O que fazer com um gato bravo?

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
Rocasman
Membro
Registado: quinta mai 13, 2010 6:37 pm
Duas tartarugas - Liedson e Saviola;
E um gatinho atrevido no quinta

quinta mai 13, 2010 6:43 pm

Boa tarde pessoal!

Preciso de ajuda... acho que o meu gato é um gato bravo ele tem 2 meses e o comportamento dele é muito diferente dos outros gatos que já tive (siamês e persa) este gato foi-me dado por uma senhora de uma quinta no Alentejo e é o que sei dele. Já pesquisei na net e quer pela listas quer pelo comportamento parece um gato bravo ou híbrido... O que faço?Arranha e morde muito mesmo quando é repreendido, ataca tudo o que mexe :) sobe cadeiras móveis cortinados etc... e só é meigo quando adormece... :)
PedrocasPT
Membro Veterano
Registado: segunda mar 01, 2010 10:32 am

quinta mai 13, 2010 7:01 pm

Se tem apenas 2 meses, não será antes brincadeiras de miudos? Parece novinho demais para ser assim tão bravo. Mas deixe passar mais algum tempo e depois mande-o castrar que ele ficará mais manso.
Rocasman
Membro

quinta mai 13, 2010 7:05 pm

PedrocasPT Escreveu:Se tem apenas 2 meses, não será antes brincadeiras de miudos? Parece novinho demais para ser assim tão bravo. Mas deixe passar mais algum tempo e depois mande-o castrar que ele ficará mais manso.
Obrigado pelos conselhos. De facto ainda é muito novinho, mas como é o primeiro que tenho assim com este comportamento fiquei um pouco assustada. Vou esperar pelo avanço na idade.

Abraço.
Miboki
Membro Veterano
Registado: quinta dez 18, 2008 9:51 pm

quinta mai 13, 2010 7:22 pm

Olá. Antes de mais o que entende por gato bravo?
Para mim , gato bravo é um gato selvagem que não é domesticado por humanos; depois temos os gatos ariscos que fogem das pessoas pois não foram habituados ao contacto humano em pequenos.

No caso do seu gatinho, eu acho que ele não teve uma boa socialização antes de ir para sua casa, mas isso pode mudar basta a Rocasman fazer por isso.
Brinque muito com o seu gatinho com fios, atire bolinhas, faça festas (ele aceita festinhas e mimos?) e fale com voz suave; quando ele fizer disparetes ralhe com voz de zangada; o gatinho ainda é um bebé e é muito novinho com o tempo vai ficar mais meigo.
Rocasman
Membro

quinta mai 13, 2010 7:35 pm

Pois eu de facto não sei se é um gato bravo tecnicamente falando... mas tive a ver as características e apesar de não se enquadrar perfeitamente há pontos coincidentes.
Ele não é muito meigo mas já reconhece a nossa presença quer dormir na minha cama etc... mas o que me preocupa é que durante todo o tempo que está acordado é agressivo nas "brincadeiras" principalmente no arranhar e morder, acredito que seja por brincadeira e vou esperar que cresça e de facto fique mais calmo. Na relação que faço com todos os outros gatos que tive este é sem dúvida o mais "arisca". Obrigada
Rocasman
Membro

quinta mai 13, 2010 7:38 pm

E sim ele aceita festas se tiver muito tempo sem me ver, mas se estiver com ele no colo vai logo à mão morder e não deixa.
Bingley
Membro Veterano
Registado: sexta jan 22, 2010 4:41 pm

quinta mai 13, 2010 7:45 pm

Rocasman Escreveu:Pois eu de facto não sei se é um gato bravo tecnicamente falando... mas tive a ver as características e apesar de não se enquadrar perfeitamente há pontos coincidentes.
Ele não é muito meigo mas já reconhece a nossa presença quer dormir na minha cama etc... mas o que me preocupa é que durante todo o tempo que está acordado é agressivo nas "brincadeiras" principalmente no arranhar e morder, acredito que seja por brincadeira e vou esperar que cresça e de facto fique mais calmo. Na relação que faço com todos os outros gatos que tive este é sem dúvida o mais "arisca". Obrigada
Pela descrição, o que tem é um gatinho doméstico mal sociabilizado. A descrição é tal e qual o meu Indy, quando veio cá para casa.

Tem que o sociabilizar como aconselhou a Miboki, não permita que morda ou arranhe - quando o fizer pare de brincar e afaste-se, para ele perceber que é errado.
Não é fácil e não pode facilitar mesmo, porque mordidelas de bebé suportam-se mas de adulto doem bem :wink:
Intrigado
Membro Júnior
Registado: sábado mai 01, 2010 6:52 pm

quinta mai 13, 2010 9:21 pm

Tal e qual o meu Lélito. Também me diziam que era de ser novito e tal mas tem 1 ano e 3 meses e continua o mesmo brutamontes de sempre, mesmo sendo castrado. Ainda hoje à veterinária e ela disse que ele era mauzito. Mas pronto, já o aceitamos como sendo assim, apesar de nos aleijar constantemente. Não tolera festinhas em exagero. Uma ou duas e estica logo a pata. Só se derrete quando está com sono, mas mesmo assim começa logo a bater o rabo e a olhar de lado.

Foi retirado da mãe muito cedo, e eu como era (e ainda sou) algo inexperiente com gatos, não o soube educar correctamente.
Rocasman
Membro

quinta mai 13, 2010 11:02 pm

Ehehehe... já vi que os vossos gatos são um bom aliado contra a rotina :)
Acho que me precipitei ao dizer que podia ser um gato bravo se quiserem podem retirar o tópico que eu vou esclarecendo estas dúvidas num tópico que esteja mais direccionado para o comportamento de gatos muito "agitados" :) A minha fera é muito bonita mas de facto vira tudo ao ar :)
Obrigada pelos conselhos
EgO24
Membro Veterano
Registado: terça abr 06, 2010 11:59 pm

quinta mai 13, 2010 11:31 pm

É normal na idade do gato ter estas reacções, quer brincar, quer morder para conhecer. Dê-lhe tempo, não o castigue, não lhe bata. Quando ele estiver a morder, afaste-se e "não lhe passe cartão".

Se ele estiver a fazer algo que não deve (subir cortinas, etc) vá ao pé dele, diga NÃO (ou outro som que queira associar a uma acção que ele não deveria fazer) e ponha-o noutro local, vire-lhe logo as costas pois ele vai querer brincar consigo.

Quando ele estiver calmo, vá brincar com ele (sem que ele esteja a espera disso), tente brincar muito com ele até que fique fatigado e seja ele a decidir parar. Ai faça-lhe mimos.

Espero ter ajudado.
Cumprimentos,

Joao Reis
cuze
Membro
Registado: quarta mar 17, 2010 10:57 am

sexta mai 14, 2010 10:42 am

Intrigado Escreveu:Tal e qual o meu Lélito. Também me diziam que era de ser novito e tal mas tem 1 ano e 3 meses e continua o mesmo brutamontes de sempre, mesmo sendo castrado. Ainda hoje à veterinária e ela disse que ele era mauzito. Mas pronto, já o aceitamos como sendo assim, apesar de nos aleijar constantemente. Não tolera festinhas em exagero. Uma ou duas e estica logo a pata. Só se derrete quando está com sono, mas mesmo assim começa logo a bater o rabo e a olhar de lado.

Foi retirado da mãe muito cedo, e eu como era (e ainda sou) algo inexperiente com gatos, não o soube educar correctamente.
:lol: :lol: :lol: :lol:
Isso faz-me lembrar a Maggie, a minha gata que tem 3 meses!!!!
Tenho os braços e as mãos todas assassinadas!!! :evil:

MAs não consigo deixar de me divertir bastante com as brincadeiras!! A minha é super sociável, quer conhecer toda a gente, não foge de ninguém. Adora festas, principalmente quando não lhe ligo nenhum ou estou fora de casa, vem logo a miar pedir festas e muitas vezes a ronronar, fazendo aquele miado caracteristico dos gatos quando estão a ronronar!! :D

Quanto está com sono quer é colo e festinhas. Lambe-me os dedos e muitas vezes sobe-me pelo peito e vai de tar umas patadas no nariz e mais umas lambidelas no nariz... uma ou duas lambidelas, e uma mordidela!! :lol:

Algumas vezes, essencialmente porque quer atenção, chega-se de mansinho, começa a lamber-me a mão, e vai uma mordidela... até que começa mesmoa a morder. Se lhe ralhar, manda uma lambidela e olha para mim com aquele olhar de "coitadinha" e a seguir ferra o dente outra vez. LOLOLOL :lol: :lol:

Depois há as alturas em que está super excitada e aí é mordidela à grande. Arranhar é que quase não arranha, mesmo quando está numa de morder e chamar-me a atenção, nunca tira as unhas de fora.

Mas nessas alturas por vezes chateio-me mesmo porque me aleija e tento afastá-la. Por vezes eriça-se toda, e eu morro a rir!!! Espinha arqueada, cauda erecta e com o pelo todo em pé (parece um limpador de cachimbos), começa a andar a trote com os dedos esticados, e com a cabeça de lado a olhar para mim, e claro, com as orelhas todas esticadas para trás!!!!! Prepara-se e pimba, finca o dente no meu braço!!! :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: Divirto-me muito, até me começar a ficar todo cheio de dentadas! Depois acaba-se!

Eu sei que é mau pois não a estou a educar... mas é irresistivel!!!! Qualquer das formas quando a mando parar, com alguma veemência ela já percebe e pira-se!!
joana_boris
Membro Veterano
Registado: terça abr 12, 2005 7:15 pm
Jacques (Bosques da Noruega)
Quatro ratazanas(Olie, Noo, Boogie, Djibouti)

sexta mai 14, 2010 9:00 pm

Peço desculpa estar a intrometer-me neste tópico que não é meu, mas tenho vindo a ter o mesmo problema com o meu Jacques. Até ao mês e meio não sociabilizou muito com pessoas. Quando chegou aqui só bufava. Agora já gosta da companhia das pessoas, mas é muito brincalhão e arranha e morde com demasiada força e não há quem o pare, pois atira-se mesmo às nossas mãos. Penso que seja tudo na brincadeira, porque ele gosta bastante de nós, quando chegou a casa e o chamo começa a ronronar e a miar e lá vem de rabinho no ar. Bingley, o seu Indy, como está agora?
ambv
Membro Veterano
Registado: domingo mar 22, 2009 7:14 pm

sexta mai 14, 2010 11:19 pm

Miboki Escreveu:Olá. Antes de mais o que entende por gato bravo?
Para mim , gato bravo é um gato selvagem que não é domesticado por humanos; depois temos os gatos ariscos que fogem das pessoas pois não foram habituados ao contacto humano em pequenos.

No caso do seu gatinho, eu acho que ele não teve uma boa socialização antes de ir para sua casa, mas isso pode mudar basta a Rocasman fazer por isso.
Brinque muito com o seu gatinho com fios, atire bolinhas, faça festas (ele aceita festinhas e mimos?) e fale com voz suave; quando ele fizer disparetes ralhe com voz de zangada; o gatinho ainda é um bebé e é muito novinho com o tempo vai ficar mais meigo.
Concordo consigo Miboki. Gato bravo não é. porque gatos bravos não têm contacto com os humanos e até fogem destes.

Alé da falta de socialização com humanos, pode ser arisco de temperamento. É preciso ir conhecendo e ir aceitando tal como ele é. Não deixando de brincar e fazer festas até onde ele deixar, claro :wink:
VeraSR
Membro Veterano
Registado: quarta dez 09, 2009 5:14 pm
Localização: Rafaela sempre no coração...todos os k aqui estão,todos os k por aqui viveram e os k dormem na rua.

sábado mai 15, 2010 2:21 am

embora seja off topic mas forista Cuze a sua Magguie agora tem 3 mesitos e não a está a educar e ensinar convenientemente a distinguir brincar de morder: quando ela for adulta vai doer mais essa brincadeira... e depois será que a consegue ensinar a mudar?duvido...

boa sorte para o gatuxo deste topico que não é bravio apenas precisa de mimos , carinho mas ralhar na hora certa :arrow: :wink:
<p><strong></strong></p>
<p>"Duas coisas me surpreendem, a inteligencia dos animais e a bestialidade dos humanos"</p>
<p>________________________________________________________________</p>
<p>Amigos 4 patinhas defendem-se apenas quando os atacam e mesmo assim nem sempre...Humanos, atacam sempre que entendem isso como sua defesa...</p>
blue2
Membro Veterano
Registado: segunda mar 26, 2007 5:17 pm

sábado mai 15, 2010 9:44 am

VeraSR Escreveu:embora seja off topic mas forista Cuze a sua Magguie agora tem 3 mesitos e não a está a educar e ensinar convenientemente a distinguir brincar de morder: quando ela for adulta vai doer mais essa brincadeira... e depois será que a consegue ensinar a mudar?duvido...

boa sorte para o gatuxo deste topico que não é bravio apenas precisa de mimos , carinho mas ralhar na hora certa :arrow: :wink:
Desculpem-me também :oops: mas concordo com a Vera: nessa idade tem piada, é girissimo mas deixa de ter piada quando é feita por uma gata adulta de 5 kg. Não incentive essa brincadeira :wink:

Quanto ao gatinho do tópico precisa de uma boa sociabilização. Se morde e arranha, pare de brincar com ele e não lhe liga durante uma boa meia hora, ele vai acabr por entender que não é aceitável esse comportamento :D
Responder

Voltar para “Gatos”