Ora bem, é a tal coisa! Enquanto houver duas pessoas no mundo vai haver sempre duas opiniões! Quanto mais com esta quantidade de gente que aqui anda!
É assim, com a Meggy e os seus belos 3 Kg eu uso e sempre usarei a trela extensível. Esta trela permite-me controlar a distância a que a Meggy está de mim. Quando quero atravessar a rua ou vejo outro cão a aproximar-se faço-a vir para perto de mim e ponho a trela curta para não haver problemas. Não acho prático usar uma trela normal uma vez que não me importo que a Meggy vá farejar uns passitos à minha frente! Com cães grandes o que sei foi em conversa com o vet. O meu irmão tem uma lab. e usava trela normal. O vet aconselhou-o a usar uma extensível para a habituar melhor a andar na rua, exactamente pela facilidade de, tendo-a presa, poder dar mais ou menos espaço para a cadela andar. Quanto à peitoral, eu não acho que vá provocar qualquer tipo de problema ao desenvolvimento do cão uma vez que só a ponho para sair, em casa anda à vontade sem coleira! Podem dizer que são mais aconselhadas para cães pequenos, mas um lab não é um cão propriamente pequeno e foi o que o vet aconselhou.
No entanto respeito todas as opiniões! Ainda por cima o nel tem três cães e aquelas "pegas" das trelas extensíveis são enormes e ter três para pegar não deve ser nada fácil!!!