pithon regius tenho duvidas quanto a um terrario pithon

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

Responder
pywy
Membro Júnior
Registado: quarta mai 03, 2006 5:45 pm

quinta jun 03, 2010 10:48 pm

boas, decidi adquirir uma pithon regius , comecei a fazer o terrario fiz com 1 metro de comprido por 40cm por 40cm, em madeira com portas de correr em vidro a frente,.

entretanto decorei com esferovite e pus cimento cola por cima e dps pintei com tinta n toxica. (tirei as ideias de alguem que fez um e pos na net como fazer).
entretanto estive a ler sobre o que era preciso e li algo sobre uma parte quente e uma parte fria essa parte deixo-me um pouco confuso.

passo a explicar: fui a loja e pedi o que era preciso para uma pithon deran-me 1 hidrometro/termometro , uma lampeda de aquecimento de infra vermelhos, e uma lampeda que servia para os reptils assimilarem os nutrientes, penso que substitui a luz solar.

a minha duvida é se a lampeda de aquecimento esta no terrario como vai haver uma parte fria?

a instalaçao que fiz foi do lado esq esta a agua, depois a meio do terrario no tecto tem um casquilho e dpois no lado direito tenho outro casquilho,
onde devo colocar o esconderijo? vou tentar por fotos do terrario.

Imagem

Imagem

Imagem
o casquilho do meio nas fotos ainda n aparece mas esta posto por cima das pedras escuras da 1ª foto,

o substrato ainda n decidi como vai ficar.

aguardo que algum me de umas dicas sobre a parte quente e a parte fria do terrario
Thorgarth
Membro Veterano
Registado: segunda jun 02, 2008 3:37 pm

quinta jun 03, 2010 11:12 pm

Com o devido respeito que me merecem as pessoas posso dizer que quem o atendeu era uma grande *****.

De facto uma python regius, que não só é carnivora e come presas vertebradas inteiras, como também, PASME-SE, é nocturna, NÃO PRECISA de nenhuma luz "especial" para absorver qualquer tipo de nutrientes. É necessário sim uma lâmpada normalissima para fazer o ciclo dia/noite.

Em relação ao aquecimento, e tento em conta que que o terrário tem 40cm de altura, e a lâmpada será colocada (aparentemente) com o casquilho dentro, salvo se o colocar na horizontal (para ganhar algum espaço), irá ficar um pouco em cima, sendo que em qualquer caso deverá ser protegida (em cobras é mesmo melhor não arriscar. No caso de saurios já vi quem defenda ser, em alguns casos, melhor não proteger. e.g. varanos. isto porque desprotegido, e não estando a falar de lâmpadas de muito alta voltagem, eles afastam-se logo, enquanto que se tiverem protegidas eles poderiam ter a tendência para se segurar e ficar perto de mais, durante demasiado tempo).

Pode sempre utilizar um tapete ou cabo (tapete mais fácil) em cerca de 1/3 do terrário, ligado a um termostato regulado para uma temperatura na casa dos 31 ou 32º diurnos, com uma queda nocturna. Desta forma criará um gradiante ao longo de todo o terrário, dos 31º ou 32º no lado quente até a uns cerca de 27.º no lado frio (temperaturas diurnas).

Em relação às tocas deverão ser pelo menos 2, uma em cada lado, para a regius poder ter hipotese de se termoregular sentido-se em segurança.

EM QUALQUER CASO é necessário ver a idade com que vai comprar a regius!! Se for um exemplar novo aconselho vivamente a coloca-la primeiro num faunário com dimensões equivalentes ao maior da Exo (ou uma caixa de plástico "dos chineses" ou melhor ainda, do IKEA, devidamente alterada para permitir a ventilação necessária). De outra forma ela pode-se sentir demasiado intimidada com a dimensão do espaço disponivel. Embora não seja grande apologista destas teorias devo confessar que no caso das regius é melhor não arriscar, pelo menos até ela estar devidamente ambientada.
kitten
Membro Veterano
Registado: domingo mar 10, 2002 10:04 pm

sexta jun 04, 2010 1:15 pm

Exacto Thor, um terrário de 1 mt para uma regius juvenil é o 1º. passo para não comer.
Para quem não entende, o que se segue é a minha assinatura
http://apterrariofilia.org/
Se algum dia sentir um vazio dentro de si ... vá comer que é fome !!!
Madalena Marques
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”