Rosnar a brincar

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
sonic
Membro
Registado: quinta set 18, 2003 12:32 am

terça out 28, 2003 10:57 pm

As vezes quando estou na brincadeira com o Spike, ele começa a rosnar..mais propriamente quando "luto" com ele a puxar alguma coisa...ou ele não consegue agarrar algo..começa a rosnar as vezes. A principio achei engraçado..mas agora lembrei-me..será que insto poderá incentivar um comportamento violento ao cão de futuro?

P.S. Ainda não repararam no meu Album? Como é que não conseguem fazer criticas aquele Top Model no seu "fato" novo. ;)
sea
Membro Veterano
Registado: domingo jun 22, 2003 8:20 pm

terça out 28, 2003 11:08 pm

Sonic, eu brinco com a Goldie dessa forma, sempre brinquei.
Puxo quanquer coisa, até meias!!!, e ela pixa também, muitas vezes rosna ao puxar. Mas nunca teve um comportamento negativo.

Há quem diga que pode fumentar esse tipo de comportamento, mas através de experiência não o sinto dessa forma.

Bricamos muito, ela adora pixar e ser puxada! E sempre a brincar!
Musky
Membro Veterano
Registado: segunda fev 03, 2003 10:40 pm

terça out 28, 2003 11:20 pm

Sonic

Sempre que o seu cão lhe rosne, rosne-lhe de volta, e mais forte ainda. É uma brincadeira gira, eles gostam, desopilam e.... perdem! Logo, Top Dog é você! :D
aligra
Membro Veterano
Registado: sexta out 24, 2003 5:01 pm

terça out 28, 2003 11:46 pm

O meu Dylan tambem rosna ao brincar, não tinha pensado que podia ser mau até porque não me parece agressivo, acho que ele rosna só para a gente perceber como o brinquedo que tem na boca é bom para brincar!
Estive a ver o seu album, o seu Spike é giro!!!

Alicia
JUMP
Membro Veterano
Registado: quarta out 01, 2003 1:09 pm

terça out 28, 2003 11:55 pm

:D :D

fui ver a foto, é giro á brava o piqueno!!!!

atenção ao terrier, o rosnamento pode continuar....

tive um canito que da brincadeira passou para o aviso, e depois para a ameaça....e depois nada feito, tarde de mais! era um filha da mãe, mordia que fervia, e se a coisa não lhe agradava, mostrava a dentuça ke era um mimo.
um terrier de gema, e o meu maior amigo....
no entanto deve observar o que relata, com atenção, para não lhe acontecer o mesmo, mas penso que deve ser só desafio para a brincadeira, já q ele ainda é muito novito!!! ;) :lol:
jcsousa
Membro Veterano
Registado: sábado mai 03, 2003 11:57 am
Contacto:

quarta out 29, 2003 12:14 am

Num contexto de brincadeira, o rosnar é natural e nada tem de agressivo, sobretudo se não fizer parte de um display de condutas como o mostrar os dentes, o eriçar do pelo do lombo, o inclinar as orelhas para trás, etc.

Se reparar em dois cães a brincar, simulando lutas, eles rosnam um para o outro mas não se agridem - faz tudo parte da brincadeira.

Cumprimentos

José Carlos
Cybergirl
Membro Veterano
Registado: sexta jan 31, 2003 11:17 am

quarta out 29, 2003 8:00 am

Olá,

Todos os dias, quando entro no portão, tenho um dos meus cães à espera com o brinquedo, para eu puxar até à entrada da porta.

Eu puxo e ele puxa, ele rosna, :D e eu também lhe rosno :D (bem, desta é que não escapo do "titalo" maluquinha) :D, e nunca observei outras reacções, que me alertassem para algo mais sério.

No entanto, é preciso ter atenção ao porquê do "rosnar", se passar da simples infantilidade/brincadeira à agressividade, deve prontamente corrigir.

:D É uma ternurinha ;)
nel
Membro Veterano
Registado: terça set 24, 2002 8:18 am
Contacto:

quarta out 29, 2003 5:05 pm

Cybergirl Escreveu: No entanto, é preciso ter atenção ao porquê do "rosnar", se passar da simples infantilidade/brincadeira à agressividade, deve prontamente corrigir.
Quem sou eu para corrigir o que o jcsousa disse atrás, que julgo ser competentíssimo nesta matéria. Mas a cybergirl tirou-me as palavras da boca. De facto, o rosnar pode ter dois sentidos completamente distintos.
Há que ter atenção.
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
jcsousa
Membro Veterano
Contacto:

quarta out 29, 2003 5:08 pm

Totalmente de acordo, nel (bolas, até que enfim!).

Se reparar nas duas últimas linhas do 1º parágrafo, chamo a atenção para esse facto.

Um abraço

José Carlos
jcsousa
Membro Veterano
Contacto:

quarta out 29, 2003 5:10 pm

Ah!, e "competentíssimo", nem por sombras. Sou apenas um esforçado que ainda tem muito que aprender.
amg
Membro
Registado: segunda set 22, 2003 12:48 pm

quarta out 29, 2003 5:25 pm

Sem ser um expert em comportamento animal, penso que o que importante é que o cão perceba que a brincadeira começa e acaba apenas quando o dono quiser, e li em algum lado que também é importante que o objecto usado na brincadeira não esteja disponível ao cão noutras ocasiões, ou seja, o objecto deve de ser "sua propriedade" e não do cão.
amarg
Membro Veterano
Registado: domingo mar 30, 2003 11:21 pm
Contacto:

quarta out 29, 2003 5:40 pm

jcsousa Escreveu: como o mostrar os dentes
Ainda bem que 'fala' nisso, a minha York já mostrou os dentes algumas vezes quando lhe estou a ralhar ou quando leva uma palmadinha no focinho e o que costumo fazer é continuar a repreendê-la. Estou a fazer o certo?

Cps,

Ana
jcsousa
Membro Veterano
Contacto:

quarta out 29, 2003 5:44 pm

Pode ser realmente que o rosnar não seja a brincar, terá que tentar descobrir. Nesses casos, em vez da palmada, eu costumo pegar-lhe pela pele do cachaço e dar-lhe uns abanões até que se submeta. E para compensar, premeio quando se comportam bem.

Cumprimentos

José Carlos
sea
Membro Veterano
Registado: domingo jun 22, 2003 8:20 pm

quarta out 29, 2003 5:50 pm

Seguindo o exemplo o JCsousa, eu sempre fiz isso com a Goldie.
Nunca gostei de dar palmadas no focinho e um bom anão no cachaço e dizer simultaneamente que não, sempre funcionou.

Ela rosnou-me duas vezes, aos três meses e quando lhe ía tirar um osso na brincadeira... pegeui com força no cachaço , gritei-lhe um pouco e nunca mais rosnou a ninguém, nem a cão algum( o que me chateia por vezes!)
Responder

Voltar para “Cães”