Rottweiler

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

BrownEye
Membro Veterano
Registado: quinta fev 04, 2010 3:47 pm

sábado mai 15, 2010 2:52 pm

nars Escreveu:
BrownEye Escreveu:Nem imaginava esse tipo de resposta, tenho um rott de 10 anos e nunca procurei mais nenhum
Enfim a lei 315/2009 está a ter resultados negativos para a raça?
Era de prever...
Negativos é um elogio.
Em 2002 os registos eram de cerca de 2780, em 2009 desceram para uns míseros 530.
Neste momento, 2010, nem registos há.
Em Portugal, não é?
Pelo menos a raça continua a existir noutros países, vá lá não é mau de todo!
Fazer o quê contra as descriminações?
nars
Membro Veterano
Registado: quinta mai 07, 2009 10:49 am
Margarida
Simba

sábado mai 15, 2010 2:57 pm

BrownEye Escreveu:
nars Escreveu:
BrownEye Escreveu:Nem imaginava esse tipo de resposta, tenho um rott de 10 anos e nunca procurei mais nenhum
Enfim a lei 315/2009 está a ter resultados negativos para a raça?
Era de prever...
Negativos é um elogio.
Em 2002 os registos eram de cerca de 2780, em 2009 desceram para uns míseros 530.
Neste momento, 2010, nem registos há.
Em Portugal, não é?
Pelo menos a raça continua a existir noutros países, vá lá não é mau de todo!
Fazer o quê contra as descriminações?
Sim. Em Portugal.
É bom existir noutros países sim, mas em Portugal não vai demorar muito até que a raça seja extinta. A menos que as coisas mudem nos próximos tempos.
joanaduarte
Membro
Registado: quarta fev 17, 2010 2:14 pm

sábado mai 15, 2010 3:28 pm

Boa tarde,

Tenho conhecimento de um criador na zona de Tomar que está em processo de obter a licença. Não conheço pessoalmente o seu trabalho mas sei que é uma pessoa com uma boa reputação quer como criador quer como treinador.

Penso que não deverá demorar muito para que pelo menos ele conste da lista de criadores. Se desejar o contacto dele antes disso, posso tentar obte-lo.

Cumps,

Joana Duarte
nars
Membro Veterano
Margarida
Simba

sábado mai 15, 2010 4:04 pm

joanaduarte Escreveu:Boa tarde,

Tenho conhecimento de um criador na zona de Tomar que está em processo de obter a licença. Não conheço pessoalmente o seu trabalho mas sei que é uma pessoa com uma boa reputação quer como criador quer como treinador.

Penso que não deverá demorar muito para que pelo menos ele conste da lista de criadores. Se desejar o contacto dele antes disso, posso tentar obte-lo.

Cumps,

Joana Duarte
Boa tarde.
Muito obrigada pela sua disponibilidade Joana, mas realmente foi só uma curiosidade, o meu pai tem uma grande paixão pela raça e pediu-me que solicitasse a lista ao CPC para ver que criadores lá constavam. Qual não foi a surpresa quando recebemos aquela resposta.
Estaríamos até, possivelmente, interessados em adquirir um exemplar desta raça, mas não para já. Daqui a uns tempos quem sabe.
Vou aguardar para ver se realmente vão surgindo criadores que consigam as licenças.
TheOne
Membro Veterano
Registado: sexta fev 05, 2010 5:33 pm

sábado mai 15, 2010 4:18 pm

nars Escreveu:Portanto, actualmente é de todo impossível, em Portugal, adquirir um exemplar desta raça registado, ou seja, com LOP.
Lá volto eu com a minha pergunta parva, então se uma pessoa quiser adquirir um exemplar desta raça, faz o que? :?
Gasta uma pipa de massa e vai buscá-lo ao estrangeiro... :roll:
"Eu sou responsável pelo que digo, não pelo que você entende." - Auto desconhecido

"O maior prazer de uma pessoa inteligente, é fazer de idiota perante um idiota a fazer de inteligente!" - Autor desconhecido
nars
Membro Veterano
Margarida
Simba

sábado mai 15, 2010 4:29 pm

TheOne Escreveu:
nars Escreveu:Portanto, actualmente é de todo impossível, em Portugal, adquirir um exemplar desta raça registado, ou seja, com LOP.
Lá volto eu com a minha pergunta parva, então se uma pessoa quiser adquirir um exemplar desta raça, faz o que? :?
Pois realmente é essa a única solução.
Acena
Membro Veterano
Registado: sábado set 27, 2008 10:53 am

sábado mai 15, 2010 4:34 pm

nars Escreveu:Exma. Srª.

Em resposta ao seu e-mail, tendo em conta que não estamos a registar as
ninhadas consideradas potencialmente perigosas nomeadamente a raça
pretendia, em face ao decreto-lei 315/2009, não podemos fornecer a lista
que pretende, dado até à data não há qualquer criador que possua a
necessária licença para criação ao abrigo da nova legislação.

Atentamente,

Judite de Sousa
Não sabia que na prática já se tinha chegado a este ponto… Incrível!
tarasofia
Membro Veterano
Registado: quinta mai 17, 2007 5:15 pm

sábado mai 15, 2010 6:54 pm

TheOne Escreveu:
Acho que é de todo impossivel importar animais das 7 raças para portugal excepto para usar como reprodutores.... mas n existe ninguem com licença para os reproduzir é o mesmo que nada :|

ao importar um animal deste terá de ser mesmo pela 'porta do cavalo', que na realidade é o mesmo que ter um nascido em portugal sem LOP.... lá porque não são inscritos no LG não é sinónimo que deixaram de nascer....
Os meus olhos não  vêm, as minhas mãos não  tocam, mas o meu coração SENTE!
Charlie2
Membro Veterano
Registado: terça mai 05, 2009 5:31 pm

domingo mai 16, 2010 11:31 am

embora me entristeça ler isto, não os consigo censurar completamente, uma vez que há presenças regulares de raças PP (potencialmente perigosas) em canis de abate. Entre apreendidos e abandonados há quase um empate, mas um bom número apresentava registo, chip e aparentemente tudo em dia (excepto cicatrizes no focinho entre outras marcas). Acho que daqui se conclui (tendo em conta que o número vai de certeza aumentar, e alguns cães não chegam a ter segunda oportunidade porque ainda não temos por cá um dog town) que a generalidade dos portugueses não está preparada ou educada para ter/criar raças de cães PP. E para situações drásticas por vezes têm de ser tomadas medidas drásticas. Tenho a certeza absoluta que isto não vai impedir ninguém de ter um cão PP, vai sim aumentar a clandestinidade da criação. No entanto o CPC deve ter concluído que havia demasiadas pessoas irresponsáveis a «fazer e acontecer» com os seus cães, demasiada burocracia envolvendo a raça, e sabendo que esta não corre o perigo de extinção a nível mundial, deixou de registar em Portugal.
A minoria responsável fará como um amigo do meu pai, que mandou vir a sua Dogue argentina do estrangeiro, depois de muitas dúvidas que não eram esclarecidas e provas que não eram dadas, ainda a raça não sofria destas burocracias todas (há uns seis/sete anitos).
Portanto conclui-se que enquanto não houver tino e responsabilidade os canitos serão sempre os primeiros a levar no pêlo, literalmente.
 «None are more hopelessly enslaved than those who falsely believe they are free»
tarasofia
Membro Veterano

domingo mai 16, 2010 12:14 pm

ora charlie... ainda assim, a esmagadora maioria dos cães que aparecem nas ruas ou em canis de abate são vulgos SRD, no entanto não vejo qualquer interesse por parte do governo em proibir a proliferação destes cães.
A principal causa da crescente existencia de animais pertencentes à lista de PP, é exactamente por causa da legislação em vigor.
Neste caso particular o CPC não foi dito nem achado para nada, simplesmente deixou de inscrever animais das 6 raças reconhecidas determinadas PP por imposição legal.

A minha grande duvida reside mesmo na importação, porque não consigo encontrar a portaria que é remetida pelo DL 315/2009(http://dre.pt/pdf1sdip/2009/10/21000/0823708245.pdf) sobre a proibição ou as condições de admissão em territorio nacional, mas também não estranhava nada que ainda não tivesse sido publicada.
Charlie2
Membro Veterano

domingo mai 16, 2010 12:20 pm

tarasofia, eu quando falei nos PP's disse apenas que havia uma maior afluência, nunca disse que eram a maioria dos cães no canil, há que saber distinguir as coisas. Segundo, é óbvio que os portugueses não sabem ainda respeitar os seus animais, quanto mais animais PP, como é o caso deste cão. Assim sendo, acho que o CPC tomou um atitude não censurável, para poder manter o seu bom funcionamento (não tem muito a ver com a lei, e eu nem quero imaginar o que eles já aturaram por causa disto). O que está mal é a legislação mas acima dela os donos/criadeiros que proliferam em Portugal. Não tenho qualquer dúvida que em breve se comece a desistir dos PP porque dão muito trabalho e envolvem muita burocracia, e vamos ter um maior numero de cães apreendidos (experimente dizer a um tuga que o PP dele tem de estar segurado e castrado, e o custo disso :wink: ) e abandonados no canil.
 «None are more hopelessly enslaved than those who falsely believe they are free»
tarasofia
Membro Veterano

domingo mai 16, 2010 12:25 pm

Charlie2 Escreveu: Assim sendo, acho que o CPC tomou um atitude não censurável, para poder manter o seu bom funcionamento (não tem muito a ver com a lei, e eu nem quero imaginar o que eles já aturaram por causa disto). O que está mal é a legislação mas acima dela os donos/criadeiros que proliferam em Portugal. Não tenho qualquer dúvida que em breve se comece a desistir dos PP porque dão muito trabalho e envolvem muita burocracia, e vamos ter um maior numero de cães apreendidos (experimente dizer a um tuga que o PP dele tem de estar segurado e castrado, e o custo disso :wink: ) e abandonados no canil.
Tá visto que não leu a portaria... o CPC não tomou decisão nenhuma...Aqui a dimensão é muito maior com que a maioria das pessoas sequer sonha :roll:

vá lá ler com atenção e medite... depois considere que a lista das 7PP poderá estar em vias de aumentar... e depois diga-me lá onde fica a minha liberdade como dono em poder escolher uma raça para ter como animal de estimação, p. ex.

E importante que todos tomemos consciencia do rumo que esta coisa está a levar...
Charlie2
Membro Veterano

domingo mai 16, 2010 12:28 pm

Pois sofia, eu percebi bem o que li, e continuo a char que o CPC quer salvaguardar-se. Quanto ao pagar o justo pelo pecador, é o país que temos. É mau, e é uma chatice, e há donos responsáveis que vão sair lesados. Eu adoro uma das raças PP, mas nunca teria um cão desses em Portugal, mesmo que pudesse.
PS: Quanto ás medidas mais restritas mesmo a nível mundial, elas não foram tomadas apenas porque sim. Há uma mania crescente de achar que algumas leis são feitas porque sim, e não como uma medida de emergência para um problema que já vai longo.
Acena
Membro Veterano
Registado: sábado set 27, 2008 10:53 am

domingo mai 16, 2010 1:38 pm

Charlie2 Escreveu: PS: Quanto ás medidas mais restritas mesmo a nível mundial, elas não foram tomadas apenas porque sim. Há uma mania crescente de achar que algumas leis são feitas porque sim, e não como uma medida de emergência para um problema que já vai longo.
Então qual foi a razão? Que problema queriam resolver?
YolaeFifi
Membro Veterano
Registado: sexta mai 20, 2005 9:16 pm
Contacto:

domingo mai 16, 2010 2:25 pm

ah, então não se tinham apercebido que era disso que se falava aqui:

http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopi ... highlight=
<strong style="background-color: rgb(255, 255, 255);">
</strong>
Responder

Voltar para “Cães”