O cão que roeu o cano...

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
doglover80
Membro Veterano
Registado: domingo jun 21, 2009 12:03 am

terça set 15, 2009 12:00 pm

cpontos Escreveu:Não, mas depois da esterilização eu dou noticias! :D
Tou um pouco céptico quanto a essa solução, mas sou a favor da esterilização generalizada, por isso espero que a operação corra bem.
<p><strong><a href="http://www.bomcaopanheiro.blogspot.com">www.bomcaopanheiro.blogspot.com</a></strong>&nbsp;</p>
LucNun
Membro Veterano
Registado: sexta jan 09, 2009 1:38 pm

terça set 15, 2009 12:33 pm

Esterilizar para acabar com comportamentos inatos raramente resulta. Conheço mesmo casos em que os cães se tornaram até mais truculentos.

Mas aqui ela impõe-se por força de lei, pois é um pit. :wink:
Ol&aacute;, eu sou a Bronkas de outros f&oacute;runs!
cpontos
Membro Veterano
Registado: terça jan 13, 2009 7:04 am

terça set 15, 2009 12:40 pm

LucNun Escreveu:Mas aqui ela impõe-se por força de lei, pois é um pit. :wink:
Exacto :wink: Ele tem mesmo de ser esterilizado, e no entretanto esperemos que acalme um pouco. Se não acalmar, adoramo-lo na mesma e assim vai continuar até ao fim da vida dele :D
LucNun
Membro Veterano

terça set 15, 2009 1:21 pm

cpontos Escreveu:
LucNun Escreveu:Mas aqui ela impõe-se por força de lei, pois é um pit. :wink:
Exacto :wink: Ele tem mesmo de ser esterilizado, e no entretanto esperemos que acalme um pouco. Se não acalmar, adoramo-lo na mesma e assim vai continuar até ao fim da vida dele :D
Vai acalmar, sim, a idade trar-lhe-á algum "senso". :D E a castração pode também trazer-lhe, com o tempo, alguma acalmia, mas não vai influir grandemente sobre aquilo que ele é, sobre o carácter com que nasceu. No entanto, as tropelias de que a dona se queixa agora são simplesmente comportamento de cachorrão, e isso passa a todos. :D
cpontos
Membro Veterano

terça set 15, 2009 1:27 pm

Ah, esqueci-me de partilhar um detalhe que me tem deixado muito contente: há já uma semana que chego a casa e não há vestigios de urina em lado nenhum! Ele já se controla!

Pronto, não é nada de especial, mas eu pensava que ele não ia aprender tão cedo, até porque conheço cães que são excepcionalmente bem-educados e saudáveis e com 4 e 5 anos ainda sujam a casa na ausência dos donos.

Sucesso! :D
xenita
Membro Veterano
Registado: quinta jul 24, 2008 12:07 pm

terça set 15, 2009 2:10 pm

Boas
Tenho machos (2 serra da estrela de pelo grande, 1 srd grande, 1 pelo de arame de caça) que nunca aprenderam a não marcar território.
Sempre pensei que os machos não deixavam de marcar sítios.
Uma vez visitei uma pessoa que tinha os pés das cadeiras as pontas dos sofás todas cobertas com plástico por causa do cão que tinha em casa .e fique com essa ideia.
Para ter dentro de casa sempre optei por cadelas. Porque achei que os cães não deixavam de urinar em todo o lado.
Tenho vários machos e pela manhã sempre que são soltos vem buscar uma guloseima.
Entram na cozinha e sentam se, ficam a espera que lhes dê alguma coisa. Pão com manteiga ou umas bolachas com manteiga.
E marcam sempre o território eu bem ralho mas não adianta nada. Todos os dias é sempre a mesma coisa. Tenho uma toalha que serve mesmo para isso, penduro a toalha numa cadeira é matemático. Se o saco do lixo estiver ajeito também leva esguicho.

Fora isso são bem comportados.

Nada de especial.... é uma vitórias das grandes :lol:
LucNun
Membro Veterano

terça set 15, 2009 2:31 pm

cpontos Escreveu:Ah, esqueci-me de partilhar um detalhe que me tem deixado muito contente: há já uma semana que chego a casa e não há vestigios de urina em lado nenhum! Ele já se controla!

Pronto, não é nada de especial, mas eu pensava que ele não ia aprender tão cedo, até porque conheço cães que são excepcionalmente bem-educados e saudáveis e com 4 e 5 anos ainda sujam a casa na ausência dos donos.

Sucesso! :D
Ora bem, o tipinho está a crescer! :D
moslie
Membro Veterano
Registado: sábado jun 27, 2009 10:00 pm

quarta set 16, 2009 7:15 pm

A "personalidade" dos animais é muito condicionada por factores externos e claro, pelo factor hormonal.
Daí que machos sob efeito da testosterona tenham um comportamento e depois e castrados tenham outro.
O permanecerem os comportamentos, por vezes deve-se a que o animal já enraizou hábitos, mas os que eram provocados pelo efeito hormonal, regra geral desaparecem, sim.

Conheço pessoas com animais em casa, machos, raça pequena, agressivos, dominantes e marcadores. As pessoas nunca optaram pela castração e acabaram por se desfazer do animal. Teria sido muito fácil resolver o problema mas os donos resisitiam a essa ideia, com o velho preconceito português.

Não é por acaso que os animais de trabalho em que se exige obedi&#7869;ncia, concentração, e facilidade em lidar com eles, sejam esterilizados.
doglover80
Membro Veterano
Registado: domingo jun 21, 2009 12:03 am

quarta set 16, 2009 9:47 pm

moslie Escreveu:Não é por acaso que os animais de trabalho em que se exige obedi&#7869;ncia, concentração, e facilidade em lidar com eles, sejam esterilizados.
Não é bem assim, compram-se muitos cães de campeões de obediência, e de facto não conheço nenhum esterilizado.
<p><strong><a href="http://www.bomcaopanheiro.blogspot.com">www.bomcaopanheiro.blogspot.com</a></strong>&nbsp;</p>
cpontos
Membro Veterano

terça mar 30, 2010 10:09 am

Ora cá estou eu a contar novidades do meu Conan, o Bárbaro!

Bom, de facto, ele está mais calmo (um nadinha mais calmo, quase não se nota...). E depois de uma temporada no anexo, durante as nossas ausências, voltámos a experimentar deixá-lo em casa. E não é que o puto tem-se portado lindamente? Não destrói absolutamente nada, quando chego está deitadinho a dormitar. Nem na roupa toca, hihi.

Noto é que tem uma bexiga muito pequena. Durante a noite descuida-se sempre! Não há dia em que acorde e não dê com uma poça de xixi na cozinha. O que vale é que é sempre no mesmo sítio. E até o levamos à rua já tarde. E nem a mini corrida antes de nanar impede que acorde durante a noite.

Aumentei o tempo dos passeios e como agora tentei usar uma halti para as saídas, sinto-me mais confiante com ele na rua. Já caminhamos, por vezes sem destino, pela cidade adormecida (porque à noite estico-me um pouco mais). E confesso que é recompensador, poder passear o meu cão e fortalecer os nossos laços, quer no próprio passeio, quer na corrida à volta do parque que fazemos sempre nessas alturas. Lá vai ele a saltitar, todo feliz! :D

Consegui comprar a bola que procurava e ela tem resistido (contra todas as expectativas! :o ). E foi uma forma perfeita de treinar o 'larga' e o 'dá'. Além de que é para ela que canalizamos a parvoíce quando ele tenta, ternurentamente, abocanhar pulsos e mãos.

Em resumo, ultimamente ando muito satisfeita com o meu canídeo. É realmente um amigalhaço (parvinho, sim, mas mesmo amigo)! Tento convencer o esposo a adoptar uma pequena para lhe fazer companhia, mas ele ainda não se sente confiante... Pode ser que sim, ainda este ano... :wink:
Jony5
Membro
Registado: segunda mar 08, 2010 9:35 pm

terça mar 30, 2010 10:23 am

boas,pode ser que ajude:

www.adestradoronline.com

:lol:
cpontos
Membro Veterano

quinta mai 20, 2010 9:34 am

Ora bom dia!

Epah... eu não quero desistir do meu cão (e não vou!) mas confesso que me tem levado frequentemente ao desespero, nas últimas semanas...

Voltou ao mesmo (ver início do tópico, primeiro post)!! Resumo: depois de me ter destruído os móveis da cozinha e os canos do lava loiça, passei a deixá-lo no anexo durante os dia, visto que passa cerca de 8 horas sozinho em casa. Tinha quase 1 ano, nesta altura. Não o deixo no quintal porque ele salta para o do vizinho. Ao fim de um certo tempo (alguns meses) resolvemos tentar deixá-lo em casa, pois já estava mais crescido e o treino mais consolidado. Ele é muito obediente em casa, muito bem comportado. Um nadinha teimoso, mas nada que não se vergue, porque não lhe damos abébias. Mesmo na rua já noto que quase não puxa, mas de vez em quando dá-lhe alguma coisinha má e toca de puxar (ou tentar...). Bom, passou a ficar em casa durante o dia e portava-se lindamente! Eu andava super feliz porque via resultados nos meus esforços. Já não fazia necessidades na cozinha, aumentamos bastante o tempo dos passeios, comprámos-lhe um Kong que ele adora quando tem comida dentro e que vai buscar sempre que nos quer convidar para a brincadeira, mudámos a ração para uma melhor de modo a diminuir o número de evacuações. Nos primeiros dias abria a porta de casa a medo, porque não sabia o que ia encontrar destruido, mas tinha sempre belas surpresas! Encontrava-o a dormir com as gatas, e tudo limpo!

Acontece que há um par de semanas retrocedeu! E não sei porquê, visto que a rotina não foi alterada em nada!Nestas duas últimas semanas fiquei sem dois casacos que ele conseguiu ir tirar do armário e TODOS os meus sapatos ficaram trucidados... Só escapou um par, que eu tinha calçado nesse dia... A máquina da roupa (a segunda!!) já ficou sem o botão da temperatura e puxadores das gavetas (os que sobraram) nem vê-los... E uma coisa que nunca me passou pela cabeça: urina na caminha dele!! Já teve dezenas, mas arranja maneira de as desfazer e urina em cima delas! Mas quando estamos em casa com ele não, e sabe bem o que significa 'Cama'. Sempre que o mandamos para a cama, ele vai e deita-se, ou seja, sabe o que é e para que serve... Juro que não entendo o meu cão.

Já considerei o Crate Training (eu que era super contra, por desconhecimento), mas o tempo que ele fica sozinho é muito extenso para tal...

Retornou ao anexo, com muita pena minha, mas provisóriamente, até achar uma solução para salvar a mobília. Uma possível solução será comprar uma bicicleta e ir a casa na hora de almoço, reduzindo para duas metades o tempo que ele passa sozinho. Ou seja, na prática o tempo é quase o mesmo, mas com intervalo de meia hora de passeio e companhia. Não sei se resultará, mas no fim do mês já vou gastar uns tostões numa bicicleta...

Óbviamente reconheço o meu fracasso como dona e educadora, mas surgiu (entre conversas com amigos, parece-me) uma teoria: ele não está castrado; poderá ser uma reacção ao cio de uma cadela na vizinhança? A ideia seria Cio = Hormonas aos Saltos = Ataque de Parvoeira = Destruição de Património Familiar . Alguém corrobora?

Help... please :cry:
gallandriel
Membro Veterano
Registado: domingo mai 09, 2010 12:59 pm

quinta mai 20, 2010 10:52 am

eu corroboro que as hormonas provocam ataques de parvoeira em qualquer espécie!!! 8) :lol:
TheOne
Membro Veterano
Registado: sexta fev 05, 2010 5:33 pm

quinta mai 20, 2010 10:54 am

cpontos Escreveu: Óbviamente reconheço o meu fracasso como dona e educadora, mas surgiu (entre conversas com amigos, parece-me) uma teoria: ele não está castrado; poderá ser uma reacção ao cio de uma cadela na vizinhança? A ideia seria Cio = Hormonas aos Saltos = Ataque de Parvoeira = Destruição de Património Familiar . Alguém corrobora?

Help... please :cry:

O cio da cadela da vizinha pode ser um factor muito forte na alteração do comportamento do seu cão.
Já falou com algum treinador?
Continua a fazer passeios longos com ele? Acha que poderá haver algum factor estranho, nomeadamente da rua, tipo crianças a atiçá-lo pela janela ou a atirar alguma coisa para o quintal que o possa stressar mais? Ou mesmo a tocar à campainha, por maldade, que faça com que ele se excite demasiado?
"Eu sou responsável pelo que digo, não pelo que você entende." - Auto desconhecido

"O maior prazer de uma pessoa inteligente, é fazer de idiota perante um idiota a fazer de inteligente!" - Autor desconhecido
cpontos
Membro Veterano

quinta mai 20, 2010 11:25 am

Ele é um cão muito querido por toda a vizinhança, pela sua beleza e meiguice. Moramos num R/C com quintal, mas ele não tem acesso ao exterior, excepto em passeio, porque facilmente salta o muro para a casa do vizinho do lado. Penso que não existam provocações exteriores, mas caso existam, elas podem despoletar estes ataques de mau comportamento?

Os passeios continuam longos e frequentemente me atraso para o trabalho para ficar mais tempo com ele na rua, simplesmente a caminhar. Nunca menos de meia hora de cada vez, ontem estive com ele quase uma hora na rua. É penoso porque ele ainda não anda muito bem à trela, mas para lá caminha (espero eu...).

Parece-me que a teoria das hormonas é bastante credível. Não estou com esperança que ele acalme com a castração, mas por outro lado, se ele reage assim a uma cadela com o cio (supostamente), talvez haja esperança nesse sentido.

Os treinadores dizem que é de ele ser novinho ou de estar sozinho em casa... Ele tem uma ano e meio e, apesar de me custar deixa-lo em casa, ele so lá fica quando vou trabalhar. Já pouco saio de casa sem ser por essa razão...

O que me faz espécie é que ele já andou muito bem, sem estragar nem sujar... e sujar a própria cama? Se há algum bocado de tecido no chão da cozinha (um pano que caiu, uma toalha no chão para tapar a entrada de água pela porta do quintal, um alguidar com roupa acabada de sair da máquina, p. ex.) ele urina sempre lá. Não o faz em mais lugar nenhum, só na cozinha. Mas na cama é que eu não entendo...
Responder

Voltar para “Cães”