Diamantes gould

Fórum para trocar ideias sobre os nossos amigos com penas.
Responder
zang
Membro
Registado: terça set 09, 2003 9:15 pm
Localização: canários, bengalins, mandarins, pardais de Java e diamante gould...

domingo out 26, 2003 7:24 pm

Tenho um casal de diamantes de gould que já fizeram o ninho, mas ainda não começaram a pôr. Tem casca de ostra e papa. Esta situação já se mantem há tempos e eu não se devo fazer mais alguma coisa, pois é a primeira vez que tento criar esta ave. Também é a primeira vez que tento criar bengalins, mas já puzeram duas posturas e os ovos não estavam fecundados. Tenho a certeza que é um casal. Será que seria melhor separa-los um tempo e depois volta-los a juntar?
JSS
Membro Júnior
Registado: sexta out 24, 2003 2:16 pm

segunda out 27, 2003 10:54 am

Em relação aos diamantes não o posso ajudar muito, dado que não sou criador, embora tenha alguns conhecimentos da espécie. Esta é a época de criação dos gould, embora seja raro serem eles a chocar e criar as crias, optando a maioria dos criadores por mudar os ovos para ninhos de outras aves, sendo os bengalins uma delas. Estas aves adoptarão sem problemas as crias. Julgo que até é normal não terem ainda começado a postura, porque se bem me lembro esta decorre essencialmente nos meses de Novembro, Dezembro e Janeiro.
Quanto aos bengalins, já tive um caso semelhante, mas após a segunda postura descobri que se tratavam de duas fêmeas, pela quantidade de ovos existentes. Contudo, se está certo tratar-se de um casal, pode dar-se o caso de os ovos serem golos, o que até é normal nesta altura em que o frio começa a apertar. Separar o casal não é uma boa opção, tanto mais que poderão ajudar a criar os seus goulds e não vai adiantar nada!
noite
Membro
Registado: quinta mar 27, 2003 4:17 pm

terça out 28, 2003 2:12 pm

Boas.

Eu nunca tive Golds mas é uma espécie pela qual já me informei com o fim de vir a obter.

Uma das razões que me levou a não entrar nessa foi de os golds serem muito difíceis de arrancar, isto é, de começarem a criar, por vezes pode levar anos até que um casal se cinta confiante a criar, e quando se tem só um casal é o desanimo completo. Tem que se ter vários casais e depois ir seleccionando os que criam, dai o termo de levar muito tempo a arrancar.
Mas uma vez que eles começarem a criar, começam a criar regularmente.

No problema dos Bengalins do Japão, só pode ser mesmo os ovos não estarem galados, pelo que eu conheço destas aves, é que são óptimos progenitores utilizados para a criação de golds e afins porque conseguem percentagens de crias/ovos espantosas ( desde que estejam galados ).Se tem mesmo um casal, não sei o que lhe diga, talvez o macho ainda não tenha atingido a maturidade sexual (não sei).
São de facto são umas aves espantosas aceitando chocar ovos que não os seus sem hesitar, tenho conhecimento de casos de eles chocarem ovos de Rosicollis. Não são muito utilizados nesta espécie porque depois as crias têm que ser alimentadas à mão.

Cumprimentos, Nuno.
ricardo-travassos
Membro
Registado: sábado dez 21, 2002 11:47 pm

quinta out 30, 2003 9:38 am

sou criador de diamantes de gould.
Tenho femeas a por das quais ja tenho aves algumas com 2 meses, e tenho outras que ainda não puseram.
Uma das causas´pode ser de a femea ainda ser novinha.
Quanto aos bengalins, se forem mais de 6 ovos tens 2 femeas de certeza.
RuteMartins
Membro Veterano
Registado: sábado jun 21, 2003 2:36 pm

quinta out 30, 2003 11:07 am

Olá a todos,
também tenho bastantes diamantes gold(6casais) e nenhum deles ainda começou a fazer criação, e já todos têm o ninho feito, são uns pássaros muito bonitos
Responder

Voltar para “Aves”