Toureiro atingiddo gravemente por um touro sobrevive
Não deixa de ter razão e compreendo o ponto de vista, até concordo com muito do que diz.
A mim faz-me tanta confusão um animal como uma pessoa a passar fome, por exemplo. A diferença é que a pessoa tem como ganhar a vida, tem como continuar a viver. Já com os animais, na maioria das vezes não é bem assim.
É claro que uma morte humana tem mais valor para a sociedade do que a morte de um animal, pela tal questão de proximidade que referiu. Mas neste caso muito específico das touradas e do acidente, o touro não teve culpa nenhuma. Não pediu pra ser tirado do seu ambiente, não entrou de livre vontade na arena, nem atacaria o toureiro se não fosse provocado para tal. Simplesmente viu-se a ser invadido e defendeu-se como podia. Foi o toureiro quem se propôs a tal coisa, não o touro.
A mim faz-me tanta confusão um animal como uma pessoa a passar fome, por exemplo. A diferença é que a pessoa tem como ganhar a vida, tem como continuar a viver. Já com os animais, na maioria das vezes não é bem assim.
É claro que uma morte humana tem mais valor para a sociedade do que a morte de um animal, pela tal questão de proximidade que referiu. Mas neste caso muito específico das touradas e do acidente, o touro não teve culpa nenhuma. Não pediu pra ser tirado do seu ambiente, não entrou de livre vontade na arena, nem atacaria o toureiro se não fosse provocado para tal. Simplesmente viu-se a ser invadido e defendeu-se como podia. Foi o toureiro quem se propôs a tal coisa, não o touro.
"A horse doesn't care how much you know, until he knows how much you care."
x2 Adorei ler a suao opiniao a e do Cuze. Neste estado de evolução, muitas coisas já deveriam ter cessado, e o sofrimento animal por «tradição» é uma delas. Tantos países que já proibiram touros de morte, e mesmo touradas. O que terá acontecido aos touros lá?Eenesh Escreveu:Não deixa de ter razão e compreendo o ponto de vista, até concordo com muito do que diz.
«None are more hopelessly enslaved than those who falsely believe they are free»
Proibir os touros de morte ou não, para mim parece-me irrelevante enquanto existirem touradas! Aliás diria que se calhar, existindo touradas, mais valia que matasse o animal logo em vez de ficar 1 ou 2 dias em sofrimento antes de ser abatido sem dignidade no matadouro!Charlie2 Escreveu:x2 Adorei ler a suao opiniao a e do Cuze. Neste estado de evolução, muitas coisas já deveriam ter cessado, e o sofrimento animal por «tradição» é uma delas. Tantos países que já proibiram touros de morte, e mesmo touradas. O que terá acontecido aos touros lá?Eenesh Escreveu:Não deixa de ter razão e compreendo o ponto de vista, até concordo com muito do que diz.
Mas o problema é mesmo a tourada!

eu quando falei em touros de morte, não o referi como solução, mas como o princípio de uma compreensão do que já não faz sentido na evolução humanaEenesh Escreveu:Precisamente, o errado são as touradas. Mas já que o touro vai morrer, ao menos que seja na altura, e não dias depois..

«None are more hopelessly enslaved than those who falsely believe they are free»
Charlie2, o que mais me irrita é que essas massas de que fala, não são assim tão desinformadas e entorpecidas. Hoje em dia, especialmente, as touradas são um "espectáculo" de luxo, praticamente!!
Quem é que vê nas bancadas? 90% das pessoas pertencem a classes altas, médias-altas e muitas figuras públicas, VIP's e gente "importante" (seja lá o que isso for)!
Os valores que se têm de pagar para aceder a um espectáculo desses são enormes, e cada vez menos a "populaça" pode aceder ao mesmo. Não sou ingénuo, e sei perfeitamente que desse facto nada se pode concluir quanto à preferência ou não da população, em geral, por esse espectáculo!!
Quem não pod€ aceder a touradas contenta-se com garraiadas, largadas e pegas de vacas em qualquer aldeia deste país. Isso está enraizado na cultura popular.
Mas é bem mais revoltante ver que tudo o que orbita à volta das touradas, desde quem ganha dinheiro ao público, são pessoas supostamente informadas e com alguma formação, e portanto mais sensiveis ao sofrimento do animal... mas não, ao contrário disso, mandam tudo isso às malvas, em nome do obscurantismo que normalmente reveste este tipo de tradições.
Quem é que vê nas bancadas? 90% das pessoas pertencem a classes altas, médias-altas e muitas figuras públicas, VIP's e gente "importante" (seja lá o que isso for)!
Os valores que se têm de pagar para aceder a um espectáculo desses são enormes, e cada vez menos a "populaça" pode aceder ao mesmo. Não sou ingénuo, e sei perfeitamente que desse facto nada se pode concluir quanto à preferência ou não da população, em geral, por esse espectáculo!!
Quem não pod€ aceder a touradas contenta-se com garraiadas, largadas e pegas de vacas em qualquer aldeia deste país. Isso está enraizado na cultura popular.
Mas é bem mais revoltante ver que tudo o que orbita à volta das touradas, desde quem ganha dinheiro ao público, são pessoas supostamente informadas e com alguma formação, e portanto mais sensiveis ao sofrimento do animal... mas não, ao contrário disso, mandam tudo isso às malvas, em nome do obscurantismo que normalmente reveste este tipo de tradições.
sim, e para mim está aí a «creme de la creme» dos idiotas. Tem acesso a tudo e não usam nada que não possa ser em seu benefício. Aliás infelizmente, quanto mais dinheiro, menos tino.Charlie2, o que mais me irrita é que essas massas de que fala, não são assim tão desinformadas e entorpecidas. Hoje em dia, especialmente, as touradas são um "espectáculo" de luxo, praticamente!!
Cuze, aí lamento ma s não estou de acordo, porque a formação é muito mais que uma escola ou um canudo, ela começa em casa de pais para filhos, e normalmente os pais dificilmente são exemplo para os filhos, basta abrir uma VIP ou uma CARAS para perceber isso. Para mim os bilhetes para as touradas deviam custar o dobro ou o triplo do que custam, e mesmo assim duvido que essa gente ganhasse juízo e não se fosse entreter com outra bestialidade qualquer.Mas é bem mais revoltante ver que tudo o que orbita à volta das touradas, desde quem ganha dinheiro ao público, são pessoas supostamente informadas e com alguma formação, e portanto mais sensiveis ao sofrimento do animal...
Do mesmo modo que não festejo o sofrimento do touro, sou completamente incapaz de festejar ou sequer congratular-me com o sofrimento daquele ser humano...
Dedico esta assinatura a quem lhe "acentar" a carapuça :
"Quem nasce lagartixa, nunca chega a jacaré, por muito que se inche .... " By , um amigo muito querido ...
"Dogs are better than human beings because they know but do not tell."
— Emily Dickinson
À espera que os frangos que o Terug, o Paulo Santos e o Zefe andam a virar, fiquem prontos.
... e já agora tambem das courgettes da LuMaria!;)
"Quem nasce lagartixa, nunca chega a jacaré, por muito que se inche .... " By , um amigo muito querido ...
"Dogs are better than human beings because they know but do not tell."
— Emily Dickinson
À espera que os frangos que o Terug, o Paulo Santos e o Zefe andam a virar, fiquem prontos.
... e já agora tambem das courgettes da LuMaria!;)
Já eu sinto-me estranhamente contente.
Posso estar a ser bárbara, cruel, fria, seja o que for. Mas ninguém me tira esta sensação de prazer pela justiça que foi feita.
Posso estar a ser bárbara, cruel, fria, seja o que for. Mas ninguém me tira esta sensação de prazer pela justiça que foi feita.
eu não me congratulo,mas a pena que tenho dele não se deve ao facto de ter sido atingido, mas ao facto de não ter tido a inteligência suficiente para entender que estava a arriscar demais ao seguir aquela carreira. Lá está, quando se faz as coisas porque sim e porque tem de ser e é uma paixão que não controlamos, nunca medimos bem as consequências dos nossos actos, e ás vezes acontecem os azares.nicasxi Escreveu:Do mesmo modo que não festejo o sofrimento do touro, sou completamente incapaz de festejar ou sequer congratular-me com o sofrimento daquele ser humano...
-
- Membro Veterano
- Registado: terça set 08, 2009 12:03 pm
Tu que andas em cima do cavalo, achas que se caisses e ele te pisasse seriamente, seria justiça feita?? Ele também não pediu para andar carregar-te e a obedecer-te ...e eu não estou a ser barbaro frio ou seja o que for, só não lhe espetam ferros no cachasso, mas é usado para abrilhantar o circo que é a tourada sem ter pedido para lá estar.Eenesh Escreveu:Já eu sinto-me estranhamente contente.

Sei que é utilizado, e é dos motivos que mais me faz odiar as touradas. Já vi cavalos com buracos no peito de cornadas que levaram.
E não, não seria justiça feita. Seria um acidente, tal como já quase aconteceu, e a culpa seria minha de ter caído, não do cavalo (não vêem para baixo).
Além disso, não vou nessa do "o cavalo não pediu para te carregar e obedecer", porque o meu cavalo não faz as coisas por ser obrigado.. Faz para me agradar e trabalhamos como 1 só.
Já neste caso acho que foi justiça, sim. Anda o toureiro o ano inteiro a espetar ferros em cavalos.. Chegou a vez de sofrer um pouco na pele.
Ponto de vista animalesco, talvez.
E não, não seria justiça feita. Seria um acidente, tal como já quase aconteceu, e a culpa seria minha de ter caído, não do cavalo (não vêem para baixo).
Além disso, não vou nessa do "o cavalo não pediu para te carregar e obedecer", porque o meu cavalo não faz as coisas por ser obrigado.. Faz para me agradar e trabalhamos como 1 só.
Já neste caso acho que foi justiça, sim. Anda o toureiro o ano inteiro a espetar ferros em cavalos.. Chegou a vez de sofrer um pouco na pele.
Ponto de vista animalesco, talvez.
-
- Membro Veterano
- Registado: terça set 08, 2009 12:03 pm
Essa é boa o sonho de qualquer cavalo quando nasce é crescer e agradar aos humanos, nem precisa de treino nem de ser ensinado, já nasce com o dom de agradar e se não tiver um humano a quem agradar corta os pulsos de tristeza...nem é um escravo do ser humano para lhe encher o ego e satisfazer os caprichos, na volta é um animal de trabalho, mesmo depois da invenção do automovelEenesh Escreveu:(...)porque o meu cavalo não faz as coisas por ser obrigado.. Faz para me agradar e trabalhamos como 1 só.
(...)