sexta out 31, 2003 12:00 am
Cães com comichão... pode ser imensas coisa diferentes. Não é UMA doença é UM sintoma!
Desde fungos, sarna, pulgas, infecções, alergias, .... cada causa com um tratamento especifico.
Já agora uma pequena reflexão:
Uma hipótese que geralmente não se coloca com frequência, e que pode estar por detrás de muitas dermatites bacterianas ou fungicas dificeis de resolver e recorrentes, é as alergias, ou mais especificamente, a ATOPIA. A atopia é uma manifestação de sintomas alérgicos num local diferente do da entrada do alergéneo. Neste caso manifesta-se na pele ( prurido, pápulas), causados por agentes alergénicos inalados.
No estágio que fiz em Madrid, nas consultas de dermatologia, 90% dos casos que apareciam eram atopia, causado por inalação de polen das gramineas. Os cães tal como nós estão a desenvolver sintomas alérgicos cada vez com mais frequência, devido á poluição. Era bastante comum em cães de cidade e de apartamento. Os sintomas de prurido sazonal ( na primavera/verão) eram bastante tipicos.
Em Portugal a alergia mais frequente é a alergia á picada da pulga, pois somos mais húmidos que Espanha.
O teste para detectar alergias é simples: basta uma análise ao sangue.
O intenso prurido dá normalmente origem a pápulas na zona das axilas, entre os dedos, na parte interna da coxa, na barriga, no focinho, comichão nos olhos e perda de pêlo. Como consequência do coçar frenético do cão, ocorrem infecções secundárias por bactérias e/ou fungos.
A administração de antibióticos e corticosteroides, apenas, tratam os sintomas, mas a causa continua por resolver e assim que se retiram os medicamentos, volta tudo ao mesmo.
Depois de diagnosticado a que alergéneos o cão é sensivel, a única hipótese de cura é a desensibilização através de vacinas ou o evitamento do contacto com o alergéneo ( nem sempre possivel).
Alguns cães não respondem ás vacinas, outros apenas parcialmente, o que coloca uma questão dificil de resolver... a administração crónica de corticosteroides orais.. .o que a médio prazo por provocar efeitos secundários graves ( sindrome de cushing..)
Algumas tentativas de aliviar a comichão, APENAS no caso de ALERGIA, passam por dar banhos frequentemente ( retiram o alergéneo do pêlo) , com água fria de preferência ( alivia a comichão) e shampoos próprios para alergias e prurido ( hidratam a pele). Também se suplementa a ração com um óleo que contenha omega3-omega6 ( reduz a inflamação).
Muitos destes cães, terão que ter estes cuidados para toda a vida e ir sendo medicados á medida que a alergia tem exacerbações. Alguns casos muito graves, com impossibilidade de aliviar o animal e com grande degradação fisica, é recomendada a eutanásia.
Última edição por
Elsa em quinta nov 06, 2003 1:06 pm, editado 1 vez no total.