Quanto vale a vida de um gato?

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
PedrocasPT
Membro Veterano
Registado: segunda mar 01, 2010 10:32 am

domingo mai 30, 2010 9:45 am

Para o tribunal de Montemor-o-Velho, apenas 200€:
Montemor-o-Velho

200€ por matar gato do vizinho

Ano e meio após a morte do animal, autor do disparo foi condenado em tribunal.
http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/notic ... do-vizinho

É revoltante constatar cada vez mais que neste país os animais são considerados como lixo para quem nos governa, não havendo leis e direitos que os protejam como em outros países civilizados. :evil:
gallandriel
Membro Veterano
Registado: domingo mai 09, 2010 12:59 pm

domingo mai 30, 2010 11:17 am

PedrocasPT Escreveu:Para o tribunal de Montemor-o-Velho, apenas 200€:
Montemor-o-Velho

É revoltante constatar cada vez mais que neste país os animais são considerados como lixo para quem nos governa, não havendo leis e direitos que os protejam como em outros países civilizados. :evil:

na sua opinião qual seria a sentença correcta??

por mera curiosidade...
moslie
Membro Veterano
Registado: sábado jun 27, 2009 10:00 pm

domingo mai 30, 2010 12:31 pm

Tendo em conta que perante a lei os animais são meros bens, e que provavelmente o valor monetário deste animal era nulo, até me admiro que tenham conseguido esta indemnização....
O que aqui se podia ir buscar eram danos morais, que são sempre dificeis de provar.
Não faço a mínima ideia do caso não sei que situação esteve aqui referida, mas em Portugal não há a tradição das indemnizações, ninguém mete nada no seguro, toda a gente faz e acontece sabendo que não vai ser chamada a pagar nada....E quanto é que vale a vida de um animal de estimação? Para o seu dono não tem preço, mas se se trata de um rafeiro, como ajuizar esse valor? O dono até podia se estar nas tintas para ele e depois vir-se chorar na finta do dinheiro...
PedrocasPT
Membro Veterano
Registado: segunda mar 01, 2010 10:32 am

domingo mai 30, 2010 2:29 pm

gallandriel Escreveu:
PedrocasPT Escreveu:Para o tribunal de Montemor-o-Velho, apenas 200€:
Montemor-o-Velho

na sua opinião qual seria a sentença correcta??

por mera curiosidade...
Prisão efectiva como se tivesse assassinado uma pessoa, afinal eu considero os meus animais membros da minha familia.
son1a
Membro Veterano
Registado: quinta abr 22, 2010 7:37 pm

domingo mai 30, 2010 2:32 pm

:o

<p>&nbsp;</p>
catrules
Membro Veterano
Registado: sábado ago 08, 2009 11:29 pm
1 Gata
1 Papagaia

domingo mai 30, 2010 7:29 pm

Tendo em conta a justiça em Portugal, uma indemnização de €200 por um gato rafeiro é excelente.
Com toda a certeza que, se fosse um animal de raça com LOP, o valor da indemnização seria superior pois um animal é equiparado a um objecto e quanto mais valioso esse objecto...

No entanto, parabéns a estes donos que não desistiram de fazer justiça pelo seu amigo de quatro patas, pois acredito que só no advogado pagaram bem mais do que 200 euros, aqui não foi concerteza pelo valor que iriam receber que foram a tribunal...
S&oacute;nia
moslie
Membro Veterano
Registado: sábado jun 27, 2009 10:00 pm

domingo mai 30, 2010 7:40 pm

Fui ver sobre este caso, e para mim mais grave é que a GNR não levantou um auto por o homem ter utilizado uma arma de fogo dentro de uma zona habitacional.
Atirou ao gato (que estava dentro do terreno dele....) e podia ter atingido alguém. Se a GNR não fez nada em relação a isto pode haver algum amiguismo, um compadrio qualquer, um dia o gajo passa-se com alguém, ripa da arma e toma.
catrules
Membro Veterano
Registado: sábado ago 08, 2009 11:29 pm
1 Gata
1 Papagaia

domingo mai 30, 2010 7:44 pm

Pois, em Portugal qualquer um pode ter uma arma de fogo, depois passam-se da cabeça e é ver as notícias quase diárias de mortes e feridos principamente com armas supostamente para a caça...
S&oacute;nia
June76
Membro Veterano
Registado: quinta jul 02, 2009 2:22 am

segunda mai 31, 2010 12:30 am

Com o meu Leo fizeram exactamentamente o mesmo há uns anos atrás. Eu não vi quem lhe deu o tiro, mas desconfio que tenha sido o vizinho do lado que tem uma espingarda de pressão e que não gosta dos gatos vadios que vão roubar-lhe peixe à cozinha. O meu Leozinho tinha apenas 9 meses e era um gatinho muito estimado, portanto não merecia tal sorte.

Eu sei que 200 euros não pagam a vida de um animal. Mas o facto do tribunal ter decidido a favor dos donos do gato já tem algum significado. Pode ser que sirva de emenda para outras pessoas com espingardas.
cuze
Membro
Registado: quarta mar 17, 2010 10:57 am

segunda mai 31, 2010 9:56 am

Na minha opinião, não se trata de saber se um gato vale 200€ ou 200mil €!! Eu diria que a vida de um animal, seja ele racional ou não, não terá propriamente preço... mas esta é uma visão demasiado lirica porque vivemos num mundo totalmente mercantilizado onde tudo tem um preço!!!

O valor depende da perspectiva. Nesta sociedade que se rege por paradigmas mercantilistas, fixam-se preços e uniformizam-se valores, e como tal, dependendo das pessoas, 200€ podem ou não ser pouco. De uma perspectiva racional, 200€ não é suficientemente dissuasor! O valor deveria ser aquele que obrigasse alguém com semelhantes impulsos, a que no futuro pensasse bem antes de fazer alguma idiotice semelhante! Porque não há de facto nada mais estimulante ou dissuasor (dependendo da perspectiva) do que mexerem no bolso de alguém!!

Mantendo a toada racional, diria que uma indemnização que acrescentasse dois zeros à indemnização seria bastante mais exemplar... mas lá está, depois há que pensar que podemos estar a falar de um vizinho pai de familia, com rendimentos miseráveis, com bocas para alimentar! Estariamos a condenar uma familia à fome e à miséria... e aqui lá teriamos de perguntar quanto vale o bem estar de uma familia!

Como está bem de ver, estas coisas são sempre relativas! Por isso é que eu defendo que todo o tipo de indemnizações deveriam ser fixadas de acordo com os rendimentos do prevaricador (o mesmo se aplica às multas de transito)!! Porque 200€ pode ser pouco para mim, mas pode ser uma fortuna para o acusado, e apesar do acto bárbaro, quem dele depende (se alguém e por hipótese) não tem culpa!!

Mas claro, isto tudo de um ponto de vista racional e realista face à sociedade onde vivemos, porque do ponto de vista sentimental, ó óbvio que a vida do nosso companheiro(a) peludo não tem preço.

O que me faz pensar noutra coisa e que acaba por ser a conclusão final: em Portugal, ter havido uma condenação deste género já não é nada mau, e apesar de tudo deve ser de aplaudirm quanto mais não seja pelo seu simbolismo. E claro, a partir daqui há que aperfeiçoar a especificidade da lei quanto a estes casos, nomeadamente ver reconhecido o valor sentimental (mais do que patrimonial) de um animal de estimação, que não pode ser visto como, por exemplo, um animal de produção!!
martasal
Membro Veterano
Registado: terça dez 22, 2009 6:48 pm
Localização: Nina, Tété e Ruca; mais os que vão aparecendo em condições especiais...

sexta jun 04, 2010 5:13 pm

cuze Escreveu:Na minha opinião, não se trata de saber se um gato vale 200€ ou 200mil €!! Eu diria que a vida de um animal, seja ele racional ou não, não terá propriamente preço... mas esta é uma visão demasiado lirica porque vivemos num mundo totalmente mercantilizado onde tudo tem um preço!!!

O valor depende da perspectiva. Nesta sociedade que se rege por paradigmas mercantilistas, fixam-se preços e uniformizam-se valores, e como tal, dependendo das pessoas, 200€ podem ou não ser pouco. De uma perspectiva racional, 200€ não é suficientemente dissuasor! O valor deveria ser aquele que obrigasse alguém com semelhantes impulsos, a que no futuro pensasse bem antes de fazer alguma idiotice semelhante! Porque não há de facto nada mais estimulante ou dissuasor (dependendo da perspectiva) do que mexerem no bolso de alguém!!

Mantendo a toada racional, diria que uma indemnização que acrescentasse dois zeros à indemnização seria bastante mais exemplar... mas lá está, depois há que pensar que podemos estar a falar de um vizinho pai de familia, com rendimentos miseráveis, com bocas para alimentar! Estariamos a condenar uma familia à fome e à miséria... e aqui lá teriamos de perguntar quanto vale o bem estar de uma familia!

Como está bem de ver, estas coisas são sempre relativas! Por isso é que eu defendo que todo o tipo de indemnizações deveriam ser fixadas de acordo com os rendimentos do prevaricador (o mesmo se aplica às multas de transito)!! Porque 200€ pode ser pouco para mim, mas pode ser uma fortuna para o acusado, e apesar do acto bárbaro, quem dele depende (se alguém e por hipótese) não tem culpa!!

Mas claro, isto tudo de um ponto de vista racional e realista face à sociedade onde vivemos, porque do ponto de vista sentimental, ó óbvio que a vida do nosso companheiro(a) peludo não tem preço.

O que me faz pensar noutra coisa e que acaba por ser a conclusão final: em Portugal, ter havido uma condenação deste género já não é nada mau, e apesar de tudo deve ser de aplaudirm quanto mais não seja pelo seu simbolismo. E claro, a partir daqui há que aperfeiçoar a especificidade da lei quanto a estes casos, nomeadamente ver reconhecido o valor sentimental (mais do que patrimonial) de um animal de estimação, que não pode ser visto como, por exemplo, um animal de produção!!
X2 :)
<p>Se os humanos t&ecirc;m Alma,os animais tamb&eacute;m t&ecirc;m Alma. Se os humanos t&ecirc;m Livre Arb&iacute;trio, os animais tamb&eacute;m o t&ecirc;m. Se n&atilde;o podermos saber isto com toda a certeza,ao menos poderemos dar-lhes o benef&iacute;cio da d&uacute;vida!&nbsp; </p>
<p>Marc Bekoff</p>
Responder

Voltar para “Gatos”