Olá
Eu tenho 3 gatos e nenhum deles elegeu um cortinado para a brincadeira. Acho que tive sorte, porque pelos vistos é comum (e confesso que até tenho uma certa pena, pois acho imensa graça quando a minha avó relembra a gata que subia pelos cortinados e ficava a espreitar lá do alto).
Mas, embora todos gostem imenso do arranhador, um deles elegeu o tapete para "alindar as unhas".
O que fiz, e que funcionou, foi aranjar uma loção de limão (umas gotas de essência de limão em água, não muito concentrado para não manchar nada) e burrifar o dito tapete, na zona preferida pelo bichano. O bicho não gosta de cheiro de citrinos, e só lá voltava quando o cheiro atenuava, ao que eu aplicava novamente. Ao fim de um tempo perdeu a mania. Teve ainda a vantagem de perfumar o local. Claro que isto não é aplicável a cortinados, mas, sei lá, experimenta um detergente diferente, pode ser que funcione. Os narizes apurados dos bichos podem não gostar.
Já agora deixo uma pergunta: qual acham o melhor tecido/material (do nosso ponto de vista evidentemente!) para os sofás: veludo ou cabedal?
Boa sorte
El_ga
CORTINADOS
Moderador: mcerqueira
-
- Membro
- Registado: terça jun 25, 2002 3:43 pm
Olá Caneco,
depois de ler estas mensagens fiquei preocupada...porque tenho andado enganada este tempo todo....sempre pensei que era "natural" os gatos interessarem-se por cortinados, mas já vi que nem todos são como os meus.
Neste momento tenho 4 gatos, 2 deles bastantes pequeninos, mas os outros dois autênticos
!!! SÃo o cientificamente chamados Gatus arrasus montanhus...tanto eu como o meu marido rapidamente aprendemos a "desligarmo-nos" de tudo o que era material..pelo menos das coisas lá de casa! Ele era colchão, ele era vasos, ele era televisões,ele era mantas e tapetes....enfim....
Resultado, os meus cortinados são o exlibris no que diz respeito a atitudes provocatórias por parte dos meus gatos....quando veêm que eu já estou MESMO zangada, vão a correr e lançam-se para os cortinados, os quais por sinal, são na sua grande maioria "voiles"!!! Não sei se estão a ver bem a coisa......Ainda se tivessem sido baratos!!!
AH!!! e as palmadas não funcionam!!!!
Por isso, vos digo, é melhor pensar bem no material escolhido para o efeito, de preferência blindado!
depois de ler estas mensagens fiquei preocupada...porque tenho andado enganada este tempo todo....sempre pensei que era "natural" os gatos interessarem-se por cortinados, mas já vi que nem todos são como os meus.
Neste momento tenho 4 gatos, 2 deles bastantes pequeninos, mas os outros dois autênticos

Resultado, os meus cortinados são o exlibris no que diz respeito a atitudes provocatórias por parte dos meus gatos....quando veêm que eu já estou MESMO zangada, vão a correr e lançam-se para os cortinados, os quais por sinal, são na sua grande maioria "voiles"!!! Não sei se estão a ver bem a coisa......Ainda se tivessem sido baratos!!!
AH!!! e as palmadas não funcionam!!!!
Por isso, vos digo, é melhor pensar bem no material escolhido para o efeito, de preferência blindado!
-
- Membro Veterano
- Registado: sábado mar 30, 2002 6:33 pm
olá
pois os gatos são uns autênticos "diabinhos" ou seja, uns mafarricos. tive um sofá onde eles começaram timidamente a afiar as unhas. com o tempo, o arranhão foi alastrando ao ponto de já não haver nada a não ser o suporte de madeira do braço . ou seja, quanto mais destruído estava, mais eles gostavam de estragar. foi para o lixo. comprei outro. com um bocadinho de "sorte" leva o mesmo triste fim. costumo por-lhe lençóis para o proteger. mas os mafarricos são espertos e vão por baixo afiar as unhas!!! a especialidade destes não são os cortinados.
anjaazul
pois os gatos são uns autênticos "diabinhos" ou seja, uns mafarricos. tive um sofá onde eles começaram timidamente a afiar as unhas. com o tempo, o arranhão foi alastrando ao ponto de já não haver nada a não ser o suporte de madeira do braço . ou seja, quanto mais destruído estava, mais eles gostavam de estragar. foi para o lixo. comprei outro. com um bocadinho de "sorte" leva o mesmo triste fim. costumo por-lhe lençóis para o proteger. mas os mafarricos são espertos e vão por baixo afiar as unhas!!! a especialidade destes não são os cortinados.
anjaazul
Também acho q sou uma dona com sorte: nenhuma das minhas gatas nem o meu gato tem o vício de trepar à única coisa cá em casa parecida com um cortinado: os de papel de arroz, a não ser q ELE veja os fios q servem para abrir ou fechar... Nem nos sofás eles arranham, mas tb tenho uma dessas coisas de cartão próprias para eles afiarem as unhas, q eles adoram qd precisam de deitar cá para fora toda a sua raiva felina...
Já a toalha da mesa da cozinha, é diferente... mas n abusam. Qt à palmada, tb acho q n é preciso, se um forte NÃO! com ar zangado chegar. Até agora tem chegado, no q diz respeito a panos... Qtos às plantinhas, o Néné tem a mania de se armar em Sir Attenborough do NGeographic e escarafunchar nas folhas; aí, o Não! n chega e lá vai palmada, nunca na cabeça, mas sim no lombo. Pena é q, como dizia alguém, eles sabem perfeitamente o q estão a fazer e q n é correcto, mas voltam sempre ao local do crime..
Já a toalha da mesa da cozinha, é diferente... mas n abusam. Qt à palmada, tb acho q n é preciso, se um forte NÃO! com ar zangado chegar. Até agora tem chegado, no q diz respeito a panos... Qtos às plantinhas, o Néné tem a mania de se armar em Sir Attenborough do NGeographic e escarafunchar nas folhas; aí, o Não! n chega e lá vai palmada, nunca na cabeça, mas sim no lombo. Pena é q, como dizia alguém, eles sabem perfeitamente o q estão a fazer e q n é correcto, mas voltam sempre ao local do crime..

O meu Galileu ja deu uns puxoes nos cortinados ca de casa , mas memso ralhando e dando lhe umas palmadas , ele continua na mesma , principalmente quando quer chamar a atençao , por exemplo quando temos visitas ca em casa,sofa e cadeiras da sala tb ja teem uns puxoes , uma desgraça...
Mas a ultima dele é tar a olhar para o meu monitor do computador e seguir o rato , e depois tentar dar umas patadas no ecran , eu ate achava graça se o monitor nao fosse daqueles TFT em que o ecran é de plastico e fica logo marcado
Mas a ultima dele é tar a olhar para o meu monitor do computador e seguir o rato , e depois tentar dar umas patadas no ecran , eu ate achava graça se o monitor nao fosse daqueles TFT em que o ecran é de plastico e fica logo marcado