Olá, venho por este meio requisitar a vossa ajuda na compra de um aquário para oferecer a um familiar. A pessoa em causa tem apenas 11 anos por isso não posso oferecer uma coisa demasiado difícil de manter e como não tenho qualquer experiência com peixes, apesar de ter algumas noções porque há já algum tempo que quero comprar um para mim, optei por pedir ajuda a pessoas mais experientes no assunto.
O aquário terá estas dimensões: 61 x 31 x 40 CM - 54L ( eu sei que deveria ser no mínimo de 80L para conseguir manter os parâmetros mais estáveis mas os pais apenas me deixam comprar uma coisa pequena e como já vi aqui imensas pessoas com aquários mais pequenos sem problemas decidi tentar também )
O aquário já vem com filtro, iluminação, termóstato e termómetro digital incluídos.
Quanto aos peixes a incluir ( já sei que tem de ser ciclado primeiro ) estava a pensar em 3 corydoras mas precisava de saber algumas espécies de peixe mais resistentes para preencher os outros níveis do aquário.
Preciso de informações sobre:
- espécies de peixes resistentes
- uma ou duas plantas que possa utilizar
- substrato
- testes que preciso de comprar
- outras que eu não tenha enumerado e portanto não tenho conhecimento
Fico a aguardar pelos vossos conselhos e ajuda.
Cumprimentos e obrigado
Ajuda com compra de aquário para oferecer
-
- Membro Veterano
- Registado: quinta jun 12, 2008 7:53 pm
Teste de PH, amonia e nitratos.
As corydoras não são nada indicadas para iniciar o ciclo.
Plantas pode ser umas valisnerias e anubias, pro norma trazem uns caracois que servem para inicar o ciclo.
Anti-cloro e bacterias nitrificantes.
As corydoras não são nada indicadas para iniciar o ciclo.
Plantas pode ser umas valisnerias e anubias, pro norma trazem uns caracois que servem para inicar o ciclo.
Anti-cloro e bacterias nitrificantes.
-
- Membro Júnior
- Registado: sábado set 23, 2006 9:31 am
obrigado pela informação, quando me referi às corydoras não era para iniciar o ciclo só estou a pensar colocar os peixes depois de já estar ciclado.
Para ter as plantas é necessário ter substrato etc, que informações me pode dar sobre isto?
Para ter as plantas é necessário ter substrato etc, que informações me pode dar sobre isto?
Eu gosto muito de platys, são peixes robustos, visualmente interessantes com alguma variedade de cores e padrões, baratos (cada exemplar anda á volta de 1 euro ou menos)e reproduzem-se facilmente como vivíparos que são.
As plantas, como disse o Element, valisnérias, anúbias, musgo e feto de java são simples de manter, fáceis de obter e fazem arranjos interessantes no aquário. As cabombas e elódeas também, mas crescem de forma muito desordenada e rápida.
Quanto ao substrato, para mim o melhor esteticamente é areão de grão médio, nem muito pequeno nem cascalho. Pode colocar antes do areão uma camada de solo fértil para plantas embora ele não seja absolutamente necessário para as plantas que mencionei acima.
De resto, o Element já mencionou os testes, o anti-cloro e o starter.
Depois ponha cá fotos da montagem.
As plantas, como disse o Element, valisnérias, anúbias, musgo e feto de java são simples de manter, fáceis de obter e fazem arranjos interessantes no aquário. As cabombas e elódeas também, mas crescem de forma muito desordenada e rápida.
Quanto ao substrato, para mim o melhor esteticamente é areão de grão médio, nem muito pequeno nem cascalho. Pode colocar antes do areão uma camada de solo fértil para plantas embora ele não seja absolutamente necessário para as plantas que mencionei acima.
De resto, o Element já mencionou os testes, o anti-cloro e o starter.
Depois ponha cá fotos da montagem.
"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo
-
- Membro Veterano
Eu acho o substrato fertil desnecessário para essas plantas e só iria ajudar as algas. Com o valor do substato fertil dá para comprar os testes que não são lá muito baratos, um aspirador/sinfonizador e um iman de raspagem de vidros.
O areão, uns 4/5 cm á frente e uns 10/12 atrás para criar efeito de profundidade.
O areão, uns 4/5 cm á frente e uns 10/12 atrás para criar efeito de profundidade.
-
- Membro Veterano
Boas sorte mas tenho de alertar, os pais dessa criança estão dispostos a responsabilizar-se e a perder algum tempo com o aqua? É que os testes apesar de não serem nada do outro mundo não devem ser feitos por uma criança de 11 anos, tal como as TPA's e sinfonagens, o anti-cloro etc etc.