Uma ajudinha?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Akichen
Registado: terça mai 25, 2010 5:06 am

terça mai 25, 2010 6:05 am

Olá a todos. :D

Tenho uma pequena cadelinha de 5 meses e já tentei de tudo para a ensinar a fazer as necessidades ou na varanda ou na rua, mas nada resulta.
Criei uma rotina para levá-la à rua, para comer, etc... Mas são raras a vezes em que ela fez mesmo as necessidades na rua.

É a primeira vez que tenho um cão e tenho estado a seguir tudo o que o veterinário recomenda. Arranjei um espaço "fechado" para ela dormir (onde fica toda a noite), comprei um spray que a deveria ajudar a perceber que aquele local é apropriado para fazer as suas necessidades, levo-a à rua de 1 em 1 hora (quando não faz as necessidades vem logo para dentro, quando faz deixo-a brincar mais um pouco), mas nada resulta. Passa o tempo todo a brincar ou simplesmente sentada/deitada e assim que vem para dentro, ainda não lhe tirei a trela e já está a fazer no chão.

Pois é... passei tanto tempo a aprender a teoria de como ter um cãozinho e agora nada.. hehe.
Alguma sugestão? :wink:
BrownEye
Membro Veterano
Registado: quinta fev 04, 2010 3:47 pm

terça mai 25, 2010 6:36 am

Akichen Escreveu:Olá a todos. :D

Tenho uma pequena cadelinha de 5 meses e já tentei de tudo para a ensinar a fazer as necessidades ou na varanda ou na rua, mas nada resulta.
Criei uma rotina para levá-la à rua, para comer, etc... Mas são raras a vezes em que ela fez mesmo as necessidades na rua.

É a primeira vez que tenho um cão e tenho estado a seguir tudo o que o veterinário recomenda. Arranjei um espaço "fechado" para ela dormir (onde fica toda a noite), comprei um spray que a deveria ajudar a perceber que aquele local é apropriado para fazer as suas necessidades, levo-a à rua de 1 em 1 hora (quando não faz as necessidades vem logo para dentro, quando faz deixo-a brincar mais um pouco), mas nada resulta. Passa o tempo todo a brincar ou simplesmente sentada/deitada e assim que vem para dentro, ainda não lhe tirei a trela e já está a fazer no chão.

Pois é... passei tanto tempo a aprender a teoria de como ter um cãozinho e agora nada.. hehe.
Alguma sugestão? :wink:
Olá Akichen!
Se calhar não entendi bem, mas usa o spray no local em que ela dorme?
nenhum cão gosta de sujar a sua caminha por instinto, talvez esteja a causar alguma confusão na cabecinha dela.
Faz bem em levá-la à rua com rotina definida, mas ás vezes nem os mais crescidos fazem logo que chegam à rua, gostam de cheirar tudo muito bem primeiro, temos que lhes dar tempo para eles cumprirem o "ritual" :D

Desculpe a pergunta, como limpa o xixi dentro de casa? É que não se deve deixar o minimo cheiro, eles têm um olfacto bem apurado e procuram sempre fazer onde lhes cheira. Eu costumo limpar e secar com papel e depois uma boa dose de lexivia e esfregona.

A sua cadelinha ainda é bebé, aos poucos vai aprendendo, vai ver.

Felicidades
Akichen

terça mai 25, 2010 7:08 am

Começei por usar o spray na varanda, pois era onde queria que ela fosse fazer as necessidades mas em vez disso ela levava os brinquedos dela e dormia onde eu tinha posto o spray por isso deixei de o usar lá, limpei tudo e fiz-lhe lá uma cama. Como a varanda tem algum tamanho experimentei usar o spray no lado oposto de onde ela dorme mas como não teve resultado achei melhor limpar e esquecer a ideia da varanda.

Também pensei usar o spray na casa de banho ou até na cozinha porque são as unicas divisões não têm chão de madeira, mas ela tem medo de lá entrar.

Costumo limpar sempre com lixivia também e, ás vezes, ainda utilizo um pó que comprava quando tinha gatos para "disfarçar" os cheiros. O problema é que mesmo sem tirar o cheiro ela não vai ao mesmo lugar.

Normalmente quando a levo á rua deixo-a andar por lá a cheirar tudo durante uns 15/20 minutos, se não fizer nada levo-a para dentro e passados uns 40 minutos tento outra vez.

Já tentei levar o xixi e o cóco dela para rua e deixá-lo no sitio onde quero que ela faça, mas nem assim.
BrownEye
Membro Veterano

terça mai 25, 2010 8:13 am

Akichen , coloca o spray directamente no chão?
Quando eles são pequeninos eu acho certo terem em casa um sitio para fazerem xixi, mas convém ter um cantito com jornais, já criei muitos cães e nos primeiros meses sempre coloquei jornais, pode usar o spray ou umas gotitas de xixi mas nos jornais.
Sempre funcionou cá em casa.

Quanto à dificuldade de fazer na rua, penso que com paciência e perseverança ela vai acabar por entender, mas elogie bastante quando ela fizer na rua, se lhe der um biscoito para cão melhor ainda. :wink:
Akichen

terça mai 25, 2010 9:14 am

Ja tentei meter directamente no chão, depois nos jornais, e depois nos dois.
Ela ignora os dois, a única diferença é que os jornais ela "come-os", desapareçem num instante. :?

Agora tenho-a mantido na varanda, visto que aí ela não faz nada, a ver se quando fosse à rua tivesse vontade, mas nem assim.Esteve o fim da tarde e a noite toda na varanda, já foi à rua 6 vezes e ainda nada.
BrownEye
Membro Veterano

terça mai 25, 2010 9:27 am

Akichen Escreveu:Ja tentei meter directamente no chão, depois nos jornais, e depois nos dois.
Ela ignora os dois, a única diferença é que os jornais ela "come-os", desapareçem num instante. :?

Agora tenho-a mantido na varanda, visto que aí ela não faz nada, a ver se quando fosse à rua tivesse vontade, mas nem assim.Esteve o fim da tarde e a noite toda na varanda, já foi à rua 6 vezes e ainda nada.

Isso não é nada normal num cachorrinho bebé, tanto tempo sem fazer necessidades.
É dificil, sem conhecer a sua cadelinha, dizer o que está errado, embora manter uma cadelinha confinada numa varanda durante tanto tempo, não me pareça a atitude correcta.

Espere por mais opiniões, tente perceber o que de facto está errado.
Akichen

terça mai 25, 2010 9:49 am

Pois, eu sei que não é a melhor coisa de se fazer, mas de momento não tenho escolha. :? Contudo assegurei-me de que ela tinha tudo, água, comer, até brinquedos, e de que não tem nem frio nem calor. E não passou esse tempo todo seguido, lá, teve aqueles 6 intervalos na rua.
Agora deixei-a andar um pouquinho pela casa a ver o que faz.
kaminaru
Membro Veterano
Registado: segunda abr 12, 2010 5:17 pm

terça mai 25, 2010 11:29 am

Olá,
Não sei se ajuda muito mas li que se deve levar o animal à rua após as refeições. Se não estou em erro 15 minutos depois de comer.
Se calhar também já experimentou fazer isto sem sucesso.... :\
Akichen

terça mai 25, 2010 4:26 pm

kaminaru Escreveu:Olá,
Não sei se ajuda muito mas li que se deve levar o animal à rua após as refeições. Se não estou em erro 15 minutos depois de comer.
Se calhar também já experimentou fazer isto sem sucesso.... :\
Pois, já tentei também e ainda não resultou. :?

Mas volto agora com uma notícia.
Pois é, a menina Teka já fez as suas necessidades, tanto num cantinho da varanda como na rua! :D

Parece que o que resultou foi, antes de sair com ela, dar-lhe um pouquinho de comida da lata e assim que ela acabar levá-la à rua, foi quase instantâneo. :lol:
Algemas
Membro Veterano
Registado: terça mai 11, 2010 4:33 pm

terça mai 25, 2010 6:28 pm

TEKA...que giro... :D

A minha 1ª cadela, há 25 anos chamou-se Teka...

Tente ir à rua 30 minutos antes de lhe dar de comer e 15 minutos, depois...e nunca se esqueça de a felicitar, vai ver que assim como o dono faz a festa, ela vai apanhar as canas... :lol:

Boa sorte
gandares
Membro Veterano
Registado: quinta abr 15, 2010 10:12 am

terça mai 25, 2010 9:20 pm

Algemas Escreveu:TEKA...que giro... :D

Tente ir à rua 30 minutos antes de lhe dar de comer e 15 minutos, depois...e nunca se esqueça de a felicitar, vai ver que assim como o dono faz a festa, ela vai apanhar as canas... :lol:

Boa sorte
giro, giro é teres dado á tua 1ª cadela o nome que dei o ano passado ao meu frigorifico.

:lol: :lol: :lol:
Algemas
Membro Veterano
Registado: terça mai 11, 2010 4:33 pm

terça mai 25, 2010 9:26 pm

gandares Escreveu:
Algemas Escreveu:TEKA...que giro... :D

Boa sorte
giro, giro é teres dado á tua 1ª cadela o nome que dei o ano passado ao meu frigorifico.

:twisted: :?
nicasxi
Membro Veterano
Registado: segunda ago 25, 2008 2:25 am

terça mai 25, 2010 10:15 pm

gandares Escreveu:

E ele? Fazia as necessidades na rua , ou ensinou-o a fazer no jornal ? Tambem estava na varanda ?????
:lol: :lol: :lol: :lol:
Dedico esta assinatura a quem lhe "acentar" a carapuça :
"Quem nasce lagartixa, nunca chega a jacaré, por muito que se inche .... " By , um amigo muito querido ...

"Dogs are better than human beings because they know but do not tell."
— Emily Dickinson

À espera que os frangos que o Terug, o Paulo Santos e o Zefe andam a virar, fiquem prontos.
... e já agora tambem das courgettes da LuMaria!;)
martasal
Membro Veterano
Registado: terça dez 22, 2009 6:48 pm
Localização: Nina, Tété e Ruca; mais os que vão aparecendo em condições especiais...

terça mai 25, 2010 10:21 pm

nicasxi Escreveu:
gandares Escreveu:

E ele? Fazia as necessidades na rua , ou ensinou-o a fazer no jornal ? Tambem estava na varanda ?????
:lol: :lol: :lol: :lol:
:lol: :lol: :lol: :lol: :lol:
<p>Se os humanos t&ecirc;m Alma,os animais tamb&eacute;m t&ecirc;m Alma. Se os humanos t&ecirc;m Livre Arb&iacute;trio, os animais tamb&eacute;m o t&ecirc;m. Se n&atilde;o podermos saber isto com toda a certeza,ao menos poderemos dar-lhes o benef&iacute;cio da d&uacute;vida!&nbsp; </p>
<p>Marc Bekoff</p>
Akichen

quarta mai 26, 2010 8:58 am

:lol: Por acaso não fui eu que lhe dei o nome, mas achei melhor mantê-lo quando a adoptei. :D
Responder

Voltar para “Cães”