Identificação por ADN
Moderador: mcerqueira
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta abr 30, 2003 9:05 pm
A identificação faz-se em Vairão se não me engano, mas não pegou . A OAPR é que andava metida nisso.
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
É a certificação, por análise sanguínea, do ADN de um cão. Serve para comprovar que o cão é mesmo filho dos exemplares que constam do pedigree, isto desde que também eles tenham feito o mesmo teste.
Precisamente neste momento estou a fazer essa comprovação aos meus cães, mas através do clube alemão, de modo a que a confirmação fique registada nos pedigrees. Aqui em Portugal desconheço quem faça. Sei que em Espanha, na Faculdade de Veterinária de Santiago de Compostela, se realiza esse teste.
Cumprimentos
José Carlos
Precisamente neste momento estou a fazer essa comprovação aos meus cães, mas através do clube alemão, de modo a que a confirmação fique registada nos pedigrees. Aqui em Portugal desconheço quem faça. Sei que em Espanha, na Faculdade de Veterinária de Santiago de Compostela, se realiza esse teste.
Cumprimentos
José Carlos
Penso que se faz no Porto, embora não saiba onde, se é na Faculdade ou outro local.
Em Lisboa, pode ser efectuado na faculdade de Ciências, no Laboratório de Genética Aplicada.
Serve não só para dúvidas em paternidades, embora suponha que tal como nos humanos a coisa nunca é a 100 p.c., e, no meu entender é um complemento á identificação do animal. Um animal identificado por ADN, não há chip nem tatuagens que lhe vale
Será que o clube aceita este tipo de identificação como complemento do chip? Ou seja, haverá algum campo no pedigree do cão, onde possa estar essa ID, nem que seja só nos registos informáticos?
Isabel
Em Lisboa, pode ser efectuado na faculdade de Ciências, no Laboratório de Genética Aplicada.
Serve não só para dúvidas em paternidades, embora suponha que tal como nos humanos a coisa nunca é a 100 p.c., e, no meu entender é um complemento á identificação do animal. Um animal identificado por ADN, não há chip nem tatuagens que lhe vale

Será que o clube aceita este tipo de identificação como complemento do chip? Ou seja, haverá algum campo no pedigree do cão, onde possa estar essa ID, nem que seja só nos registos informáticos?
Isabel
Como no recente tópico sobre as classificações de displasia, no meu caso o que acontece é que envio para o Clube Alemão uma amostra do sangue do cão, eles fazem a ~identificação, comparam e comprovam se corresponde ao ADN dos pais (por sua vez já com prova de ADN) e apõem um carimbo no pedigree, que também é enviado junto com o sangue, onde consta (DNA gepruft - DNA comprovado).
Cá em Portugal desconheço o mecanismo, até porque normalmente os pais do cão a identificar não terão prova d ADN.
José Carlos
Cá em Portugal desconheço o mecanismo, até porque normalmente os pais do cão a identificar não terão prova d ADN.
José Carlos
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta dez 12, 2001 12:10 am
Olá
..."É a cima de tudo, a única metodologia isenta que poderá definitivamente controlar a raça no essencial e pela base." ... "A correlação pedida por nós, e já em prática, MICRO-SHIP/LOP/ADN e posterior seguro de responsabilidade civil, controla de forma definitiva o cão, a sua paternidade, e o respeito por terceiros"...
Este foi um excerto de um comunicado feito pelo Ógão Associativo de Portugal para o Rottweiler, aquando do Projecto de Lei nº 269/VII do PSD.
Além de não estar mandatado, e de não fazer parte deste Orgão, mas está nas minhas intenções, como estou de acordo com esta pretenção,e como o OAPR já aqui foi mencionado, achei útil complementar.
Quase que tenhoa a certeza que muitos dos cães se revelariam filhos bastardos
.
E na altura o OAPR fazia ( não sei se ainda faz) este exame, o preço (creio) era bastante acessivel pois ficaria pelos 15€ + coisa - coisa.
..."É a cima de tudo, a única metodologia isenta que poderá definitivamente controlar a raça no essencial e pela base." ... "A correlação pedida por nós, e já em prática, MICRO-SHIP/LOP/ADN e posterior seguro de responsabilidade civil, controla de forma definitiva o cão, a sua paternidade, e o respeito por terceiros"...
Este foi um excerto de um comunicado feito pelo Ógão Associativo de Portugal para o Rottweiler, aquando do Projecto de Lei nº 269/VII do PSD.
Além de não estar mandatado, e de não fazer parte deste Orgão, mas está nas minhas intenções, como estou de acordo com esta pretenção,e como o OAPR já aqui foi mencionado, achei útil complementar.
Quase que tenhoa a certeza que muitos dos cães se revelariam filhos bastardos

E na altura o OAPR fazia ( não sei se ainda faz) este exame, o preço (creio) era bastante acessivel pois ficaria pelos 15€ + coisa - coisa.
Um abraço
gary Escreveu: Quase que tenhoa a certeza que muitos dos cães se revelariam filhos bastardos.

As informações que tenho, embora ainda vagas, apontam para qualquer coisa como 25 E, acresce a colheita e o envio.
Isabel
Dúvidas colocadas por quem? Criador, que ficou na dúvida sobre quem é o verdadeiro pai (ou pais), ou litigios entre criador/comprador?yakov Escreveu: A Comissão Técnica do CPC tem uns kits que custam 25 Euros e que disponibilzará em casos de dúvidas de registos...
Ja houve algum caso destes que se tenha resolvido com sucesso?
Isabel
-
- Membro Veterano
- Registado: terça set 10, 2002 10:49 am
Conheci um caso de uma pessoa que tendo uma cadela e dois cães da mesma raça, teve que fazer esse teste para identificar o pai dos cachorros e assim poder registá-los com seriedade.
Sei também que não sai muito caro, mas não me lembro para onde foi enviado o sangue, sendo que a colheita foi efectuada no vet assistente.
Cumprimentos,
Susana
Sei também que não sai muito caro, mas não me lembro para onde foi enviado o sangue, sendo que a colheita foi efectuada no vet assistente.
Cumprimentos,
Susana
Olá,
pelo que sei só o OAPR é que está a tratar disso.
Eu sou de acordo que este tipo de identificação conste no LOP, e também gostava que o LOP tivesse discriminado o graus de displasia da "familia" do cachorro a registar.
pelo que sei só o OAPR é que está a tratar disso.
Eu sou de acordo que este tipo de identificação conste no LOP, e também gostava que o LOP tivesse discriminado o graus de displasia da "familia" do cachorro a registar.
O cão é um cavalheiro, eu espero ir para o céu deles, não para o dos homens." (Mark Twain)
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta abr 30, 2003 9:05 pm
Na altura achei tudo muito estranho, até recebi umas informações mas desliguei-me, era tudo demasiado desorganizado para o meu gosto. Mas era uma mais valia, desde que feito e gerido por quem de direito...
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>