iluminação

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

Responder
ioji
Membro
Registado: quinta mai 27, 2010 4:37 pm

sexta mai 28, 2010 2:43 pm

...boa tarde...
gostava de saber quantas horas de iluminação artificial tenho de fornecer à iguana...
tenho duas flurescentes uma delas indicada para repteis a dar luz das 8:00 às 21:00
uma incandescente azul40w das 8:00 às 21:00
uma infrared 40w 30min antes das 8:00 e 30min depois das 21:00 e acende ao longo da noite hora sim hora não...
tenho a de ceramica 60w mas não tenho ainda termostato por isso não está a bombar.

o terratio tem 75cm de comprimento 35 de profundidade e 35 de altura..
a iguana tem 40cm...
a temperatura agora no verão é de 27ºC a 33ºC
a Humidade é de 60 a 80.
alimentação o mais variada possivel(trevos, dente de leão, nabiças, couve, agriões, maçã, kiwi, pera, melão. com tentativa de intrudução de secos da zoo-med. mas é dificil pois rejeita todos os pedacinhos. e não gosta de comer com gente em casa... :oops:
alvesmiguel
Membro Veterano
Registado: sábado mai 23, 2009 1:07 pm
1-tartaruga corcunda do mississipi.

sexta mai 28, 2010 3:25 pm

esse terrario nao é o indicado para ela, percisas de algo muito alto, pois elas sao animais arboricolas
Nunca durmas todo nu, a casa pode arder de noite e depois ficas cá fora, pelado, à espera que os bombeiros apaguem o fogo.
StealthSnake
Membro Veterano
Registado: terça fev 23, 2010 4:00 pm
Faces rosadas
Piranha, Tritões, Cães, Aves,
Etc...

sexta mai 28, 2010 3:26 pm

Primeiro, isso não é terrário para uma iguana. Iguanas são arborícolas, achas 35cm de altura uma medida decente?

Segundo, agora no verão podes criar um ciclo de 14h diurnas e 10h nocturnas. O resto do ano um ciclo 12h/12h ou 13h/11h.

Terceito, lâmpada infrared só deve de ser utilizada de dia. De noite stressa o animal e não o deixa dormir. Aconselho vivamente o uso da lâmpada de porcelana que possuis.

Quarto, iguana não precisa de ração para nada (penso que é isso que queres dizer com secos). Oferece-lhe uma alimentação variada e vais ver que ela ficará uma besta em menos de um piscar de olhos.

Quinto, porque esqueci-me de mencionar. Espero que a lâmpada que falaste para répteis seja uma UVB 5.0. É isso que é necessário para uma iguana. A incandescente azul deverá ser uma night glo e isso é para animais nocturnos. Iguanas não querem isso para nada, só as stressa no período de dormir. Quanto à outra lâmpada fluorescente que tens em conjunto com a "própria para répteis", se esta última for uma 5.0 como disse acima, não precisas de uma extra para nada.

Espero ter ajudado, pois esse set-up não está dos melhores e esse terrário não serve nem perto para uma iguana, muito menos com os seus 40cm.
Eu que pensava "porcaria de porco tresanda". Heis que entrou o Johnny na minha vida e tudo isso mudou.
zord
Membro Veterano
Registado: sexta jun 27, 2008 2:01 pm

sexta mai 28, 2010 4:03 pm

<strong>Nuno Caires</strong>
zord
Membro Veterano

sexta mai 28, 2010 4:15 pm

iguanas extremamente felizes :) ..

Imagem
Imagem
Imagem

A ultima e de plástico existem umas que são capazes de acabar assim.
alvesmiguel
Membro Veterano

sexta mai 28, 2010 8:01 pm

Á do skate so falta o capacete e as joelheiras :roll:
Nunca durmas todo nu, a&nbsp;casa pode arder de noite e depois ficas c&aacute; fora, pelado, &agrave; espera que os bombeiros apaguem o fogo.
ioji
Membro

sexta mai 28, 2010 9:07 pm

bem pensava que estava pior...
sei que é pequeno o espaço mas foi um terrario que tinha comprado há uns anos mas tenho um quarto reservado só para ela são 15 anos de esperança de vida 1,5m de cumprimento e muito boa disposição...
a incadescente azul é daylight serve para aquecer o terrario.
...a infrared dizia na caixa da dita que podia estar ligada de noite e não perturbava o animal dei 10 euros por ela.
....vou aproveitar a vossas dicas e construir com o meu pai um terrario para ela se poder esticar....
...tenho lido alguma coisa sobre terrarios e iguanas mas muitas coisas que se dizem chegam a ser contraditórias...
ioji
Membro

sexta mai 28, 2010 9:16 pm

a lampada flurescente é uma arcadia D3 reptil e emite 5% uvb e tambem uva... tenho uma duvida a lampada pode estar por cima de um vidro?
alvesmiguel
Membro Veterano

sexta mai 28, 2010 9:38 pm

ioji Escreveu:a lampada flurescente é uma arcadia D3 reptil e emite 5% uvb e tambem uva... tenho uma duvida a lampada pode estar por cima de um vidro?
nao convem pois alguns raios vao ser reflectidos, diminuindo a eficiencia da lampada
Nunca durmas todo nu, a&nbsp;casa pode arder de noite e depois ficas c&aacute; fora, pelado, &agrave; espera que os bombeiros apaguem o fogo.
StealthSnake
Membro Veterano
Registado: terça fev 23, 2010 4:00 pm
Faces rosadas
Piranha, Tritões, Cães, Aves,
Etc...

sexta mai 28, 2010 9:39 pm

ioji Escreveu:a lampada flurescente é uma arcadia D3 reptil e emite 5% uvb e tambem uva... tenho uma duvida a lampada pode estar por cima de um vidro?
Poder podes, mas não tem tanto rendimento. Uma parte dos UV's é "filtrada".

Nazgul e Gekkos, nesta já não erro.Já não podem dar-me nas orelhas. lol
Eu que pensava "porcaria de porco tresanda". Heis que entrou o Johnny na minha vida e tudo isso mudou.
gekkos
Membro Veterano
Registado: sábado jan 17, 2009 9:04 pm

sexta mai 28, 2010 9:58 pm

StealthSnake Escreveu:

Ahahahahaha :twisted:
Aborigene
Membro Veterano
Registado: sexta abr 23, 2010 11:33 am

sexta mai 28, 2010 10:01 pm

gekkos Escreveu:
StealthSnake Escreveu:

Ahahahahaha :twisted:

LOOOOL!!!! :twisted: :oops: :twisted: :twisted: !!!

Nao esquecer, que a parte filtrada, nao é muita (a nao ser vidros duplos escurecidos etc etc, proprios para filtrar mais, como o caso dos oculos de sol e janelas de edificios de escritorios por exemplo), por isso ainda é uma boa quantidade de UV em comparaçao com as lampadas que usamos para o mesmo fim..
<strong>Nazgul____Homo Libero 1.0.0</strong><strong> </strong><u><strong></strong></u>
zord
Membro Veterano

sábado mai 29, 2010 2:06 am

cuidado e com o aquecimento através de vidros que isso queima literalmente.
ioji
Membro

sábado mai 29, 2010 11:04 pm

e como dar as condições necessárias para um terrario com 1,5m de comprimento 1m de profundidade e 1,80m, de altura...
tenho de investir em nova iluminação e aquecimento?
Bondage2010
Membro Veterano
Registado: terça set 08, 2009 12:03 pm

sábado mai 29, 2010 11:24 pm

A lampada de UVB terá de ser mudada daqui a 6 meses logo podes mante-la até lá, desde que colocada num ponto estrategico do terrario numa zona onde ela se aqueça e sinta segura, o aquecimento, experimentas, fazes medições e se não der, compra mais potente...
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”