Boa noite!
Estou a pensar comprar um ouriço mas tenho algumas dúvidas. Espero que alguém deste fórum que tenha ou tenha tido ouriços me possa ajudar.
1º Há alguma diferença entre ter um ouriço macho ou um ouriço fêmea?
2º Como sítio para eles estarem, será que uma caixa de arrumações daquelas grandes, sem a tampa e com furos de lado, é suficiente para eles ou teria que ser mesmo uma gaiola?
3º Quanto à alimentação já li que eles comem comida de gato, mas tenho dúvidas quanto aos insectos. Esses insectos, os grilos e os tenébrios, podem-se comprar em lojas de animais? Ou como é que os arranjo? Nunca tive um animal que comesse insectos por isso não percebo nada disso.
E já agora, alguém sabe de algum criador? Eu já vi o site da quinta dos ouriços, e já mandei e-mail para eles mas até agora ninguém respondeu.
Obrigada a quem responder!
Ouriços
http://arcadenoe.sapo.pt/raca/ourico/132
Julgo que depois de ler estas informações aí escritas irá ficar com uma ideia mais generalizada às suas dúvidas. Espero que ajude!
Julgo que depois de ler estas informações aí escritas irá ficar com uma ideia mais generalizada às suas dúvidas. Espero que ajude!
-
- Membro
- Registado: terça set 25, 2007 6:33 am
- Localização: 4 Chinchilas (Six, Mia, Dexter e Gilly), 1 Yorkshire Terrier (Minnie), 3 Ratz (Kali, Gaia e Arya)
Pois... eu já tinha lido isso mas realmente não responde assim muito as minhas perguntas. Mas já me ajudou bastante a ficar a saber mais sobre ouriços. =)
:S Eu realmente de ouriços na pesco peva....
Mas li o link que lhe enviei,e deu para responder às suas perguntas. Agora pergunto eu,leu mesmo o artigo todo? Neste caso se não tem paciencia pa ler um artigo daqueles vai ter pa cuidar do animal? Ou ao ver o tamanho do artigo preferiu passar à frente e perguntar para respostas mais rápidas?
Se realmente leu diria para reler com atenção redobrada,porque o artigo realmente responde às perguntas,se não dá respostas concretas isso quer dizer que não ha consenço entre criadores,logo você tem de ver por si aquilo que funciona melhor.
No caso de ser pregucite aguda deixo em baixo as respostas que descobri lendo o artigo.
-Diferenças entre macho e femea: Aparentemente nenhuma,excepto um ''piar'' que os machos fazem na altura de encontrar parceira
-Alojamento:O espaço de um ouriço deverá medir no mínimo 60 cm de comprimento, 20 a 30 cm de altura e 40 cm de profundidade, podendo ter um segundo piso, que deverá ter cuidado para não que não caia. Depois disto de ler mais para baixo,pode ler aquilo que uma gaiola deles deve etr....se tiver atenção vai ver que provavelmente uma caixa de arrumações não será muito indicada,já pa não falar que nesse caso o topo seria a sua única janela para o exterior....na minha opinião não é muito agradável
-Alimentação: Como os ouriços são animais insectívoros, deve adicionar-se à sua alimentação alguns destes animais: tenébrios, zoophoba e alguns grilos. O ideal é 5 a 10 por semana e 1 grilo por dia.
Mas li o link que lhe enviei,e deu para responder às suas perguntas. Agora pergunto eu,leu mesmo o artigo todo? Neste caso se não tem paciencia pa ler um artigo daqueles vai ter pa cuidar do animal? Ou ao ver o tamanho do artigo preferiu passar à frente e perguntar para respostas mais rápidas?
Se realmente leu diria para reler com atenção redobrada,porque o artigo realmente responde às perguntas,se não dá respostas concretas isso quer dizer que não ha consenço entre criadores,logo você tem de ver por si aquilo que funciona melhor.
No caso de ser pregucite aguda deixo em baixo as respostas que descobri lendo o artigo.
-Diferenças entre macho e femea: Aparentemente nenhuma,excepto um ''piar'' que os machos fazem na altura de encontrar parceira
-Alojamento:O espaço de um ouriço deverá medir no mínimo 60 cm de comprimento, 20 a 30 cm de altura e 40 cm de profundidade, podendo ter um segundo piso, que deverá ter cuidado para não que não caia. Depois disto de ler mais para baixo,pode ler aquilo que uma gaiola deles deve etr....se tiver atenção vai ver que provavelmente uma caixa de arrumações não será muito indicada,já pa não falar que nesse caso o topo seria a sua única janela para o exterior....na minha opinião não é muito agradável
-Alimentação: Como os ouriços são animais insectívoros, deve adicionar-se à sua alimentação alguns destes animais: tenébrios, zoophoba e alguns grilos. O ideal é 5 a 10 por semana e 1 grilo por dia.
-
- Membro Veterano
- Registado: domingo mar 10, 2002 10:04 pm
Atenção que os ouriços não devem ser mantidos aos casais, não são animais sociais.
Para quem não entende, o que se segue é a minha assinatura
http://apterrariofilia.org/
Se algum dia sentir um vazio dentro de si ... vá comer que é fome !!!
Madalena Marques
Madalena Marques
-
- Membro
- Registado: terça set 25, 2007 6:33 am
- Localização: 4 Chinchilas (Six, Mia, Dexter e Gilly), 1 Yorkshire Terrier (Minnie), 3 Ratz (Kali, Gaia e Arya)
Raphahel, por acaso li sim o artigo todo e consegui concentrar-me o suficiente para perceber tudo o que lá dizia, estranhamente, já que você que me conhece tão bem sabe que sou uma pessoa tão preguiçosa. O problema aqui é que quando leio uma coisa e ainda fico com dúvidas, prefiro perguntar a quem perceba do que ficar com elas só para mim. E uma coisa é ler um artigo, outra coisa é saber das coisas por quem realmente já passou por elas e me pode dizer se é tudo como diz o artigo ou se há algumas diferenças. Agora, se você nunca teve ouriços e não percebe nada deles não me pode ajudar assim muito. Mas obrigada na mesma por me ter chamado de preguiçosa e insinuar que não pesquiso o suficiente no que toca a animais que me interessam. =)
kitten, sim eu sei. A minha intenção é mesmo só ter um. Nunca tive grande interesse em fazer criação, especialmente de animais não sociais. =)
kitten, sim eu sei. A minha intenção é mesmo só ter um. Nunca tive grande interesse em fazer criação, especialmente de animais não sociais. =)
-
- Membro Veterano
- Registado: domingo mar 10, 2002 10:04 pm
Como o artigo a seguir foi feito por mim, vou colar aqui
(in mundodosanimais.com)Ouriço pigmeu africano
Nome Comum: Ouriço pigmeu africano
Nome cientifico: Atelerix albiventrisxAtelerix algirus
Características: Desde há aproximadamente 20 anos que se têm criado ouriços com o propósito de os manter como animais de estimação. Todos os que têm estes simpáticos animais insectívoros na sua companhia afirmam que são uns animais de estimação excepcionais, inteligentes e carinhosos com os seus donos. Os Estados Unidos da América do Norte são sem dúvida o país onde se encontram os maiores aficionados destes pequenos animais. Os ouriços são mamíferos pertencentes à ordem dos insectívoros. Os insectívoros são dos mamíferos dotados de placenta mais antigos na terra, estão distribuídos por todo o planeta (excepto na Austrália e Nova Zelândia onde não existiam em liberdade): Como curiosidade de destacar-se que o seu maior representante é o ouriço comum Europeu. Os ouriços anões que se comercialização como pets, podem considerar-se como cruzados de duas espécies do atelerix algirus o qual além se encontrar no Norte e Centro de África se encontra também numa estreita franja entre o Sul da Península Ibérica e as Ilhas Baleares e o Atelerix albiventris, também de origem africana.
Um ouriço anão adulto mede entre 10/20 cm e na Natureza não podem superar as 200 gr de peso quando adultos, enquanto que como animais de estimação o seu peso pode situar-se entre as 250 e as 400 gr. A sua média de vida é de 6 anos, embora alguns exemplares tenham atingido os 8.
O ouriço anão africano é muito parecido com o ouriço comum europeu, porém mais redondo. É um animal com a parte superior do corpo de forma semiesférica, coberta de abundantes espinhos, curtos e com a ponta arredondada sem serrilha. Os espinhos formam um escudo semiesférico que cobre as extremidades posteriores e a cauda. O focinho e a parte inferior do corpo estão cobertos de um pelo relativamente macio. Têm o crânio largo e pontiagudo. A cor varia entre várias tonalidades de castanho e cinzento, branco e albino. Se se sentir ameaçado o ouriço pode enrolar-se arqueando o lombo e resguardando a cabeça no ventre, transforma-se numa bola de espinhos. É o seu único mecanismo de defesa dos predadores.
Na natureza os ouriços costumam comportar-se como animais solitários e territoriais, que só se juntam em pares na altura da criação.
Os ouriços são animais nocturnos que só costumam ficar activos depois das 10 da noite, devemos por isso proporcionar-lhes um local calmo e sossegado.
Devem ter gaiolas grandes onde possam exercitar-se, não nos podemos no entanto esquecer que são trepadores, sendo por isso importante que o alojamento tenha uma tampa. É importante fornecermos-lhes também uma caixa onde possam esconder-se durante o dia.
Como litter poderemos utilizar as aparas de madeira. Para os ninhos poderá usar-se feno.
Quando a temperatura desce abaixo dos 15º os ouriços tendem a diminuir a actividade podendo entrar em semi-hibernação, deve por isso usar-se uma gaiola bem calafetada, usando se necessário um cabo ou um tapete de aquecimento para répteis, devendo ter sempre o cuidado de protege-los das humidades e não esquecer que no caso do cabo de aquecimento os ouriços poderão roê-los. Deve também colocar-se na gaiola uma roda de exercício.
Deve também proporcionar-se ao ouriço uma casa de banho, há no mercado alguma à venda, que poderão ir do simples caixote pequeno aos cantos, pode usar-se areia sem pó, por exemplo areia de chinchila. A casa de banho deverá ser colocada num local afastado do comedor e do ninho.
Alimentação: Uma das principais dificuldades que poderá encontrar o proprietário de um ouriço será a alimentação, no entanto existem já no mercado rações próprias para ouriços. No caso de não se conseguir encontrar deveremos dar-lhes uma ração Premium de gato, completando com algumas frutas, a fruta doce e muito madura é a preferida. Como suplemento adicional poderemos dar-lhes insectos, tais como grilos, zoophobas ou tenébrio, assim como minhocas da terra, preferivelmente mortos. Também poderemos dar-lhes de vez em quando um pinkie (ratinho recém-nascido, sem pelo).
As fêmeas de ouriço, apesar de férteis muito cedo, não devem ser cruzadas antes dos 4/5 meses de idade, sob pena de lhes poder trazer problemas de desenvolvimento, assim como os machos, que apesar de não terem esse tipo de problemas, poderão trazer sérios problemas à ninhada.
Os cios duram em média 9 dias com 7 dias de intervalo e a gestação de 34 a 37 dias e as crias nascem de olhos fechados, sem pelo e de orelhas fechadas. Não devemos tocar nas crias desde o nascimento até aos 10 dias de idade, sob pena da mãe as rejeitar, ou em muitos casos, prevenir o canibalismo, é que as mães, se acharem que a ninhada está ameaçada, poderão comê-los. As crias abrem os olhos por volta das 3 semanas e começam a comer a partir das 4 semanas, devendo ser separados das mães a partir das 8 semanas.
Como já se disse atrás os ouriços são animais solitários que só se juntam para cruzar, devendo ter-se o cuidado, antes da data prevista para o parto, de retirar o macho para outro local, pois além de não ajudar a criar os filhos, poderá ser mais um motivo para o canibalismo.
Para quem não entende, o que se segue é a minha assinatura
Madalena Marques
Madalena Marques