Domesticar aves

Fórum para trocar ideias sobre os nossos amigos com penas.
Felisberta
Membro
Registado: quinta jul 31, 2003 4:36 pm
Contacto:

sexta out 24, 2003 12:23 pm

Já tive muitos piriquitos quando era nova e sei que são facilmente domesticaveis, mas como todos os animais são um pouco como as pessoas cada um é como cada qual.

O que eu queria perguntar é se têm algum conselho assim mais importante para os domesticar?

O meu entretanto passa a maior parte do tempo dentro da gaiola porque quase nunca estou em casa e tenho medo que a minha irmã ou mãe abram as janelas e lá vai o Horácio. Mas em breve vou viver sozinha e pode ficar o tempo todo solto .

Obrigado desde já,
Pat.
Última edição por Felisberta em segunda fev 02, 2004 5:59 pm, editado 1 vez no total.
Zehntor
Membro Júnior
Registado: domingo out 19, 2003 5:23 pm

sexta out 24, 2003 1:12 pm

Olá. Já domestiquei vários periquitos e a minha receita é esta: é um trabalho po etapas. Comecei por tirar o periquito do aviário quando era muito jovem - assim que começou a comer sozinho. Nesta idade, eles não ficam histéricos de medo quando nos vêem, mas sim quietos (petrificados, penso). Põe a gaiola à beira de pessoas o maior tempo possível. Se ele tiver medo de ser pegado, vai pondo a mão na gaiola sem lhe tocar até ele se habituar a ela. Quando deixar de ter medo da mão, toca-lhe, pressiona-lhe suavemente o peito de modo a forçá-lo a subir para o dedo. Quando ele ficar no dedo sem ter medo, tira-o da gaiola e fala com ele em linguagem de bebé. Quando ele se sentir confortável com isso e começar a andar pelos braços e etc, leva-o a passear pela casa, mostra-lhe brinquedos, dá-lhe guloseimas (os meu gostavam muito de pão). Basicamente é uma questão de ganhar a confiança dele e de lhe atenuar o instinto de fugir de animais grandes. Atenção - tem que ser um trabalho diário - tudo o que descrevi leva 2 ou 3 meses a conseguir. Boa sorte.
Aguiaselvagem
Membro
Registado: quinta ago 28, 2003 9:52 pm
Localização: Muitos gatos, duas cadelas, um cãozinho,um papagaio cinzento africano e dois piriquitos ingleses

domingo out 26, 2003 2:26 am

Também estou a tentar domesticar os meus...quando é que se podem soltar?
Kles
Membro Veterano
Registado: domingo abr 06, 2003 9:05 pm
Localização: 4 piriquitos, 1 papagaio do senegal, 1 canario, 1 schnauzer miniatura

segunda out 27, 2003 10:18 pm

Oi,

Aguiaselvagem, pode começar a solta-los quando já pousarem confiantes na sua mão dentro da gaiola. É melhor começar por um quarto pequeno, sem muito sítio para fugir(caso eles se assustem por alguma razão).

Boa sorte para ambos :D
jonniboy
Membro Veterano
Registado: quinta set 25, 2003 7:42 pm

terça out 28, 2003 12:49 am

Oi!
Eu, com o meu primeiro periquito, simplesmente comecei por soltá-lo por completo no escritório enquanto eu estava no computador (onde estava a sua gaiola).

Quando ele conhecia bem os cantos todos do escritório, cortei-lhe as penas do voo. Com ele resultou muito bem. Aliás, era ele próprio que resolvia aproximar-se de nós quando aterrava no chão para lhe darmos o dedo para ele subir prá gaiola.

Desde aí foi ve-lo sair da gaiola directamente pro nosso ombro, etc. Nunca fez muito mais porque eu também não insistia por falta de tempo.
Agora o Scott, mesmo que lhe corte as penas ele voa muitíssimo bem na mesma, só é mais lento. Aproveito o cansaço dele para o ir buscar e fazer festinhas, etc. Assim, tenho conseguido que ele não tenha medo de mim e já sai bem da gaiola e de vez em quando lá vem para o me ombro.
mas queria deixar aqui uma técnica que alguém pôs noutro tópico, que pelos vistos resulta (espero que não se zangue comigo):
Megaran Escreveu:A minha maneira de os domesticar só dá no verão porque agora eles vão ter muito frio se lhes der banho!! Naqueles dias de muito calor pego neles c/ um pano ou uma luva. e ponhos a tomar uma banhoca num alguidar! (cuidado para não afogar os bichinhos). quando eles estão bem molhados eu enrolos numa toalha turca para secarem um bocadinho e depois vou falando c/eles e vou dando uma festinhas no bico!! normalmente ao fim de algum tempo já andam soltos pela casa e vêm pro meu dedo!!
O tópico é este: http://arcadenoe.clix.pt/forum/viewtopic.php?t=9268
Inté!
Nita3000
Membro
Registado: domingo jun 29, 2003 7:50 pm

terça out 28, 2003 7:07 pm

Quando falas em cortar penas das asas de um periquito para ele voar menos eu só posso pensar no meu Kiki.

Quando ele teve a sua primeira grande muda e perdeu a maioria das penas das cauda... bem coitadinho era ver o seu desespero.
Ele sempre foi extraordinário a voar, nunca vai contra nada, nem mesmo vidros e tem controle perfeito do voo o que lhe permite fazer as mais loucas acrobacias e repente ele apercebeu-se que o seu controle já não era tão bom...
... bem haviam de ver a expressão do animal, ele estava desesperado olhava para nós como se nos pergunta-se "O que é que me aconteceu?"
Imaginem o pobre a tentar fazer os voos rasantes ao tecto que ele gosta de fazer e de repente começar a perder altitude apesar de bater as asas em desespero. Outras vezes as suas aterragens perfeitas falhavam e o bicho ficava mesmo chateado. Bem, o resultádo é que muitas vezes ficava em cima de um candeiro o alhar para baixo e quando o chamávamos mexia-se mas não descia, estava a fazer birra porque achava que algo estava errado.

Bem, com o tempo a nova cauda e restantes penas começaram a nascer.

Conclusão: Um passaro com penas das asas cortadas é um passaro aleijado e garanto que o animal não vai gostar nada e ainda por cima tu antes mostras-te-lhe o que era voar sem restrições e depois aleijaste-o, o que é cruel.

Para quem quiser cortas as asas ao seu pássaro: [b]Façam-no desde o príncipio para que o animal não tenha ideia do que está perder e assim não fique tão infeliz como o meu periquito ficou, ainda que neste caso a sua situação fosse temporária.[color=blue][/color]

Nita
Zehntor
Membro Júnior

terça out 28, 2003 9:18 pm

Enfiá-lo num alguidar?? Cortar-lhe as penas??

Domesticar um periquito é ganhar a confiança dele, não mutilá-lo. Os meus passeiam comigo no jardim e, além de não fugirem, dão-me uma alegria que quem corta penas nunca terá - se me afasto deles, eles voam para mim. Eles conhecem e confiam no dono.

NÃO cortem as penas! Se for bem domesticado, não é preciso.
Nita3000
Membro

terça out 28, 2003 10:22 pm

Não podia concordar mais contigo.

Esta foi a resposta que eu dei à proposta de banho de alguidar feita feita no assunto "Periquitos Ingleses":

"Essa história de dar banhos à força de alguidar aos pássaros para os domesticar parece-me demasiado parecida com o tortura da àgua que é feita aos prisioneiros em regimes repressivos.

Qual é a lógica?
Molha-se o pássaro várias vezes na água até que fique em estado de choque e depois tenta-se reeduca-lo?
Não sei, a mim esta técnica é demasiado parecida com uma LAVAGEM CEREBRAL!!!!!

Quanto a mim a melhor maneira de domesticar um passaro é a pouco e pouco tentar ganhar a sua confiaça. Estabelecer uma ligação com ele.

Nita"

Tenho um periquito lindo, que aos sete meses anda solto por toda a casa, já sabe palavras humanas, imita sons e que é totalmente dedicado à família humana de que faz parte. É pena que viva num apartamento, pois assim não arrisco trazê-lo para fora de casa, nesse sentido tens sorte.

Nita
Felisberta
Membro
Registado: quinta jul 31, 2003 4:36 pm
Contacto:

quarta out 29, 2003 12:54 pm

Primeiro obrigado a todos pelas vossas respostas.

Zehntor:

Como disse já tive muitos piriquitos á muitos anos e este novo agora o Horácio(pelo menos até ter acerteza do sexo :)) também já anda solto pela casa sempre que posso não é muito assustadiço e nunca me bicou. Mas nunca na vida me atrevi a levar um piqriquito para fora de casa, como é que sabes que eles não irão fugir o que fazes para os domesticar?

Beijinhos,
Pat.
Nita3000
Membro

quarta out 29, 2003 1:09 pm

Mesmo que eu tivesse uma vivenda acho que tinha medo de levar o periquito para fora, não se trata unicamente de confiar no animal, mas também de saber que existem predadores capazes de o apanhar.
Eu acho que fazia como alguns donos de gatos. Mandava construir gaiola grande em que lá coubesse um árvore e um laguinho e fazia um acesso fechado directamente a partir da casa. Assim o animal podia ir apanhar sol e brincar quando quisesse, sem nunca correr risco de vida.

Nita
Zehntor
Membro Júnior

quarta out 29, 2003 3:59 pm

Com o último periquito que tive, que infelizmente morreu de uma infecção causa por uma mordedura de gato, simplesmente arrisquei levá-lo lá para fora, mas não à toa.
Quando ele era jovem, mas já confiava em mim, reparei que sempre que o levava para uma divisão da casa onde ele nunca tinha estado, o pousava nalgum sítio e me afastava, ele voava imediatamente para mim. Um dia à noite (para ele só ver o que está iluminado) saí para o jardim com ele e pousei-o num ramo de uma árvore; afastei-me e, como seria de esperar, voou para mim. Acontece que o Félix já sabia o que era uma árvore, pois tinha uma envasada dentro de casa só para ele. Não foram precisos muitos passeios para ele conhecer a árvore nova e a deixar de ter medo e voar para a segurança do dono. Não sei como são os vossos periquitos, mas o Félix preferia andar a voar, nem que tivesse que andar 10x mais, por isso passeava pelo ramos bicando tudo o que achasse curioso.
Mesmo assim, o passeio ao jardim só acontecia de vez em quando e nunca me afastava muito dele. Eu moro numa zona de vivendas, por isso, mesmo que ele se assustasse com algo e voasse para longe, podia sempre ir buscá-lo, nem que fosse a casa do vizinho.

Por isso:
Se o teu periquito confia em ti,
Se o teu periquito, quando tem medo de sítios desconhecidos, voa para ti,
Se o teu periquito não é um campeão de vôo
Se o podes levar a algum sítio onde o possas ir buscar facilmante se ele voar para longe

Então fá-lo!
Zehntor
Membro Júnior

quarta out 29, 2003 4:07 pm

PS - Um periquito que viveu sempre numa casa, não sabe que lhe estão a restringir a liberdade pois não conhece o resto do mundo. Para ele, o mundo é a casa, aquilo que ele conhece. Ir lá fora não é diferente de ir a uma divisão nova - é mais um sítio novo para conhecer.
Nita3000
Membro

quarta out 29, 2003 4:58 pm

"Se o teu periquito confia em ti"

- Confia completamente

"Se o teu periquito, quando tem medo de sítios desconhecidos, voa para ti"

- O kiki não tem medo do desconhecido. Quando se sente perdido começa a voar em circulos para fazer reconhecimento aéreo e se orientar. Chega a voar para divisões da casa que se encontram quase às escuras se se sentir sozinho e ouvir vozes nelas.

"Se o teu periquito não é um campeão de vôo"

O Kiki é um campeão de voo e um acrobata. Faz descolagem e aterragem vertical em práticamente todos os lugares imagináveis, voa em todos os ângulos e isto desde o início. Diria que ele tem um jeito especial.

Daí a minha ideia de uma zona vedada no enterior onde pudesse brincar e apanhar sol.

No entanto penso que ele é muito feliz dentro de casa, a sua última habilidade é pôr-se a passar pela casa, mesmo sem estar na nossa companhia ou ir à nossa procura, e depois pôr toda a gente à sua procura. A sorte é que ele está sempre a cantarolar pelo que dá-se logo com ele. E olhem que ele nunca partiu nada apesar de aterrar em zonas que qualquer pessoa consideraria de alto risco. Ele tem um voo muito controlado e é um bichinho muito decidido e sem medo pelo que nunca há problemas.

Nita
Kles
Membro Veterano
Registado: domingo abr 06, 2003 9:05 pm
Localização: 4 piriquitos, 1 papagaio do senegal, 1 canario, 1 schnauzer miniatura

quarta out 29, 2003 9:53 pm

Ois,

Levam os periquitos para fora de casa???
Por muito que confiem nos vossos periquitos e vice-versa, por favor lembrem-se disto: os periquitos, no seu estado selvagem, são nómadas, o que significa que não precisam de sentido de orientação.

Se um periquito, por muito que goste dos donos se perder (se voar um pouco longe de mais porque ouviu um pássaro ao longe, por exemplo, ou pk se assustou) as probabilidades de voltar para casa não são grandes :| É claro que os periquitos têm memória, mas no que toca a direções não precisam mais do que recordar as divisões da casa, em cativeiro...

Penso que o melhor é mesmo cortar as asas. (Não, cortar as asas não é mutilar um periquito, ñ lhe doi e voltam a crescer. Mas concordo que se deve evitar faze-lo depois de se habituarem a voar)Assim não se corre o risco de se perderem...é só a minha opinião :oops: .

Fico contente por ver que há bastante gente a ver os periquitos como mais do uma peça de mobilia :D ( como infelizmente vejo muita gente fazer :cry: )
Zehntor
Membro Júnior

quinta out 30, 2003 2:26 pm

Sim, Kles, levar o periquito para fora de casa. Como disse, não era rotina e acontecia sob condições controladas. Infelizmente o meu periquito morreu, mas nos 5 anos que o tive e nas dezenas de vezes que foi lá fora, nunca tentou fugir.
Claro que ele não era mobília, era um membro da família, assim como todos os outros animais que tivemos. Lembro-me do veterinário rir-se quando a minha mãe lhe disse que a nossa cadela se chamava Misha Freitas.
Responder

Voltar para “Aves”