Casaldelmar, eu não pus em causa que seria genética ou não. O problema é que cães sem esse problema genético também podem sofrer de displasia, não só os que tem esses genes.CasadelMar Escreveu:EgO24 Escreveu:Isto não é assim tão linear. O facto de não ter o gene nao significa que não vá ter displasia. Todos os donos deverão ter especial atenção a esta doença (especialmente nas raças grandes ou gigantes) e permitir ao cachorro um crescimento saudavel.CasadelMar Escreveu:Olha, muito sinceramente, não estou a ver a areia da praia fazer mal a um cachorro. Agora, há que ter bom senso e não vamos puxar demasiado por ele na praia com brincadeiras e correrias excessivas. Isso sim, é prejudicial.
Um cachorro por andar na praia, não vai apanhar displasia. Se um cachorro tem displasia é porque tem com ele o gene e não é a areia que vai fazer com que ele venha a ter. O que pode acontecer é, se este for portador da doença, agravar a mesma.
Isto é o que eu penso. Se estiver enganado, corrijam-me.
EDIT: Jofelix, a pessoa em questão, sabe que publicou um mail dela num fórum?
Praia, evitar (pelo menos durante a fase de crescimento) devido à superficie extremamente mole, evitar que o cachorro ande em cima de superficies escorregadias, entre muitas outras coisas.
De referir que as superficies solidas, são prejudiciais ao cachorro quando este tem um peso excessivo para a idade, acho que este ponto é muito importante, controlar o peso do cão.http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=51165Quais as causas da displasia da anca?
A displasia da anca é uma doença hereditária e genética, embora alguns factores
ambientais possam contribuir para uma maior expressão da doença em animais com
genes para a displasia da anca.
Para o desenvolvimento da doença é necessário que o animal tenha genes para a
displasia da anca. Não se sabe ao certo quantos genes estão envolvidos, mas sabe-se que
são muitos, por isso é denominada de doença poligénica. Nas doenças poligénicas
quanto maior fôr o número de genes alterados herdados dos progenitores mais marcada
será a doença nos cachorros. No entanto, a questão não é tão simples uma vez que
alguns dos genes se combinam aleatoriamente e não de forma aditiva, embora num
número muito reduzido.
Os factores ambientais como excesso de peso, ração hipercalórica, curva de crescimento
muito acentuada, chão escorregadio e liso, excesso de minerais como o cálcio, excesso
de exercício, contribuem para exacerbar as alterações mas não são a causa da doença.
Por exemplo, se na sua familia existiu alguem com cancro, voce no seu código genético também pode ter os genes que podem vir a provocar o cancro, mas ao contrario também se verifica, ou seja, se nunca existiu ninguém com cancro na sua familia, não implica que você não o possa ter. Para que isso não aconteça, vai evitar comportamentos de risco.
P.S: Dei o exemplo do cancro na sua familia e em si, mas por favor não leve a mal era mesmo somente para exemplificar.