GATO BRAVO - Conselhos?

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

KaluGold
Membro Veterano
Registado: terça dez 08, 2009 11:39 am

quarta jun 09, 2010 12:57 pm

O meu irmão encontrou entre freguesias um gato bebé que não há de ter mais de um mês e pouco. O gato é de facto bravo, estava sozinho no meio da estrada, no mato e o meu irmão quando o viu não conseguiu deixá-lo ali. Ora bem, o gato arranhou-o todo, chegou a casa com as calças com pingos de sangue e tem umas valentes feridas. Pusemos o gato num quarto sozinho, ele esconde-se e não nos deixa tocar... embora quando lhe dei comida ele deixou-me aproximar dele. Estava cheio de fome tadinho... comeu tudo.

Ainda não consegui perceber se é fêmea ou macho... não conseguimos pegar nele por isso ainda não vi. Tenho fé que é possível torná-lo um gatinho manso, é tão bebé ainda e está muito assustado. Conselhos para ganhar a confiança dele?
Minuxa
Membro Veterano
Registado: segunda set 14, 2009 4:09 pm

quarta jun 09, 2010 1:10 pm

Dê-lhe tempo! Não force a aproximação, conquiste-o com comida cheirosa e saborosa e fale-lhe calmamente, com o tempo ele vai perceber que pode confiar e ninguém lhe vai fazer mal.
Se se deixou apanhar, já é bom sinal :D
<p>"Se acreditasse na imortalidade, acreditava que muitos c&atilde;es iriam para o c&eacute;u, e poucas pessoas tamb&eacute;m." - James Thurder</p>
KaluGold
Membro Veterano

quarta jun 09, 2010 1:16 pm

Tentou fugir, ia-se esconder num buraco mas o meu irmão foi mais rápido e conseguiu apanhá-lo... mas à custa disso ficou com as mãos numa lástima :|

Ele realmente deixou-me tocar nele quando lhe dei comida... fora isso ele foge e esconde-se, põe-se a bufar, fica com o pêlo todo eriçado... é mesmo muito assustadiço tadinho... deixámo-lo sozinho na casa de banho com comida, água e uma caminha... quando chegar a casa do trabalho vou vê-lo novamente. Mas já vi que vai ser um processo longo e com muita paciência...
catarinamar
Membro
Registado: terça mar 11, 2008 5:49 pm

quarta jun 09, 2010 1:52 pm

Isso parece me a mim que é só medo ... ignore o, não sei porque mas os gatos adoram isso :D, quando ele se sentir à vontade vai procurá los! todos os gatos são muito curiosos, aproveite-se disso para se aproximar com brincadeiras e claro também comida! Ele é muito novinho ... domestica se bastante bem, de qualquer maneira cada gato tem uma personalidade própria, pode ser mais arisco, pode ser mais meigo, gostar de festas ... enfim nunca se sabe!
Muita paciencia e carinho, pouco stress, é o que ele precisa agora e garanto-lhe que mais tarde ele vai-lhe retribuir isso tudo em dobro, acredite!! Boa sorte ...
KaluGold
Membro Veterano

quarta jun 09, 2010 2:06 pm

Sim, nota-se que é medo. Ele esconde-se e se tentamos tocar ele começa logo a "soprar". Agora vai passar a tarde sozinho, espero que acalme. Quando chegar a casa vou ver se ele tá bem e fazer mais uma tentativa de aproximação com comida lol :D
Minuxa
Membro Veterano
Registado: segunda set 14, 2009 4:09 pm

quarta jun 09, 2010 2:13 pm

Cuidado ao deixar o gato trancado num espaço pequeno! Eles às vezes ficam assanhados (Bravos) quando se sentem fechados em locais pequenos! Dê-lhe briquedos com que ele possa brincar e distrair-se. De resto tenha paciência que ele vai amansar
<p>"Se acreditasse na imortalidade, acreditava que muitos c&atilde;es iriam para o c&eacute;u, e poucas pessoas tamb&eacute;m." - James Thurder</p>
KaluGold
Membro Veterano

quarta jun 09, 2010 2:15 pm

Ok , obrigado pela dica :wink:

Uma pergunta: Eu tenho dois gatinhos pouco mais velhos que este pequenote... vão fazer agora 2 mesitos... sei que ainda é muito cedo para juntá-los... mas mais pra frente, poderia ser uma forma se ajudar a sentir-se mais à vontade ou nem por isso?
Marmag
Membro Veterano
Registado: quarta jun 02, 2010 1:05 pm

quarta jun 09, 2010 2:22 pm

Os 2 gatinhos com 2 meses estão juntos? ou separedos também?
Bem...não percebo muito de aproximação felina, aliás hoje vou buscar uma gatinha para fazer companhia ao Kiko e não sei ainda como fazer mt bem...
De qualquer forma axo que se devia certificar que todos têm as unhas cortadas...bem o gatinho mais bravo provavelmente nem vai deixar ver..que aventura amigo!!!

Boa Sorte!
KaluGold
Membro Veterano

quarta jun 09, 2010 2:24 pm

Estes dois gatinhos que já tinha aqui são irmãos, estão juntos e dão-se muito bem... mas acho que perante um estranho a coisa vai mudar de figura :|

Mas isso será para mais tarde, agora tenho de conquistar a confiança dele, deixá-lo à vontade e sem medo.

Ah.. e é amigA. lolol :wink:
maraya
Membro Veterano
Registado: segunda nov 17, 2008 6:43 pm

quarta jun 09, 2010 3:35 pm

http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopi ... ht=#807429
Talvez a resposta da LeonildeCarvalho, neste Tópico possa ajudar
Boa sorte :wink:
<p>"A d&uacute;vida &eacute; o principio da sabedoria." - Arist&oacute;teles </p>
<p>"<strong>N&atilde;o existe conversa mais tediosa do que aquela onde todos concordam</strong>." - Michel de Montaigne</p>
Dreia84
Membro
Registado: quarta jun 02, 2010 3:10 am

quarta jun 09, 2010 10:53 pm

catarinamar Escreveu:Isso parece me a mim que é só medo ... ignore o, não sei porque mas os gatos adoram isso :D, quando ele se sentir à vontade vai procurá los! todos os gatos são muito curiosos, aproveite-se disso para se aproximar com brincadeiras e claro também comida! Ele é muito novinho ... domestica se bastante bem, de qualquer maneira cada gato tem uma personalidade própria, pode ser mais arisco, pode ser mais meigo, gostar de festas ... enfim nunca se sabe!
Muita paciencia e carinho, pouco stress, é o que ele precisa agora e garanto-lhe que mais tarde ele vai-lhe retribuir isso tudo em dobro, acredite!! Boa sorte ...
Eu também concordo que se simplesmente o ignorar ele vai perceber que ninguém lhe faz mal muito mais rapidamente do que tentar aborda-lo.

Quanto à situação de ter outros gatos, como são todos pequenos acho que não irá haver muito stress. Se os irmãos que tem em casa já fossem adultos já teria uma opinião diferente. Acho que o pequeno pode sentir-se neste momento mais à vontade em companhia de dois gatinhos que ele possa ver como "irmãos" do que propriamente com "humanos".
Ao inicio pode tentar fugir deles...porque como ele ainda está pouco à vontade e não sabe quem lhe vai fazer bem ou mal...

Se fosse eu tentava mantê-lo isolado num local da casa com vidro, para que ele pudesse observar os outros dois na brincadeira. Tipo uma marquise ou assim.
Desta forma poderia sentir-se cativado para a brincadeira também e perceber que tem ali companheiros :)

Mas...não passam de dicas. Pode nada disto funcionar e até ter solução noutras tentativas de aproximação diferente :)

Boa sorte!
Respeito, solidariedade e bom senso.
anjjazul
Membro Veterano
Registado: sábado ago 14, 2004 7:49 pm
Localização: carlota, max, dora,estrela, serafim, rita, pinóquio, isaias, flávio, alice, cinderela,

quarta jun 09, 2010 11:01 pm

pode ficar muito amigo dos gatinhos e cada vez mais distante das pessoas. quando trouxe o isaias, tinha 2 gatas pequeninas. ficaram todos juntos. o isaias ficou muito apegada às gatas, que acabaram por se ir embora, dá-se bem com os restantes gatos, mas é pouco amigável com as pessoas
anjjazul
KaluGold
Membro Veterano

quinta jun 10, 2010 10:20 am

Bem, hoje consegui pegar no gato... até apanhá-lo foi uma aventura... mas quando no está no colinho deixa-se tocar e fica muito quietinho. aproveitando que estava quieto, com a ajuda da minha mãe cortámos as unhas. Dei-lhe água e comida e ele aceitou, novamente com muita fome e sede, depois de saciado fugiu do meu colo e foi esconder-se debaixo do sofá, ficando lá por longos períodos e por vezes miando muito alto, deve estar a procura da mãe tadinho :(

Também já conseguimos apurar que é um macho. O problema dele não é ser mau, é mesmo o estar muito assustado. Com tempo sei que ele irá ter coragem de se aproximar.
Tassebem
Membro Veterano
Registado: terça jul 01, 2008 4:01 pm
Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca

quinta jun 10, 2010 10:58 am

Eu apanhei o Lenny já mais velhinho do que esse, com uns 4 mesitos. Parecia que estava a apanhar uma pantera.
Pu-lo numa divisão onde se podia esconder e fiquei sem o ver 8 dias, até que tive de o apanhar com uma armadilha própria nessa salinha, para o levar ao vet, pois estava com coriza.
Quando teve alta, pu-lo na casa de banho, pequena e sem esconderijos.
Passado um dia ou dois já ronronava ao meu colo.
O meu palpite é que com esse vai ser o mesmo. É tudo medo e stress. :wink:

Ah, e quando os juntar, unhinhas cortadas a todos. Não me parece que se agridam, mas ao princípio pode haver uns chega-pra-lá e é melhor prevenir, e depois podem arranhar-se quando começarem na fase da brincadeira.
&laquo;Ningu&eacute;m cometeu maior erro do que aquele que nada fez, s&oacute; porque podia fazer muito pouco.&raquo; Edmund Burke
Miboki
Membro Veterano
Registado: quinta dez 18, 2008 9:51 pm

quinta jun 10, 2010 9:48 pm

Está quase a fazer um ano que vi pela primeira vez o meu gatinho Keno, :D nasceu num terreno vizinho e cresceu sem conhecer os humanos. Consegui aos poucos ganhar a confiança dele, e também cheguei a fecha lo na cave, meteu dó ver o pânico dele, já viram gatinhos a subirem literalmente as paredes? Eu já, e dá pena.
Consegui domesticar o Keno e hoje gato mais meigo não há, foi preciso paciência e dar tempo ao tempo.

O gatinho que o seu irmão apanhou com tempo vai tornar se meigo e num gato domesticado, é preciso dar tempo ao tempo, pois o animal deve estar muito assustado longe da mãe e dos irmãos.
A comida é um bom suborno e o gatinho pode associar a vossa presença a comida, e isso é um começo para ganhar a confiança do gatinho. Tentam brincar com ele, e aos poucos fazer lhe festas!

Boa sorte!
Responder

Voltar para “Gatos”