Olá!
Tenho 2 "meninos" lindos, o Smartie e a Pantera.
O Smartie está connosco há 5 anos (foi prenda do dia da criança do meu filho) e é um senhor, lindo e meigo. É laranja e branco, foi castrado e só não gosta que lhe peguem ao colo--mas assim que nos apanha a jeito deita-se ao nosso colo. Um verdadeiro bonacheirão.
A Pantera é uma eterna menina. É preta, como não podia deixar de ser, pequenina e elegante, medrosa mas muito meiguinha quando se deixa agarrar. Fez em Abril 1 ano, veio da exposição da Catus em Cascais. É uma bandida, em tão pouco tempo já fez mais estragos que o Smartie em 5 anos! Nada lhe resiste, de jarras a saias de camilha...mas ninguém resiste áquele ar inocente com que nos olha.
Não sei muito bem o que fazer, de mês a mês a miss Pantera anda a ficar com o cio--renhau-nhau, renhau-nhau toda a noite, rebola, ronrona, chama o seu amigo... O Smartie faz o que pode. Ou o que sabe...morde-lhe no pescoço, tenta fazer o seu papel--mas acho que também não sabe muito bem. Aliás, nem sei como um gato castrado ainda tem estes instintos! Porque boa vontade não lhe falta.
Mas a verdade é que quando ela entra nestas fases não durmo--a barulheira à noite é infernal, eles acham que o meu quarto lhes pertence e não consigo deixá-los de fora (passam a noite a bater-me à porta) porque querem ir para a minha cama. Não queria operá-la, parece-me desnecessário porque ela não corre o risco de ter meninos mas acho que não resisto e vou ter de resolver alguma coisa! A pílula...?
Help!
Já agora, gostava de saber qual é a idade normal para um gato (mais especificamente, uma gata) doméstica--a minha mãe tem uma outra, que lhe levei para casa há precisamente 19 anos atrás. Velhinha, fraquinha, com o pelo a mudar de cor... mas resistente!
Obrigada!
Mais uma gata com o cio...
Moderador: mcerqueira
É importante operar para evitar piómetras, infecções do útero, quistos nosóvários e cancro da maminha. A idade ideal são os 6 meses. A pilula só temporário porque depois vais causar tudo aquilo que falei ali atrás. hà montes de sites só sobre os efeitos terapeuticos da esterilização. Como ajudo em muitas cirurgias das gatas de rua nem dá para acreditar no que se apanha e em gatas novinhas. Outro dia foi uma com 6 meses e já com piometra. E tinha tomado uma só pilula. Foi azar, mas correu tudo bem e essa até foi dada.
Gatos domésticos bem tratados e sem doenças complicadas podem viver até 20, 21. Conheço 2 desta idade. Normal são os 15, 16 ,17. É uma avózinha muito jeitosa a que tem.
Gatos domésticos bem tratados e sem doenças complicadas podem viver até 20, 21. Conheço 2 desta idade. Normal são os 15, 16 ,17. É uma avózinha muito jeitosa a que tem.
-
- Membro Veterano
- Registado: sábado mai 11, 2002 2:02 pm
Olá Terry_Cat!
Conforme a Gwen já disse a melhor solução deve ser mesmo a esterilização.
A Inca não está esterelizada, mas os seus cios são tão calmos e tão melosos que eu achei que não havia necessidade de o fazer (a vet concordou), no entanto, se alguma vez pensar nalgum método de controlo de natalidade, a pílula está fora de questão, pois a minha vet é da opinião da maioria deste forum, a pílula pode causar sérios danos, sendo por isso preferível a esterilização.
Claro que há riscos envolvidos. Há mesmo vários testemunhos neste fórum de esterilizações mal sucedidas. No entanto, os casos de sucesso são mais.
Se tiver confiança no seu veterinário fale com ele, esponha os seus receios e as suas dúvidas, que certamente não saírá sem resposta. Senão, procure um novo veterinário, que a aconselhe e lhe dê garantias de tratar dos seus bichanos da melhor forma possível.
Boa sorte para os seus gatinhos
Conforme a Gwen já disse a melhor solução deve ser mesmo a esterilização.
A Inca não está esterelizada, mas os seus cios são tão calmos e tão melosos que eu achei que não havia necessidade de o fazer (a vet concordou), no entanto, se alguma vez pensar nalgum método de controlo de natalidade, a pílula está fora de questão, pois a minha vet é da opinião da maioria deste forum, a pílula pode causar sérios danos, sendo por isso preferível a esterilização.
Claro que há riscos envolvidos. Há mesmo vários testemunhos neste fórum de esterilizações mal sucedidas. No entanto, os casos de sucesso são mais.
Se tiver confiança no seu veterinário fale com ele, esponha os seus receios e as suas dúvidas, que certamente não saírá sem resposta. Senão, procure um novo veterinário, que a aconselhe e lhe dê garantias de tratar dos seus bichanos da melhor forma possível.
Boa sorte para os seus gatinhos