Ele não faz mal...

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

amsnake
Membro Veterano
Registado: domingo abr 01, 2007 6:30 pm

segunda mai 24, 2010 6:23 pm

Por acaso foi uma coisa que reparei cá em Braga... em plena sexta feira às 10 da noite um casal daqueles que gostam de exibir o bom comportamento dos seus cães neste caso dois pastores alemães sem trela pela avenida e outras pessoas com os seus cães pela trela... enfim... há de tudo
BMuirgen
Membro Júnior
Registado: sexta mar 26, 2010 1:20 am

terça mai 25, 2010 4:42 am

Para além de tudo o que aqui já foi dito, e com o qual concordo, as pessoas que andam com os cães sem trela em zonas de outras cães, não se apercebem de que estão a ser tremendamente negligentes com os seus próprios cães.

O cãozinho não faz mal a ninguém, logo anda solto, diz o dono.
Fantástico!

E se aparecer um cão a querer morder o cão que está sem trela? Como vai o dono protege-lo?
E se for mordido?
E, se com o pânico, fugir para a estrada e for atropelado?

E depois há os que dizem "ah mas o meu cão está ensinado e não vai para a estrada ou não come porcarias do chão".
E se o cão se assustar com algo imprevisível?
Ou se lhe der na ideia ir atrás de um cheiro irresistível?
Ou se encontrar uma porcaria daquelas que (quase) nenhum cão consegue resistir e a comer? [por exemplo, alguns raticidas são coloridos, não cheiram mal e consta que são relativamente saborosos....]

O mal destas pessoas é pensarem que o mal só acontece aos outros e que, por o seu cão que não faz mal a ninguém estar (dizem eles..) ensinado, não corre perigo algum.
TRETAS!

A trela é (a meu ver) primeiramente um instrumento que visa garantir a segurança do nosso cão.

Permite-nos puxá-lo em caso de algum ataque, em caso de susto ou qualquer outro imprevisto.
E, infelizmente, os acidentes podem acontecer SIM a qualquer um de nós e são totalmente imprevisíveis.

Honestamente já desisti de ter estes diálogos com os donos que teimam em levar os seus cães desatrelados. Entra-lhes por um ouvido e sai pelo outro. Querem ser inconscientes, força! Só tenho pena é dos cães.

Preocupo-me em proteger o melhor que posso a minha cadela e, com toda a honestidade, se eu vir que a minha cadela corre risco de ser mordida por um desses cães que "não fazem mal a ninguém" não tenho problemas em lhes dar um valente pontapé (com muita pena para o cão, pois na realidade que merecia o dito pontapé é o inconsciente que se diz seu dono).
n3ka
Membro Veterano
Registado: domingo jun 21, 2009 12:07 pm
Localização: Lobo - Pastor Alemão, Ruffus - xLabrador, Enzo - Teckel

terça mai 25, 2010 7:38 pm

Ontem ia sendo mordida por um Labrador... :mrgreen:

E porquê?

Olhem... porque o imbecil do dono vinha a passeá-lo sem trela quando este cheira uma cadela (sem dono) com o cio e dispara pelo meio dos carros com a pobre cadela a tentar escapar-lhe...
Ao ver aquele aparato todo tentei agarrar o Lab pela coleira, quando este se vira contra mim e tenta morder-me, só tive tempo de tirar a mão do pé da boca do cão e dar-lhe uns berros... com isto tudo consegui ao menos parar o cão e a cadelinha, e lá chega a besta do dono “todo roto” a berrar para o cão... virei-me então para a cadelinha e peguei-a ao colo. O Lab pulou para cima de mim a tentar chegar à cadela, mas lá o dono conseguiu agarra-lo pela coleira...

Nisto viro-me para o homem... e... Onde estava a trela?? :o

Perguntei-lhe: “ E então a trela do cão?”
Ao que me responde atrapalhado: “Ele sabe andar sem ela, nunca tal aconteceu... “(ele ia dizer mais não sei o quê, mas isto bastou-me, briguei com o homem (apeteci-me dar-lhe um murro naquela cara) virei-lhe costas e meti-me mais à frente no carro com a cadelinha ao colo...

Talvez se tivesse deixado o homem falar mais um bocadinho este ainda diria: “ ahh o cão não faz mal nenhum..” Yeah right eu que o diga!

P.S.: A cadelinha está agora em boas mão... :D
<p>Cumprimentos</p>
meuobama
Membro
Registado: quinta set 24, 2009 1:00 pm

quarta mai 26, 2010 2:18 pm

A primeira e única vez que uma sra. me disse que " não há problema que ele não morde" levei eu ( por falta de conhecimento em como agir) uma grande mordidela na mão, que ainda hoje tenho a marcar, para tirar o Obama do raio de acção do raio do cão, que veio tipo seta em direcção ao meu para morder...resposta da sra. que continuava sentadinha no banco do jardim " mas ele nunca me mordeu, é sempre tão querido para mim!!"
por isso aprendi, com um treinador, que quando algum atacar o meu, que está sempre preso, começar por dar 1 pontapé ( espero não acontecer porque é algo que me custa muito) se não resultar em tão devo soltar o meu, para que se possa defender, porque puxar a trela para trás ( fica só com as patas traseiras no chão e a barriga a descoberto) é tornar-lo ainda mais indefesso e susceptível a ser ferido com gravidade

NR
sofiaabreulopes
Membro Veterano
Registado: quarta mar 29, 2006 8:19 pm
Localização: Micas Maria, Tobias Manuel, Lolita, *Ratatui* *Tucha Maria*

quarta mai 26, 2010 2:23 pm

pois, mas imaginem a minha SRD de 4Kg e o meu York que nem aos 3kg chega a defenderem-se de um cão grande - num dá né???? :evil:
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">The little creature said, &ldquo;Dear Lord,</p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">There&rsquo;s not one name left for me.&rdquo;</p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">The Father smiled and softly said,</p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">&ldquo;I&rsquo;ve left you &rsquo;til the end.</p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">I&rsquo;ve turned my own name back to front,</p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">And called you Dog, my friend!&rdquo;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><a href="http://chamaram-mesafira.blogspot.com/" ... om/</a></p>
<p><a href="http://www.patavermelha.com/">http://ww ... /</a>&nbsp;
</p>
<p>&nbsp;</p>
TheOne
Membro Veterano
Registado: sexta fev 05, 2010 5:33 pm

quarta mai 26, 2010 2:56 pm

meuobama Escreveu:A primeira e única vez que uma sra. me disse que " não há problema que ele não morde" levei eu ( por falta de conhecimento em como agir) uma grande mordidela na mão, que ainda hoje tenho a marcar, para tirar o Obama do raio de acção do raio do cão, que veio tipo seta em direcção ao meu para morder...resposta da sra. que continuava sentadinha no banco do jardim " mas ele nunca me mordeu, é sempre tão querido para mim!!"
por isso aprendi, com um treinador, que quando algum atacar o meu, que está sempre preso, começar por dar 1 pontapé ( espero não acontecer porque é algo que me custa muito) se não resultar em tão devo soltar o meu, para que se possa defender, porque puxar a trela para trás ( fica só com as patas traseiras no chão e a barriga a descoberto) é tornar-lo ainda mais indefesso e susceptível a ser ferido com gravidade

NR
Essa é a política que eu aplico há largos anos com os meus, e infelizmente já aconteceu eu ter mesmo de soltar o meu para se defender.

Este episódio já aqui o contei, não me orgulho, mas foi remédio santo.

Vou citar aqui o que escrevi na altura:

(Noddy = braco alemão de pêlo cerdoso, adoptado da rua, extremamente meigo e dócil. Dober = O meu agora velhote, mas na altura estava com toda a "pujança" e força)
O meu marido vai todos os dias de manhã, por volta das 9h e pouco, passear o Noddy, e TODOS os dias um cão pertencente ou adoptado pela farmácia da minha rua, ataca o meu... Hoje foi demais, o meu soltou-se e foi a correr pela estrada até quase ao fim da rua, e por pouco não foi ali atropelado (isto passou-se com o meu marido ainda à meia hora atrás).

Foi a gota de água para a tolerancia, nós já falámos com os pseudo-donos do cão, já pedimos para prender o cão e a resposta é "ah, pois, ele não se dá com mais nenhum cão e acha que este território é dele"

Quando o outro estava a atacar o meu, veio uma mulherzinha estúpida do café a rir e a dizer "aaahhh, este cãozinho parece que não gosta do seu!"

QUE ÓDIO...

O meu marido passou-se de vez e foi buscar o Dober a casa e foi o caos total... O Dober pegou-se com o cãzinho territorial, era toda a gente a gritar para o meu marido separar os cães e segurar o nosso e ele só disse "É bom não é???? O cão acha que morde em todos, não é??? É para verem como é bom ter um cãozinho dominante para os fracos..." Claro que segundos depois separou-os e levou o nosso para casa...

Foi mesmo o limite da tolerância, ao ver o nosso Noddy a ser mordido e quase morrer atropelado por ter de fugir de um idiota que se acha dono de tudo, foi o Boom...

Agora recebeu a visita de uma vizinha* atrasada metal, que anda SEMPRE com os seus béubéus à solta pela rua, a ameaçar o meu marido que ía chamar a polícia. Sinceramente tou-me nas tintas, o meu cão tem todos os documentos legais, ía preso e o outro é que o mordeu... O outro anda sempre solto e quando isto acontece nunca é de ninguém...

http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopi ... 260#355260
* a mesma que disse "aaahhh, este cãozinho parece que não gosta do seu!"

O resultado prático desta nossa atitude, apesar de ter sido de cabeça muito quente por todas as razões, e especialmente porque o Noddy estava em fase de adaptação a nós e era extremamente medroso, foi que o cão que o atacou, nunca mais se cruzou connosco... Cada vez que nos via, mudava de passeio, foi remédio santo...

Se foi uma atitude irracional ou muito a "quente"? Sim foi, mas o que me interessou na altura foi que nunca mais fomos importunados pelo dito "dono da rua".

Infelizmente às vezes só lá vai pela Lei da pancada :roll:
Última edição por TheOne em quinta mai 27, 2010 8:30 am, editado 1 vez no total.
"Eu sou responsável pelo que digo, não pelo que você entende." - Auto desconhecido

"O maior prazer de uma pessoa inteligente, é fazer de idiota perante um idiota a fazer de inteligente!" - Autor desconhecido
irisdsm
Membro Veterano
Registado: quarta out 14, 2009 10:51 am

quarta mai 26, 2010 3:01 pm

sofiaabreulopes Escreveu:pois, mas imaginem a minha SRD de 4Kg e o meu York que nem aos 3kg chega a defenderem-se de um cão grande - num dá né???? :evil:
Pois, eu tenho um york, que anda sempre de trela e quando vejo algum cão maior a aproximar-se tenho sempre a tendência de o pegar ao colo... :roll:

Gostava de ter coragem para o deixar interagir com um cão maior, mas começo logo a imaginar se o outro por qualquer motivo, se irrita e abre a bocarra para morder, o meu coitadinho... :?
“Sê a mudança que queres ver no Mundo”

(Ghandi)
KaluGold
Membro Veterano
Registado: terça dez 08, 2009 11:39 am

quarta mai 26, 2010 3:01 pm

Já tive a minha quota parte de chatices por causa dessa brincadeira do "ahh ele não faz mal"...

A primeira vez, é um arraçado de labrador que me entrou no pátio e mordeu o meu cão... chamei polícia, confrontei os donos "Ahh ele não faz mal", e eu respondo: "Ai não? Quer explicar-me então o buraco na cabeça do meu cão?" e ficou assim... ainda no outro dia vi o cão a rondar novamente a minha casa, a polícia só me diz que se eu quiser ver o problema resolvido tenho de ir a tribunal, enfim uma carrada de chatices que gostava de evitar... mas o que tiver de ser, será.

A segunda vez, passávamos por uma casa e o cão saía da propriedade do dono e vinha para a estrada para tentar morder o meu cão... vinha a babar-se todo, sedento por uma luta. O meu cão é um grande maricas e esconde-se atrás de mim, e eu PIMBA... pontapé no cão que o vinha morder... o dono vinha a correr atrás dele "Ahh ele não faz mal"...
Deixei de passar nesse sítio com o Kalú, porque apesar daquele episódio o dono continuava a deixar o cão andar à sua vontade e a fugir pa estrada atrás de outros cães caso lhe apetecesse...

Realmente, nestes dois casos nenhum dos cães me tentou atacar. Pode ser certo que não fazem mal a pessoas, mas a outros animais fazem... e eu cá defendo os meus animais com unhas e dentes.

Essa questão da trela é uma palhaçada... porque está na lei e eu não a vejo a ser aplicada. Eu fiz queixa de uma situação dessas à polícia e para que o sujeito fosse multado eu teria de ir a tribunal e pagar do meu bolso. A veterinária municipal também não se mexe. Fazer o quê? É pau à porta para lhe dar no lombo caso apareça, e o pé pronto para os que atacarem no caminho... desculpem a franqueza.
sofiaabreulopes
Membro Veterano
Registado: quarta mar 29, 2006 8:19 pm
Localização: Micas Maria, Tobias Manuel, Lolita, *Ratatui* *Tucha Maria*

quarta mai 26, 2010 3:22 pm

irisdsm Escreveu:
sofiaabreulopes Escreveu:pois, mas imaginem a minha SRD de 4Kg e o meu York que nem aos 3kg chega a defenderem-se de um cão grande - num dá né???? :evil:
Pois, eu tenho um york, que anda sempre de trela e quando vejo algum cão maior a aproximar-se tenho sempre a tendência de o pegar ao colo... :roll:

Gostava de ter coragem para o deixar interagir com um cão maior, mas começo logo a imaginar se o outro por qualquer motivo, se irrita e abre a bocarra para morder, o meu coitadinho... :?
os meus andam sempre e impreterivelmente à trela!!!
Não os imagino em confrontos, são os dois medricas, a não ser a Micas Maria que volta e meia tb se acha arraçada de rott e vai daí, finca os dentes se eu deixar - tb por isso anda à trela
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">The little creature said, &ldquo;Dear Lord,</p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">There&rsquo;s not one name left for me.&rdquo;</p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">The Father smiled and softly said,</p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">&ldquo;I&rsquo;ve left you &rsquo;til the end.</p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">I&rsquo;ve turned my own name back to front,</p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">And called you Dog, my friend!&rdquo;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><a href="http://chamaram-mesafira.blogspot.com/" ... om/</a></p>
<p><a href="http://www.patavermelha.com/">http://ww ... /</a>&nbsp;
</p>
<p>&nbsp;</p>
irisdsm
Membro Veterano
Registado: quarta out 14, 2009 10:51 am

quarta mai 26, 2010 3:30 pm

sofiaabreulopes Escreveu:
irisdsm Escreveu:

os meus andam sempre e impreterivelmente à trela!!!
Não os imagino em confrontos, são os dois medricas, a não ser a Micas Maria que volta e meia tb se acha arraçada de rott e vai daí, finca os dentes se eu deixar - tb por isso anda à trela
Pois, o meu também anda sempre de trela. E o meu, já disse isto em outras ocasiões, parece que não tem medo dos cães maiores e quer ir ter com eles. Só que eu não sei se o outro cão vai gostar ou não, então fico sempre de pé atrás em permitir uma aproximação...
“Sê a mudança que queres ver no Mundo”

(Ghandi)
FeelingNerD
Membro Veterano
Registado: sexta out 30, 2009 6:01 pm

quarta mai 26, 2010 10:39 pm

KaluGold Escreveu:Essa questão da trela é uma palhaçada... porque está na lei e eu não a vejo a ser aplicada. Eu fiz queixa de uma situação dessas à polícia e para que o sujeito fosse multado eu teria de ir a tribunal e pagar do meu bolso. A veterinária municipal também não se mexe. Fazer o quê? É pau à porta para lhe dar no lombo caso apareça, e o pé pronto para os que atacarem no caminho... desculpem a franqueza.
Se chamares á atenção a policia que aquele cão anda solto cada vez que o vês solto não tens que ir a tribunal e os donos hão de perder essa mania ao fim dumas quantas multas. :wink:
"Breaking apart all this love in my heart,
Close my eyes and move to the back of my mind, where feelings mean nothing.."
KaluGold
Membro Veterano
Registado: terça dez 08, 2009 11:39 am

quinta mai 27, 2010 8:17 am

FeelingNerD Escreveu:
KaluGold Escreveu:Essa questão da trela é uma palhaçada... porque está na lei e eu não a vejo a ser aplicada. Eu fiz queixa de uma situação dessas à polícia e para que o sujeito fosse multado eu teria de ir a tribunal e pagar do meu bolso. A veterinária municipal também não se mexe. Fazer o quê? É pau à porta para lhe dar no lombo caso apareça, e o pé pronto para os que atacarem no caminho... desculpem a franqueza.
Se chamares á atenção a policia que aquele cão anda solto cada vez que o vês solto não tens que ir a tribunal e os donos hão de perder essa mania ao fim dumas quantas multas. :wink:
Pois infelizmente não foi assim que a polícia de cá fez, quando o meu cão foi mordido fui à esquadra vezes sem conta e eles disseram-me que só poderiam aplicar multa se eu levasse isso a tribunal. É triste mas é como digo, para multar um carro mal estacionado fazem-no na hora, por causa de um cão eles nem querem saber. Mas vou tentar saber melhor essa questão :wink:
TheOne
Membro Veterano

quinta mai 27, 2010 8:21 am

KaluGold Escreveu:
FeelingNerD Escreveu:
Pois infelizmente não foi assim que a polícia de cá fez, quando o meu cão foi mordido fui à esquadra vezes sem conta e eles disseram-me que só poderiam aplicar multa se eu levasse isso a tribunal. É triste mas é como digo, para multar um carro mal estacionado fazem-no na hora, por causa de um cão eles nem querem saber. Mas vou tentar saber melhor essa questão :wink:
Como é lógico, o dono está em infracção ao deixar o cão solto, logo temde ser autuado na hora.
"Eu sou responsável pelo que digo, não pelo que você entende." - Auto desconhecido

"O maior prazer de uma pessoa inteligente, é fazer de idiota perante um idiota a fazer de inteligente!" - Autor desconhecido
PauloC1
Membro Veterano
Registado: terça set 04, 2007 6:49 pm

quinta mai 27, 2010 10:15 am

No tempo em que os donos de Rottweilers ainda podiam falar qualquer coisinha ;) morava eu ainda sozinho com os meus dois Ursões (Furst e Mara) e haviam na minha rua uns quantos cães ‘sem dono’ que eram alimentados e acarinhados por alguns habitantes do Bairro. Tinham comida, água e inclusivamente casotas daquelas de plástico à entrada de um dos prédios. As 2 cadelas eram inclusivamente medicadas para não terem filhos e desparasitadas contra parasitas. Tudo muito bonito e na senda do melhor dos “amigos dos animais”…….levá-los para casa é que “está quieto”, porque eram muito grandes. Por isso, embora muito bem tratadinhos, andavam à solta ali pela rua que, obviamente, era território DELES! Sempre que eu descia à rua com os meus, era aquele chinfrim, e aquela ‘luta’ da minha parte a segurar dois Rottweilers provocados por uma ‘matilha’ que os abordava por vários lados. Numa das vezes o macho da matilha (cão de porte de um serra da estrela, embora preto) decidiu ser mais atrevido e engalfinhou-se com o Furst (à trela). Claro que nessa altura eu nada mais pude fazer do que largá-lo!! Pois vocês acreditam, que mesmo tendo assistido ao que se passara, mesmo vendo que o meu cão estava à trela e que o outro andava solto na rua e se mandou a ele, as danadas das ‘boas samaritanas’ ainda vieram em defesa do cãozinho e a dizer para eu agarrar a minha fera?!! Acreditam que na cabeça daquelas ‘Santas’ a culpa ainda sobrou para o meu cão porque o outro ‘coitadinho’ era um abandonado sem ninguém para o proteger e o meu era um cão mauzão?! Agora imaginem só que isto acontecia nos dias de hoje….certamente que devia ser abatido a tiro no local :P LOL!
TheOne
Membro Veterano

quinta mai 27, 2010 11:37 am

PauloC1 Escreveu:No tempo em que os donos de Rottweilers ainda podiam falar qualquer coisinha ;) morava eu ainda sozinho com os meus dois Ursões (Furst e Mara) e haviam na minha rua uns quantos cães ‘sem dono’ que eram alimentados e acarinhados por alguns habitantes do Bairro. Tinham comida, água e inclusivamente casotas daquelas de plástico à entrada de um dos prédios. As 2 cadelas eram inclusivamente medicadas para não terem filhos e desparasitadas contra parasitas. Tudo muito bonito e na senda do melhor dos “amigos dos animais”…….levá-los para casa é que “está quieto”, porque eram muito grandes. Por isso, embora muito bem tratadinhos, andavam à solta ali pela rua que, obviamente, era território DELES! Sempre que eu descia à rua com os meus, era aquele chinfrim, e aquela ‘luta’ da minha parte a segurar dois Rottweilers provocados por uma ‘matilha’ que os abordava por vários lados. Numa das vezes o macho da matilha (cão de porte de um serra da estrela, embora preto) decidiu ser mais atrevido e engalfinhou-se com o Furst (à trela). Claro que nessa altura eu nada mais pude fazer do que largá-lo!! Pois vocês acreditam, que mesmo tendo assistido ao que se passara, mesmo vendo que o meu cão estava à trela e que o outro andava solto na rua e se mandou a ele, as danadas das ‘boas samaritanas’ ainda vieram em defesa do cãozinho e a dizer para eu agarrar a minha fera?!! Acreditam que na cabeça daquelas ‘Santas’ a culpa ainda sobrou para o meu cão porque o outro ‘coitadinho’ era um abandonado sem ninguém para o proteger e o meu era um cão mauzão?! Agora imaginem só que isto acontecia nos dias de hoje….certamente que devia ser abatido a tiro no local :P LOL!
Paulo,

Essa é a psicologia que esteve presente no relato que coloquei em cima, e que se fores reler o tópico, no qual também participaste, certamente te lembrarás do que aconteceu e compreendes o porquê das nossas atitudes eventualmente "menos cívicas" e que tantos criticam... Aliás, é facílimo criticar quando não se vive as situações, mas já diz o ditado: Só quem está dentro do convento é que sabe o que lá vai dentro... :roll:

Responder

Voltar para “Cães”