Juntar bebe com gato semi adulto.

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Catarina1
Membro Veterano
Registado: sábado nov 01, 2003 4:47 pm
Contacto:

quarta mai 19, 2010 8:30 pm

Ora, deixem-me tentar explicar...

Adoptei à uns dias um gatinho bebe, ao qual lhe chamei Zuky.
Como já tinha um gato em casa, recomendaram-me fazer testes de Fiv e Felv e deu negativo para ambos, então já se andaram a cheirar... Aliás, andaram a cheirar-se antes dos testes.. A naba nunca teve dois gatos então não sabia. Mas foi só um dia... Como fui com mais pequeno ao veterinario logo no dia a seguir a ter ido busca-lo, fez logo o teste, e disseram-me para levar o outro pra ver se tava tudo ok.

E o que é certo, está!

Agora, tenho os dois pequenos a miar, um de cada lado da porta. Mas quando o meu mais velho se empolga todo, embrulha-se no mais pequeno e morde-lhe. Digam-me que é normal... E ás vezes as orelhas, rabo, mas já lhe deu umas lambidelas, mas não consegue conter os dentinhos e lá lhe morde. E se o pequeno começa a correr, o mais velho corre atrás dele... O que não acho muita graça e fico com receio.
Disseram-me que os encontros tinham que ser curtos, mas nao sei se estou a fazer as coisas como deve de ser...

As coisas entre bebes deviam ser faceis né?
O meu mais velho tem 7 meses e é castrado.
Este pequenote, talvez um mês e pouco. É macho também.

Fotos

Imagem

Isto foi no primeiro dia
Imagem

Imagem

Imagem

Algumas dicas?

Beijinhos
Catarina Duarte

Bianca - 23/01/1993 ~  05/10/2009
Rocasman
Membro
Registado: quinta mai 13, 2010 6:37 pm
Duas tartarugas - Liedson e Saviola;
E um gatinho atrevido no quinta

quarta mai 19, 2010 9:18 pm

Boa noite, em primeiro lugar quero dizer-lhe que tem dois gatinhos absolutamente deliciosos :)
Já passei por isso, no entanto o que lhe vou dizer é apenas a minha experiência e não tem qualquer fundamento científico...
Eu tinha um gato siamês adulto e ofereceram-me mais uma gatinha persa bebé... eu não tive muito receio também porque na altura era miúda e não tinha noção do que poderia acontecer, no entanto tomei algumas atitudes para promover a socialização deles, pegava no gato adulto e levava à beira do bebé para o cheirar... ele bufava (o adulto) e levava a pata à cabeça do bebé... no entanto esses comportamentos foram desaparecendo, eu insistia e juntava-os muitas vezes até que começaram a dar-se e a brincar juntos... até tiveram filhotes :)
Acho que o convívio é possível, deve insistir e aproximá-los até que se conheçam e o receio desapareça...
No entanto como lhe disse é apenas a minha opinião e espero os membros com mais experiência a possam ajudar!
maraya
Membro Veterano
Registado: segunda nov 17, 2008 6:43 pm

quarta mai 19, 2010 9:24 pm

Antes de mais, os gatuxos são Lindos :D e a tatuagem também :oops:

Deixo aqui um tópico que pode ajudar:
http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=68149

Boa sorte :wink:
<p>"A d&uacute;vida &eacute; o principio da sabedoria." - Arist&oacute;teles </p>
<p>"<strong>N&atilde;o existe conversa mais tediosa do que aquela onde todos concordam</strong>." - Michel de Montaigne</p>
Catarina1
Membro Veterano
Contacto:

quarta mai 19, 2010 9:48 pm

Obrigada pelas respostas... E elogios á Tatuagem que tenho :)

E o topico da Leonilde foi muito util e lembrei-me que à um bom tempo já lhe tinha deitado os olhos.

Agora, uma coisa é certa, o mais pequenino tá no meu quarto e o amarelo, o Micky ás vezes vem aqui para a porta miar, mas um miar de 'grrrauu' nao sei exemplificar como ele mia, mas nao é um miar muito simples tipo 'miau' LOL Não sei se deu para perceber.
Contudo, eu ainda vou ter com o Micky e dou-lhe muitos beijinhos e festinhas. E quando estão os dois juntos, e o Micky se empolga, maioria das vezes eu agarro nele e não no pequeno. Sei lá se estou a fazer bem ou não.

E sim, eu sou daquelas pessoas anciosas que os gatos se dêm logo bem, assumo isso, porque quem me conhece sabe que até sofro bastante por antecipação e custa-me ver o Micky atacar o pequenote. E começo a ficar impaciente. Porque conheço o Micky bastante bem... Se ele quiser morder, ele morde. Eu tenho uma cadela rottweiler que ás vezes tem que fugir do Micky porque este só lhe quer morder as pernas.
Não sei se a cadela ficou muito contente por ver mais uma bola de pêlo que futuramente, sabe-se lá, se vai atirar ás pernocas dela! :lol:

Não sei é como interpretar as mordidas e agarranços do Micky ao pequeno. E ás vezes as presseguições.
Catarina Duarte

Bianca - 23/01/1993 ~&nbsp; 05/10/2009
SaraC
Membro
Registado: sábado jul 26, 2008 10:14 pm

quarta mai 19, 2010 10:50 pm

Catarina1 Escreveu: Imagem
Só para lhe dizer que tem uns gatos lindos e que achei um piadão a esta foto.

O amarelo tá mesmo com um ar "anda cá, anda... que te mando umas patadas" :wink: :D

O tópico da Leonilde está completo agora é seguir com as apresentações.
É um processo gradual e daqui a pouco tempo já não sabem viver um sem o outro...
catrules
Membro Veterano
Registado: sábado ago 08, 2009 11:29 pm
1 Gata
1 Papagaia

quarta mai 19, 2010 11:48 pm

Boa noite,

Pelo que descreveu os seus gatos já foram apresentados e já estão a socializar.
O facto de as brincadeiras lhe parecerem um pouco brutas é normal, os gatos brincam dessa forma é só ter em atenção se as pontinhas das unhas estão cortadas pq na brincadeira e sem intenção podem magoar-se.

Os meus ainda continuam a brincar dessa forma às vezes parece mesmo que estou a ver um duelo de wrestling o mais velho atira-se com o peso todo para cima dela :roll: mas ela apesar de mais pequena não se fica 8)
S&oacute;nia
Catarina1
Membro Veterano
Contacto:

quinta mai 20, 2010 7:10 am

Olá.

As unhas de ambos estão cortadas, o que me preocupa são as dentolas do amarelo e o facto de ele er todo brutamontes.
Catarina Duarte

TSaphira
Membro Veterano
Registado: quinta out 16, 2008 8:33 am

quinta mai 20, 2010 9:52 am

Relativamente aos testes Fiv e Felv que fez ao pequenote de mês e meio, desculpe dizer-lhe mas poderão não dar os resultados efectivos...
Só a partir dos seis meses é que os testes se tornam fiáveis, pois até lá o bichano tem as defesas dadas pela mãe e o teste "chapéu".

Relativamente à junção dos dois, sensibilidade e bom senso q.b. é muito importante, pois muitas vezes as brincadeiras deles são muito brutas parecendo mesmo lutas a sério.
Quando estiverem juntos sobre a sua supervisão há-de reparar que essas "lutas" acontecem, mas quase de seguida o mais novo procura o mais velho a desafiá-lo... não é ousadia do mais novo, é brincadeira.

Afinal, no fundo, são os dois bébés :)
<p>Bem hajam</p>
<p>Teresa</p>
<p>Cita&ccedil;&atilde;o: "Viver &eacute; a arte de sorrir quando a vida diz que n&atilde;o"</p>
Catarina1
Membro Veterano
Contacto:

sexta mai 21, 2010 1:53 pm

TSaphira Escreveu:Relativamente aos testes Fiv e Felv que fez ao pequenote de mês e meio, desculpe dizer-lhe mas poderão não dar os resultados efectivos...
Só a partir dos seis meses é que os testes se tornam fiáveis, pois até lá o bichano tem as defesas dadas pela mãe e o teste "chapéu".

Relativamente à junção dos dois, sensibilidade e bom senso q.b. é muito importante, pois muitas vezes as brincadeiras deles são muito brutas parecendo mesmo lutas a sério.
Quando estiverem juntos sobre a sua supervisão há-de reparar que essas "lutas" acontecem, mas quase de seguida o mais novo procura o mais velho a desafiá-lo... não é ousadia do mais novo, é brincadeira.

Afinal, no fundo, são os dois bébés :)
Pois, olhe, não me informaram sobre ele ser pequenino... Mas não me importo de quando ele tiver 6 meses fazer os testes de novo.
Este foi retirado da mãe á pouco tempo e sendo ele tao pequenino também não teve com ela muito tempo. O que é facto é que ele tava com mais 12 gatinhos, e teve contacto com 5 adultos, um deles que é da idade do meu Micky e lava-os a todos.

Eu percebo a parte das brincadeiras, mas percebo aqui na escrita, fazem todo o sentido, mas quando estou a olhar para os meus bichanos, já não consigo interpretar dessa maneira.
Por exemplo, o Micky não pode ver o Zuky a brincar com alguma coisa que salta-lhe por trás, embrulha-o nas patas e morde-o. É isto que eu pergunto se é normal!
E em vez de eu agarrar no pequeno, agarro no Micky, também não sei se tá certo, mas tento não demonstrar que estou a proteger o mais pequeno.
Catarina Duarte

TSaphira
Membro Veterano

sexta mai 21, 2010 2:19 pm

As emboscadas e a caça são das brincadeiras preferidas entre os gatuchos. O que tem que avaliar é se essa mordida provoca ferida, ou é uma simples simulação do que fariam na Natureza, pois é a brincar que eles aprendem...

Deixe-os um pouco à vontade, sob sua supervisão, mas sem intervir, e verifique. O mais velhinho, pode até sentir algum ciume, mas só raramente eles se envolvem em brigas verdadeiras... normalmente optam pela fuga, em vez da briga.

Estou a falar de bichanos de casa... O mais velhinho deverá ser castrado a partir dos 7/8 meses, para evitar e ebulição das hormonas, que algumas vezes geram brigas feias por causa do território.

Haverá casos que fogem a esta "normalidade", mas vulgarmente têm associadas outras componentes, como por exemplo algum trauma.
<p>Bem hajam</p>
<p>Teresa</p>
<p>Cita&ccedil;&atilde;o: "Viver &eacute; a arte de sorrir quando a vida diz que n&atilde;o"</p>
Catarina1
Membro Veterano
Contacto:

sexta mai 21, 2010 9:20 pm

Obrigada TSaphira.

Realmente as mordidas não provocam feridas, até porque eu retiro o grandalhão logo de cima do pequenito.
O micky que é o grandalhão que falo, já está castrado. Andei a fazer contas como deve de ser e ele está nos 8 meses, e nao nos 7 como referi, mas a diferença é pouca!

Quando o micky lhe morde, ele coitado, mia como se o estivessem a matar, então deduzu que ele o esteja a magoar, mesmo que para ele seja brincadeira. Secalhar não estou a fazer a melhor sociabilizaçao possivel, mas é o maximo que consigo dentro das informaçoes que tenho. A mim até me disseram "dois dias e tens os bichos amigos" ya ya! bem, mesmo que leve 3 , 4 semanas... eu quero é que eles se dêm bem, mas o pequeno é muuito pequeno para se defender de alguma coisa. O micky é gigante!

Mas vou esperando que me dêm dicas... Além de tudo o que já foi dito!

Obrigada
Catarina Duarte

TSaphira
Membro Veterano

sábado mai 22, 2010 9:52 pm

Tem que ter paciência, calma e sangue frio :)
Os pequenos têm tendencia a gritar, quando essas brincadeiras surgem... é o papel deles...
Dê-lhes espaço e veja como as coisas evoluem, sem a sua intervenção... até podem nem vir a ser os melhores amigos do mundo, mas vai ver que a situação irá evoluir positivamente :)
Dê sempre mimos ao mais velho antes de dar ao pequenote, para prevenir eventuais ciumes... estimule a brincadeira entre os dois :), e deixe-os entenderem-se os dois. :)
<p>Bem hajam</p>
<p>Teresa</p>
Catarina1
Membro Veterano
Contacto:

domingo mai 23, 2010 8:41 am

Eu bem que estimulo a brincadeira entre os dois, mas nada. Já tive casos dos dois estarem com as orelhas para trás e saltarem um para cima do outro a morderem-se.

Eu tenho é muitas vezes o grande, a miar do lado de fora, a querer entrar... Agora fico na duvida se é por causa do pequeno, se é por causa da comida dele :?
Não sei, espero que isto corra bem... Ou pelo menos tenha um final feliz, pra breve!
Catarina Duarte

Marmag
Membro Veterano
Registado: quarta jun 02, 2010 1:05 pm

sexta set 03, 2010 11:49 am

Então...novidades?
Como estão as ferinhas?
Catarina1
Membro Veterano
Contacto:

segunda set 06, 2010 12:56 am

Olá!

Passado uns bons meses... Os gatos estão os melhores amigos do mundo, com alguma perseguições à mistura! O bébocas mais novo está lindo de morrer, e o Micky está um Senhor.
Não passei mais por cá porque tenho passado por uns momentos dificeis monetáriamente e só tem vindo a piorar. Então fico sem muita vontade de aparecer pela net a nivel geral.

Mas vou ver aqui umas fotos, para vos mostrar os bichinhos

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

O Zuky para a idade que tem, 5 meses, está enorme.
Mas graças a Deus está tudo saudavel!
Catarina Duarte

Responder

Voltar para “Gatos”