Charlie2 Escreveu:por via das dúvidas levo-lhe um lenço,
Aberta a sugestões
Moderador: mcerqueira
-
MarciaSilva
- Membro Veterano
- Registado: terça fev 24, 2009 8:50 pm
Hilly - Bull Terrier *
Lucas - Europeu comum
"Uso os animais para instruir os homens" Jean de La Fontaine
-
Vandocasmm
- Membro Veterano
- Registado: quarta fev 24, 2010 11:59 pm
ovelha ronhosa?
ou
ovelha ranhosa?
A forma correcta é ronhosa e provém de ronha - espécie de sarna que ataca os animais.
A expressão ovelha ranhosa generalizou-se, provavelmente, pela aproximação fónica e ortográfica entre ronhosa e ranhosa.
Ora então, andamos todos enganados a dizer por aí e por ali, que há ovelhas ranhosas...
É mesmo assim: muitas vezes generaliza-se o uso de uma expressão que nunca vimos escrita e que vamos repetindo pelo som... ou por não conhecermos a ligação entre esse som e alguma coisa com sentido!
Por exemplo:
Já tinham ouvido falar de ronha, a doença de pele que ataca os animais?... NÃO? então, está explicado: por aproximação foi-se dizendo ranhosa e... até nos habituámos ao sentido da expressão!
Mas,... a partir de hoje, não podemos continuar a fingir que não sabemos.... a ovelha ranhosa... passou a ovelha ronhosa!!!
in ( adaptado ):http://www.portuguesexacto.pt
<p class="fr">"In the end, I will not remember the words of my enemies, but the silence of my friends."</p>
<p class="fr">Martin Luther Ling, Jr.</p>
por vias das dúvidas levo-lhe um lençol, e o meu cobertorAlgemas Escreveu:Oh Charlie, com a fama que tenho acho melhor ser um lençol...Charlie2 Escreveu:por via das dúvidas levo-lhe um lenço,![]()
![]()
(não era para ninguém em especial, Algemas, foi memso aproveitar o trocadilho «melher»)
«None are more hopelessly enslaved than those who falsely believe they are free»
-
MarciaSilva
- Membro Veterano
Hilly - Bull Terrier *
Lucas - Europeu comum
Pois vandocas mas nós agora vamos começar a dizer ovelha ronhosa e as pessoas vão pensar que somos fanhosos
Mas sim senhora, aí está uma boa explicação.

Oh pá...ao menos trazia a toalha e íamos para a uma das 3 praias da Linha de Cascais...Charlie2 Escreveu:por vias das dúvidas levo-lhe um lençol, e o meu cobertorAlgemas Escreveu:Oh Charlie, com a fama que tenho acho melhor ser um lençol...Charlie2 Escreveu:por via das dúvidas levo-lhe um lenço,![]()
![]()
tá calor e tal..
(não era para ninguém em especial, Algemas, foi memso aproveitar o trocadilho «melher»)
-
MarciaSilva
- Membro Veterano
Hilly - Bull Terrier *
Lucas - Europeu comum
Algemas Escreveu:E perguntam-nos se é Gripe A ou Gripe V...MarciaSilva Escreveu:Pois vandocas mas nós agora vamos começar a dizer ovelha ronhosa e as pessoas vão pensar que somos fanhosos![]()
![]()
Eu, para dizer a verdade, acho que vou continuar a dizer ovelha ranhosa.
-
Vandocasmm
- Membro Veterano
- Registado: quarta fev 24, 2010 11:59 pm
eu tambémMarciaSilva Escreveu:Algemas Escreveu:E perguntam-nos se é Gripe A ou Gripe V...MarciaSilva Escreveu:Pois vandocas mas nós agora vamos começar a dizer ovelha ronhosa e as pessoas vão pensar que somos fanhosos![]()
![]()
![]()
<p class="fr">"In the end, I will not remember the words of my enemies, but the silence of my friends."</p>
Né? Até parece que estamos a falar num dialecto...Vandocasmm Escreveu:eu tambémMarciaSilva Escreveu:Algemas Escreveu:E perguntam-nos se é Gripe A ou Gripe V...MarciaSilva Escreveu:Pois vandocas mas nós agora vamos começar a dizer ovelha ronhosa e as pessoas vão pensar que somos fanhosos![]()
![]()
![]()
isto até já deu no cuidado com a lingua.... mas o pessoal...
-
MarciaSilva
- Membro Veterano
Hilly - Bull Terrier *
Lucas - Europeu comum
De ternura...