Treino para cães/ Polícia!!!! (Cães Toxicodependentes)

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Mila
Membro
Registado: quinta jan 16, 2003 9:11 pm

segunda out 27, 2003 2:19 pm

Desde algum tempo, que venho pensando neste tema.

Isto porque, ao falar com um Agente da PSP, resolvi perguntar se enviavam a droga toda que encontravam para Lisboa, para efectivar a sua destruição, ou se ficavam com alguma para treinar os cães.
A resposta dele não foi conclusiva porque disse que, não treinavam os cães com droga, mas depois começou a rir...tal com perguntei se batiam nos Arguidos e ele disse que não, mas sabia de umas formas que não ficava marca!.

Posto isto, fiquei a pensar, serão os cães polícia "toxicodependentes", até porque eles têm que farejar a droga, e para isso têm de saber o cheiro da mesma!!!!
bbaixo
Membro Veterano
Registado: quinta jul 03, 2003 10:59 am

segunda out 27, 2003 2:24 pm

Ora viva

Pela conversa que já tive com treinadores, os cães policia treinados para farejar drogas não são toxicodependentes, são treinados com um estimulador (ou brinquedo, ou churro, ou que lhe quiserem chamar).

Estimulador este que geralmente são bocados de pano enrolados, sendo préviamente mergulhados numa solução que contenha drogas disssolvidas.

Posto isto os cães recebem um treino de pistagem.

Penso que quem poderá ajudar um pouco neste tema o JcSousa, pois ele já fez alguns treinos de pistagem.
pedro_adr
Membro Veterano
Registado: terça out 14, 2003 7:02 pm
Contacto:

segunda out 27, 2003 2:51 pm

Oi pessoal,

Essa coisa de dizer que os cães policia são toxicodependentes é completamente falso. Os cães treinados para esse tipo de trabalho teêm como caracteristica principal, de gostar de brincar com o dono e é essa complicidade com o dono que o faz tão eficaz. Já tive a oportunidade aqui em França de visitar a alfandega francesa nos pirineos e assitsti a um treino de busca de droga (um exercicio); desta vez os agentes da alfandega tinham numa lata vários e verdadeiros pedaços castanhos de Cannabis que serviram para o tal exercicio; o cão tem tanta pressa na sua procura que até parece que está com falta de droga, mas depois ele ter achado a droga vê-se logo o que realmente motivou o cão, era de brincar com o dono com uma boneca de pano, e corria, saltava, e tudo isso mostrou bem que o cão só procurava satisfação com o dono e nada mais, mas não porque ele estava drogado; além disso, o cão não tem a inteligência do homen e dúvido que ele perceba que a droga possa lhe fazer qualquer coisa se ele fosse realmente toxicodependente. O cão não é uma pessoa, mas um ser a parte ;)
Até,
Pedro.
gary
Membro Veterano
Registado: quarta dez 12, 2001 12:10 am

segunda out 27, 2003 3:20 pm

Mila Escreveu:
A resposta dele não foi conclusiva porque disse que, não treinavam os cães com droga, mas depois começou a rir...tal com perguntei se batiam nos Arguidos e ele disse que não, mas sabia de umas formas que não ficava marca!.
Iá, minha !
Também com perguntas dessas. admira-me que não tivesse sido presa.
Um abraço
KROZ
Membro Veterano
Registado: quarta jan 30, 2002 2:48 am

segunda out 27, 2003 3:21 pm

gary Escreveu: Iá, minha !
Também com perguntas dessas. admira-me que não tivesse sido presa.
:lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:
PauloC
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

segunda out 27, 2003 4:04 pm

Posto isto, fiquei a pensar, serão os cães polícia "toxicodependentes", até porque eles têm que farejar a droga, e para isso têm de saber o cheiro da mesma!!!!
Pois....e os que procuram explosivos snifam dinamite e injectam-se com nitroglicerina!!!! :roll:

Desculpe, mas não resisti!!!!
cgtorres
Membro Veterano
Registado: terça out 29, 2002 11:39 am

segunda out 27, 2003 4:07 pm

PauloC Escreveu:
Pois....e os que procuram explosivos snifam dinamite e injectam-se com nitroglicerina!!!! :roll:

Desculpe, mas não resisti!!!!
:lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:
Cybergirl
Membro Veterano
Registado: sexta jan 31, 2003 11:17 am

segunda out 27, 2003 4:14 pm

Olá Mila,

Os treinos de aprendizagem, são feitos utilizando o brinquedo, (eu vi com bonecas), que os cães tanto gostam para brincar.

É neste jogo de cumplicidade, entre o cão e o seu treinador, (utilizando o brinquedo), que se baseiam .....acredite que é lindo de observar!!!!
Nuria
Membro Veterano
Registado: terça dez 11, 2001 8:16 pm

segunda out 27, 2003 4:33 pm

e acrescento, a droga não tem o mesmo efeito nos cães, que tem em nós.
Mila
Membro
Registado: quinta jan 16, 2003 9:11 pm

segunda out 27, 2003 5:30 pm

Caro Gary

se fiz essa pergunta ao Agente da PSP, é porque tenho uma certa lidação profissional com ele.

E Já agora quem dá mandado de prisão são os juízes, as autoridades policiais detem os suspeitos ou arguidos.

PauloC

Tive o cuidado de escrever toxicodependentes entre "". Nunca referi que o eram, Atenção.

A minha duvida reside no facto de como disse os animais têm de conhecer o cheiro da droga, mas já fiquei elucidada com as restantes respostas normais, que em vez de gozarem com o facto, preocupam-se em campartilhar o seu conhecimento.
rmt75
Membro
Registado: segunda set 23, 2002 3:35 pm

segunda out 27, 2003 5:39 pm

Mila Escreveu: Desde algum tempo, que venho pensando neste tema.

Isto porque, ao falar com um Agente da PSP, resolvi perguntar se enviavam a droga toda que encontravam para Lisboa, para efectivar a sua destruição, ou se ficavam com alguma para treinar os cães.

Desculpe, mas drogar os cães é completamente mentira...
Seria dizer o mesmo, que os cães que procuram pessoas desaparecidas debaixo de escombros, comem as pessoas para lhes sentir o cheiro...

Abraço
sea
Membro Veterano
Registado: domingo jun 22, 2003 8:20 pm

segunda out 27, 2003 6:45 pm

Infelizmente estamos a brincar com este assunto, digo infelizmente porque há muitas pessoas por aí que acredicam que os cães são drogados.

Basta perguntarem o que pensam sobre este asunto aos vossos colegas de trabalho, se não forem veterinários ou entendedores no assunto.

Se formos a ver existem situações bem más a que nós sujeitamos os cães para benefício de outros. A organização que estuda a Leishmaniose em Portugal contamina Beagles com a doença para procurar a sua cura.

As pessoas ouvem tanta coisa diariamente que acreditam em tudo o uqe for terrivel.
Sir_Lancelot
Membro Júnior
Registado: quinta out 02, 2003 6:06 pm

segunda out 27, 2003 7:29 pm

A vida sem bom humor não seria a mesma não é verdade? :p

Mas ainda bem que quando me comecei a interessar por cães não vim aqui ao fórum esclarecer as minhas dúvidas... fariam de mim o bombo da festa... :?
PauloC
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

segunda out 27, 2003 7:37 pm

PauloC

Tive o cuidado de escrever toxicodependentes entre "". Nunca referi que o eram, Atenção.
Então explique-me lá o que quer dizer com as "aspas" que é para ver se eu entendo a sua dúvida para lhe responder sem ser em tom de brincadeira. É que para mim as aspas tinham a ver com o facto de toxicodependentes serem normalmente chamados os seres humanos ( viciados em drogas), mas que você se estaria a questionar se os cães eram tornados dependentes de drogas para assim melhor as procurarem!

É obvio que os cães têm de conhecer o cheiro da droga, senão não saberiam o que procurar!! Mas para isso não precisam de se tornar dependentes dela. Normalmente a droga é inserida dentro de um objecto (existem vários tipos) e o cão é incentivado a procurá-la como se de uma brincadeira se tratásse. Já assisti a um treino do genero ma GNR (há muitos anos) e a droga ( Liamba) estava dentro de um osso de madeira oco com uns furinhos. O Osso era dado a cheirar ao animal da mesma forma que nós damos um dos brinquedos que usamos com os nossos cães quando queremos brincar com eles. Depois era escondido. O Animal então partia à procura dele e quando o encontrava, 'chamava' alegremente o treinador para o local, onde ficava alegremente a abanar o rabo ( eram Labradores pretos) à espera de nova 'brincadeira'.
Treinar um cão destes dá trabalho e custa muito tempo e dedicação. É um investimento grande, e que sendo bem aproveitado poderá render bons anos de trabalho conjunto e proveitoso. "Drogar" um cão destes seria uma estupidez porque seria destruí-lo em pouco tempo, e em vez de um cão a prestar um bom trabalho teriamos um ser destruido a arrastar-se com esforço procurando desesperadamente por uma nova dose.

Abraços
Paulo C.
Pt_men
Membro Júnior
Registado: domingo jul 27, 2003 6:26 pm

segunda out 27, 2003 8:37 pm

Mila Escreveu: Caro Gary

se fiz essa pergunta ao Agente da PSP, é porque tenho uma certa lidação profissional com ele.

E Já agora quem dá mandado de prisão são os juízes, as autoridades policiais detem os suspeitos ou arguidos.

PauloC

A minha duvida reside no facto de como disse os animais têm de conhecer o cheiro da droga, mas já fiquei elucidada com as restantes respostas normais, que em vez de gozarem com o facto, preocupam-se em campartilhar o seu conhecimento.
Olá a todos

Ainda bem que no meio de tanta "pancada" que deram na Mila, houvesse quem construtivamente tivesse explicado como de facto a realidade é bem mais simples que o mito. :roll:

A todos os que aproveitaram para se divertirem, mais valia terem remetido para um tópico bem recente sobre mitos caninos. :p

Um abraço
Nuno Matias
Responder

Voltar para “Cães”