sexta out 31, 2003 10:05 am
Olá
O assunto deste tópico derivou um pouco, mas no fundo o que está em discussão é saber se o mal-estar do cão é preso por uma corrente num canto do quintal ou dentro de um pequeno apartamento.
As situações não são comparáveis. Um cão poderá ser mais feliz dentro de um apartamento do que um preso por um cadeado de um metro de comprimento e vice-versa. No entanto, estou plenamente convencido de que ele preferirá estar dentro do apartamento. Mas colocar assim as coisas é muito redutor e muito abstracto. Depende de muitos factores, nomeadamente do sistema a que se habituou o cão desde cachorro. Os meus passariam a ser infelicíssimos se eu os passasse a deixar no quintal, mesmo que aí ficassem soltos, porque estão habituados a estar em casa desde "miúdos".
Por outro lado, o cão ao longo dos tempos foi-se habituando à vida doméstica. Os meus por exemplo adoram a sua casinha e o seu cantinho, onde passam horas numa sorna absolutamente deliciosa.
Ora muito bem, mas temos que lhes oferecer momentos de distracção, de brincadeira e, muito mais importante do que isto, de os levar à exploração do exterior, vulgo "ir à rua".
Por vezes pensa-se que um cão solto num jardim privado de uma vivenda é feliz. Se ele aí ficar "abandonado" eternamente sem atenções e sem sentir a presença do dono ou de outros elementos do agregado familiar, ele fica realmente ansioso. Já toda a gente deve ter presenciado cães a latir nestas circunstâncias. É que realmente não é tão importante para o cão a área em que está preso. Ele sentir-se-á muito mais satisfeito dentro de um apartamento se estiver acompanhado e se lhe for proporcionado sair à rua. Essa necessidade que ele tem de ir explorar e marcar o território, para além de fazer as necessidades, é essencial.
<p> </p>
<p> </p>