Rosinha2000 Escreveu:Todos nós temos direitos, e quem somos nós para privarmos um animal da nossa companhia quando ele se dedicou a nós de alma e coração.
E quem somos nós para privar um animal, qualquer animal, da sua liberdade? Gostariam de estar entre quatro paredes, ou limitados a uma cerca (os mais sortudos) durante grande parte do dia? Será que não somos tão egoistas ao ponto de querer ter um animal em casa apenas porque como muitos dizem o “amor” dele é incondicional e nos pede tão pouco? Se calhar se fosse o pai, o tio ou o avô mais idoso e acamado já não aceitaríamos de tão bom grado. Mas um animal é engraçado, até serve para mostrar aos amigos... Pronto, se calhar nós que não abandonamos animais somos um bocadinho menos egoístas pois cuidamos deles e compramos o prazer da sua companhia dando-lhe em troca bem-estar, mas dentro das nossas regras claro, dentro das regras do comportamento humano e do modo de vida humanos.
Dirão alguns que os animais têm que estar confinados para sua segurança; pois é, mas fomos nós que invadimos o seu espaço e não os respeitamos, que os domesticamos e os fizemos depender de nós desde tempos imemoriais, que lhes tiramos precisamente a capacidade de aprender, que dizemos que a vida lá fora é perigosa e os defendemos...
Outros dirão que eles não pensam, que são irracionais, que não podem andar em liberdade. Mas se são irracionais então não são iguais a nós, não pensam como nós ao contrário do que muita gente afirma, que eles “amam”... e nesse caso não podem ser tratados como nós.
E o ponto de vista do cão, não existe? Claro que não, ele tem que se adaptar a nós, e ai dele que peça comida diferente ou uma casota de alumínio em vez de ser de madeira. Pois, esqueci-me que eles não ligam a essas coisas e é por isso que gostamos tanto deles; mas se o fizessem se calhar muitos daqueles que andam a apregoar as misérias alheias já pensariam duas vezes antes de criticar. Ainda nenhum estudo (que eu saiba) demonstrou se um cão se desenvolve melhor em 500 m2 ou 2000 m2 de quintal, se necessita de ter arbustos e árvores no sítio em que vive normalmente ou se pelo contrário chega um chão de mosaico; “o meu cão é feliz” dizem muitos, e todos acreditamos pois o animal não pode responder.
Os mais fundamentalistas e amantes de animais que pensem um pouco nisto.
O ser humano pensa que é o centro do universo e isso tem-nos levado a acções não muito recomendáveis. Gosto muito de animais mas acima de tudo respeito-os não pela companhia que me fazem, não pelo “amor” que me dão, mas pela personalidade que cada um deles tem e por fazerem connosco (cada vez menos) parte de um todo; isso significa também aceitar as diferentes formas de pensar dos meus pares. Mas como já aqui foi dito, se tiver que fazer uma escolha essa será a dos meus iguais pois essa é a lei de sobrevivência; e não se iludam, os nossos amigos animais farão provavelmente o mesmo. Quando digo isto falo em termos gerais, pois como já disse noutro tópico, se há gente má também há cães muito mauzinhos. Isto para responder a
deinhac quando diz que
eu pessoalmente escolheria mil vezes os meus animais a certas pessoas
pois é óbvio que quando começamos a particularizar é mais difícil chegar a uma solução global. É a capacidade de abstracção que nos fez evoluir e nos torna diferentes dos animais.
Esta é a outra parte do problema e estou a fazer o papel de advogado do diabo apenas tentando demonstrar que há aqui pano para mangas, e até certo ponto pode ser saudável discutir isto tudo, mas a partir das premissas certas, mostrando vários campos... não acendendo um fogo e depois andar cada um para seu lado a ver onde é que consegue apagar.
Repito: fundamentalismos, não obrigado. Somos culpados? Pois obriguemos toda a gente a ter um animal para acabar com os vadios; ou soltemos todos os animais para que eles reencontrem o seu equilíbrio na natureza. É possível? Não. Então continuemos o nosso caminho tentando fazer aquilo que está ao nosso alcance para lhes dar uma boa qualidade de vida. Cada pessoa tem direito a fazer as suas escolhas (mesmo que não concordemos) e se vamos por aqui (se pegamos nos problemas da forma que este tópico foi iniciado) não tarda estamos a formar esquadrões para fazermos justiça por mãos próprias e punir aqueles que abandonam animais (por muito condenável que isso seja).
Que raio, escrevam para jornais, TVs, rádios, e denunciem essas situações, alertem para este problema; é só mandar um email... Agora criticam-se precisamente aquelas pessoas que ainda vêem aqui tentar ajudar o animal a encontrar um novo lar.