E se fosse um SRD, Também seria noticia?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
gandares
Membro Veterano
Registado: quinta abr 15, 2010 10:12 am

domingo mai 23, 2010 11:40 pm

Charlie2 Escreveu:
gandares Escreveu:
gandares Escreveu: sexta-feira 21

Agora, se até para se tirar a carta de condução se tem que fazer avaliações psicológicas, não sei se para se ter um cão não se deveria ter que fazer o mesmo.
chumbava uma data de gente :lol: :lol:
ah pois...e se calhar, e tal como no futebol, até umas surpresas aconteceriam.

:lol: :lol: :lol:
jofelix
Membro Veterano
Registado: domingo set 16, 2007 10:54 am

segunda mai 24, 2010 12:19 am

PauloC1 Escreveu: POr mim é irrelevante saber se o cão era puro, se tinha LOP, se se assemelhava muito ou só vagamente à raça, simplesmente porque acho um absurdo relacionar a raça com o acto. Um cão que ataca uma criança, não obstante as causa e as motivações, para mim está condenado ao abate, e ponto final.
O que para mim não é ponto final, é atribuir as culpas a uma raça, e pronto dormimos todos descansados porque nada podia ter sido feito....Dizer coisas como"é a raça, está-lhe no sangue", ou" nos genes", assumindo com isso que a culpa não foi dos donos e da educação que lhe deram, e que um ataque é uma inevitabilidade quase 'normal' e expectável, eh pá, isso é que não!

Se o ataque às criancinhas e às pessoas em geral é uma coisa genética, então só posso assumir que a carne dos alemães deve ser intragável....é que a raça é mais velha que sei lá o quê, e só pode ser por uma razão qualquer do género que toda a população de Rottweil e arredores não foi dizimada por estes assassinos!
Alguma deve ser boa, porque lá também há: http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopi ... highlight=
Quanto à população de Rottweil, certamente que sabe como lidar com os "seus conterrâneos", e certamente que, em defesa da sua raça, não cruzava Rottweiller com Pastor Alemão, alterando-lhes a genética.

Há uma "coisita" que temos que considerar; Há milhares de rotts ( no caso) mas só alguns é que atacam, mas, quando atacam os ferimentos são graves/muito graves e algumas vezes levando à morte.
Assim como há muitos donos que não têm consciência que se não sociabilizarem e controlarem bem o seu cão, este pode, efectivamente, transformar-se num assassino ao mínimo descuido.

Estas situações criam a desconfiança e muitas vezes o alarme entre a população. Exemplo disso foi, eu ontem ter ido dar uma volta com o meu cão até ao largo, onde se festejava a elevação da parvónia a Vila, aproveitando para socializar o meu cão com a confusão, e a primeira coisa que me pediram foi para me retirar com o cão (atrelado curto) porque podia morder os meninos. Lá tive que explicar que a ideia era exactamente o contrário, que estava a habituar o meu cão a contactar com crianças a correr, andar de bicicleta, de skate, etc, para que no futuro não tivesse problemas, isto é, o cão não morderia crianças, ou, as probabilidades de o fazer seriam muito baixas. Não me retirei, mas mantive uma distância de segurança. Hoje lá fui outra vez, as crianças mexeram no cão, fizeram festas e ... ninguém me pediu para me retirar.

Se todos podiam fazer como eu?
Poder, podiam mas não fazem !

Um abraço
« Se ouvir, esqueço, mas se vir, nunca mais esqueço » (Confúcio) http://www.youtube.com/watch?v=8n2WKBoA9gY&aia=true
Charlie2
Membro Veterano
Registado: terça mai 05, 2009 5:31 pm

segunda mai 24, 2010 12:27 am

jofelix Escreveu:
PauloC1 Escreveu: POr mim é irrelevante saber se o cão era puro, se tinha LOP, se se assemelhava muito ou só vagamente à raça, simplesmente porque acho um absurdo relacionar a raça com o acto. Um cão que ataca uma criança, não obstante as causa e as motivações, para mim está condenado ao abate, e ponto final.
O que para mim não é ponto final, é atribuir as culpas a uma raça, e pronto dormimos todos descansados porque nada podia ter sido feito....Dizer coisas como"é a raça, está-lhe no sangue", ou" nos genes", assumindo com isso que a culpa não foi dos donos e da educação que lhe deram, e que um ataque é uma inevitabilidade quase 'normal' e expectável, eh pá, isso é que não!

Se o ataque às criancinhas e às pessoas em geral é uma coisa genética, então só posso assumir que a carne dos alemães deve ser intragável....é que a raça é mais velha que sei lá o quê, e só pode ser por uma razão qualquer do género que toda a população de Rottweil e arredores não foi dizimada por estes assassinos!
Alguma deve ser boa, porque lá também há: http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopi ... highlight=
Quanto à população de Rottweil, certamente que sabe como lidar com os "seus conterrâneos", e certamente que, em defesa da sua raça, não cruzava Rottweiller com Pastor Alemão, alterando-lhes a genética.

Há uma "coisita" que temos que considerar; Há milhares de rotts ( no caso) mas só alguns é que atacam, mas, quando atacam os ferimentos são graves/muito graves e algumas vezes levando à morte.
Assim como há muitos donos que não têm consciência que se não sociabilizarem e controlarem bem o seu cão, este pode, efectivamente, transformar-se num assassino ao mínimo descuido.

Estas situações criam a desconfiança e muitas vezes o alarme entre a população. Exemplo disso foi, eu ontem ter ido dar uma volta com o meu cão até ao largo, onde se festejava a elevação da parvónia a Vila, aproveitando para socializar o meu cão com a confusão, e a primeira coisa que me pediram foi para me retirar com o cão (atrelado curto) porque podia morder os meninos. Lá tive que explicar que a ideia era exactamente o contrário, que estava a habituar o meu cão a contactar com crianças a correr, andar de bicicleta, de skate, etc, para que no futuro não tivesse problemas, isto é, o cão não morderia crianças, ou, as probabilidades de o fazer seriam muito baixas. Não me retirei, mas mantive uma distância de segurança. Hoje lá fui outra vez, as crianças mexeram no cão, fizeram festas e ... ninguém me pediu para me retirar.

Um abraço
e assim se diz tudo, não é? :wink:
 «None are more hopelessly enslaved than those who falsely believe they are free»
PauloC1
Membro Veterano
Registado: terça set 04, 2007 6:49 pm

segunda mai 24, 2010 10:19 am

Desculpe Charlie, mas assim se diz tudo o quê?!?!

O facto de existirem 3 regiões na Alemanha onde o Rottweiler é considerado raça potencialmente perigosa (deve ser onde os alemães são mais tenrinhos e suculentos), não quer dizer que o Rottweiler represente efectivamente um perigo na Alemanha. Veja-se o exemplo de Portugal, e os ataques de Tosa-inu que por cá houve (Zero), não foi por isso certamente que o Tosa foi colocado na nossa lista. Aliás, são incomparáveis as restrições em Portugal relativamente às da Alemanha (veja no tópico que o Jofelix indicou) .

Em relação a ataques de Rottweiler poderem ter consequências graves, estou de acordo com o Jofelix……aliás continuarei a estar de acordo se ele disser o mesmo de mais uma boas centenas de raças, inclusive do seu querido Pastor Alemão. Por acaso, seria interessante ter acesso a uma estatística de ataques GRAVES, por raça de cão, na Alemanha….os amantes dos PA eram capazes de ter uma surpresa. Com efeito, a única coisa que livrou o PA de constar das Listas Alemãs foi exactamente o nome, a historia da raça e a divulgação da raça a nível nacional e internacional.
O Jofelix ou está a ser irónico, ou está “esquecido”! É que penso que ele sabe muito bem que nem todos podem fazer como o Jofelix!
Bem que muitos donos de Rottweiler e de outras raças da lista gostavam de poder fazer como o JoFelix, e sociabilizar os seus cães desde cachorros, mas infelizmente NÂO PODEM! É que a discriminação começa exactamente por aí…….o Jofelix pode sociabilizar os seus Pastores Alemães, e ‘enfrentando’ uma ou outra má vontade, teve toda a legitimidade e liberdade para se manter no seu lugar com o cão e deixar que as crianças fizessem festas ao seu cão. Um Rottweiler é um cão marcado pelo estigma de ‘assasino’ e ‘perigoso’, quer pela sociedade, quer pela própria Lei. Ao contrário dos Jofelix, se um dono de um Rttweiler estivesse nesse mesmo sitio, teria de estar de trela curta e açaimo, e em muitas zonas a sua circulação seria simplesmente PROIBIDA. Por isso, não vamos por aí, porque nem todos podem fazer como o Jofelix.
Charlie2
Membro Veterano

segunda mai 24, 2010 11:45 am

não podem fazer todos, mas podem fazer alguns, e esses alguns podem servir de exemplo para «outros alguns». As coisas NUNCA começam com todos. E se disponibilizarmos informação, se explicarmos, eu acredito que mudemos mentalidades. Não vai é ser agora, nem amanhã, nem daqui a uma semana.
Última edição por Charlie2 em segunda mai 24, 2010 11:47 am, editado 1 vez no total.
 «None are more hopelessly enslaved than those who falsely believe they are free»
PauloC1
Membro Veterano

segunda mai 24, 2010 11:47 am

Charlie2 Escreveu:não podem fazer todos, mas podem fazer alguns, e esses alguns podem servir de exemplo para «outros alguns». As coisas NUNCA começam com todos.
Mas que 'alguns'??? Decerto NENHUNS daqueles que têm raças da Lista, sob pena de serem altoados pelas autoridades!
Charlie2
Membro Veterano

segunda mai 24, 2010 11:55 am

PauloC1 Escreveu:
Charlie2 Escreveu:não podem fazer todos, mas podem fazer alguns, e esses alguns podem servir de exemplo para «outros alguns». As coisas NUNCA começam com todos.
Mas que 'alguns'??? Decerto NENHUNS daqueles que têm raças da Lista, sob pena de serem altoados pelas autoridades!
Oh Paulo, também não é assim. primeiro é preciso ajudar as pessoas a distinguir o que é uma raça PP e uma que parece mas não é. Pelo que percebi a confusão é grande. E depois explicar o que significa ter um cão PP. estas coisas levam tempo...
Não é com mais repressão, certamente, que se vai conseguir levar nenhuma destas raças a bom porto, logo cabe-nos começar a agir de forma diferente.
E não é incomum ver aqui imensos canitos PP sem açaime ou trela curta. Só que quando me tento aproximar dos donos são os próprios que me afastam do cão ou fazem cara de poucos amigos.
E não é por terem medo que o cão me ataque.
jofelix
Membro Veterano

segunda mai 24, 2010 11:59 am

Olá,
PauloC1 Escreveu:O facto de existirem 3 regiões na Alemanha onde o Rottweiler é considerado raça potencialmente perigosa (deve ser onde os alemães são mais tenrinhos e suculentos), não quer dizer que o Rottweiler represente efectivamente um perigo na Alemanha. Veja-se o exemplo de Portugal, e os ataques de Tosa-inu que por cá houve (Zero), e que motivo teria dado a colocar-se o Tosa na nossa lista.
Portugal seguiu o exemplo/copiou a lista de outros países, às cegas.
Em relação a ataques de Rottweiler poderem ter consequências graves, estou de acordo consigo….aliás continuarei a estar de acordo se disser o mesmo de mais uma boas centenas de raças, inclusive do seu querido Pastor Alemão.
Eu falei dos ataques do rott (para o caso), mas concordo contigo.
Por acaso, seria interessante ter acesso a uma estatística de ataques GRAVES, por raça de cão, na Alemanha….era capaz de ter uma surpresa.
Há 10 anos +-, o meu filho foi mordido por um arraçado de P.A., cão este que deveria ter sido eutanasiado nessa altura, mas era assim que o dono, meu vizinho, queria e gostava, um cão feroz, violento e agressivo, e fazia alarde disso, dizendo que o cão dele era melhor que os meus, porque tinha aquelas qualidades (defeitos), e que estava amarrado com 1,5m de cadeado e corria ao longo da propriedade num cabo de aço, e que mesmo com o dono ao lado, ai de quem se aproximasse. Foi morto, dentro da m/ propriedade, há 1 mês pelo meu cão, tive pena mas foi um alívio.
Com efeito, a única coisa que livrou o PA de constar das Listas Alemãs foi exactamente o nome, a historia da raça e a divulgação da raça a nível nacional e internacional.
Rin Tin Tin, Rex, Inspector Max, mostraram à sociedade que o P.A. pode ser um cão corajoso na defesa do seu dono, mas que, principalmente, e aqui é que está a diferença, pode ser meigo, amigo, leal, inteligente, habilidoso, etc. esta foi a divulgação que fizeram das suas principais qualidades. Nos filmes estavam do lado do bem.
No outro prato da balança está a divulgação das raças, actualmente na lista de P.P., ou seja, acompanhando os gangs, luta de cães, ferozes, agressivos, violentos, etc. esta foi a divulgação/publicidade que fizeram deles. Nos filmes estavam do lado do mal.

Está a ser irónico, ou foi mesmo por “esquecimento”?! É que penso que sabe muito bem que nem todos podem fazer como O Jofelix!
Bem que muitos donos de Rottweiler e de outras raças da lista gostavam de poder fazer como o JoFelix, e sociabilizar os seus cães desde cachorros, mas infelizmente NÂO PODEM! É que a discriminação começa exactamente por aí…….o Jofelix pode sociabilizar os seus Pastores Alemães, e ‘enfrentando’ uma ou outra má vontade, teve toda a legitimidade e liberdade para se manter no seu lugar com o cão e deixar que as crianças fizessem festas ao seu cão. Um Rottweiler é um cão marcado pelo estigma de ‘assasino’ e ‘perigoso’, quer pela sociedade, quer pela própria Lei. Ao contrário dos Jofelix, se um dono de um Rttweiler estivesse nesse mesmo sitio, teria de estar de trela curta e açaimo, e em muitas zonas a sua circulação seria simplesmente PROIBIDA.
Não é desculpa e o cão não se importa de estar de trela e açaimo. A sociabilização pode ser feira de trela e açaimo, se o dono não o faz, é mau dono e está à procura de problemas que surgirão mais tarde ou mais cedo. Ainda me lembro, e não vai há muito tempo, de ver P.A., Rotts, Doberman, etc. na rua/esplanadas com trela curta e açaimo, e não havia lei que obrigasse a tal, mas os donos eram responsáveis, sabiam que levavam uma arma na trela e tomavam medidas de segurança. Os "novos" donos querem passear estes cães, P.A. incluídos, como se fossem aquilo que não são ... inofensivos.
Por isso amigo Jofelix, não vamos por aí, porque nem todos podem fazer como o Jofelix. Não percebeste, ou não me fiz entender (que é o mais provável). O que eu queria dizer é que se os donos de cães ditos perigosos, e não só, os sociabilizassem/habituassem às mais diversas situações, desde pequenos, talvez não houvesse más notícias, mas como sabemos, alguns destes donos adquirem os ditos cães, P.A. incluídos, e enfiam-nos no galinheiro, de onde saem à noite para vigiar a propriedade, assim como alguns destes donos são fracos, principalmente de espírito, e adquirem um cão destes para lhes dar "status".
Numa coisa o Paulo tem que concordar comigo: Uma grande parte, senão a maioria, gosta destes cães, mas não tem pulso, nem condições, para eles.
Há uma "coisita" que eu disse, importante, e parece que ninguém reparou: Há milhares de cães das raças listadas, e somente alguns acidentes graves, e todos (ou quase) por negligência.

Mas volto a realçar: Alguns donos é que puseram os cães na lista de P.P., agora cabe a todos os donos retirá-los de lá.
Não preveniram, agora têm que remediar.
Um abraço
« Se ouvir, esqueço, mas se vir, nunca mais esqueço » (Confúcio) http://www.youtube.com/watch?v=8n2WKBoA9gY&aia=true
irisdsm
Membro Veterano
Registado: quarta out 14, 2009 10:51 am

segunda mai 24, 2010 2:14 pm

jofelix Escreveu:Uma grande parte, senão a maioria, gosta destes cães, mas não tem pulso, nem condições, para eles.
Concordo.
“Sê a mudança que queres ver no Mundo”

(Ghandi)
PauloC1
Membro Veterano

segunda mai 24, 2010 2:44 pm

Uma grande parte, senão a maioria, gosta destes cães, mas não tem pulso, nem condições, para eles.
Jofelix, mais uma vez isto se aplica a muitos cães, inclusivamente a alguns cães ‘a pilhas’ que por aí vemos. O que me leva a crer mais uma vez que continuamos a falar de raças, quando o problema na verdade é das pessoas. Graças a Deus que muitos dos cães com problemas são miniaturas de cão, e só por isso os estragos não são maiores. Mas cães a partir de determinado porte não importa se são da Raça A, B ou de raça nenhuma, para darem problemas e serem um ‘perigo potencial’….porque o problema está nas pessoas.
Não é desculpa e o cão não se importa de estar de trela e açaimo. A sociabilização pode ser feira de trela e açaimo, se o dono não o faz, é mau dono e está à procura de problemas que surgirão mais tarde ou mais cedo.
A propósito de sociabilização e açaimos, isto a experiência de cada um dita muitas vezes a visão que temos das coisas. Eu, por exemplo, a experiência que tenho é que um cão açaimado representa na maioria das cabeças um cão perigoso e que morde. Como tal, raros são os ‘malucos’ que teimam em aproximar-se de um cão com açaimo, e menos malucos ainda os que se atrevem a fazer festas a um. Imagine-se o que seria o Hannibal Lecter do filme silêncio dos inocentes a tentar conviver com as pessoa num baile da paróquia, para se ter uma ideia ;). Acredite, que se não fosse por mais nada, sociabilizar um cão de uma raça identificada como ‘cão do Diabo’ e ‘mascarado’ de Hanibal Lecter, é muito difícil.
E mesmo a afirmação que ‘o cão não se importa’, é imprecisa. Um cachorro ou cão Jovem em sociabilização com outros cães se tiver de alguma forma condicionado, nomeadamente açaimado, não vai ter a mesma atitude e o mesmo à vontade que um cão sem açaimo. Imagine uma criança a brincar de mãos atadas, e vai ter uma ideia.

Enfim….eu já me cansei de dar para este peditório, e tal como já disse noutras ocasiões, já desisti.
jofelix
Membro Veterano

segunda mai 24, 2010 4:34 pm

PauloC1 Escreveu:
Uma grande parte, senão a maioria, gosta destes cães, mas não tem pulso, nem condições, para eles.
Jofelix, mais uma vez isto se aplica a muitos cães, inclusivamente a alguns cães ‘a pilhas’ que por aí vemos. O que me leva a crer mais uma vez que continuamos a falar de raças, quando o problema na verdade é das pessoas. Graças a Deus que muitos dos cães com problemas são miniaturas de cão, e só por isso os estragos não são maiores. Mas cães a partir de determinado porte não importa se são da Raça A, B ou de raça nenhuma, para darem problemas e serem um ‘perigo potencial’….porque o problema está nas pessoas.
Não é desculpa e o cão não se importa de estar de trela e açaimo. A sociabilização pode ser feira de trela e açaimo, se o dono não o faz, é mau dono e está à procura de problemas que surgirão mais tarde ou mais cedo.
A propósito de sociabilização e açaimos, isto a experiência de cada um dita muitas vezes a visão que temos das coisas. Eu, por exemplo, a experiência que tenho é que um cão açaimado representa na maioria das cabeças um cão perigoso e que morde. Como tal, raros são os ‘malucos’ que teimam em aproximar-se de um cão com açaimo, e menos malucos ainda os que se atrevem a fazer festas a um. Imagine-se o que seria o Hannibal Lecter do filme silêncio dos inocentes a tentar conviver com as pessoa num baile da paróquia, para se ter uma ideia ;). Acredite, que se não fosse por mais nada, sociabilizar um cão de uma raça identificada como ‘cão do Diabo’ e ‘mascarado’ de Hanibal Lecter, é muito difícil.
E mesmo a afirmação que ‘o cão não se importa’, é imprecisa. Um cachorro ou cão Jovem em sociabilização com outros cães se tiver de alguma forma condicionado, nomeadamente açaimado, não vai ter a mesma atitude e o mesmo à vontade que um cão sem açaimo. Imagine uma criança a brincar de mãos atadas, e vai ter uma ideia.

Enfim….eu já me cansei de dar para este peditório, e tal como já disse noutras ocasiões, já desisti.
Olá,

O medo está sempre presente, e é proporcional ao tamanho e raça do cão, quer queiramos ou não.
Poucos têm medo de um pincher ou de um S. Bernardo, o mesmo já não acontece na presença de um cão da lista P.P., um doberman ou um Pastor Alemão.
Quando falo em levar um P.P. açaimado para uma romaria ou esplanada, é para que as pessoas se sintam um pouco mais à vontade e gradualmente percam o medo, assim, também se recupera a imagem do cão, ao contrário, mantendo-o em casa, não é sociabilizado e continuará com fama de "cão do diabo".
Quando dei o exemplo do Rin Tin Tin, do Rex e do Max, era para demonstrar que a imagem do Pastor Alemão foi lavada, hoje, as pessoas já não olham para o P.A., como olhavam antigamente.
Até lhe tiraram o nome (coitado), mas com o esforço de criadores, treinadores e proprietários limparam-lhe a imagem de cão de guerra.
Resumindo, há aqueles que se preocupam com as raças que têm/gostam e insistem, por todos os meios, em mudar mentalidades e há os outros que desistem.
E há, ainda, os outros, marginais ou lá perto, que insistem e têm prazer em demonstrar que as pessoas têm razão, ao acirrar-lhes os cães e que efectivamente é um "cão do diabo".
Estes últimos, antes de terem um cão deveriam ser sujeitos a um exame psicológico.

Um abraço
Última edição por jofelix em segunda mai 24, 2010 4:41 pm, editado 1 vez no total.
gandares
Membro Veterano

segunda mai 24, 2010 4:38 pm

jofelix Escreveu:
PauloC1 Escreveu:

O medo está sempre presente, e é proporcional ao tamanho e raça do cão, quer queiramos ou não.
Poucos têm medo de um pincher ou de um S. Bernardo, o mesmo já não acontece na presença de um cão da lista P.P., um doberman ou um Pastor Alemão.
Quando falo em levar um P.P. açaimado para uma romaria ou esplanada, é para que as pessoas se sintam um pouco mais à vontade e gradualmente percam o medo, assim, também se recupera a imagem do cão, ao contrário, mantendo-o em casa, não é sociabilizado e continuará com fama de "cão do diabo".
Quando dei o exemplo do Rin Tin Tin, do Rex e do Max, era para demonstrar que a imagem do Pastor Alemão foi lavada, hoje, as pessoas já não olham para o P.A., como olhavam antigamente.
Até lhe tiraram o nome (coitado), mas com o esforço de criadores, treinadores e proprietários limparam-lhe a imagem de cão de guerra.
Resumindo, há aqueles que se preocupam com as raças que têm/gostam e insistem, por todos os meios, em mudar mentalidades e há os outros que desistem.
E há, ainda, os outros, marginais ou lá perto, que insistem e têm prazer em demonstrar que as pessoas têm razão, ao acirrar-lhes os cães e que efectivamente é um "cão do diabo".
Estes últimos, antes de terem um cão deveriam ser sujeitos a um exame psicológico.
Um abraço
ora.
jofelix
Membro Veterano

segunda mai 24, 2010 4:48 pm

Olá,

Tanto o gato como o tigre, são felinos.

Todos podem ter um gato, mas muito poucos estão habilitados a ter um tigre.

Estou inspirado eheheh

Um abraço
gandares
Membro Veterano

segunda mai 24, 2010 11:49 pm

jofelix Escreveu:Olá,

Estou inspirado eheheh

Um abraço
e mesmo um gato não é para todos.... :lol: :lol: :lol:
Charlie2
Membro Veterano

segunda mai 24, 2010 11:57 pm

gandares Escreveu:
jofelix Escreveu:Olá,

Estou inspirado eheheh

Um abraço
e mesmo um gato não é para todos.... :lol: :lol: :lol:
já uma gata... :wink:
Responder

Voltar para “Cães”