Afinal a lei existe .. Porque não a aplicam?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
EgO24
Membro Veterano
Registado: terça abr 06, 2010 11:59 pm

quarta mai 12, 2010 11:54 pm

CasadelMar Escreveu:
EgO24 Escreveu:
CasadelMar Escreveu:Olha, muito sinceramente, não estou a ver a areia da praia fazer mal a um cachorro. Agora, há que ter bom senso e não vamos puxar demasiado por ele na praia com brincadeiras e correrias excessivas. Isso sim, é prejudicial.
Um cachorro por andar na praia, não vai apanhar displasia. Se um cachorro tem displasia é porque tem com ele o gene e não é a areia que vai fazer com que ele venha a ter. O que pode acontecer é, se este for portador da doença, agravar a mesma.

Isto é o que eu penso. Se estiver enganado, corrijam-me.

EDIT: Jofelix, a pessoa em questão, sabe que publicou um mail dela num fórum?
Isto não é assim tão linear. O facto de não ter o gene nao significa que não vá ter displasia. Todos os donos deverão ter especial atenção a esta doença (especialmente nas raças grandes ou gigantes) e permitir ao cachorro um crescimento saudavel.

Praia, evitar (pelo menos durante a fase de crescimento) devido à superficie extremamente mole, evitar que o cachorro ande em cima de superficies escorregadias, entre muitas outras coisas.

De referir que as superficies solidas, são prejudiciais ao cachorro quando este tem um peso excessivo para a idade, acho que este ponto é muito importante, controlar o peso do cão.
Quais as causas da displasia da anca?

A displasia da anca é uma doença hereditária e genética, embora alguns factores
ambientais possam contribuir para uma maior expressão da doença em animais com
genes para a displasia da anca.
Para o desenvolvimento da doença é necessário que o animal tenha genes para a
displasia da anca. Não se sabe ao certo quantos genes estão envolvidos, mas sabe-se que
são muitos, por isso é denominada de doença poligénica. Nas doenças poligénicas
quanto maior fôr o número de genes alterados herdados dos progenitores mais marcada
será a doença nos cachorros. No entanto, a questão não é tão simples uma vez que
alguns dos genes se combinam aleatoriamente e não de forma aditiva, embora num
número muito reduzido.
Os factores ambientais como excesso de peso, ração hipercalórica, curva de crescimento
muito acentuada, chão escorregadio e liso, excesso de minerais como o cálcio, excesso
de exercício, contribuem para exacerbar as alterações mas não são a causa da doença.
http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=51165
Casaldelmar, eu não pus em causa que seria genética ou não. O problema é que cães sem esse problema genético também podem sofrer de displasia, não só os que tem esses genes.

Por exemplo, se na sua familia existiu alguem com cancro, voce no seu código genético também pode ter os genes que podem vir a provocar o cancro, mas ao contrario também se verifica, ou seja, se nunca existiu ninguém com cancro na sua familia, não implica que você não o possa ter. Para que isso não aconteça, vai evitar comportamentos de risco.

P.S: Dei o exemplo do cancro na sua familia e em si, mas por favor não leve a mal era mesmo somente para exemplificar.
Cumprimentos,

Joao Reis
Charlie2
Membro Veterano
Registado: terça mai 05, 2009 5:31 pm

quinta mai 13, 2010 12:19 am

ui onde isto foi dar... :lol:
 «None are more hopelessly enslaved than those who falsely believe they are free»
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

quinta mai 13, 2010 9:07 am

Não creio que assim seja Ego24.

O que pode acontecer é o cão herdar o gene de outros ascendentes que não os pais, por isso é que o despiste dos progenitores não garante a 100% a ausência da doença.
Os factores ambientais referidos na citação do Vitor por si só não causam a displasia da anca, podendo, no entanto, causar outros problemas ortopédicos.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

zeca2
Membro Veterano
Registado: quinta nov 26, 2009 4:02 pm

quinta mai 13, 2010 10:22 am

jofelix Escreveu:
zeca2 Escreveu:
cucculain Escreveu:
zeca2 Escreveu: Em vez de vir para aqu com insinuações imbecis, bom seria se me respondesse à pergunta que lhe fiz, que foi em que medida é que um piso instável é compatível com a laxidão articular que caracteriza a HD.
O seu mal é que está a confundir escorregar com afundar patas, e parte do principio que por a areia deixar afundar faz o mesmo que escorregar, assim como não consegue transpor a questão do impacto para o efeito nocivo e pensa que tem a ver com a instabilidade.

Para mostrar-lhe que de imbecilidades estamos conversados, deixo-lhe uma das muitas coisas escritas por veterinários que recomendam o piso de areia.

http://vetcaretauranga.co.nz/uploads/fi ... ebsite.pdf

Quanto ao sr. gandares, o facto de confundir lesões com a formação/construção de uma boa base osteo-articular em um cão, é lamentável em alguém que se dedica a fazer ninhadas de cachorros de raça grande.
O link que aqui deixou não abre.

De qualquer modo nem é preciso - já iluminou a nossa ignorância: realmente, um piso instável como a areia seca, que propicia tensões irregulares sobre as articulações, não prejudica em nada uma articulação que apresenta uma laxidão anormal... realmente como é que não me lembrei disto antes?

Quantò a imbecilidades,usei o termo apenas por você ter sugerido que a opção por pisos duros se devia a que estes podem lavar-se à mangueirada. Também por ter vindo para aqui com histórias de que o PA é um mundo à parte.Não teve nada a ver com o seu peremptório parecer sobre questões de saúde.
Olá,
Como o Cucculain se baseou num site da Nova Zelândia, para corroborar a sua opinião, tomei a liberdade de pedir a opinião a um Hospital Veterinário deste País, e que é conceituado:

Boa tarde Caro Joaquim Félix,

Desde já agradecemos o seu contacto.

Quanto à sua dúvida, informamos que realmente é prejudicial ao seu cachorro correr sobre a areia da praia.
O pastor alemão é um cão predisposto a desenvolver displasia da anca e correr na areia irá prejudicar mais o desenvolvimento do seu cachorro.

O ideal será ele andar e correr sobre piso sólido, ou seja cimentado, ou então em areia molhada que é mais densa.
Poderá também efectuar, por prevenção, um RX de despiste à displasia da anca no seu cachorro.

Caso subsista alguma questão, não hesite em contactar-nos.

Atenciosamente,
Marta Costa
“Cuidamos do seu animal como um membro da família!”
Hospital Veterinário do Porto
Travessa Silva Porto, 174
4250-475 Porto
Te: 228 348 170
www.hvp.pt
www.blog.hvp.pt
Sem mais comentários,

Se pretenderem o e-mail original, eu reenvio-o.

Um abraço
Este assunto sempre me interessou visto incidir frequentemente sobre a minha raça preferida. Daí que desde há muitos anos me tenha preocuado em recolher informação sobre o tema, não apenas na net (como parece ser o caso do forista que aqui nos veio dar umas lições) mas auscultando opinião de técnicos credenciados, com muita experiência na área, entre os quais se encontram profissionais precisamente do HVP, bem como veterinários que estudam e avaliam centenas de despistes à HD por mês, por força do protocolo que têm com o clube de raça (realmente é mesmo um mundo à parte...). Todos coincidiram com o parecer do HVP que o jofelix aqui transcreve. Mas arece que os neozelandeses inventaram a pólvora, e nesse caso só temos que baixar as orelhas e aceitar sem raciocinar.

Não é preciso ser muito inteligente para perceber que uma articulação instável em nada beneficia das tensões irregulares resultantes de um piso mole e instável como a areia seca, muito frequentemente inclinada perpendicularmente à direcção da corrida dos animais, mas cada um que fique co a sua opinião e façao que entender com os seus cães.
Responder

Voltar para “Cães”