Um grande problema...

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Bazan
Membro
Registado: terça jan 01, 2002 1:01 pm

domingo out 26, 2003 11:29 pm

Já é um grande problema, vou passar a contar.
Vou várias vezes a Vinhais e comigo levo todos os meus gatos.
Envolvo-me muito com os problemas vividos pelos gatos da aldeia onde a família tem a casa de férias e acabo sempre por ser a confidente das velhinhas que lá vivem, e dos problemas com os seus animais de estimação. Para além dos cães (pastores), quase sempre machos e de grande porte, surgem os gatos, esses em maior nº e de difícil controlo. No fundo da aldeia, já os conheço todos e sei quem são os seus donos. Existe um gato preto moribundo que lá apareceu sem que ninguém saiba e que vai sobrevivendo...
As coisas complicaram-se quando foi abandonada uma linda e jovem gata cinzenta tigrada e que logo começou a ter ninhadas.
As aldeãs, punham termo às ninhadas, logo que nasciam...
O certo é que a gata teve a sua terceira ninhada e mudando-os constantemente de palheiro conseguiu que os gatinhos crescessem. Estive para trazer comigo a gatinha mãe, magra, faminta, pois todos a escorraçam dizendo que já têm os seus!
Não o fiz pois apercebi-me que teria ninhada e ainda a persegui na tentativa de encontrar os gatinhos.
Da última vez que lá fui já as vizinhas os tinham encontrado (2 gatas e 1 gato). Decidi tentar resolver a situação e com muitas dificuldades consegui apanhá-los. Queria trazer a mãe, mas esta desapareceu.
São muito bravos, agora estão muito melhores, cada dia que passa ficam mais sociáveis. Ainda estão fugidíos mas já não estão agressivos.
Para já não vou colocar nenhum anúncio para possível adopção pois ainda estão a socializar, com muito empenho meu e do meu marido.
A mãe gata já a trouxe e vou suportar os custos da esterilização. Desta forma uma vizinha da aldeia ficará com ela.
Pensei muito antes de tomar esta decisão, mas só me vinha à cabeça o nascimento de uma colónia de gatos, hoje eram quatro mas na próxima Primavera quantos seriam? Numa aldeia onde não há trânsito, onde o gato poucos predadores tem, possivelmente iriam sobreviver. A gata tem sobrevivido, com muita fome comendo o pão molhado que deitam às galinhas, comendo bem e enchendo a barriga quando lá vou. Dói-me saber e ver e nada fazer, por isso lancei mãos a esta causa.
Vou dando notícias e conto com o apoio de todos.
Os gatinhos pequenos já saíram de quarentena (não quis arriscar e juntar aos meus), já estão desparasitados.
Ana Bazan e os seus Bosques
rita_x
Membro Veterano
Registado: sexta set 12, 2003 8:26 am
Localização: Trinca - cadelinha e Miss - Gatinha ambas já partiram e agora os meus amores Dandy, Gastão e Cherry,

segunda out 27, 2003 9:33 am

Bom dia!

Antes de mais o meu muito obrigada pela sua acção. É essencial controlar-se a natalidade dos gatos. Agora só não percebi uma coisa (perdoe-me, mas ainda são 9:00 da matina e o "tico e teco" ainda não estão a funcionar a 100% :oops: :oops: :oops: ). Quer dar os gatinhos bebés??

Beijinhos

Rita
Kathleen
Membro Veterano
Registado: sábado fev 01, 2003 12:25 pm
Localização: Duas gatinhas persas (Amélia e Emilia) 4 Tartarugas (Margarida, Mafalda, Mariana e Alex)

segunda out 27, 2003 10:00 am

Olá

os meus parabéns por esta sua acção. Se defacto se controlarem as colónias de gatos através da esterilização começaremos a assistir menos ao abandono de gatos.

Quanto á adopção dos bébes, quando achar que eles estão prontos diga para se tentar arranjar donos para eles.

Já tinha falado dessa gatinha num outro tópico não já?

beijokas
kathleen
picola
Membro Veterano
Registado: quinta mar 06, 2003 5:39 pm
Localização: 3 Gatinhos Europeus Comum: Patinhas, Noddy e Cascão

segunda out 27, 2003 10:57 am

Olá,

Muitos parabens por ter recolhido esses gatinhos! Uma atitude verdadeiramente louvável!

Senti muita pena da gata mãe, ainda bem que também a conseguiu apanhar.

Vai ver que se consegue arranjar dono para esses pequeninos!

Picola
mai-mai
Membro Veterano
Registado: sexta jan 03, 2003 11:10 pm

segunda out 27, 2003 11:04 am

Olá Bazan,

Parabéns pela sua boa acção. Já fez todos os testes aos novos membros da sua família? PIF; FIV e FELV? Apesar de terem estado em quarentena tenha muito cuidado com os seus Bosques, a quarentena não resolve tudo. A menina tem gatros de exposiçãoe e faz criação, tem, por isso de ter mais cuidado do que qualquer outra pessoa. Desculpe-me falar assim mas é para o bem dos seus lindos Bosques. Não quero dizer com isto que devga abandonar a gatra mãe e seus filhinhos, não, só que os deve manter separados por mais tempo, até os resultados dos testes virem negativos.

Beijinhos e boa sorte.

mai-mai
Miadores
Membro Veterano
Registado: sábado mar 08, 2003 9:21 pm

segunda out 27, 2003 11:37 am

mai-mai Escreveu:tem, por isso de ter mais cuidado do que qualquer outra pessoa.
:o :o
Vai-me desculpar, mai-mai, mas achei esta sua frase "infeliz".
Não é por serem de "exposição" que tem de ter mais cuidado, e os que "não são de exposição", já valem menos? Tem de se ter cuidado sejam gatos de "exposição" ou não. Pelo simples motivo que podem contrair essas doenças. São todos seres vivos, que sofrem de igual modo.
Bazan, os meus parabéns pela sua linda acção! Ainda bem que conseguiu apanhar a gatinha mãe! ;)
Tudo de bom para esses queridos, que apesar de terem tido o azar de não terem nascido em "bom sítio" ( é a tal "lotaria" da genética e social) pelo menos tiveram a sorte grande de a encontrarem! ;)
<p>MALHINHAS para sempre no meu coracao!</p>
<p>To the world you may be one, to the one you may be the world!</p>
<p>&nbsp;</p>
mai-mai
Membro Veterano

segunda out 27, 2003 11:51 am

Olá

Peço desculpa pela frase de exposição e rectifico, exposição por criação salientando que poderá, caso os gatinhos recolhidos sejam positivos (Diabo seja surdo, cego e mudo) vir a disseminar, ao vender gatinhos, alguma doeça por outros núcleos de gatos. Foi isto que eu quiz dizer. Apesar de ter rectificado a palavra exposição saliento o facto de que se um gato de exposição se tornar portador também pode vir a contagiar, por desconhecimento de tal facto pelos donos claro, outros gatos presentes em exposição. Bão quiz de modo algum dizer que os gatos de exposição são melhores ou peiores do que os outros, só que têm mais responsabilidades!

Bjs

Mai-mai
Miadores
Membro Veterano
Registado: sábado mar 08, 2003 9:21 pm

segunda out 27, 2003 12:13 pm

Plenamente de acordo, com o que diz!
Claro que há mais responsabilidade atendendo a uma maior possibilidade de contactos/contágios. Até aí não há qualquer dúvida.
E congratulo-me por pensar assim acerca de todos os gatos (e quem diz gatos diz outros animais, claro).
É que há alguns criadores/expositores que pensam que estes gatos estão acima dos "rafeiritos", coitadinhos ...
Bem ... esclarecimentos feitos!

Cumprimentos
<p>MALHINHAS para sempre no meu coracao!</p>
<p>To the world you may be one, to the one you may be the world!</p>
<p>&nbsp;</p>
Bazan
Membro

segunda out 27, 2003 6:08 pm

Na verdade quero dar os gatinhos, mas ainda estão a socializar.
Um macho tigrado, uma fêmea tigrada e uma fêmea preta e branca.
Quanto aos alertas, obrigada. Estou a ter todos os cuidados.
Ana Bazan
Florinda
Membro Veterano
Registado: quarta dez 12, 2001 3:35 am

terça out 28, 2003 5:47 pm

mai-mai Escreveu: ... saliento o facto de que se um gato de exposição se tornar portador também pode vir a contagiar, por desconhecimento de tal facto pelos donos claro, outros gatos presentes em exposição.
Os gatos que participam em exposições têm de estar obrigatoriamente vacinados. FIV e Felv só são transmitidos por contacto directo, via acasalamento ou feridas, situações que são impossíveis numa exposição. PIF é contagiosa, mas não existe teste fiável. Os testes que existem apenas acusam a presença de um coronavírus, dos quais existem mais de 300 espécies, sendo que só uma delas provoca a PIF.
Ninita2
Membro Veterano
Registado: domingo out 19, 2003 1:55 pm

terça out 28, 2003 6:30 pm

Então e a mãe gata? Está a dar-se bem?

Parabéns pela sua acção :D E adoravamos ver fotos, não é? ;)
Bazan
Membro

terça out 28, 2003 6:39 pm

Olá. A mãe gata (Guicha) está bem, é muito esperta.
Tenho tido alguma dificuldade em mantê-la dentro de casa, pois só conhece a rua.
Já arranjou forma de fugir do gatil! Os meus gatos já cá estão há três anos e nunca o descobriram...
Tanto sai como entra e salta uma altura de três metros. Como vai cair no terreno de uma vizinha e esse terreno está vedado, sobe a um pau e lança-se por mais outros três metros, nunca vi gata tão hábil, só visto.
Os seus passeios são curtos, tenho de ser um pouco tolerante com ela e tapar os olhos aos meus, não quero que aprendam o truque!
Obrigada a todos.
Ana Bazan
Ninita2
Membro Veterano
Registado: domingo out 19, 2003 1:55 pm

terça out 28, 2003 7:23 pm

Pois :lol: :lol: não covem que os outros descubram, ou daqui a uns tempos é uma romaria de gatos a saír e a entrar ;)
mai-mai
Membro Veterano

terça out 28, 2003 8:37 pm

Olá Florinda,

Desculpe-me ter que a contradizer, nas exposições só é exigida a vacina da Panleucopénia e da Coriza, tenho pena de não ter scanner para incluir aqui o boletim de inscrição do CPF para a próxima exposição, para poder ilustrar a minha afirmação. Acrescenta o CPF que para todos os gatos provenientes do estrangeiro e com mais de 5 meses, é exigida a vacina da raiva.

Bjs

Mai-mai
mai-mai
Membro Veterano

terça out 28, 2003 8:45 pm

Olá,

Mais acrecento, por vezes em exposições, os gatos ficam nas gaiolas dos juízes, aguardando julgamento, ao lado de outros gatos e aó poderá existir perigo de contágio. Nunca fiando. Mas não existem só a PIF, a FIV e a Felv, também existem fungos, ácaros, tinhas, sarnas, etc.,altamente contagiosas em concursos, aludi àquelas 3, mas são só 3 entre tantas possibilidades, por isso um gato de exposição, seja ele persa, bosques, bengali, etc, europeu ou doméstico (a quem nós chamamos, não sei porquê, rafeiro) todos estão sujeitos a sofrerem contágio ou contagiarem.

Mais já tenho visto muitas vezes um gato europeu ou doméstico ganhar o Best in Show, são gatos lindíssimos e para mim, embora eu seja fã dos persas, têm tanta raça uns como outros. Fiz-me entender?

Mai-mai

Bjs

Mai-mai
Responder

Voltar para “Gatos”