duvidas

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
luistvr
Membro
Registado: sábado jun 12, 2010 1:27 pm

sábado jun 12, 2010 1:43 pm

Boa tarde.

Antes de mais, dar os parabens por este excelente site! A muito tempo que convivo com animais desde pequenino já tive dois cockers, gatos e peixes , é uma grande paixão minha, já a algum tempo que vou lendo este site e decidi expor a minhas duvidas.

Actualmente estou a pensar adquirir outro caozinho. Já tive a ler alguns artigos e dizem isto e aquilo destes cães (Dog argentino). As minhas duvidas é em termo das legalisações, o que é que preciso para ter um. Li no JN e passo a citar: "Tudo porque o Governo, preocupado com o aumento do número de espécies de raça perigosa, como se pode constatar nos quadros anexos de 2007 e 2008, prepara-se para proibir a importação, reprodução e criação de cães de sete raças consideradas perigosas e de todos aqueles que resultem do cruzamento de animais destas raças ou com outras espécies. O Ministério da Agricultura considera como raça altamente perigosa as sete espécies que se seguem: “Pitbull”, “Rottweiler”, “Cão de fila brasileiro”, “Dogue argentino”, “Staffordshire terrier americano”, “Staffordshire bull terrier” e “Toza inu”.

Portanto como é que é, posso comprar um ou é proibido. Pergunto a vocês porque estão dentro do assunto :|

cumprimentos
moslie
Membro Veterano
Registado: sábado jun 27, 2009 10:00 pm

sábado jun 12, 2010 1:52 pm

Dogue Argentino quanto a mim é cão para quem tem grande experiência com cães de fila, animais dominantes e de grande capacidade física. Você tem essa experiẽncia?
Sabe educar um cão de uma raça considerada potencialmente perigosa, de modo a poder ter um animal de família, andar com ele na rua e a não fazer dele um perigo para si e para os outros?
Dogue Argentino não é "um cãozinho". É um animal que foi criado para caça aos pumas. Sabe o que é um puma? Então tire já as conclusões...
É claro que pode comprar um, é contactar o CPC, escolher um bom criador e ter dinheiro para o pagar. E depois cumprir os preceitos legais para esta raça (seguro, chip, licença camarária, etc)
Se o deve comprar? Isso é que já é outra coisa. Um Dogue Argentino não é exactamente um cocker...
luistvr
Membro

sábado jun 12, 2010 2:51 pm

Não tenho experiência com cães deste porte é verdade. Quando referi os cockers estava a falar como animal que tenho em casa(na cidade), Esqueci-me de referir que grande parte da minha familia pratica caça (apesar de eu não gostar, e ser contra caça). No campo tenho alguns cães, como perdigueiros, bertons, pointer, podengo eles tem de ser bem treinados e bastante obedientes para terem uma boa apetência para a caça. apesar de eu não ir a caça porque sou contra como ja referi,gosto de treina-los. Sim sei o que é um puma e sei também que são usados para caça ao javali, e inclusive na América do sul são usados como cães policia. Não precisa ser tão agressivo a responder. Obrigado na mesma
Fjjord
Membro Veterano
Registado: sexta fev 05, 2010 1:46 pm

sábado jun 12, 2010 3:29 pm

Cães de raça potencialmente perigosa actualmente só podem ser criados em canis com um certo número de requisitos e com licença da DGV. Ao que parece, não há (ainda) nenhum criador de PP com essa licença, pelo que o CPC não está a registar ninhadas no LOP. E importar só cães para criação e com licença prévia da DGV. Resumindo e concluindo, nesta altura, comprar um cão destes só ilegalmente ...
"Se não houvesse tótós para enganar não havia tótós enganados, mas o facto é que há tótós que merecem ser enganados" (Eu)
moslie
Membro Veterano
Registado: sábado jun 27, 2009 10:00 pm

sábado jun 12, 2010 3:38 pm

Mas pessoas minhas conhecidas compraram em Portugal há uns 6 anos dogues argentinos com lop em criador e estavam com todos os requisitos legais de chip, seguro, etc, aliás o criador deu sempre muito bom acompanhamento e os cães eram de boa índole, lidaram muito com crianças e nunca deram problemas.

luistvr não foi minha intenção dar ideia de agressividade mas você falou em gatos, cockers, comprar um cãozinho e depois diz que é um dogue argentino...
Fjjord
Membro Veterano
Registado: sexta fev 05, 2010 1:46 pm

sábado jun 12, 2010 3:39 pm

o DL sobre criação e importação de PPs saiu no fim do ano passado ...
"Se não houvesse tótós para enganar não havia tótós enganados, mas o facto é que há tótós que merecem ser enganados" (Eu)
luistvr
Membro

sábado jun 12, 2010 3:54 pm

quando falei em cockers gatos e peixes era no sentido de adorar animais. claro comparar um argentino a um caozinho não foi la muito boa ideia ahaha. peço desculpa :) Ja vi que é complicado ter um cão desses infelizmente. È como eu digo por uns pagam os outros, maior parte das vezes culpa das pessoas que nao sabem cuidar de animais
Charlie2
Membro Veterano
Registado: terça mai 05, 2009 5:31 pm

sábado jun 12, 2010 3:57 pm

se gosta tanto de animais como nos quer fazer parecer, porque não adopta um numa associação ou canil municipal que lhe vai ficar de graça e dar muitas alegrias na mesma? É uma questão em que pode sempre pensar :wink:
 «None are more hopelessly enslaved than those who falsely believe they are free»
luistvr
Membro

sábado jun 12, 2010 4:30 pm

para dizer a verdade do canil nunca adoptei nenhum, mas uma vez encontramos uma gatinha com bebes, eram 5, nos ficamos com 2 e os outros foram distribuídos por pessoas que queriam, a gatinha mãe também foi para casa de uma pessoa mas acabou por voltar a fugir poucos dias depois.
Charlie2
Membro Veterano

sábado jun 12, 2010 4:32 pm

luistvr Escreveu:para dizer a verdade do canil nunca adoptei nenhum, mas uma vez encontramos uma gatinha com bebes, eram 5, nos ficamos com 2 e os outros foram distribuídos por pessoas que queriam, a gatinha mãe também foi para casa de uma pessoa mas acabou por voltar a fugir poucos dias depois.
então porque não se aventura? Nesta altura os canis estão pejados de ninhadas inteiras de cachorros... Vai comprar um cão para quê, sobretudo se percebe 0 da raça,?
 «None are more hopelessly enslaved than those who falsely believe they are free»
luistvr
Membro

sábado jun 12, 2010 4:41 pm

vou passar no canil da minha zona para ver se ficar com algum venho mostrar a voçes.
Charlie2
Membro Veterano

sábado jun 12, 2010 4:43 pm

luistvr Escreveu:vou passar no canil da minha zona para ver se ficar com algum venho mostrar a voçes.
boa, mas veja se reúne as condições MESMO para ter mais um cão, registe-o, vacine-o e identifique-o com chip. Se a associação for boa os voluntários indicar-lhe-ão os procedimentos :wink:
Basf22
Membro
Registado: sábado nov 14, 2009 10:14 am

sábado jun 12, 2010 4:56 pm

Enviei-lhe MP. :D
Responder

Voltar para “Cães”