Eenesh Escreveu:Eu, antes de ser de uma espécie, considero-me animal.
E como tal, com todo o respeito para as outras pessoas, tenho mais pena do touro que está ali contra a sua natureza e que fez o que os instintos de sobrevivência lhe disseram, do que do toureiro que ali está por diversão.
Não se trata de estar do lado da minha espécie ou não. Trata-se de estar do lado do que a natureza manda.
É o seu sentido de justiça, como o meu!
Mas a forma como coloca a questão é, na minha opinião, demasiado simplista, e parece descartar o factor sofrimento!! Em primeiro lugar, a mim faz-me tanta confusão o sofrimento de um animal, como de um humano. Por uma questão de justiça, é lógico que o touro numa situação aparentemente desvantajosa consiga levar a melhor, nos faz ter simpatia pelo animal!
Confesso que o sofrimento de um humano ainda me faz mais confusão porque me identifico com ele. Vejo facilmente um bovino desmembrado, coisa que não acontece com um humano!!
E porquê?
Porque somos animais sociais e racionais. Porque é que como galinha ao almoço, mas choro se o meu gato morrer? Porque é que faço tanto alarido com a morte de milhares de golfinhos no Japão, e não o faço com a morte diária de galinhas ou vacas nos matadouros deste mundo?!
Porquê uma maior afinidade entre um golfinho e um homem, do que entre uma galinha e um homem?
Talvez o facto de os acharmos mais parecidos connosco, porque interagem connosco mostrando-nos um determinado grau de inteligência. Em ultimo caso, é natural que exista maior afinidade entre mim (animal racional) e outro semelhante a mim, porque quer queiramos, quer não, esse animal faz parte da minha identidade colectiva e social! E porque, desse sentimento, depende a harmonia social em que me insiro. Como animal social que sou só tenho de "defender" aqueles que fazem parte desta minha condição, ou seja, os humanos! Nós somos animais que vivem em sociedade, como outros animais, mas nós além disso somos racionais e compreendemos as dinâmicas que sustentam as nossas sociedades e a forma como estas podem ou não desequilibrar-se, e pessoalmente, entendo o ser humano enquanto individuo como elemento fundamental da minha sociedade. O conjunto dos seres humanos fazem a minha sociedade, mas na racionalidade de cada um, a sua ideia de sociedade e forma como cada um encara o próximo define o sucesso dessa minha sociedade... daí que eu tenha afirmado antes que me faz sempre muita urticária quando alguém se preocupa mais com a vida de um animal, e faz vista grossa aos milhões de pessoas que morrem de fome do outro lado do mundo!!!
E o mais irónico disto tudo é que essa postura, na minha opinião, só contribui ainda mais para que os animais de outras espécies sejam menos respeitados pelos humanos, porque como disse, se o ser humano não se respeita a si próprio, dificilmente respeitará outras espécies.