Algemas Escreveu:[é mais fácil começar por um adulto e depois quando já se perceber alguma coisa de cães, adquirir um cachorro...
Peço desculpa mas não concordo! Uma pessoa que não perceba nada de cães vai deparar-se com alguns problemas se adoptar um cão adulto.
Eu não acredito nada nisso do " é adoptado vai ficar eternamente grato". Um cão adulto, se era vadio e o foi buscar a um canil tambem terá de aprender as regras da casa. Logo , e como adulto, a tendencia será para o novo dono, que ainda por cima não percebe nada de cães, ter algum receio do cão. Isso são rosas para o cão.

Daí a ser o cão a controlar o dono é um passinho muito curto.
Se o for buscar a casa de alguem, depende:
Se for de alguem conhecido, é um pouco mais fácil porque já se conhecem , mas não invalida o cão ficar confuso com a mudança de ambiente, regras e modos de vida, o que não facilita em nada a relação dono/cão.
Se for desconhecido, ainda pior...
Um cachorro é tipo " matéria em bruto" , a adapatação e aprendizagem só saem beneficiadas porque podem ser feitas em conjunto. E , mesmo para quem nunca teve cão, é muito mais fácil " moldar" um cachorro que um cão adulto... não sei , digo eu.