Toureiro atingiddo gravemente por um touro sobrevive

Conversas sobre outras temáticas e o que não se enquadrar em nenhuma outra secção.
Bondage2010
Membro Veterano
Registado: terça set 08, 2009 12:03 pm

sábado mai 29, 2010 9:43 pm

son1a Escreveu:Bondage, desculpe mas, n tem comparação possivel.
N havia necessidade, como diz o outro.
Ok, então constroem-se casas em zonas de risco, vem uma catástrofe natural e as pessoas ficam sem casa, sem vida sem, nada...não há que ter pena nem que ajudar...afinal as pessoas construiram naquela zona sem segurança porque quiseram, foi um acidente, foi uma catástrofe...mas quem é que construiu...não havia necessidade ;)
Um acidente é sempre de lamentar seja quem for a vitima e qual for a razão do acidente...este é o meu modo de ver as coisas...riscos todos corremos porque queremos a vida é um risco. Eu não vejo touradas compreendo a importancia delas para além da hora em que o touro passa na arena, mas não desejo o mal de nenhum dos intervenientes.
n3ka
Membro Veterano
Registado: domingo jun 21, 2009 12:07 pm
Localização: Lobo - Pastor Alemão, Ruffus - xLabrador, Enzo - Teckel

sábado mai 29, 2010 9:51 pm

Bondage2010 Escreveu:Ok, então constroem-se casas em zonas de risco, vem uma catástrofe natural e as pessoas ficam sem casa, sem vida sem, nada...não há que ter pena nem que ajudar...afinal as pessoas construiram naquela zona sem segurança porque quiseram, foi um acidente, foi uma catástrofe...mas quem é que construiu...não havia necessidade ;)
Um acidente é sempre de lamentar seja quem for a vitima e qual for a razão do acidente...este é o meu modo de ver as coisas...riscos todos corremos porque queremos a vida é um risco.
Isto é me familiar (infelizmente) :| (Mas neste caso as pessoas não têm dinheiro nem outros locais para construírem as suas casas, têm que correr estes riscos(peço desculpa pelo offtopic))
<p>Cumprimentos</p>
perapado
Membro Veterano
Registado: terça ago 04, 2009 6:54 pm

sábado mai 29, 2010 9:53 pm

Bondage2010 Escreveu:
ana-carla Escreveu:Sou contra touradas pois a meu ver são espetáculos repeltos de sofrimento para o touro portanto se em todas as touradas um toureiro fosse bem ferido elas terminavam.
Todos os dias morre gente nas estradas e não acabam com os automobilistas....eu quando saio para a rua sei que estou a correr riscos, saio porque quero...acidentes acontecem e são sempre de lastimar seja quem for a vitima.

:o Mas que comparação... a da Bondage...
Bondage2010
Membro Veterano
Registado: terça set 08, 2009 12:03 pm

sábado mai 29, 2010 9:58 pm

Não...é apenas um exemplo de um acidente...um acidente é algo que é sempre evitavel, á sempre alguem que se expõe a ele ou não acontecia...sabem se´para o toureiro tambem aquela é o unico emprego e precisa dele para sustentar a familia??

PS. @ perapado
perapado Escreveu:(...)

:o Mas que comparação... a dO Bondage...
kitten
Membro Veterano
Registado: domingo mar 10, 2002 10:04 pm

sábado mai 29, 2010 11:06 pm

Triste vai o mundo onde não alguém não fica impressionado com imagens dum acidente grave com um elemento da sua própria espécie.
Para quem não entende, o que se segue é a minha assinatura
http://apterrariofilia.org/
Se algum dia sentir um vazio dentro de si ... vá comer que é fome !!!
Madalena Marques
Algemas
Membro Veterano
Registado: terça mai 11, 2010 4:33 pm

sábado mai 29, 2010 11:40 pm

Bondage2010 Escreveu:Não...é apenas um exemplo de um acidente...um acidente é algo que é sempre evitavel, á sempre alguem que se expõe a ele ou não acontecia...sabem se´para o toureiro tambem aquela é o unico emprego e precisa dele para sustentar a familia??

PS. @ perapado
perapado Escreveu:(...)

:o Mas que comparação... a dO Bondage...
Sem dúvida nenhuma que concordo contigo, Bondage... :wink:

Perapado, essa foi demais... :lol:
son1a
Membro Veterano
Registado: quinta abr 22, 2010 7:37 pm

sábado mai 29, 2010 11:51 pm

Para mim isto n é um acidente.
Tenho um primo que é forcado, admiro a coragem dele e concerteza que fico impressionada qd ele se magoa.
Mas é como lhe digo:
Quem te manda brincares com o fogo?!

A mim nem que me pagassem milhoes!
N só pelo risco, como tb seria incapaz de fazer mal ao bicho.

Já agora, o bondage fuma?

<p>&nbsp;</p>
n3ka
Membro Veterano
Registado: domingo jun 21, 2009 12:07 pm
Localização: Lobo - Pastor Alemão, Ruffus - xLabrador, Enzo - Teckel

domingo mai 30, 2010 12:03 am

kitten Escreveu:Triste vai o mundo onde não alguém não fica impressionado com imagens dum acidente grave com um elemento da sua própria espécie.

E eu não fiquei impressionada?!... Acha que se dependesse de mim aquilo teria acontecido?
Farta estou eu de ver sofrimento, isto evitava-se... Mas querem continuar... então que se partam todos e acabem com isto...

Vou lá ter pena de um episódio destes só porque é da mesma espécie que eu? :?

Cada um sabe de si... e pode apostar que o Mundo vai triste, mas não é por causa de mim e de mais meia dúzia de pessoas que não têm pena do dito toureiro.
<p>Cumprimentos</p>
Charlie2
Membro Veterano
Registado: terça mai 05, 2009 5:31 pm

domingo mai 30, 2010 12:09 am

eu acho que as comparações são descabidas quando pomos animal irracional e racional em pé de igualdade. porque o animal irracional foi obrigada a ir para ali, o racional... bem, deveria usar «os cérebro do cabeça». Não é porque agora já está que deve continuar assim, mas é só a minha opinião.
&nbsp;&laquo;None are more hopelessly enslaved than those who falsely believe they are free&raquo;
Eenesh
Membro Veterano
Registado: domingo jan 17, 2010 4:40 pm

segunda mai 31, 2010 7:41 am

Bondage2010 Escreveu:sabem se´para o toureiro tambem aquela é o unico emprego e precisa dele para sustentar a familia??
Sustentar a família sendo toureiro? Não me parece. Digo eu que me posso considerar dentro do meio (o filho do meu Mestre foi toureiro), gasta-se mais do que aquilo que se ganha.
São milhares e milhares de euros investidos em cavalos, trajes, selas, treino.. Não é algo em que uma pessoa entre com o objectivo de ganhar dinheiro. Pelo contrário, no início tem de ter e muito!
"A horse doesn't care how much you know, until he knows how much you care."
KaluGold
Membro Veterano
Registado: terça dez 08, 2009 11:39 am

segunda mai 31, 2010 8:28 am

Enquanto continuarem a usar animais para fazer espectáculo irão haver sempre acidentes deste tipo.

Compreendo, de certa forma, as pessoas que dizem que não têm pena nenhuma do toureiro... ninguém o mandou ir para a frente do touro. Acidentes acontecem sim, mas alguns podem se evitar.

Eu tenho pena do homem sim, tal como tenho pena da treinadora que foi morta por uma orca nos EUA, entre outros que também foram vítimas... mas também tenho pena do touro e da orca, porque naturalmente não deviam estar naqueles sítios. Usam os animais para fazer uns trocos e perdem-se vidas à custa disso. Isso sim é que é de lamentar.

E o melhor é que não aprendem nada com isso, pois continuam. Se for preciso, esse toureiro depois de recuperado ainda se mete à frente de touros outra vez.

Dou um exemplo: Conheço um rapaz, que pôs-se a conduzir sem carta, alcoolizado e teve um enorme acidente onde vitimou um amigo, que estava ao lado, e que hoje está tetraplégico. Aprendeu alguma coisa? Não, pois continua a fazê-lo. Quando eu era mais novita, caí de patins em linha e fracturei um pulso... nunca mais andei de patins.

Alguns acidentes evitam-se! Este podia ter sido evitado...
cuze
Membro
Registado: quarta mar 17, 2010 10:57 am

segunda mai 31, 2010 10:15 am

Pois... eu também odeio touradas, toureiros e todo o folclore pseudo-tradicional à volta da tourada! Não deve haver mais gente que odeie tanto a tourada, como um todo, do que eu... mas é óbvio, e por muito que possa ter uma ponta de justiça, que não posso deixar de sentir compaixão pelo toureiro. Sofrimento é sofrimentos, seja humano ou não, consentido ou forçado!!

Até porque a mim faz-me alguma urticária quem tenha sempre muita pena dos animais, mas no dia a dia não demonstre igual postura para com os humanos, e se calhar, muitas vezes o problema da nossa sociedade começa aí... em não se respeitar enquanto espécie!

Continuo a achar que enquanto não nos respeitarmos enquanto espécie, é natural que não respeitemos as outras.

EDIT: queria acrescentar outra coisa:

Não é por haver mais toureiros feridos que a tourada acabava. O que move um toureiro não é o medo ou sequer o impor sofrimento ao touro. Pessoalmente quando era mais novo andava de skate e hoje pratico ocasionalmente surf, tal como já fiz rafting. Torci vária vezes os pés, e uma vez quase parti algumas costelas à conta da brincadeira sobre rodas, mas nem por isso deixei de andar a seguir. Do mesmo modo que já apanhei sustos dentro de água, e nem por isso deixei de voltar! Faz-se pelo prazer e pela adrenalina, pelo prazer de se ultrapassarem limites e obstáculos, pela satisfação pessoal de se constatar evolução e pericia, etc!! O risco é uma pequena incógnita de toda a equação, um pequeno preço a pagar por sensações impares!

Se me perguntarem que tipo de satisfação tira o toureiro, não sei, mas compreendo o que o motiva, não concordando com os resultados porque para que ele obtenha aquele "feeling" tem de "sacrificar" outro ser vivo, e obviamente que aí não posso concordar ou aceitar o acto. É nisso que difere precisamente do surf, do skate, do rafting ou doutros desportos ditos "radicais", pois estes ultimos regem-se pelo espirito desportivo que como sabe, é totalmente contrário à lógica de ferir ou magoar outro ser vivo. No entanto, e apesar de tudo, eu encontro um paralelismo entre o que sente o toureiro e qualquer desportista neste particular, daí que tenha a certeza que não seria pelo aumento dos acidentes que esta actividade bárbara acabaria, porque é precisamente a adrenalina que está agregada ao factor risco que estimula quem lá anda!!

Se calhar o maior problema está mesmo em que vê, quem financia e quem incentiva este "espectáculo" do que propriamente em quem lá via para dentro. Porque estes vão pela adrenalina, pelo prazer e se calhar pela fama e pelo ego, mas quem vê fá-lo porquê? Fá-lo por puro divertimento, por tradição, porque é chique, por capricho!! Isto para não falar no negócio que está por trás!!
Última edição por cuze em segunda mai 31, 2010 10:55 am, editado 2 vezes no total.
Eenesh
Membro Veterano
Registado: domingo jan 17, 2010 4:40 pm

segunda mai 31, 2010 10:22 am

Eu, antes de ser de uma espécie, considero-me animal.

E como tal, com todo o respeito para as outras pessoas, tenho mais pena do touro que está ali contra a sua natureza e que fez o que os instintos de sobrevivência lhe disseram, do que do toureiro que ali está por diversão.

Não se trata de estar do lado da minha espécie ou não. Trata-se de estar do lado do que a natureza manda.
"A horse doesn't care how much you know, until he knows how much you care."
AlunoBioGeo
Membro Veterano
Registado: terça mar 25, 2008 8:40 pm

segunda mai 31, 2010 10:44 am

Lembram-se de Heinrich Himmler? Ele também se designava parte de uma raça (espécie) superior e isso justificava os massacres que perpetrava e todo o gozo que lhe dava o sofrimento de "animais inferiores".

O que se passa nas touradas é precisamente a mesma sensação de poder, a mesma ideia que se é superior e por isso pode-se fazer o que se quer. A única diferença é que num caso é contra animais da sua própria espécie e no outro não.

Mas somos todos espécies com direitos semelhantes e cada um com a sua função própria, certo?

(Bem sei que temos que comer, mas não quer dizer que primeiro tenhamos que fazer o animal sofrer e ser humilhado antes disso, ou quer? Afinal quem é que é o animal irracional?)
"<strong>O que sabemos &eacute; uma gota, o que ignoramos &eacute; um oceano.</strong>" (Isaac Newton)

<strong>"Existem duas coisas infinitas: o Universo e a Estupidez Humana. Mas n&atilde;o tenho certeza acerca do universo." </strong>(Albert Einstein) <strong>

"Todos os P&aacute;ssaros s&atilde;o Aves, mas nem todas as Aves s&atilde;o P&aacute;ssaros!" </strong>(M&aacute;xima da Zoologia, que pode ter v&aacute;rios sentidos na vida)

<strong>- Nunca te esquecerei, meu pequenino... Estar&aacute;s sempre comigo C&iacute;cero!</strong>
cuze
Membro
Registado: quarta mar 17, 2010 10:57 am

segunda mai 31, 2010 10:47 am

Eenesh Escreveu:Eu, antes de ser de uma espécie, considero-me animal.

E como tal, com todo o respeito para as outras pessoas, tenho mais pena do touro que está ali contra a sua natureza e que fez o que os instintos de sobrevivência lhe disseram, do que do toureiro que ali está por diversão.

Não se trata de estar do lado da minha espécie ou não. Trata-se de estar do lado do que a natureza manda.
É o seu sentido de justiça, como o meu!
Mas a forma como coloca a questão é, na minha opinião, demasiado simplista, e parece descartar o factor sofrimento!! Em primeiro lugar, a mim faz-me tanta confusão o sofrimento de um animal, como de um humano. Por uma questão de justiça, é lógico que o touro numa situação aparentemente desvantajosa consiga levar a melhor, nos faz ter simpatia pelo animal!

Confesso que o sofrimento de um humano ainda me faz mais confusão porque me identifico com ele. Vejo facilmente um bovino desmembrado, coisa que não acontece com um humano!!
E porquê?

Porque somos animais sociais e racionais. Porque é que como galinha ao almoço, mas choro se o meu gato morrer? Porque é que faço tanto alarido com a morte de milhares de golfinhos no Japão, e não o faço com a morte diária de galinhas ou vacas nos matadouros deste mundo?!

Porquê uma maior afinidade entre um golfinho e um homem, do que entre uma galinha e um homem?

Talvez o facto de os acharmos mais parecidos connosco, porque interagem connosco mostrando-nos um determinado grau de inteligência. Em ultimo caso, é natural que exista maior afinidade entre mim (animal racional) e outro semelhante a mim, porque quer queiramos, quer não, esse animal faz parte da minha identidade colectiva e social! E porque, desse sentimento, depende a harmonia social em que me insiro. Como animal social que sou só tenho de "defender" aqueles que fazem parte desta minha condição, ou seja, os humanos! Nós somos animais que vivem em sociedade, como outros animais, mas nós além disso somos racionais e compreendemos as dinâmicas que sustentam as nossas sociedades e a forma como estas podem ou não desequilibrar-se, e pessoalmente, entendo o ser humano enquanto individuo como elemento fundamental da minha sociedade. O conjunto dos seres humanos fazem a minha sociedade, mas na racionalidade de cada um, a sua ideia de sociedade e forma como cada um encara o próximo define o sucesso dessa minha sociedade... daí que eu tenha afirmado antes que me faz sempre muita urticária quando alguém se preocupa mais com a vida de um animal, e faz vista grossa aos milhões de pessoas que morrem de fome do outro lado do mundo!!!

E o mais irónico disto tudo é que essa postura, na minha opinião, só contribui ainda mais para que os animais de outras espécies sejam menos respeitados pelos humanos, porque como disse, se o ser humano não se respeita a si próprio, dificilmente respeitará outras espécies.
Responder

Voltar para “Outros Tópicos”