Rottweiler

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Fjjord
Membro Veterano
Registado: sexta fev 05, 2010 1:46 pm

domingo mai 16, 2010 2:33 pm

Charlie2 Escreveu:Pois sofia, eu percebi bem o que li, e continuo a char que o CPC quer salvaguardar-se.
O CPC NÃO FOI TIDO NEM ACHADO NA REALIZAÇÃO DA LEI, E NÃO ESTÁ A REGISTAR NINHADAS DE PP'S NÃO PORQUE NÃO QUEIRA MAS POR CAUSA DAS IMPOSIÇÕES DA LEI. Está bem assim? :roll:
"Se não houvesse tótós para enganar não havia tótós enganados, mas o facto é que há tótós que merecem ser enganados" (Eu)
nars
Membro Veterano
Registado: quinta mai 07, 2009 10:49 am
Margarida
Simba

domingo mai 16, 2010 2:34 pm

YolaeFifi Escreveu:ah, então não se tinham apercebido que era disso que se falava aqui:

http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopi ... highlight=
Peço desculpa mas não vi esse tópico.
Aliás fiquei completamente boquiaberta quando recebi aquela resposta por parte do CPC quando solicitei a lista de criadores do Rottweiler.
nars
Membro Veterano
Margarida
Simba

domingo mai 16, 2010 2:44 pm

"Não conseguimos fazer passar a mensagem
mais básica, que se traduz para o facto que os
cães são nossos companheiros de vida, vivem em
nossas casas, pelo que uma grande maioria dos
nossos criadores cria os seus cachorros nas suas
residências e não em canis, dedicando-se a criação
de cães não por intuito comercial mas por pura
paixão.
Uma legislação nacional, concebida por quem
não conhece as realidades da canicultura, nem
tem sensibilidade para a nossa actividade, que
promove fins lucrativos e não amadores, cria
condições e obrigatoriedades impossíveis de serem
postas em prática pela grande maioria dos
nossos criadores, extingue na prática um património
genético e cultural desenvolvido ao longo
de dezenas de anos, enriquecido com uma
qualidade reconhecida internacionalmente e que
inevitável e negativamente se repercutirá no futuro
."
O CPC não regista as ninhadas não por não querer nem para se salvaguardar, não regista porque têm que cumprir x situações e nada podem fazer contra isso, apesar de várias tentativas de diálogo por parte destes.
FeelingNerD
Membro Veterano
Registado: sexta out 30, 2009 6:01 pm

domingo mai 16, 2010 3:19 pm

http://www.amigodorottweiler.com/index. ... 53&lang=pt

Quando o meu namorado a uma semana e tal me falou disto eu nem acreditei que pudesse ser mesmo assim :?
Assinei a petição apesar de que infelizmente, já que são a minha raça favorita, duvido que vá ter algum efeito.
"Breaking apart all this love in my heart,
Close my eyes and move to the back of my mind, where feelings mean nothing.."
joanaduarte
Membro
Registado: quarta fev 17, 2010 2:14 pm

domingo mai 16, 2010 5:21 pm

Creio que existe um equivoco, o CPC pode e registará raças PP's desde que provenham de criadores autorizados pela DGV.

A DGV autorizará a criação a todos os que cumpram com as condições do decreto de lei 315/2009 que honestamente nem são assim tão extremistas... e acessiveis a um criador empenhado. O criador tem que ter um centro de hospedagem licenciado, onde estarão os animais, e os reprodutores terão de passar um teste de aptidão efectuado pelo clube da raça.

O CPC, até ao momento, não registou nenhuma ninhada pois ainda nenhum criador com estas condições terminou o processo de licenciamento com a DGV. Assim que efectuarem as licenças (e como disse, pelo menos um está a faze-lo) o CPC registará todas as ninhadas destes criadores.

Na minha opinião se aplicassem uma legislação semelhante relativa á reprodução de todas as raças, ou ainda mais apertada no que toca á seleção de reprodutores saudaveis e aptos, diminuia-se muitos dos problemas dos cães de raça em Portugal. Criar animais com problemas pelo lucro deixaria de ser somente anti-etico, seria ilegal... Nos PP's já é.

Cumps,
Joana
Acena
Membro Veterano
Registado: sábado set 27, 2008 10:53 am

domingo mai 16, 2010 5:27 pm

joanaduarte Escreveu: A DGV autorizará a criação a todos os que cumpram com as condições do decreto de lei 315/2009 que honestamente nem são assim tão extremistas... e acessiveis a um criador empenhado. O criador tem que ter um centro de hospedagem licenciado, onde estarão os animais, e os reprodutores terão de passar um teste de aptidão efectuado pelo clube da raça.
E quais são as condições necessárias no centro de hospedagem para ter licença da DGV?
tarasofia
Membro Veterano
Registado: quinta mai 17, 2007 5:15 pm

domingo mai 16, 2010 5:38 pm

joanaduarte Escreveu:Creio que existe um equivoco, o CPC pode e registará raças PP's desde que provenham de criadores autorizados pela DGV.
mas isso é o que esta no dl 315/2009... não vejo onde esteja o equivoco :s
Agora quero é ver os criadores de pp, com a grande facilidade que têm em vender os seus cachorros, e com a boa vontade do estado perante estas raças, conseguir cumprir a epopeia de concluir o licenciamento.... eu já puxei uma cadeirita para me abancar :roll:
Fiscalizar, regulamentar é uma coisa...isto de passar a tratar de cães como se fossem vacas é que ja me parece demais... assim como a sua proposta de ainda se alargar a todas as raças :s, então e as pessoas que têm 2 ou 3 cadelas da sua raça de eleição, comprovam a qualidade destas com resultados de expos não podem cruzar e registar as ninhadas porque não têm canis?!?!?!
E os criadores, que vivem com os seus cães em ambiente familiar, e se recusam a refundi-los numa qualquer boxe???
Os meus olhos não  vêm, as minhas mãos não  tocam, mas o meu coração SENTE!
Charlie2
Membro Veterano
Registado: terça mai 05, 2009 5:31 pm

domingo mai 16, 2010 5:38 pm

Fjjord Escreveu:
Charlie2 Escreveu:Pois sofia, eu percebi bem o que li, e continuo a char que o CPC quer salvaguardar-se.
Você é um bocado autista, não é? O CPC NÃO FOI TIDO NEM ACHADO NA REALIZAÇÃO DA LEI, E NÃO ESTÁ A REGISTAR NINHADAS DE PP'S NÃO PORQUE NÃO QUEIRA MAS POR CAUSA DAS IMPOSIÇÕES DA LEI. Está bem assim? :roll:
Eu disse que o CPC se está a salvaguardar na resposta QUE DEU, não que eles tenham feito a lei. POça....
 «None are more hopelessly enslaved than those who falsely believe they are free»
joanaduarte
Membro

domingo mai 16, 2010 5:40 pm

São iguais ás de um hotel canino. Não as conheço decor, mas n deve ser dificil encontrar a legislação. Sei que tem a ver com as areas dos canis, com a altura e tipo de vedações e portoes, com questões tecnicas relacionadas com o saneamento, alojamento e maneio dos animais, etc.
Acena
Membro Veterano

domingo mai 16, 2010 5:43 pm

Condições muito boas para o fabrico em massa, nada extremistas de facto.
nars
Membro Veterano
Margarida
Simba

domingo mai 16, 2010 5:50 pm

Então o intuito é fechar os animais em jaulas e mantê-los ali com um único fim: procriar! ?
Qual é o amante dos animais que vai querer abdicar dos seus companheiros caninos e de os ter sempre na sua companhia para enfia-los num canil?
Qual é o criador que tendo uma quinta espaçosa ou um bom espaço com todas as condições reunidas vai querer enfiar os seus animais em jaulas?
joanaduarte
Membro

domingo mai 16, 2010 6:08 pm

Licenciar não é uma epopeia assim tão Homerica, pois conheço que a esteja a concluir.

Não são condições extremistas no sentido de serem razoavelmente faceis de serem cumpridas, não opinei ou emiti qualquer juizo de valor quanto ao extremismo etico. De qualquer forma já está implicito na lei que a reprodução de qualquer raça tem de ser feita em "canis" pois proibe que existam numa moradia mais que 3 cães. Se tiver tiver uma cadela em casa e fizer criação, legalmente só pode, se só nascerem 2 cachorros... canil por canil, ridiculo por ridiculo ao menos a a lei dos pp's garante que os canis têm condições... Em relação ás outras raças podem ser "enfiados" onde der mais jeito pois não exite regulamentação nenhuma...

Defendi o alargamento da lei no que diz respeito á seleção de reprodutores aptos e saudaveis. Neste momento para registar uma ninhada basta que os pregenitores tenham LOP. Se são saudaveis fisica e mentalmente, se estão alojados em condições ou se cumprem os estalões das raças não tem qualquer peso no registo... É contra isso que me oponho. A lei dos PP não é de todo ideal, mas ao menos acaba com o registo de animais filhos de pais que nunca o deviam ter sido. Eu gosto de ver o copo meio cheio...

Cumps,
Joana
Acena
Membro Veterano

domingo mai 16, 2010 6:12 pm

joanaduarte Escreveu: De qualquer forma já está implicito na lei que a reprodução de qualquer raça tem de ser feita em "canis" pois proibe que existam numa moradia mais que 3 cães. Se tiver tiver uma cadela em casa e fizer criação, legalmente só pode, se só nascerem 2 cachorros... canil por canil, ridiculo por ridiculo ao menos a a lei dos pp's garante que os canis têm condições... Em relação ás outras raças podem ser "enfiados" onde der mais jeito pois não exite regulamentação nenhuma...
Porquê 2 cachorros?
nars
Membro Veterano
Margarida
Simba

domingo mai 16, 2010 6:14 pm

joanaduarte Escreveu:Licenciar não é uma epopeia assim tão Homerica, pois conheço que a esteja a concluir.

Não são condições extremistas no sentido de serem razoavelmente faceis de serem cumpridas, não opinei ou emiti qualquer juizo de valor quanto ao extremismo etico. De qualquer forma já está implicito na lei que a reprodução de qualquer raça tem de ser feita em "canis" pois proibe que existam numa moradia mais que 3 cães. Se tiver tiver uma cadela em casa e fizer criação, legalmente só pode, se só nascerem 2 cachorros... canil por canil, ridiculo por ridiculo ao menos a a lei dos pp's garante que os canis têm condições... Em relação ás outras raças podem ser "enfiados" onde der mais jeito pois não exite regulamentação nenhuma...

Defendi o alargamento da lei no que diz respeito á seleção de reprodutores aptos e saudaveis. Neste momento para registar uma ninhada basta que os pregenitores tenham LOP. Se são saudaveis fisica e mentalmente, se estão alojados em condições ou se cumprem os estalões das raças não tem qualquer peso no registo... É contra isso que me oponho. A lei dos PP não é de todo ideal, mas ao menos acaba com o registo de animais filhos de pais que nunca o deviam ter sido. Eu gosto de ver o copo meio cheio...

Cumps,
Joana
O problema é que muitos criadores não vão estar dispostos a essas normas, e vão acabar por desistir. E se assim for estas raças têm dias contados no nosso país.
Já para não falar naqueles que para além de não estarem nem aí para essas normas não vão parar com a criação e vão comercializar os seus cachorros com ou sem registo no CPC e aí deixa de haver controlo.
tarasofia
Membro Veterano
Registado: quinta mai 17, 2007 5:15 pm

domingo mai 16, 2010 6:15 pm

Eu também não vejo as coisas dessa forma extremiosta.... vamos lá ver, não é o facto de alguem possuir condições para criar esta instalações e faze-lo que o torna de imediato um explorador de cães.
O que é demais é restringir a possibilidade de reproduzir cães a essa meia dúzia de pessoas, excluindo à partida muitos criadores de longos anos, que muito fizeram pelas raças e que não têm condições fisicas para criar este tipo de instalações, reduzindo a nada o esforço que fizeram ao longo de anos a criar linhas melhoradas destas raças.

E quem ainda se ilude, que medidas destas vistam em alguma coisa o melhoramento do bem estar animal, então são mesmo ingenuos... porque como ja referi neste tópico, se a intenção fosse acabar com alguma coisa, como a negligência dos donos, puniam-se os donos e não os cães, se fosse melhorar as condições em que se reproduzem cães, fiscaliza-se os reprodutores ou ainda se fosse acabar com o flagelo do abandono, proibia-se não a reprodução de animais puros mas sim de todos os rafeirolas que todos temos em casa e que milhares insistem em reproduzir, como se existisse algum proposito nisso...mas não...
Os meus olhos não  vêm, as minhas mãos não  tocam, mas o meu coração SENTE!
Responder

Voltar para “Cães”