CRIAÇÃO DA RAÇA PERSA

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

gallandriel
Membro Veterano
Registado: domingo mai 09, 2010 12:59 pm

sexta mai 21, 2010 10:30 pm

charlie define defeito.... :lol: :lol:

o nariz dos persas não foi desenhado pela mãe natureza, nem o pelo ou as patas...

o persa é propenso a dificuldades respiratorias
não é uma raça que possa viver dignamente sem cuidados da mão humana.

foi feito pelo homem e para o homem... se isso é ser defeituoso não sei. :wink:

a verdade é uma... há exemplares deslumbrantes e há outros carregados de mazelas.

a escolha e selecção têm de ser cirurgicas, principalmente quando se pensa em fazer criação.

pá sei lá... imagina que és medica de clinica geral e um dia pegas num bisturi, sem qualquer especialização e decides fazer cirurgia plástica.

é certo e sabido que vai sair ca****!!

o persa é assim... estetica pura!

em nome da imagem fizeram-se algumas concessões, bem ou mal fizeram-se... agora é lidar com elas e saber escolher dos males o menor.

não é raça para inexperientes ... são gatos muito caracteristicos.
Charlie2
Membro Veterano
Registado: terça mai 05, 2009 5:31 pm

sexta mai 21, 2010 10:36 pm

gallandriel Escreveu:charlie define defeito.... :lol: :lol:

o nariz dos persas não foi desenhado pela mãe natureza, nem o pelo ou as patas...

o persa é propenso a dificuldades respiratorias
não é uma raça que possa viver dignamente sem cuidados da mão humana.

foi feito pelo homem e para o homem... se isso é ser defeituoso não sei. :wink:

a verdade é uma... há exemplares deslumbrantes e há outros carregados de mazelas.

a escolha e selecção têm de ser cirurgicas, principalmente quando se pensa em fazer criação.

pá sei lá... imagina que és medica de clinica geral e um dia pegas num bisturi, sem qualquer especialização e decides fazer cirurgia plástica.

é certo e sabido que vai sair ca****!!

o persa é assim... estetica pura!

em nome da imagem fizeram-se algumas concessões, bem ou mal fizeram-se... agora é lidar com elas e saber escolher dos males o menor.

não é raça para inexperientes ... são gatos muito caracteristicos.
ou seja, são animais que dificilmente subsistem sem algum sofrimento... portanto deve ser equivalente ao bulldog dos gatos persas... :|
 «None are more hopelessly enslaved than those who falsely believe they are free»
gallandriel
Membro Veterano

sexta mai 21, 2010 10:48 pm

eu não sei se diria sofrimento... mas ... :|

não vivem bem sem boa manutenção! :wink:
Charlie2
Membro Veterano

sexta mai 21, 2010 11:50 pm

gallandriel Escreveu:eu não sei se diria sofrimento... mas ... :|

não vivem bem sem boa manutenção! :wink:
ahhh... :wink:
 «None are more hopelessly enslaved than those who falsely believe they are free»
Bondage2010
Membro Veterano
Registado: terça set 08, 2009 12:03 pm

sábado mai 22, 2010 8:00 am

gallandriel Escreveu:pois a clacla teve consciencia depois de começar a fazer criação...

os persas não são animais cheios de defeitos
, são animais cuja raça foi moldada para preencher algumas caracteristicas mais esteticas do que funcionais... gatos que não podem viver sem cuidados muito especificos, muito carentes de cuidado humano... só isso.

o erro é começar a criação sem fazer o trabalho de casa direitinho... se o tivesse feito não tinha adquirido maus exemplares para procriar... e quem sabe não teria hoje belas ninhadas de persas sem defeitos

de qualquer das formas parou... ainda bem. :wink:
X 2
Acordam um dia e acham que vão criar e que é só juntar dois. Compram a criadeiros e querem ser criadores e depois vêm cheios de moral? Se tivesse procurado, se tivesse escolhido bem, hoje em dia seria Criadora ...há muito tempo que andamos a ler aqui o trabalho que dá, e o que é um criador, e que a escolha deve ser muito bem feita por quem vai adquirir um animal...quem compra aos maus só lhes fomenta o negocio e não tem moral para falar porque já contribuiu para os bolsos do mau criador.
Bingley
Membro Veterano
Registado: sexta jan 22, 2010 4:41 pm

sábado mai 22, 2010 8:22 am

Confesso que não percebo muito de persas, que é gato que nem aprecio, mas fui ler o estalão da raça e os defeitos que a Clacla enumera são defeitos mesmo, não admissiveis no estalão.
Parece-me que de facto a Clacla resolveu criar, mas comprou os animais a criadores sem qualquer tipo de ética (como ela própria fala, em arrancar dentes para disfarçar defeitos de dentição), como tal adquiriu exemplares sem bom potencial reprodutor e fez muitissimo bem em não criar com eles.

O persa é de facto um gato que não é 100% autosuficiente, por isso é tão importante que quem tanto ambiciona um se informe muuuuuito bem das suas necessidades especificas. Mas bons exemplares são animais genericamente saudáveis, precisam é de cuidados diferentes dum srd.
moslie
Membro Veterano
Registado: sábado jun 27, 2009 10:00 pm

sábado mai 22, 2010 10:30 pm

estética pura? Os maias deformavam a cabeça aos filhos, acentuavam o estrabismo e depois também chamavam estética pura...
Animais que não podem alimentar-se convenientemente, não respiram convenientemente, nem sequer podem parir sem ajuda do dono...é pouco?
Moldar uma raça retirando funcionalidade que implica com qualidade de vida é ético?
Não tem nada a ver com a natureza? É claro que não...a natureza não faz erros desses e quando os faz acaba com eles rápidamente!
Não gosto de ver raças de cães nem gatos nem seja o que for, manipulados ao ponto de as qualidades estéticas interferirem com funcionalidade e qualidade de vida.
E no caso dos persas, vocês referiram os problemas visiveis mas há mais. Há o empobrecimento genético que trouxe problemas internos importantes.
Preenche o ego a alguém ter um animal que nem tem focinho que dê para comer ou respirar? São muito dedicados aos humanos? Não, os humanos criaram criaturas que precisam dos apoios de vida dos humanos para sobreviver....
gallandriel
Membro Veterano

domingo mai 23, 2010 9:44 am

moslie Escreveu:estética pura? Os maias deformavam a cabeça aos filhos, acentuavam o estrabismo e depois também chamavam estética pura...
Animais que não podem alimentar-se convenientemente, não respiram convenientemente, nem sequer podem parir sem ajuda do dono...é pouco?
Moldar uma raça retirando funcionalidade que implica com qualidade de vida é ético?
Não tem nada a ver com a natureza? É claro que não...a natureza não faz erros desses e quando os faz acaba com eles rápidamente!
Não gosto de ver raças de cães nem gatos nem seja o que for, manipulados ao ponto de as qualidades estéticas interferirem com funcionalidade e qualidade de vida.
E no caso dos persas, vocês referiram os problemas visiveis mas há mais. Há o empobrecimento genético que trouxe problemas internos importantes.
Preenche o ego a alguém ter um animal que nem tem focinho que dê para comer ou respirar? São muito dedicados aos humanos? Não, os humanos criaram criaturas que precisam dos apoios de vida dos humanos para sobreviver....

e assim descobrimos algo inteiramente novo...

oh moslie por favor ... os persas não são bizarrias, existem gatos absolutamente exuberantes e saudaveis dentro desta raça.

os problemas de saude por aqui apontados foram agudizados por uma má selecção dos exemplares a usar para criação.

sem eufemismos... foi gente gananciosa que estragou esta porra toda!

já houve aqui uma senhora sublime que disse uma vez a proposito de uma outra raça de gato, que a felinicultura é uma arte... eu sublinho e assino em baixo.

como qualquer arte só deve ser desenvolvida por quem tiver talento!

a ver se amanha ligo para o vaticano para me deixarem restaurar o tecto da capela sistina... pelo amor da santa!!!
:roll: :roll:
moslie
Membro Veterano
Registado: sábado jun 27, 2009 10:00 pm

domingo mai 23, 2010 12:12 pm

Desculpe lá mas o focinho completamente achatado de um persa é uma bizarria sim!
Pode ser achado um must, mas que é absurdo é.
E não se pode negar as incidências de cardiopatias, problemas renais e outros que a raça tem. Já para não falar da incidência de surdez congénita nos exemplares branco-puro de olhos azuis.
A estética pura tem um preço e infelizmente é alto. É ver os magnificos exemplares, cujos fetos tem uma cabeça que não passa no canal de nascimento das lindíssimas fêmeas e que tem de nascer de cesariana. E que dizer da falta de instinto materno que esta raça revela?
Onde acaba a natureza e começa uma criação humana cheia e imperfeições biológicas?
gallandriel
Membro Veterano

domingo mai 23, 2010 12:42 pm

moslie Escreveu:Desculpe lá mas o focinho completamente achatado de um persa é uma bizarria sim!
E não se pode negar as incidências de cardiopatias, problemas renais e outros que a raça tem. Já para não falar da incidência de surdez congénita nos exemplares branco-puro de olhos azuis.
A estética pura tem um preço e infelizmente é alto. É ver os magnificos exemplares, cujos fetos tem uma cabeça que não passa no canal de nascimento das lindíssimas fêmeas e que tem de nascer de cesariana. E que dizer da falta de instinto materno que esta raça revela?
Onde acaba a natureza e começa uma criação humana cheia e imperfeições biológicas?

por essas e por outras é que eu não tenho um aston martin vanquish :wink:
Bondage2010
Membro Veterano
Registado: terça set 08, 2009 12:03 pm

domingo mai 23, 2010 1:27 pm

moslie Escreveu:(...)Já para não falar da incidência de surdez congénita nos exemplares branco-puro de olhos azuis.(...)?
Isso não é só nos persas, nem só nos gatos..
Charlie2
Membro Veterano

domingo mai 23, 2010 4:37 pm

gallandriel Escreveu:
moslie Escreveu:Desculpe lá mas o focinho completamente achatado de um persa é uma bizarria sim!

:lol: :lol: tu matas-me! Mas uma pulseira cartier...
Eu acho que há uma coisa de que nos estamos a esquecer. se olharmos á nossa volta, as pessoas fazem males grandes a elas mesmas em nome da estética. O que também é milenar já... Portanto naturalmente que acabam por fazê-lo aos animais, e como estes não se podem queixar...
gallandriel
Membro Veterano

domingo mai 23, 2010 11:46 pm

Charlie2 Escreveu:
gallandriel Escreveu:

:lol: :lol: tu matas-me! Mas uma pulseira cartier...
Eu acho que há uma coisa de que nos estamos a esquecer. se olharmos á nossa volta, as pessoas fazem males grandes a elas mesmas em nome da estética. O que também é milenar já... Portanto naturalmente que acabam por fazê-lo aos animais, e como estes não se podem queixar...
eu????? 8)
clacla
Registado: quarta mai 19, 2010 8:47 pm

segunda mai 24, 2010 12:41 pm

Charlie2 Escreveu:
gallandriel Escreveu:pois a clacla teve consciencia depois de começar a fazer criação...

os persas não são animais cheios de defeitos
, são animais cuja raça foi moldada para preencher algumas caracteristicas mais esteticas do que funcionais... gatos que não podem viver sem cuidados muito especificos, muito carentes de cuidado humano... só isso.

o erro é começar a criação sem fazer o trabalho de casa direitinho... se o tivesse feito não tinha adquirido maus exemplares para procriar... e quem sabe não teria hoje belas ninhadas de persas sem defeitos

de qualquer das formas parou... ainda bem. :wink:
gallandriel, mas será que existem persas (dos que a senhora criava) sem defeitos? Ainda não li nada sobre eles, não tive tempo.
:roll: :roll: :roll:
SIM EXISTE.
O difícil é você encontrar no mundo criadores sérios, porque muitos mente.
Problemas como osso fora do lugar na cabeça, dedos a mais, saco escrotal com uma bolsa, cauda com não são coisa fáceis de notar.
Agora problemas de dentição mandíbula isto não da para ver, os criadores arranca o dentes dos gatos,porque sabem que volta para o lugar e quase não aparece, Para a maioria dos criadores isto é normal na raça, para mim isto não é não porque tem ninhadas que nascem perfeitas , e caso de seleção mesmo, mas a maioria não quer perder a venda só por causa do defeito nos dentes. Não a dianta comprar gatos top show aquele que esta no topo das exposições, porque nem mesmo os juízes não conseguem notar. Tudo depende da honestidade de cada pessoa que cria, você pode pesquisar, falar com esse aquele, será 1 em 100 que você encontrará honestidade.
Para começar a criar uma raça em 1 lugar:
Pesquise muito, muito mesmo sobre a raça
Conheça o criador, se não puder ir no local que seria bom , ao menos procure fazer amizade e vá conversando com ele sobre esses assuntos, você pode conhe-lo melhor.
Nunca compre muitos gatos do mesmo criador.
É muito difícil mesmo.
clacla
Registado: quarta mai 19, 2010 8:47 pm

segunda mai 24, 2010 12:41 pm

O sonho de cada um deve ser respeitado.
Eu tinha de criar essa raças de gatos exóticos, persas e himailos ,mas o meu sonho começou a virar pesadelo rsrsrs. Ai parei e resolvi castrar os meus persa, himalios e exóticos.
Responder

Voltar para “Gatos”