O que é que acham daquelas trelas extensíveis?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

aligra
Membro Veterano
Registado: sexta out 24, 2003 5:01 pm

quarta out 29, 2003 10:04 am

Olá pessoal, cá esta novamente a chata da dona do Dylan, a pedir dicas :lol:
Ontem compre uma daquelas trelas extensíveis para que o meu marotinho tivesse mais liberdade para correr e brincar no jardim onde passeamos todos os dias, mas fiquei com medo de que a corrente se partisse (é um cabo que parece metálico) e estive o tempo todo a apanhar o cãozinho quando ele tentava correr tras os gatos, passarinhos, pessoas a correr, outros cães que andaban á solta, etc. Não sei se consiguem imaginar a cena :oops:
Hoje voltei à trela normal.
O Dylan pesa 15 kg, diz a veterinária que já tem atingido o seu tamanho definitivo, a trela é para cães de até 40 kg, mas eu tenho medo de que num puxão quando desata a correr possa partir o cabo e tenha qualquer desgosto, como o cão cruzar a rua ou correr tras um gato e perder-se.
Sou medricas, já sei, com as minhas filhas tamben era, até que elas cresceram e puseram-me o límite :o
Agradecia me contassem as vossas experiências.

Alicia
besourinha
Membro Veterano
Registado: terça abr 30, 2002 1:24 pm

quarta out 29, 2003 10:15 am

Bom dia
Até agora não tive problemas, mas a Yara só pesa 3kg. Na minha opinião se ele for um cão "bem comportado" não haverá problemas mas caso contrário será melhor comprar uma não extensível bastante forte, e cuidado c/as coleiras, comvém ser um peitoral p/nunca o sufocar quando ele puxar muito a trela.
Mas de certeza que outros foristas lhe darão melhores dicas. ;)
<strong>Os meus c&atilde;es s&atilde;o o centro do meu mundo. :)

Carla</strong>
isabelpo
Membro Veterano
Registado: quarta dez 19, 2001 12:41 pm
Localização: Tartaruga Casquinha, cadelinha Meggy, gatinha Joana, gatinhos João e Bernardo, Dogue Alemão Aylah

quarta out 29, 2003 11:04 am

Olá!!!

Tal como a besourinha eu também uso na Meggy coleira peitoral e trela extensível!!! A Meggy, também à semelhança da Yara, pesa três kilos pelo que a trela dela é para cães até 15 Kg. Ora segundo o meu vet, as trelas extensíveis são as melhores para habituar os cães a andarem na rua, uma vez que se podem travar no comprimento que pretendemos, ou dar mais trela para que possam dar umas corridinhas. As trelas são resistentes aos puxões dos nossos cães, mas a da Meggy partiu-se na segunda feira. Não por um puxão grande, mas porque quando eu páro ele entretem-se a roer a parte da trela que fica junto à peitoral!!! :o Ora roeu tanto que a partiu!!! É esse cuidado que devemos de ter com as trelas e as coleiras, sim porque a minha linda abilidosa também consegue roer a coleira com ela no corpo...é acrobata!!! :lol:

Só para finalizar, a Meggy tem uma trela de 3 metros, mas não acho suficiente e vou comprar-lhe uma de 5 metros, sempre dá para mais três ou quatro saltinhos!!! ;)
Cybergirl
Membro Veterano
Registado: sexta jan 31, 2003 11:17 am

quarta out 29, 2003 11:17 am

Não se preocupe com esses sentimentos "medrosos", tenha acerteza que é compreendido e partilhado por muitos (incluido eu, claro :roll: ).

As trelas que eu utlizo nas passeatas com os meus Newfies, são exactamente as mesmas que utilizo dentro dos ringues de exposição.

São trelas de nylon, estreitas.

Todos os meus cães têm treino básico, portanto mais controláveis em alturas de risco, (ex: na aproximação de outros cães), além disso a pega da trela está sempre no pulso e eu extendo ou recolho-a quando quero.

Querida aligra,

Só você poderá testar a firmeza da trela, quando aqui o mais importante é evitar que algum acidente lhe aconteça.....não esqueça de ensinar-lhe os comandos basicos, que lhe proporcionarão maior garantia de usufruir plenamente as vossoas passeatas!......não esqueça que sempre, mais vale prevenir (utilizando a trela), que remediar! :) .....medo não, mas prevenção e atenção, sempre, ok? :lol:

Boas passeatas!!!
aligra
Membro Veterano
Registado: sexta out 24, 2003 5:01 pm

quarta out 29, 2003 3:25 pm

Obrigada, Carla, Isabel e Cybergirl pelas vossas dicas, não sei ainda se usarei aquela trela, por enquanto continuamos a passear com a nossa velha trela, pelas duvidas. O Dylan não puxa muito na rua, estou a ensinar-o a caminhar ao meu lado, mas é ver um passarinho no jardim e desata logo a correr para tentar apanhar-o, ainda por cima quer brincar com todos os cães que cruzamos no caminho, não é facil ser medrosa e ter um cãozinho com tanta energia! :?
Tenho pensado levar-o para uma escola de treino quando faça 8 meses
Beijos

Alicia
bbaixo
Membro Veterano
Registado: quinta jul 03, 2003 10:59 am

quarta out 29, 2003 3:54 pm

aligra Escreveu: ...
Tenho pensado levar-o para uma escola de treino quando faça 8 meses
Beijos

Alicia
Penso que é aconselhavél levá-lo mais cedo, por volta dos 6 meses.

A minha cadela começou a frequentar uma escola por brincadeira aos 4 meses, mas era só para se habituar aos espaço, e quando fez 6 meses participava nos treinos com a turma.
nel
Membro Veterano
Registado: terça set 24, 2002 8:18 am
Contacto:

quarta out 29, 2003 4:03 pm

Olá

Eu não devia dar aqui a minha opinião.
Com esta entrada, alguns vão pensar: pois, ele anda com oscães dele sem trela...
Mas não é isso. É que eu nunca usei dessas trelas extensíveis e falar do que não se sabe ou do que se não tem experiência é arriscado.
No entanto, o que penso das trelas extensíveis é não permitirem um conveniente controlo sobre o cão. Por isso, usei sempre as trelas "normais" curtas.
Em meu entender, a trela não serve apenas para proteger o cão. É um utensílio útil para o seu adestramento. Assim, por exemplo, quando o cão puxa que se farta e leva a pessoa arrastada atrás, é sinal de que está mal educado ou controlado. Com a trela extensível julgo (repito, julgo) que esse controlo é dificultado.
Por outro lado, também penso que o facto de o cão ter três ou cinco metros de "liberdade" essa liberdade é mais aparente do que real. Para quem puder levá-los a um local seguro onde se possam soltar é o ideal. Mas sei que nem toda a gente tem possibilidade disso.
Tratando-se de cães de pequeno porte, a situação provavelmente já será mais favorável e menos arriscada usando uma trela extensível. Com cães de médio e grande porte, ponho as minhas sinceras dúvidas.
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Nuria
Membro Veterano
Registado: terça dez 11, 2001 8:16 pm

quarta out 29, 2003 4:56 pm

Na minha opinião essas trelas extensivas não servem para nada a não ser habituar o cão a puxar.
Um cão bem comportado não puxa, habitua-se a andar junto ao dono e ao comprimento da trela.
Quando são cachorrinhos, essa trela não é muito boa, porque dá-lhes a sensação que quando puxam podem ir aonde quiserem. Só que quando chega o fim dessa trela extensível eles hão de continuar a puxar.
Eu quando exprimentei essa trela, não me deu a sensação de controlo do cão que tinha com a normal.

Cumprimentos
RalphShark
Membro
Registado: quarta jul 30, 2003 1:01 pm

quarta out 29, 2003 5:11 pm

Partilho da mesma opinião de alguns qd dizem que a trela extensivel não serve de nada, pois irá habituar o cão a puxar e penso que n é isso k se pretende!
A meu ver o Dylan deveria usar a trela curta até se habituar, pois temos maior controlo sobre o cão! Deve treina-lo a vir ter consigo ao seu chamamento, e para isso terá de arranjar um local sem distracções para o fazer e gradualmente leva-lo a locais mais "povoados"!
No que toca a coleiras "peitorais" sempre me disseram k ela prejudica a constituição ossea do animal, mas penso que isto é relativo e tem a ver com raças de maior porte!
Resumindo... o meu Tico (pequines) usa trela extensivel e "peitoral", pois foi habituado assim desde novo, mas o meu Senna (golden), agora com 4 meses, só usa coleira normal e trela curta!

Abraço a todos!
sea
Membro Veterano
Registado: domingo jun 22, 2003 8:20 pm

quarta out 29, 2003 5:23 pm

Eu não tenho boa impressão das trelas extensiveis, por acima de tudo, permitem que o cão vá à nossa frente, puxe, e desta forma habitue-se mal.

Eu digo isto porque moro em Loures e não posso deixar a Goldie andar como quer...
Também sei que alguns cães conseguiram puxar com tanta força que os extensor deixou de puxar o fio... e era para o seu peso. esta situação pode ser complicada no meio da rua.

Tenho um vizinho que comprou aquelas cordas para adestrar os cavalos, não sei o nome... e anda com a cadela dele na rua. Quando chega ao parque solta a "trela" toda, enquando anda ao seu lado está como se fosse uma tela normal.

Ele comprou na Decatlon e diz que não foi caro...
sea
Membro Veterano
Registado: domingo jun 22, 2003 8:20 pm

quarta out 29, 2003 5:23 pm

Eu não tenho boa impressão das trelas extensiveis, por acima de tudo, permitem que o cão vá à nossa frente, puxe, e desta forma habitue-se mal.

Eu digo isto porque moro em Loures e não posso deixar a Goldie andar como quer...
Também sei que alguns cães conseguiram puxar com tanta força que os extensor deixou de puxar o fio... e era para o seu peso. esta situação pode ser complicada no meio da rua.

Tenho um vizinho que comprou aquelas cordas para adestrar os cavalos, não sei o nome... e anda com a cadela dele na rua. Quando chega ao parque solta a "trela" toda, enquando anda ao seu lado está como se fosse uma tela normal.

Ele comprou na Decatlon e diz que não foi caro...
ladyxzeus
Membro Veterano
Registado: sábado abr 26, 2003 5:14 pm
Localização: 2 cães(Fluffy e Infeliz), 1 gatinho (Mime) e 1 rouxinol do Japão(o Lípio)

quarta out 29, 2003 5:35 pm

Pois bem, os meus cães só andam de trela quando vão à cidade (e isto é apenas quando vão à "revisão"). Como são cães do campo, nada habituados aos ruídos e cheiros citadinos, uso sempre trelas muito curtas, de corrente, com excepção para o Infeliz que, devido à sua inata brutalidade, tem o direito a usar uma de couro (mais resistente, por estranho que pareça).
O que penso acerca das trelas extensíveis (apesar de nunca as ter experimentados. É uma conclusão sem conhecimento da caus, qua poderá ser errónea) é que são invenções para facilitar. Não fornecem um controlo total e só devem ser usadas em cães bem treinados (que possam andar sem trela).Eu, se fosse a si, optava por uma trela não extensível até ao momento em que o cão esteja treinado.
Indiia
Membro Veterano
Registado: sábado abr 05, 2003 6:08 pm

quarta out 29, 2003 6:32 pm

ola a todos ;)

a minha maluca, com 32kgraminhas, rebentou uma trela extensível até 40kg por ter visto o irmão e ter corrido para ele, foi um puxão de tal ordem e rapidez que ela rebentou a trela e eu fui ao chão tipo guarda-redes, não sei se estão a ver a cena :oops: :oops:
não sei se é normal, mas agora só trelas de corrente e mais curtinhas, que eu não gostei nada da outra surpresa

boa tarde
<p>Dizem-se extintos os génios e esquecidos os geniais. Pois eu acho que génio é qulaquer pessoa que perceba que o genial é estar em comunhão com a natureza que o rodeia e consigo próprio.</p>
Musky
Membro Veterano
Registado: segunda fev 03, 2003 10:40 pm

quarta out 29, 2003 7:10 pm

O que eu penso das trelas extensíveis... GRRRRR!!!!!

A minha cadela acaba de ser mordida no focinho (felizmente sem gravidade) por uma ferinha de 3 kgs, cuja trela extensível não serviu para nada!

Agora a questão é: a minha cadela é a mansidão personificada, e até agora nunca reagiu a provocações. Mas se um dia reaje? Mais uma prá lista das "raças perigosas"?

Eu uso uma trela tipo de exposição, ou seja, um pouco mais grossa do que as utilizadas em ringue. São óptimas.
RalphShark
Membro
Registado: quarta jul 30, 2003 1:01 pm

quarta out 29, 2003 8:05 pm

Para alem do mais, quando um cao começa a correr com uma trela extensivel maior é o puxão para quem leva o animal, isto se for um cão com um porte maior! Não vamos querer donos engessados por ai! :P
Responder

Voltar para “Cães”