Neste momento não consigo deixar de sentir-me impotente e revoltada.
Há pouco depois do almoço, fui à nossa porta ver se lá estava o Paquito e como estava ía colocar restos do nosso almoço junto à ração para ele. Enquanto o fazia um homem q estava num carro sai e dirige-se a mim. Mostrou a sua identificação da PSP e disse-me que era proibido colocar comida para cães na via pública (mesmo estando os recipientes "colados" à nossa porta) e que tinha que me identificar e autuar. Ele disse que há pessoas que têm cães e os mandam para a rua durante horas (é verdade, há 2 cães que pertencem a pessoas do prédio e que andam sempre na rua soltos) e que já atacaram pessoas (isso é que me custa a crer porque sempre se mostraram pacificos, ladram de vez em quando mas só isso) e que eu não podia estar ali a deixar água nem comida, seja para esses cães do prédio ou para animais de rua como é o Paquito. Disse que vai também autuar os donos dos outros 2 cães por os deixarem soltos na rua e que eu não posso ter nada na via pública mesmo que isso esteja encostado à nossa porta. Lá falei com o agente da PSP que acabou por não me autuar mas fez-me tirar as coisas dali.
Isto foi denuncia do casal de vizinhos que toda a gente diz que não gostam de cães: pessoas parvas e inúteis e maus vizinhos.
Quer dizer... se uma pessoa abandonar um cão ou o maltratar, mesmo com denúncia, as autoridades raramente agem em conformidade, mas colocar água e comida já dá direito a multa!!!!

Para vigiarem as ruas para prevenirem assaltos, não há agentes disponíveis. Há quem roube, viole e mate e não há um agente para prender a pessoa. Mas para vigiarem uma rua à espera de quem vai deixar comida aos animais já pode estar ali um agente uma manhã inteira. Está muito mal este país, sem dúvida! Não admira que um dia vá mesmo ao fundo! É uma mal aplicação de recursos!
E neste momento não sei mais que fazer.
Dizem-me os meus colegas "deixa lá, há tantos outros na rua que se vão safando". Sim, nesta vergonha de país há imensos animais abandonados, que passam os dias em busca de alimento. E depois? Tenho que agora de repente fechar os olhos e esquecer esta situação? Não sou assim. Não consigo simplesmente virar a cara e ignorar. Nem sei como vou conseguir passar pelo Paquito e não lhe poder dar o que comer ou beber quando ele já estava habituado a isso.
E agora tenho receio de que os tais vizinhos ainda chamem também o canil. Não me admirava se o fizessem...
Sinto-me triste, estou enervada e já me fartei de chorar.
E desta vez não sei mesmo o que mais fazer...