1ª aquisição

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
jooomaia
Membro Júnior
Registado: domingo fev 15, 2009 9:50 pm

sexta mai 07, 2010 4:00 pm

Boas.
Não tenho muita experiencia com cães. Mas estou a pensar adquirir um, labrador (ele não tem pedigree, mas os pais correspondem ás características de um labrador, e não tenho duvidas que o são) do meu vizinho. Eu sempre quis ter um cão, e agora já tenho condições para ter um cão. Estava a pensar no labrador, uma vez que a mãe deles mora mesmo ao lado.
Tenho um bom jardim para o ter, quer agora em pequeno quer quando for adulto. Mas como já disse não tenho experiencia. E gostava de saber:

-quando ele pode ser o desmame

-com que idade pode começar a sair á rua

- “ deve começar a ir ao vet

- que vacinas deve tomar e com que idades,(só para ter uma ideia antes de ir ao vet)

-que cuidados devo ter enquanto ele for pequeno ( e já adulto também)

-uma vez que quero um cão obediente e trinado, qual a melhor altura para começar a ensina-lo

-que cuidados devo ter com a raça

-e outras coisas, para saber primeiro se devo ou não adquirir um cão (desta raça)

*agradecia resposta. obrigado :?:
bonekxita
Membro Veterano
Registado: quarta mar 03, 2010 6:07 pm

sexta mai 07, 2010 4:30 pm

olá jooomaia,

quanto à raça não me vou pronunciar porque não sei quais são as suas condições, as restantes perguntas:

-quando ele pode ser o desmame - nunca antes dos 2 meses

-com que idade pode começar a sair á rua - 1 semana depois de tomar a segunda dose da vacina (são 3)

- “ deve começar a ir ao vet - logo que possivel - não sei com que idade é a primeira vacina/desparatização porque a minha já veio com isso, mas acho que deve ir com o cachorro ao vet logo que consiga, para ele ser visto, e aí o vet lhe dirá o que fazer

- que vacinas deve tomar e com que idades - esta não sei de cor, sei que a minha quando veio para mim aos 2 meses já tinha a primeira, depois passado uns dias foi levar a segunda e a ultima aos 6 meses - depois disso é anual

-que cuidados devo ter enquanto ele for pequeno ( e já adulto também) - não sei bem a que cuidados se refer, mas em pequeno acho que deve ter cuidado não o deixar em sitios com fios e assim porque roem tudo, depois disso, muito amor, muitos passeios, muita companhia, ir ao vet sempre que preciso, boa rãção, aguinha e devemos ter um cão feliz

-uma vez que quero um cão obediente e trinado, qual a melhor altura para começar a ensina-lo - mal o leve para sua casa ele começa a aprender, aprende o não (até vai achar que se chama não), aprende a não morder, onde faz o xixi e depois mais "complexo", sentar... se quiser ir para uma escola penso que é aceite aos 6 meses

quanto à raça como disse não tenho conhecimentos

Vamos esperar que venha cá alguém com mais experiencia nesta raça em particular :D tudo de bom pra si e para o cãozinho :!:
EgO24
Membro Veterano
Registado: terça abr 06, 2010 11:59 pm

sexta mai 07, 2010 4:44 pm

jooomaia Escreveu:Boas.
Não tenho muita experiencia com cães. Mas estou a pensar adquirir um, labrador (ele não tem pedigree, mas os pais correspondem ás características de um labrador, e não tenho duvidas que o são) do meu vizinho. Eu sempre quis ter um cão, e agora já tenho condições para ter um cão. Estava a pensar no labrador, uma vez que a mãe deles mora mesmo ao lado.
Tenho um bom jardim para o ter, quer agora em pequeno quer quando for adulto. Mas como já disse não tenho experiencia. E gostava de saber:

-quando ele pode ser o desmame

-com que idade pode começar a sair á rua

- “ deve começar a ir ao vet

- que vacinas deve tomar e com que idades,(só para ter uma ideia antes de ir ao vet)

-que cuidados devo ter enquanto ele for pequeno ( e já adulto também)

-uma vez que quero um cão obediente e trinado, qual a melhor altura para começar a ensina-lo

-que cuidados devo ter com a raça

-e outras coisas, para saber primeiro se devo ou não adquirir um cão (desta raça)

*agradecia resposta. obrigado :?:

Anets de tudo, deveria procurar um criador credivel e não "um vizinho" que tem dois cães labradores que se lembrou de os juntar. Isso é uma boa forma de estragar a raça e o trabalho de verdadeiros criadores. Esta sua vontade de adquirir ao seu vizinho (se calhar por uma "pechincha") pode originar coisas bem desagradaveis de futuro, tais como doenças (geneticamente transmissiveis) entre outras coisas.

Os labradores em questão têm exames de despistes de doenças genéticas, tais como, displasia e tara oculares? Não adquira um cachorro por impulso seja de que raça for. Depois não se admire se alguém "duvidar" que realmente tem ai um labrador ou não. Para todos efeitos sem LOP (pedigree) o seu cachorro não passa de um rafeiro.

Relativamente ás outras questões:

- sobre o desmame (se é que se refere ao facto de deixar somente de se alimentar do leite materno) não o posso ajudar pois também não sei;

- começa a sair à rua quando tiver o plano de vacinação completo (por volta dos 3 meses);

- o cachorro vai ao vet a 1ª vez com cerca de 1 mês e meio (mas depende se o cachorro até ai se mostrou saudavel ou não);

- o vet responde a esta questão;

- pode começar o treino do cachorro logo com 8 semanas (que é a idade minima que o pode retirar da mãe);

- Deve efectuar uma pesquisa antes de abrir um tópico para expor as suas dúvidas de forma correcta, pois os cuidados serão vários como deve imaginar, se eventualmente tiver dúvidas sobre algo em especifico certamente aqui as pessoas ajudarão;

- Mais uma vez, deve efectuar uma pesquisa sobre a raça.
Cumprimentos,

Joao Reis
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

sexta mai 07, 2010 5:58 pm

Oiça, se vai PAGAR por um cão de raça faça as coisas como deve ser...

Gostava de lhe tentar abrir os olhos para o seguinte:

- mercê da criação de vão de escada e dos curiosos que acham que criar labradores é só juntar um cão e uma cadela SUPOSTAMENTE da mesma raça ou parecidos, existem N labradores a sofrer de uma doença terrível para eles e para os donos: a displasia da anca. é um doença incapacitante que traz muita dor e sofrimento para o animal e para o dono também, porque nos casos severos (que os há e muitos) ou desenbolsa uma pipa de massa (para cima de 2000 Euros) para operar ou acaba por ter de eutanasiar o bicho que perde o uso das patas traseiras...
Como é uma doença hereditária, o papel dos criadores é importante na erradicação na mesma. NÃO COMPRE UM LABRADOR SE OS PAIS NÃO TIVEREM FEITO O DESPISTE DA DOENÇA.

- Comprar um cão de raça exige alguma pesquisa e, acima de tudo, a garantia de o cão É MESMO DE RAÇA. Para isso não vá cá em cantigas de que o bicho é mesmo puro, um criador decente TEM DE REGISTAR OS CÃES NO LIVRO GENEALÓGICO, por isso o mínimo dos mínimos é que o cão tenha registo no LOP, emitido pelo Clube Português de Canicultura. é a única maneira de ter a cetreza de que está a adquirir um cão que é filho, neto e bisneto de labradores.
Se isso não é importante então NÃO COMPRE, ADOPTE um cão. Existem N cães parecidos com labradores nos canis e associações que ninguém quer e a CUSTO ZERO. Por haverem pessoas dispostas a comprar animais sem o mínimo de conhecimento destas coisas é que existem N sucateiros a vender cães rafeiros por cães de raça ou a cruzarem maus exemplares só com o intuito de vender, sabem que há sempre interessados. Mas na canicultura séria não há pechinchas nem negócios da China. Portanto, recomendo que procure um cachorro com registo no LOP (Livro de Origens Português). Se quiser saber mais sobre o que é e o que distingue um bom criador dum sucateiro tem um inamovível aqui chamado "dicas e conselhos úteis", há lá alguns tópicos sobre o assunto.

Isto no que diz respeito ao assunto "raça".

Agora, antes de adquirir o animal sugiro que leia muito sobre a raça. Saiba que o Labrador é um cão muito activo, que larga CARRADAS de pêlo, que precisa de muito estímulo físico para não se entediar e tornar destrutivo.

quando ele pode ser o desmame

NUNCA antes das OITO SEMANAS. Já deve vir desparasitado, com as primeiras vacinas e com registo provisório no LOP.
deve começar a ir ao vet
De imediato, para o vet marcar os reforços das vacinas, continuar a desparasitar mensalmente até aos 6 meses, ser examinado para ver se está de boa saúde e para que você comece a ter uma relação com o vet que vai assistir o animal durante a sua vida.
que vacinas deve tomar e com que idades
o vet escalrece. A imunização de um cachorro só estará completa por volta dos 4 meses, quando todos os reforços já foram dados. Até lá, é extremamente vulnerável à parvovirose e esgana. A vacina obrigatória da raiva é dada aos 6 meses.
uma vez que quero um cão obediente e trinado, qual a melhor altura para começar a ensina-lo
Assim que chega a sua casa.
que cuidados devo ter com a raça
Pesquise, leia, informe-se. Para além do cuidado ESSENCIAL de seleccionar um bom criador que é o mais importante que deve ter ANTES de comprar o cão.
devo ou não adquirir um cão (desta raça)
Isso só você saberá depois de conhecer o temperamento, características e aptidão da raça. Saiba o Labrador é um animal afável, activo, brincalhão, tolerante com pessoas e animais mas também que existem muitos labs com problemas de comportamento graças aos criadores de m****, que é um animal que deita muito pêlo e precisa de ser escovado amiúde, que não basta ter um espaço exterior, tem de o exercitar, estimular e passar tempo com ele, que tem tendência a engordar, enfim, isso é uma pesquisa que você tem que fazer para poder tomar a decisão de ter ou não.

Cumprimentos e boa sorte.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

kitten
Membro Veterano
Registado: domingo mar 10, 2002 10:04 pm

sexta mai 07, 2010 7:16 pm

Não façam confusão, ninguém DESMAMA cachorros às 8 semanas, nessa altura já as mães se recusam a dar de mamar há que tempos.
Para quem não entende, o que se segue é a minha assinatura
http://apterrariofilia.org/
Se algum dia sentir um vazio dentro de si ... vá comer que é fome !!!
Madalena Marques
PauloC1
Membro Veterano
Registado: terça set 04, 2007 6:49 pm

sexta mai 07, 2010 8:07 pm

kitten Escreveu:Não façam confusão, ninguém DESMAMA cachorros às 8 semanas, nessa altura já as mães se recusam a dar de mamar há que tempos.
O Forista que nos corrija se com 'desmame' queria dizer exactamente a altura em que deixam de mamar leite materno, ou, de forma menos correcta, a idade em que os cachorros devem ser separados da mãe.
dinodane
Membro Veterano

sexta mai 07, 2010 8:22 pm

kitten Escreveu:Não façam confusão, ninguém DESMAMA cachorros às 8 semanas, nessa altura já as mães se recusam a dar de mamar há que tempos.
Sim, mas entendi desmame como a idade em que os cachorros podem ser entregues aos donos e penso que foi o que o user quis dizer também.

jooomaia
Membro Júnior
Registado: domingo fev 15, 2009 9:50 pm

sexta mai 07, 2010 8:46 pm

desde já obrigados pelas respostas ráidas que me ajudaram a refletir mais uma vez nas implicações de ter um cão.
.vou pensar se realmente compro um cão sem LOP.
.quis com o desmame querer dizer quando o cachorro deixa de beber o leite materno e passa a comer ração (perguntei também por curiusidade)
. obrigado

editei por ter escrito mal uma palvra
dinodane
Membro Veterano

sexta mai 07, 2010 8:57 pm

Não foi assim que eu entendi. Os cachorros começam a comer mais cedo que às 8 semanas, mas é extremamente importante para o cachorro aprender a ser cão com a mãe e irmãos PELO menos até essa idade.
Qualquer criador ético tem isto presente, o pessoal que cria de qualquer maneira quer é despachar os cães assim que começam a comer sólidos porque a despesa e a sujidade a limpar é mais que muita... entende? Imagine uma ninhada de 10 ou 12 labs a comer, fazer xixi e cóco a toda a hora, a despesa e trabalhão que dá, os sucateiros metem os cães a andar precocemente, querem lá saber se o animal vai ter mais tarde problemas de sociabilização e comportamento mais tarde... :roll:

Acena
Membro Veterano
Registado: sábado set 27, 2008 10:53 am

sexta mai 07, 2010 9:51 pm

dinodane Escreveu:
A imunização de um cachorro só estará completa por volta dos 4 meses, quando todos os reforços já foram dados. Até lá, é extremamente vulnerável à parvovirose e esgana. A vacina obrigatória da raiva é dada aos 6 meses.
Porquê é que a vacina da raiva é dada aos 6 meses? Não pode ser antes?
Flashorde
Membro Veterano
Registado: domingo mar 28, 2010 11:32 pm
Cão - Ice
Cadela - Zahia
Cadela - Diva
Cadela - Maggie

sexta mai 07, 2010 10:10 pm

Acena Escreveu:
dinodane Escreveu:
A imunização de um cachorro só estará completa por volta dos 4 meses, quando todos os reforços já foram dados. Até lá, é extremamente vulnerável à parvovirose e esgana. A vacina obrigatória da raiva é dada aos 6 meses.
O meu levou aos 3 meses.
"Bull once, Bull always"
www.saargeist.com
dinodane
Membro Veterano

sexta mai 07, 2010 11:37 pm

Acena Escreveu:
dinodane Escreveu:
Boa pergunta a que não sei responder. Se calhar pode. Os meus foram todos vacinados nessa idade.

YolaeFifi
Membro Veterano
Registado: sexta mai 20, 2005 9:16 pm
Contacto:

sexta mai 07, 2010 11:37 pm

tem de ser dada até aos 6 meses. mas cada veterinário tem o seu plano de vacinação, não há nenhum fixo, e depende também de que tipos de vacina utilizam.

o melhor é estabelecer logo um vet para ir e fazer todo o plano aí.
<strong style="background-color: rgb(255, 255, 255);">
</strong>
moslie
Membro Veterano
Registado: sábado jun 27, 2009 10:00 pm

sábado mai 08, 2010 9:48 am

Mesmo que o cão lhe seja oferecido, olhe o perigo de adquirir um animal sem despiste de doenças geneticamente transmitidas: se tiver o azar do animal as ter, vai pagar um dinheirão para o tratar, para além de assistir ao sofrimento do bicho. Mais vale o investimento de comprar um animal num criador credível.
Acena
Membro Veterano
Registado: sábado set 27, 2008 10:53 am

sábado mai 08, 2010 9:59 am

Eu também tinha a ideia que era aos 6 meses, na altura do meu foi o que a minha veterinária aconselhou, mas não me recordo se por alguma razão em especial.

Mas recentemente levei uma cachorrinha a outro vet (a minha já não está na clínica) e ele marcou a vacina da raiva para os 4 meses, no caso dela porque deu aos 3 meses a última vacina do plano das que não são obrigatórias. Perguntei se não era conveniente esperar pelos 6 meses e ele disse-me que não havia problema nenhum em ser mais cedo.

Poderá ter a ver com o plano de vacinação que é estabelecido, não sei.
Responder

Voltar para “Cães”