pardal bico partido

Fórum para trocar ideias sobre os nossos amigos com penas.
Responder
NSilveira
Mensagens: 2
Registado: sábado mai 15, 2010 12:13 pm

sábado mai 15, 2010 12:39 pm

Ora muito bom dia
Ontem a andar de carro dei de caras com um pardal na outra via (provavelmente atropelado). Imóvel, passaram dois carros por cima, e ele nem se mexeu, resumindo trouxe-o para casa apesar de uns contratempos com ele no carro.
Notei que ele partiu o bico superior pela zona das narinas mas só dum lado até meio, de maneira que o bico quando ele dava uma pancada torcia 45-50 graus para o lado direito, sangrou ainda um bocado...

Tratamento: tentei lavar o melhor que pude com soro fisiológico, depois apliquei betadine. Isto foi ontem, entretanto andei a pesquisar por uns sites ingleses, e referiam que em certos casos podia-se aplicar supercola para colar o bico.
Foi o que fiz hoje de manhã, entretanto tenho dado água com uma quantidade minima (mesmo minima) de aspirina diluída, para ver se aquilo lhe alivia de alguma fora.
Vi também que havia malta que dava clavamox ou augomentin (acho que estamal escrito) antibioticos portanto... Que acham?

O bico está no sitio, apesar de lhe ter concerteza colado uma das narinas (não se pode ter tudo...). Assim que o larguei na gaiola ele ficou muito sonolento, talvez tenha ficado de alguma forma pedrado, agora já se mexe bem.

Bom podem achar isto um pouco ridiculo afinal de contas é um pardal, e sinceramente as minhas experiencias com pardais tirando uma, não foram grande coisa. Depois de o agarrar ainda pensei em deixá-lo pelo menos fora da estrada, porque o bixo estava com muito mau aspecto mas a minha namorada não achou piada.
O que faço agora? Que comida dou? Acham que aguenta apesar de ser pardal? (Ah é uma pardala!)

Abraço e obrigado
miu111
Membro Júnior
Mensagens: 19
Registado: segunda mai 03, 2010 1:16 pm

sábado mai 15, 2010 8:41 pm

NSilveira Escreveu:Bom podem achar isto um pouco ridiculo afinal de contas é um pardal
fizeste muito bem em te teres preocupado em tratares dele! admira-me que ninguem te tenha respondido ainda, há por aqui tantas pessoas com grande experiencia com aves... nao entendo. atenção à quantidade da aspirina.


boa sorte
Silviel
Membro Veterano
Mensagens: 300
Registado: quinta nov 19, 2009 11:04 am
Localização: Chinchilas, e Aves.

sábado mai 15, 2010 8:49 pm

Tenta improvisar uma gaiola enfermaria! E mete-o num sitio quente! Depois tenta desimpedir a narina que o animal tem tapada!
Quanto há aspirina! Não sei se deverias ter dado! Por mais diluida que estivesse! Não tens vets na tua zona?
NSilveira
Mensagens: 2
Registado: sábado mai 15, 2010 12:13 pm

domingo mai 16, 2010 5:36 pm

Essa pergunta que me fez é curiosa... O veterinário aqui nem de cães percebe quanto mais de aves, e muito menos de pardais.
Não valia a pena levá-lo, isso tenho certeza absoluta.
Seja como fôr acabou por morrer ontem da parte da tarde. O pingo de super cola também não fez efeito de maneira que também não apliquei segunda dose, estava a espera de alguma resposta daqui.

Quanto à aspirina, sei que em dose excessiva podia ter dado cabo dos rins do bixo. De maneira que peguei num quarto de aspirina dilui por 10ml, e dei-lhe umas gotas apenas com seringa. Dei-lhe quando chegou a casa e morreu um dia depois, faz algum mal a aspirina?

Acho incrivel que um pardal aguente a pancada de um carro, sangre por todo o lado, e não morra directamente por isso.
No entanto são super sensiveis a doenças e infecções...
0Su0
Membro Júnior
Mensagens: 20
Registado: segunda abr 19, 2010 2:47 pm

terça mai 18, 2010 3:27 pm

Olá!
Foi pena só ter visto a sua mensagem hoje...

De que zona de Portugal é?

O mais provavel é que mesmo com assistencia medico veterinária, o pardal nao resistisse. Neste tipo de embates normalmente morrem de hemorragias internas.
De qualquer forma a aspirina é uma péssima ideia, assim como a cola.

Neste tipo de situações o maximo que se pode fazer é fornecer fluidos com suplementos, oxigénio e calor. Não se deve dar comida porque se animal está em choque não consegue digerir nada.

Concluindo, só um veterinário especializado é que poderia ter feito algo visto ter o equipamento e material necessario...

Eu perguntei de onde é porque o pardal, sendo um animal selvagem e não de estimação, deve ser assistido num centro de recuperaçao de animais selvagens. Posso indicar-lhe qual o mais proximo da sua zona no caso de se deparar com outra situação destas!
sara_marreco
Membro Júnior
Mensagens: 22
Registado: sexta fev 24, 2006 10:45 pm

sexta jun 04, 2010 7:22 pm

Olá

Eu conheço um veterinário que é especialista em animais exóticos e é onde costumo levar os meus canários quando há problemas. Não sei se posso citar o nome ou dar o contacto, se precisar envie-me uma mensagem que dou-lhe o contacto da clínica.
Charlie2
Membro Veterano
Mensagens: 4381
Registado: terça mai 05, 2009 5:31 pm

sexta jun 04, 2010 8:41 pm

sara_marreco Escreveu:Olá

Eu conheço um veterinário que é especialista em animais exóticos e é onde costumo levar os meus canários quando há problemas. Não sei se posso citar o nome ou dar o contacto, se precisar envie-me uma mensagem que dou-lhe o contacto da clínica.
Sara o pardal já faleceu....
 «None are more hopelessly enslaved than those who falsely believe they are free»
sara_marreco
Membro Júnior
Mensagens: 22
Registado: sexta fev 24, 2006 10:45 pm

domingo jun 06, 2010 6:51 pm

Paciência...ao menos fez o que podia ser feito dentro dos seus conhecimentos.
Responder

Voltar para “Aves”