Dá-se Muito Urgente

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

texuga
Membro Veterano
Registado: quinta jan 03, 2002 9:31 pm
Localização: Vaca, porco, galinha, frango, coelho, perú, enfim, como de tudo um pouco...

terça out 28, 2003 7:24 pm

jcsousa Escreveu:
Termino dizendo que a comparação é extremamente infeliz - realmente HÁ QUEM DÊ OS FILHOS em adopção por falta de condições para os criar! Não estaremos nós, os moralistas encartados, a desrespeitar com tópicos como este situações dramáticas que realmente se produzem?

(...)

Mas, meus amigos, se um dia a escolha fôr entre um humano e um cão, não tenham dúvidas que optarei pela minha espécie. Como já disse neste forum, cada macaco no seu galho.
Concordo plenamente, aliás já demonstrei o meu desagrado à umas "páginas" atrás em relação a este tópico, mas este comentário merece os meus parabéns. ;)
Dar um animal ou uma criança para adopção para que ela ou ele tenham melhores condições de vida é uma atitude louvável e não pode ser de modo algum condenada. Quem lê o tópico é livre de pensar que a Rosinha acha melhor abandonar um animal ou uma "criança de 3 anos" em vez de por um anúncio na internet a pedir quem a queira recolher com intenção de estimar e dar alguma qualidade de vida, coisa que o/a actual proprietário/a não pode oferecer.
Abraços
http://www.apterrariofilia.org<a href="http://www.amphibio.org/apterrariofilia" target="_blank"> </a>
deinhac
Membro Veterano
Registado: quinta jan 16, 2003 11:09 am

terça out 28, 2003 8:57 pm

Eu acho incrivel que quando a conversa é interessante, as pessoas neste forum tendem a achá-la desapropriada! Isto é diálogo, minha gente!! :lol:
Acho que é muito louvável trocarmos pontos de vista sobre este assunto e respondendo ás questoes do JCSousa, continuo dizendo o seguinte:

1º - Não me parece que ninguem aqui se esteja a armar em bonzinho. Simplesmente questiona-se até que ponto é correcto dar um animal pelos motivos apontados (porque é irrequieto, porque rói). O que Rosinha quis mostrar, fazendo uma comparação com uma criança, é que não é à minima contrariedade que se dá um animal, (tal como não se dá para adopção uma criança hiperactiva.) Para isso comprava-se um peluche, esse fica quietinho sem estragar nada...

2º - Compreendo que cada qual sabe da sua vida e se a partir de uma certa altura da vida entende que não tem condiçoes para o sustentar, entao aceito que tente dá-lo. Mas o que se quer frisar no meio disto tudo é que muitas vezes os donos não pensam nem 2 vezes em despachar os seus caes para outras pessoas e isso é lamentável. Eu lembro-me muitas vezes de uma cena do filme da Lassie, a versao com a Elizabeth Taylor pequenina (alguem viu?)... a cena em que os donos da Lassie, por serem muito pobres, resolveram dar a cadela (atitude que compreendo perfeitamente, nao tinham dinheiro nem para comer), mas o que me impressionou foi a interpretação da criança, que chorava convulsivamente por ter de se separar da sua amiga peluda!! isto mostra o sentimento profundo que nutria pela cadela e é esse sentimento que deve existir nas pessoas que têm animais.

Para finalizar e sem querer ofender, acho muito infeliz que diga que não dá nem aceita liçoes de ninguem... na vida estamos sempre a aprender e de vez em quando temos de levar umas "estaladas sem mão". Eu já levei algumas e, se no momento me doeram, mais tarde compreendi que foram essenciais para a minha evolução.
Não critico essa sua posição ferranha em defender e escolher os da sua (nossa!) especie, mas discordo: eu pessoalmente escolheria mil vezes os meus animais a certas pessoas...

Esta é a minha posição sobre o assunto...
cumprimentos!
jcsousa
Membro Veterano
Registado: sábado mai 03, 2003 11:57 am
Contacto:

terça out 28, 2003 9:28 pm

Ora bem, vou tentar responder-lhe ponto por ponto:

1. Se você acha a discussão interessante, eu acho crível; não ache incrível que eu a ache absurda. E permita-me que expresse a minha opinião, e não a sua.

2. Quando se critica os "outros" por oposição óbvia a "nós", estamos a colocar-nos nos antípodas dos "outros", logo nós seremos o contrário do que criticamos;

3. Para ser franco, eu acho que a substância destes temas, não servem para discutir num fórum em que todos amamos os cães. Digamos que é como louvar o benfica entre benfiquistas. Não há contraditório e, em minha opinião, a coisa passa a ser assim como uma "conversa de tias", para utilizar o título de um tópico aberto pelo nel.

4. Mas eu não manifestei o meu desacordo em relação à substância, que me deixaria indiferente, mas em relação ao extremo mau gosto do exemplo escolhido. E digo extremo mau gosto refreando a minha capacidade de adjectivaçaõ...

5. Diz você que "muitas vezes os donos não pensam duas vezes antes de despachar um cão". São maus donos? De acordo. Mas então deixe lá o cão ir para outro lar em que seja realmente querido, e felicite o ex-dono por não o ter abandonado como fazem muitos.

6. Se, mesmo no tal filme, você compreende os donos da Lassie, mais uma razão para percebê-los na vida real. De qualquer modo, discutir o concreto com base em ficções parece-me desajustado.

7. Realmente não me ofende - eu nunca disse que não aceitava lições de ninguém. Disse que não aceitava lições de amor pelos animais, NEM AS DAVA, o que é completamente diferente. Isto é, faço o contrário do que acontece aqui, em que há muita gente disposta a dar lições de amor pelos animais... Mas isto é uma opção minha. claro.

8. Assim como é uma opção minha escolher, entre a vida humana e a de um cão, a primeira. E entre a vida de dois cães, a do meu... É, como você disse, um direito que me assiste.

Cumprimentos

José Carlos
Sir_Lancelot
Membro Júnior
Registado: quinta out 02, 2003 6:06 pm

terça out 28, 2003 9:33 pm

Rosinha2000 Escreveu:Todos nós temos direitos, e quem somos nós para privarmos um animal da nossa companhia quando ele se dedicou a nós de alma e coração.
E quem somos nós para privar um animal, qualquer animal, da sua liberdade? Gostariam de estar entre quatro paredes, ou limitados a uma cerca (os mais sortudos) durante grande parte do dia? Será que não somos tão egoistas ao ponto de querer ter um animal em casa apenas porque como muitos dizem o “amor” dele é incondicional e nos pede tão pouco? Se calhar se fosse o pai, o tio ou o avô mais idoso e acamado já não aceitaríamos de tão bom grado. Mas um animal é engraçado, até serve para mostrar aos amigos... Pronto, se calhar nós que não abandonamos animais somos um bocadinho menos egoístas pois cuidamos deles e compramos o prazer da sua companhia dando-lhe em troca bem-estar, mas dentro das nossas regras claro, dentro das regras do comportamento humano e do modo de vida humanos.

Dirão alguns que os animais têm que estar confinados para sua segurança; pois é, mas fomos nós que invadimos o seu espaço e não os respeitamos, que os domesticamos e os fizemos depender de nós desde tempos imemoriais, que lhes tiramos precisamente a capacidade de aprender, que dizemos que a vida lá fora é perigosa e os defendemos...

Outros dirão que eles não pensam, que são irracionais, que não podem andar em liberdade. Mas se são irracionais então não são iguais a nós, não pensam como nós ao contrário do que muita gente afirma, que eles “amam”... e nesse caso não podem ser tratados como nós.

E o ponto de vista do cão, não existe? Claro que não, ele tem que se adaptar a nós, e ai dele que peça comida diferente ou uma casota de alumínio em vez de ser de madeira. Pois, esqueci-me que eles não ligam a essas coisas e é por isso que gostamos tanto deles; mas se o fizessem se calhar muitos daqueles que andam a apregoar as misérias alheias já pensariam duas vezes antes de criticar. Ainda nenhum estudo (que eu saiba) demonstrou se um cão se desenvolve melhor em 500 m2 ou 2000 m2 de quintal, se necessita de ter arbustos e árvores no sítio em que vive normalmente ou se pelo contrário chega um chão de mosaico; “o meu cão é feliz” dizem muitos, e todos acreditamos pois o animal não pode responder.

Os mais fundamentalistas e amantes de animais que pensem um pouco nisto.

O ser humano pensa que é o centro do universo e isso tem-nos levado a acções não muito recomendáveis. Gosto muito de animais mas acima de tudo respeito-os não pela companhia que me fazem, não pelo “amor” que me dão, mas pela personalidade que cada um deles tem e por fazerem connosco (cada vez menos) parte de um todo; isso significa também aceitar as diferentes formas de pensar dos meus pares. Mas como já aqui foi dito, se tiver que fazer uma escolha essa será a dos meus iguais pois essa é a lei de sobrevivência; e não se iludam, os nossos amigos animais farão provavelmente o mesmo. Quando digo isto falo em termos gerais, pois como já disse noutro tópico, se há gente má também há cães muito mauzinhos. Isto para responder a deinhac quando diz que
eu pessoalmente escolheria mil vezes os meus animais a certas pessoas
pois é óbvio que quando começamos a particularizar é mais difícil chegar a uma solução global. É a capacidade de abstracção que nos fez evoluir e nos torna diferentes dos animais.

Esta é a outra parte do problema e estou a fazer o papel de advogado do diabo apenas tentando demonstrar que há aqui pano para mangas, e até certo ponto pode ser saudável discutir isto tudo, mas a partir das premissas certas, mostrando vários campos... não acendendo um fogo e depois andar cada um para seu lado a ver onde é que consegue apagar.

Repito: fundamentalismos, não obrigado. Somos culpados? Pois obriguemos toda a gente a ter um animal para acabar com os vadios; ou soltemos todos os animais para que eles reencontrem o seu equilíbrio na natureza. É possível? Não. Então continuemos o nosso caminho tentando fazer aquilo que está ao nosso alcance para lhes dar uma boa qualidade de vida. Cada pessoa tem direito a fazer as suas escolhas (mesmo que não concordemos) e se vamos por aqui (se pegamos nos problemas da forma que este tópico foi iniciado) não tarda estamos a formar esquadrões para fazermos justiça por mãos próprias e punir aqueles que abandonam animais (por muito condenável que isso seja).

Que raio, escrevam para jornais, TVs, rádios, e denunciem essas situações, alertem para este problema; é só mandar um email... Agora criticam-se precisamente aquelas pessoas que ainda vêem aqui tentar ajudar o animal a encontrar um novo lar.
Última edição por Sir_Lancelot em terça out 28, 2003 9:44 pm, editado 1 vez no total.
nel
Membro Veterano
Registado: terça set 24, 2002 8:18 am
Contacto:

terça out 28, 2003 9:34 pm

deinhac Escreveu:... eu pessoalmente escolheria mil vezes os meus animais a certas pessoas...
Concordo em linhas gerais com a intervenção da(o) deinhac e em absoluto com a posição citada em cima. concordo sem preconceitos e sem tabus.

Como já disse antes, estes temas são sempre polémicos e exactamente por isso é que têm interesse. Evidentemente, e repetindo, desde que sejam tratados com seriedade e respeito, como aliás está a acontecer.
Mas vamos chamar as coisas pelo nome: estes temas ou a forma como ele é colocado é tabu.
Esta é a interpretação que eu faço em relação à resistência ou ao pudor de algumas pessoas em aceitarem tocar em certos assuntos.
No entanto, lá pelo facto de me sentir completamente à vontade para tratar determinados temas, devo admitir e respeitar que esses assuntos podem de algum modo ferir pessoas mais susceptíveis.
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Bibocas
Membro Veterano
Registado: terça ago 27, 2002 9:35 pm

terça out 28, 2003 9:45 pm

Olá

Com todo o meu respeito por todos os forenses aqui presentes mas, não consegui ainda perceber aonde este post nos irá levar!

Não vejo qualquer tipo de ligação. Acho que se está a misturar alhos com bugalhos...

Até porque, não se pode nem deve ironizar o problema porque, quantos não existem que abandonam os próprios filhos ou até pior, os ignoram à nascença... agora imagine-se animais!

É tudo uma questão de princípio!

E apartir daqui para mim, é sem comentários.
Cybergirl
Membro Veterano
Registado: sexta jan 31, 2003 11:17 am

terça out 28, 2003 9:53 pm

Olá,

A Rosinha2000 abordou desta forma, a extrema revolta que sente, penso que todos nós sentimos, quando presenciamos o "descartamento" de um ser-vivo para o lixo.

Como é possivel, alguém desenvencilhar-se de um cão???Algo que todos nós amamos, não da mesma forma que a um filho, mas com o mesmo teor de sentimento???

E partilhando, o mesmo "indice de revolta" pelo abandono de cães, dá realmente vontade de perguntar: e se fosse o seu filho abandonava??????

Bye
jcsousa
Membro Veterano
Registado: sábado mai 03, 2003 11:57 am
Contacto:

terça out 28, 2003 9:59 pm

Ó nel, desculpe lá mas parece-me completamente desajustada a sua classificação de "tabu" para piadas de mau gosto! Como já disse, a questão não está no conteúdo mas na forma.

Já foi incluido no forum o exemplo de Auschwitz a propósito de um tema canino. Brincamos, ou quê? Eu, como você, senti na pele a dureza do fascismo, e vêm-me agora buscar o nazismo para discutir temas sobre cães?

Até aqui era os desalmados que abandonam cães. Agora já são os que lhes procuram novo dono. E qual o exemplo que se foi buscar? "Dá-se criança vacinada e não sei que mais". Haja pachorra...

Querem discutir o nazism? Querem aprofundar os motivos que levam as mães a dar os filhos para a adopção? Vamos lá discutir os temas, criem tópicos sobre eles! Onde é que está o tabu? Nenhum tabu! Mas não misturem alhos com bugalhos...

Ó nel você desculpe-me a veemência, eu "fervo em pouco água" mas procuro manter-me sempre coerente. Sabe que me habituei a respeitá-lo pela sua cordialidade e bom senso. Mas repito-lhe que, se a escolha for (e em casos extremos) entre homem e cão, não terei dúvidas em decidir-me pelo homem - por muito que isso me custe.

Um abraço

José Carlos
Miadores
Membro Veterano
Registado: sábado mar 08, 2003 9:21 pm

terça out 28, 2003 10:24 pm

PARABÉNS Rosinha, pela ideia!

É o que me apetece dizer! Às vezes é preciso o chamado "tratamento de choque"!
Claro que, à partida, qui no Forum, estamos entre amigos dos animais, mas de maneira diferente, como já deu para constatar.
Talvez não tenham percebido bem a intenção da Rosinha! Não foi estar a dizer, quanto a mim, que uma criança é igual a um animal, mas que a crueldade de abandonar uma criança se equipara à de abandonar um animal! Porquê? Porque são ambos seres indefesos. E isto responde ao forista que perguntou porquê crianças e não outras pessoas quaisquer.
E em relação aos que falaram da necessidade de se abordar a questão com essas ditas pessoas, insensíveis ao sofrimento dos animais, volto ao princípio: o tratamento de choque pode ser positivo e necessário!
<p>MALHINHAS para sempre no meu coracao!</p>
<p>To the world you may be one, to the one you may be the world!</p>
<p>&nbsp;</p>
deinhac
Membro Veterano
Registado: quinta jan 16, 2003 11:09 am

terça out 28, 2003 10:28 pm

jcsousa Escreveu:
Já foi incluido no forum o exemplo de Auschwitz a propósito de um tema canino. Brincamos, ou quê? Eu, como você, senti na pele a dureza do fascismo, e vêm-me agora buscar o nazismo para discutir temas sobre cães?
Mas é precisamente para encontrar pontos vista diferentes que este topico está aberto!! :o Será assim tão prejudicial trocar-se opinioes divergentes sobre o tema dos direitos dos animais?? Quase me leva a crer que se não forem todos da mesma opiniao, entao é melhor nao se falar!! Eu não concordo com isso...
jcsousa, nao vejo motivo para se enervar. O que se pretende aqui é compreender até que ponto devemos levar a serio e com respeito os direitos dos animais e mostrar opinioes discordantes!
E se quer que lhe diga, nao conheço o conteudo desse topico de Auschwitz, mas acho que é de certa forma comparável, sim senhor!
Quer que lhe dê um exemplo? a investigação cientifica em animais é um autentico campo de concentração! E o mais grave é que a maioria dos testes realizados nao servem para nada, em nada servem o ser humano!
Quer um exemplo? testes para induzir a depressao em macacos. Em 1951 um cientista resolveu criar maes falsas de tecido que se tornavam "monstruosas" para as suas crias: estas agarravam-se a estas maes de tecido e levavam um choque electrico, ou a mae falsa tornava-se porco-espinho quando a cria bebe estava agarrada a ela, que era naturalmente cuspida com feridas...sabe o que fazia o bebe? esperava que os picos voltassem para dentro e agarrava-se de novo á mae!
Quer mais nazismo? Foi tambem criado o chamado "poço do terror" para produzir macacos aterrorizados, onde eram deixados acabados de nascer durante 3, 6 ou 12 meses numa camara de aço, sem contacto com ninguem. Quando saíam da jaula esses macacos estavam reduzidos a um nivel socioemocional cuja reacçao principal era o medo e exclusao.
Não vou continuar, porque são tantas as atrocidades que nao vale a pena, caes e gatos sujeitos a radiaçoes, a choques electricos, a torturas estupidas que nao serviram para nada!!! Existe sim um Auschwitz dos animais e nao querendo comparar com que se passou com os judeus, (que tenho muito respeito por isso), sao tambem campos de concentração reais e que ninguem quer saber, porque sao animais e nao humanos!
Acho que isso nao deve ser um assunto tabu.
nel
Membro Veterano
Registado: terça set 24, 2002 8:18 am
Contacto:

terça out 28, 2003 10:36 pm

jcsousa Escreveu: Ó nel, desculpe lá mas parece-me completamente desajustada a sua classificação de "tabu" para piadas de mau gosto! Como já disse, a questão não está no conteúdo mas na forma.
Eu aqui estou como o outro: olhe que não, olhe que não.
O José Carlos tem todo o direito de considerar a classificação tabu desajustada, mas é assim que eu a considero.
Se não fosse tabu o tópico não tinha disparado para não sei quantas páginas em tão pouco tempo.

Mas a nossa maior discordância está aqui:
... Mas repito-lhe que, se a escolha for (e em casos extremos) entre homem e cão, não terei dúvidas em decidir-me pelo homem - por muito que isso me custe.
Até aqui eu acho que há tabu ou, quando muito, preconceito.
Eu não tenho quaisquer vínculos religiosos e talvez isso me dê alguma (ou outra) liberdade de pensamento. Apesar de o cão ser um animal irracional e em muitos aspectos inferior ao homem, noutros, como por exemplo no campo afectivo, não tenho quaisquer preconceitos em considerá-lo num plano superior, acima de muitos da minha espécie. É que não tenho mesmo quaisquer dúvidas a esse respeito. E creio estar a encarar o problema de forma lúcida e honesta.
Sempre achei que o homem nutre um enorme complexo de superioridade em relação aos outros animais, nomeadamente ao cão. Tenho esta opinião há muitos anos e será muito difícil mudá-la.
É por isso que considero esta expressão muito feliz: "Quanto mais conheço o homem mais gosto dos animais"
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Nrc
Membro Veterano
Registado: quarta jul 24, 2002 12:13 am
Contacto:

terça out 28, 2003 10:39 pm

Ora viva,

Não sei pq, mas estes tópicos que começam com estas comparações, assim como aqueles que começam com lengalengas, causam-me sempre uma apatia extrema... gabo a pachorra de quem escreve, principalmente daqueles elementos mais sensatos e habitués que tentam fazer luz no meio destas "quezílias"; será da idade? Como o vinho do Porto, fica melhor com a idade, talvez fiquemos daqui a uns anos como o Nel e o jcsousa, e tenhamos a ponderação de um e a experiência do outro para aturar estas "acesas" trocas de ideias...até lá para mim estes tópicos são chão que já deu uvas. Cada um fica na sua e marram, como costume, para onde querem. 8)

Cumprimentos,
Última edição por Nrc em terça out 28, 2003 10:40 pm, editado 1 vez no total.
sea
Membro Veterano
Registado: domingo jun 22, 2003 8:20 pm

terça out 28, 2003 10:40 pm

É por isso que considero esta expressão muito feliz: "Quanto mais conheço o homem mais gosto dos animais"

Nel

Concordo tanto com o que acabas-te de escrever! Eu escrevi ao José Carlos o mesmo.
A vida da Goldie está acima de muitas pessoas. Quanto mais vejo e conheço o mundo que me rodeia mais gosto dela.
Rosinha2000
Membro Veterano
Registado: terça fev 26, 2002 10:48 pm
Localização: 1 caniche, 3 rafeiros, 1 Dogue Alemão, 4 gatos srd, 1 persa, 1 maçarongo, 1 caturra

terça out 28, 2003 11:09 pm

Eu sabia que iria levantar polémica, não pensei é que seria tanta. Para os mais cepticos, o objectivo de um forum é debater ideias, eu fui apenas irónica, tal como muitos o são, mas ok. É bom ler algumas opiniões.Eu sou teimosa, muito teimosa, mas não é por isso que não vou aceitar as opiniões de cada um. tenho pena que alguns não consigam ler para além das palavras por mim escritas, mas cada um é como cada qual, para mim existe cinzento, não apenas branco e preto. Claro que é preferível dar um animal e po-lo na rua. Mas porque não ponderar a aquisição do animal antes, porque não pensar se querem mesmo um cão, e ter a casa roida, tudo estragado, noites de chuva com ele na rua, tardes perdidas a passea-lo, etc...

Ao ter um filho um pai e uma mãe fazem um compromisso para a vida ( pelo menos até ele ser auto suficiente ), porque será que muitas pessoas não entendem que a aquisição de um animal é um compromisso para a vida?? É basicamente isto que me faz confusão nada mais. É claro que tb me impressiona e muita confusão me faz uma mãe abandonar um bebe num caixote do lixo, a porta de um hospital, sim faz, por muito que tente não consigo compreender. Se eu fosse a pensar como muita gente já há muito teria dado a Margot, com todos os problemas que ela me deu ( não, não quero uma medalha, ou um prémio de Bonzinha do Ano ), com todas as coisas que ela me destruiu ( O interior do meu carro teve de ser todo novo ). Secalhar é forte demais para muita gente fazer uma comparação entre uma criança e um animal, para mim não é. Não sou nenhuma fanática, não tenho uma dezena de animais, e alimento mais outra.

Nrc Escreveu: Ora viva,
Cada um fica na sua e marram, como costume, para onde querem. 8)
E se o Sr Marra, fique lá com o seu par de C&%%os, porque eu não marro, eu debato ideias, e olhe que o que foi dito neste tópico foi muito util, pelo menos para mim
Musky
Membro Veterano
Registado: segunda fev 03, 2003 10:40 pm

terça out 28, 2003 11:09 pm

deinhac Escreveu:Este é um assunto que deve ser reflectido. Uns gostam de animais de estimação, do seu caozinho e do seu gatinho, mas desprezam todos os outros; outras pessoas acham que 1º está o Homem e que os animais vêm a seguir (e aí eu pergunto porquê); outros acham mesmo que os animais só existem para servir o Homem, como diz no Genesis,
.................................
O que conta aqui é a ética e a compreensão de que o Homem não é dono e senhor do mundo e que as criaturas de outras especies não estão ao seu serviço. Isto deve ser dito e compreendido por toda a gente, amantes e não amantes de animais!
Gostava de chamar a atenção para o facto de o Genesis dizer, taxativamente, que Deus colocou o Homem no Paraíso como seu Guardião, não como dono e senhor. Adoro este argumento, já que funciona com quase toda a gente.

Quanto ao José Carlos, embora concorde com quase tudo o que escreve, tenho de fazer uma observação:
Mas repito-lhe que, se a escolha for (e em casos extremos) entre homem e cão, não terei dúvidas em decidir-me pelo homem
No meu caso, José Carlos, isso iria depender muiiiito do homem... e olhe que há alguns exemplares que eu não trocava nem pela pulga do cão! :| . Neste caso, estou com o Nel a 100%.
Responder

Voltar para “Cães”