosques da Noruega)
Quatro ratazanas(Olie, Noo, Boogie, Djibouti)

sábado mai 08, 2010 11:10 am

Nestas situações há que ter sempre muito cuidado e vigiar de muito perto. Eu, pessoalmente, não sei se me atreveria a deixar um gato chegar-se muito perto de uma caturra. Porque, rapidos como são, basta um segundo para que as coisas corram mal e nós, infelizmente não podemos fazer nada. tive um agto branco e peludo, parecia mesmo um persa, mas que erana verdade um rafeirol :lol:
Nessa altura tinha um casal de periquitos numa gaiola. A minha mãe distraiu-se, o gato estava no chão e os passaros na gaiola, em cima de uma mesinha, foi uma questão de segundos, quando deu por ela o meu gato tinha um dos periquitos na boca com um dos caninos afiados, cravado nas costas da ave. Foi terrível para mim. Que era muito pequena. Não compreendi o porquê do gato ter feito uma coisa daquelas. A verdade é que eles têm um grande instinto de caçãdor, para não falar da relação do tamanho entre o gato e a ave, qualquer movimento do gato, mesmo que seja apenas uma brincadeira pode magoar a ave. Muito cuidado!
Garfield2010
Membro Veterano
Registado: quarta abr 14, 2010 12:03 pm
Localização: 1 Oscar,1 Garfield,1 Vicente, 1 Pintarolas, 2 "caturros",1 Diamante de Gould,1 casal periquitos...

terça mai 18, 2010 4:31 pm

É perfeitamente possível, dependendo da personalidade dos animais em questão. Já tive diversos gatos misturados com periquitos, porquinhos da índia, iguanas, etc, etc. Nunca tive qualquer problema e os meus gatos na altura, vieram adultos da rua, o que considero mais problemático porque têm o instinto caçador mais apurado que um gato que sempre esteve em casa. Neste momento tenho duas caturras criadas à mão por mim, ou seja, passeiam-se pela casa, pelos ombros, etc, etc. Tenho também um gato com 3 meses, tinha algum receio no início, a verdade é que, quando as vê na gaiola até gosta de as ficar a admirar mas se elas voam para o chão, não lhes faz mal algum. Sentia mais curiosidade no início, mas como ralho quando se porta menos bem, não tive problemas e começa a ser-lhe indiferente. Mas a verdade é que as minhas caturras estão em local inacessível se presas, e só as solto com supervisão. E acho que se agora lhe desperta a curiosidade e o instinto da brincadeira (tudo o que mexe é um "alvo") com o passar da idade, vai sendo mais indiferente. Pelo menos é o que me diz a experiência que tenho....

Espero ter ajudado, podem conviver, com precauções, claro....
Responder

Voltar para “Gatos”