Cadela e gatinha bebé

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
JoPessoa
Registado: terça dez 22, 2009 3:17 pm

quarta jun 02, 2010 12:49 pm

Bom dia a todos.

Estou com uma dúvida. Na passada sexta-feira deram-me uma gatinha. A Vet diz que ela deve ter umas cinco semanas.. Ainda é super pequenina, mas se não ficasse com ela, já imaginam o destino que ela teria... :cry: A dona da mãe da gatinha queria livrar-se deles todos e pelo menos uma consegui salvar desse trágico fim...

A questão é que eu tenho mais duas gatas e uma cadela. As gatas não ligam nenhuma à pequenita, chegam mesmo a ignorá-la, mas a cadela adora-a e estão sempre a brincar. Mas ontem dei com a gata a mamar na cadela :o A questão é que a minha cadela, há cerca de um mês, teve uma gravidez psicológica e andou a tomar um remédio para lhe secar o leite. Já a levei à Vet e ela disse que o leite já tinha secado. Mas ontem quando a gatinha estava a mamar ela nem refilava.. Parecia mesmo estar a gostar :oops: Tirei-a logo e fiquei um nadinha preocupada.... A Vet disse que a gatinha já comia e que não seria preciso dar-lhe biberão. Mas ela parecia mesmo estar consolada :o

Na sexta-feira tenho de ir com a cadela ao Vet dar-lhe a segunda dose da vacina e já vou esclarecer esta dúvida com a Vet, mas fiquei curiosa e queria saber se já alguém passou por esta situação.

Beijinhos e obrigada a todos :)
Algemas
Membro Veterano
Registado: terça mai 11, 2010 4:33 pm

quarta jun 02, 2010 1:07 pm

Sinceramente, com gatos nunca passei essa situação...mas já tive uma cachorra que insistia em andar nas maminhas de todos os cães cá em casa a ver, se chovia leitinho... :lol:

O meu conselho é não deixar a gatinha mamar nas maminhas da cadela, pois se fez tratamento para secar o leite, poderá dispultar as hormonas novamente...isto é o que penso, mas não sou vet... :wink:

Por outro lado, uma vez que é gato e gato que é gato, adora leite...aconselho-a a arranjar um biberón e dar leitinho à pequerruxa de vez em quando...hehe...ela vai adorar... :lol:
Bingley
Membro Veterano
Registado: sexta jan 22, 2010 4:41 pm

quarta jun 02, 2010 6:08 pm

Tendo em conta os problemas anteriores da cadela, deve evitar que a gatinha mame nela.

Se a gatinha já come bem, não precisa de lhe dar leite nenhum, a ração é suficiente. Com essa idade, mesmo a mãe já os enxota que os dentinhos magoam. Não deve dar nunca leite de vaca, muitos gatos são intolerantes à lactose e faz-lhes diarreia.
O gesto de mamar mantém-se muitas vezes ao longo da vida dos gatos, principalmente nos retirados à mãe cedo, como é o caso, e não tem nada a ver com fome, mas com sentimentos de segurança e aconchego. Tenho 2 que mamam na roupa que eu tiver vestida e outra que mama na ponta da própria cauda :D
JoPessoa
Registado: terça dez 22, 2009 3:17 pm

sexta jun 04, 2010 8:11 am

Pois... Ela continua a insistir em mamar na cadela, mas tiro-a sempre antes de lá chegar e ralho à cadela para que ela perceba que não pode deixar a gatinha mamar... Não está a ser fácil, mas como tudo, é uma questão de tempo. Só tenho medo é quando elas estão sozinhas.... :?
Responder

Voltar para “Cães”