Treino de cães

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
joana_boris
Membro Veterano
Registado: terça abr 12, 2005 7:15 pm
Jacques (Bosques da Noruega)
Quatro ratazanas(Olie, Noo, Boogie, Djibouti)

sábado mai 08, 2010 2:04 pm

Boa tarde a todos,
Como tenho verificado em alguns tópicos, os novos donos de cães podem ter algumas dúvidas em relação ao treino dos seus amigos. Por isso, pareceu-me pertinente abrir este tópico e partilhar alguns dos meus conhecimentos (adquiridos através de livros mas, sobretudo, pela experiência) onde todos os foristas podem participar com qualquer sugestão.
Acho extremamente importante que para além dos conhecimentos em relação aos criadores, à saúde e alimentação do cão, exista uma preocupação com educação deste. Isto porque, a meu ver, o bom comportamento do nosso cão faz toda a diferença na relação que este tem com a família e também o seu futuro como cão feliz. Um cão bem comportado e que reconhece as normas de convivência com os seres humanos pode ter a oportunidade de ser muito mais feliz do que um cão que, por não lhes terem sido estabelecidos os limites, não tem um comportamento adequado. Situações que podem levar a outras muito complicadas para o cão e para nós.
Em primeiro lugar, acho importante referir que nunca deve olhar para um cão como um “quase ser humano”. O cão, apesar de viver com seres humanos há vários milhares de anos, evoluiu do lobo e olha a sua família como uma matilha, onde irá tentar ocupar o seu lugar. Por isso é importante que os donos tomem uma posição de líder e chefe antes que o cão se decida a fazê-lo.
Para treinar o cão é preciso perceber que cada raça e cada animal tem uma personalidade diferente, tolerância, inteligência, treinabilidade, etc. É importante que o dono tome isto em consideração.
:arrow: O treino deve iniciar logo que o cachorro se tenha ambientado à casa. Pois os cães estão sempre a aprender e podem desenvolver maus hábitos. O treino deve ser curto (cerca de dez minutos), no início e evoluir para intervalos maiores à medida que o cão atinge maior maturidade;
:arrow: Cada cão tem o seu tempo de concentração, o dono deve perceber isto. Quando o cachorro está demasiado irrequieto não deve forçá-lo;
:arrow: O treino não deve ser um castigo para o cão, mas sim um momento agradável de sociabilização entre este e o dono;
:arrow: Os cães reagem a estímulos e a recompensas. Quando o cão está a ter um comportamento que considera negativo, deve repreendê-lo, com a palavra “não”. Durante o treino deve elogiá-lo, dar-lhe festas ou utilizar uma guloseima (de forma moderada) para recompensar um bom desempenho;
Atitudes que deve tomar com o seu cão:
:arrow: Dar-lhe ordens claras e curtas
:arrow: Lembrar-se sempre que um cão tem um pensamento próprio e não é um um “quase ser humano”
:arrow: Ser justo e coerente;
:arrow: Comportar-se como chefe;
:arrow: Dar-lhe uma ordem de cada vez;
:arrow: Recompensá-lo pelo bom comportamento e repreende-lo pelas más atitudes;
:arrow: Ensinar o cão a passear ao seu lado, com ou sem trela;
:arrow: Ignorar pedidos de comida quando a família está à mesa;
:arrow: Não permitir que o cão roube objectos seus e se apodere deles;
:arrow: Guardar os brinquedos do cão quando este já não os estiver a utilizar (esta medida ajudará a perceber que os brinquedos têm como finalidade este brincar mas que não lhe pertencem, mas sim ao chefe);
:arrow: Passar nas portas ou corredores antes do cão (obriga-o a compreender a hierarquia);
Atitudes que não deve tomar:
:arrow: Tomar decisões em relação a regras e mudar várias vezes de posição em relação a estas;
:arrow: Ceder a exigências do cão;
:arrow: Implorar ou mostrar fragilidade;
:arrow: Chamar o nome do cão se não se estiver a dirigir a este;
:arrow: Dar comida da mesa ao cão;
KaluGold
Membro Veterano
Registado: terça dez 08, 2009 11:39 am

sábado mai 08, 2010 4:57 pm

Muito útil de facto =)

Muitos dos conselhos tenho também num livro que me foi oferecido antes de ter o cão.

Foi-me muito útil e certamente facilitou-me a vida com o Kalú. Hoje em dia não tenho problemas com ele, é extremamente inteligente e sabe o seu lugar.
joana_boris
Membro Veterano

sexta mai 14, 2010 7:41 pm

Algumas dicas para tornar o treino com o seu cão mais agradável e rentável:
:arrow: Antes de iniciar, certefique-se de que tem a atenção do seu cão, mantendo contacto visual, se esta tarefa sem ostrar um poco complicada, no ínicio, certefique-se de que este sabe que tem uma recompensa;
:arrow: Elogi-o e recompense-o logo que este obedecer a uma ordem;
:arrow: Utilize gestos enquanto dá ordens;
:arrow: Não dê demasiadas ordens de uma vez;
:arrow: Diminua a quantidade de goluseimas assim que entender que o cão já assimilou algumas das ordens, mas nunca deixe de o elogiar;
:arrow: Repreenda o cão apenas quando este está a ter um mau comportamento e não quando não obedece a uma ordem por ainda não a ter assimilado, tenha muita paciência;
:arrow: Estimule bastante o seu cão a aprender, assim, este irá manter este traço da sua personalidade, estando sempre disposto a aprender coisas novas;
:arrow: Aprenda a interpretar as mensagens corporais do seu cão, depressa se aperceberá de que, apesar de este não falar, tem uma forma própria de mostrar qual a acção que vai tomar em seguida, isto pode ajudá-lo durante o treino;
:arrow: Ao dar ordens, adopte uma posição firme, corporal e vocal;
:arrow: Utilize ordens firmes e curtas, acompanhadas de sinais gestuais;
:arrow: Não repita exaustivamente uma ordem, pois corr o risco de perder o efeito desejado no cão;
:arrow: Utilize o nome do cão para lhe chamar a atenção;
Acena
Membro Veterano
Registado: sábado set 27, 2008 10:53 am

sábado mai 15, 2010 10:47 pm

Bom tópico, obrigada Joana_boris.
joana_boris
Membro Veterano

segunda abr 18, 2011 10:57 am

Decidi recuperar este tópico, iniciado por mim, pois continuo a achar essencial para todos aqueles que adquiriram um cão há pouco tempo. Infelizmente a perguiça e a falta de tempo apoderaram-se de mim (com a época de exames) e acabei por me esquecer.

Aqui vão alguns conselhos para tornar o seu cachorro mais equilibrado e livre de ansiedades e medos.

Leve o seu cão a vivenciar o máximo de experiências novas possíveis. Leve-o desde cedo ao parque, a conhecer outros cães, a vários locais públicos, com transito, sem transito, com várias pessoas, de carro ou a pé. Todas as oportunidades são boas para levar o cachorro a viver experiências novas.
Atenção: Tenha um conta qu o cão só pode ser levado a passear depois da aprovação do veterinário.

:arrow: É importante que o seu cachorro mantenha contacto com outros cães para que mais tarde não tenha um comportamento de medo e agressividade para com os outros animais. As aulas de treino são uma boa oportunidade para que o cachorro socialize, mas também em passeios em grupo com outros donos de cães.
Atenção:Os cães não devem ser deixados a brincar sozinhos e sem trela na rua, para além de ser proíbido por lei, pode ser perigoso.
:arrow: Leve o cão a conhecer estranhos, fora do seu ambiente habitual, ou seja, fora d casa.Assim hevitará que, mais tarde, o cão ao ser afagado por estranhos na rua não adopte um comportamento defensivo ou mesmo agressivo. Pode começar por ofercer um petisco á pessoa com o cão está a contactar, para que ela estabeleça ela de confiança inicial.
:arrow: É importante que o cachorro experimente cheiros e sons do quotidiano ao ar livre, leve-o enquanto cachorro a passear ao colo, sem o por no chão, enquanto este não tiver o palno de vacinação completo.
:arrow: Ensine as crianças a comportar-se junto ao cão, para que não lhe provoquem ansiedade e para que este se habitue a elas e recompense o cão por se manter calmo.
:arrow: Faça viagens de carro com o cão e premeie-o de cada vez que se mostrar calmo. Faça viagens curtas, em primeiro lugar e aumente a sua duração á medida que o cão se vai habituando. Dê-lhe os petiscos sempre no fim da viagem. assim associará a viagem de carro a algo positivo.
Responder

Voltar para “Cães”