Obrigada. Já foi há 7 anos e levava trela sim e o outro também. Simplesmente deu um enorme puxão.Acena Escreveu:Não sabia, pensei que fosse só um exemplo de um cão que mordeu noutro. Nesse caso mesmo com trela (não sei se a sua levava) era muito complicado… Espero que já esteja tudo bem com ela, se ainda estiver a recuperar desejo-lhe rápidas melhoras!LuMaria Escreveu:Por amor da santa. Eu respondi à texuga. E sim, a minha cadela quase foi morta por um animal treinado para matar. E esses, não deviam existir.Acena Escreveu:Cães de luta não deviam existir, mas um cão por morder noutro cão não é necessariamente um cão de luta.
Assim se fomenta o hábito do "cãozinho sem trela na rua"...
Moderador: mcerqueira
<p> Até Sempre... A questão não é, eles pensam? Ou, eles falam? A questão é, eles sofrem! </p>
<p>Tourada não é tradição, é crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta violência</p>
<p>Tourada não é tradição, é crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta violência</p>
-
- Membro Veterano
- Registado: terça jan 07, 2003 6:19 pm
Sinceramente, não tive paciência para ler todos os posts de modo que se repetir algo que já foi dito, desculpem.
Penso que toda a gente concorda que em meio citadino (ou outro qualquer, não interessa), não se solta o cão se o animal correr risco da sua integridade física ficar afectada. Mas custa-me a acreditar que não hajam sítios seguros, pelo menos a determinadas horas, em que é possivel proporcionar ao animal a possibilidade de correr à vontade, chafurdar na lama, brincar com outros cães, whatever. Se realmente não existe tal lugar na nossa localidade (ou não havendo disponibilidade da nossa parte) para mim existiriam apenas duas possibilidades:
1. Não ter um cão
2. Procurar uma raça de companhia (ou talvez um cão super-mini ?) em q/ o movimento no apartamento vs passeio de trela seria o suficiente para o manter em forma e estimulado.
Para mim, bárbaro é sujeitar os outros tipos de cães a apenas passeios de trela. Afinal de contas o bem-estar mental é tão importante como a saúde física. Quando disse que um cão não é feliz com esse tipo de vida, estou a tentar dizer que na minha opinião, um cão tem que ter vida de cão, não é uma pessoa. E tenho a certeza que os relatos tão numerosos de desobediência, estragos, mau comportamento ou talvez ainda o mais triste que é ver aqueles cães amorfos que sem ser aos donos, apenas reagem à comida se devem em grande parte à falta destes estímulos naturais neles. Nada (uma vez mais na minha opinião, claro!) que uma hora diária de liberdade diária não ajude a sanar.
PS a Wilma; Não sou sr. Não reparou na minha assinatura (Maria João), pois não?
Penso que toda a gente concorda que em meio citadino (ou outro qualquer, não interessa), não se solta o cão se o animal correr risco da sua integridade física ficar afectada. Mas custa-me a acreditar que não hajam sítios seguros, pelo menos a determinadas horas, em que é possivel proporcionar ao animal a possibilidade de correr à vontade, chafurdar na lama, brincar com outros cães, whatever. Se realmente não existe tal lugar na nossa localidade (ou não havendo disponibilidade da nossa parte) para mim existiriam apenas duas possibilidades:
1. Não ter um cão
2. Procurar uma raça de companhia (ou talvez um cão super-mini ?) em q/ o movimento no apartamento vs passeio de trela seria o suficiente para o manter em forma e estimulado.
Para mim, bárbaro é sujeitar os outros tipos de cães a apenas passeios de trela. Afinal de contas o bem-estar mental é tão importante como a saúde física. Quando disse que um cão não é feliz com esse tipo de vida, estou a tentar dizer que na minha opinião, um cão tem que ter vida de cão, não é uma pessoa. E tenho a certeza que os relatos tão numerosos de desobediência, estragos, mau comportamento ou talvez ainda o mais triste que é ver aqueles cães amorfos que sem ser aos donos, apenas reagem à comida se devem em grande parte à falta destes estímulos naturais neles. Nada (uma vez mais na minha opinião, claro!) que uma hora diária de liberdade diária não ajude a sanar.
Maria João
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta out 30, 2009 6:01 pm
Não creio que a diferença entre andar com uma trela longa e o cão andar solto compense os riscos. É que com uma trela longa ainda se define o raio em que o cão poderá andar, pode-se começar a enrolar a trela a volta da mão pra diminuir o comprimento se houver possibilidade dalgum problema, evita-se atropelamentos, não se incomoda cães atrelados ou pessoas com medo, o cão não consegue fugir, está vigiado e anda mais a vontade.
Agora, para quem vive numa quinta ou condominio onde se possa soltar sempre as coisas já são mais faceis.
Agora, para quem vive numa quinta ou condominio onde se possa soltar sempre as coisas já são mais faceis.
"Breaking apart all this love in my heart,
Close my eyes and move to the back of my mind, where feelings mean nothing.."
Nem mais.mjoaomarques Escreveu:Sinceramente, não tive paciência para ler todos os posts de modo que se repetir algo que já foi dito, desculpem.
1. Não ter um cão
<p> Até Sempre... A questão não é, eles pensam? Ou, eles falam? A questão é, eles sofrem! </p>
A "Texuga" já foi banida há uns meses...LuMaria Escreveu:Por amor da santa. Eu respondi à texuga. E sim, a minha cadela quase foi morta por um animal treinado para matar. E esses, não deviam existir.Acena Escreveu:Cães de luta não deviam existir, mas um cão por morder noutro cão não é necessariamente um cão de luta.

E porque é que o dono desse cão, não poderia pensar como tu e achar que o cão dele é livre de andar à solta??? Possivelmente para ele o cão dele era o melhor do bairro...

Há muitas formas de exercitar um cão com trela... bicicleta, corrida, trelas compridas combinando treino com exercício de busca, recintos fechados/vedados/murados onde aí sim, se pode tirar a trela... mas via pública ou espaços públicos não.
"Eu sou responsável pelo que digo, não pelo que você entende." - Auto desconhecido
"O maior prazer de uma pessoa inteligente, é fazer de idiota perante um idiota a fazer de inteligente!" - Autor desconhecido
"O maior prazer de uma pessoa inteligente, é fazer de idiota perante um idiota a fazer de inteligente!" - Autor desconhecido
Esta questão faz perfeita justiça à tua assinatura;-)TheOne Escreveu:E porque é que o dono desse cão, não poderia pensar como tu e achar que o cão dele é livre de andar à solta??? Possivelmente para ele o cão dele era o melhor do bairro...LuMaria Escreveu:Por amor da santa. Eu respondi à texuga. E sim, a minha cadela quase foi morta por um animal treinado para matar. E esses, não deviam existir.Acena Escreveu:Cães de luta não deviam existir, mas um cão por morder noutro cão não é necessariamente um cão de luta.![]()
-
- Membro Veterano
Eu concordo com a TheOne, nada contra si mas parece me que não é ela que está segura que um cão só é feliz andando solto sem considerar que há outras maneiras para alem dessa provavelmente mais seguras de o exercitar.LuMaria Escreveu:Esta questão faz perfeita justiça à tua assinatura;-)TheOne Escreveu:E porque é que o dono desse cão, não poderia pensar como tu e achar que o cão dele é livre de andar à solta??? Possivelmente para ele o cão dele era o melhor do bairro...LuMaria Escreveu:Por amor da santa. Eu respondi à texuga. E sim, a minha cadela quase foi morta por um animal treinado para matar. E esses, não deviam existir.Acena Escreveu:Cães de luta não deviam existir, mas um cão por morder noutro cão não é necessariamente um cão de luta.![]()
EDIT: não digo que nunca se deva soltar os cães mas nem sempre há possibilidade de o fazer tão frequentemente em segurança mas não é por ai que se deve deixar de ter cães.
-
- Membro Veterano
- Registado: terça jan 07, 2003 6:19 pm
Mas a questão é que não estamos a falar de exercício, nem da interacção com os donos. Estamos a falar de vida de cão, da interacção deles com outros cães e c/ o meio natural.FeelingNerD Escreveu: Eu concordo com a TheOne, nada contra si mas parece me que não é ela que está segura que um cão só é feliz andando solto sem considerar que há outras maneiras para alem dessa provavelmente mais seguras de o exercitar.
Pois não, mas nesse caso, deve-se é escolher raças específicas para esse tipo de vida, em que os indivíduos, há gerações, são criadas para se sentirem bem com vida tão semelhante à das pessoas quanto possível.FeelingNerD Escreveu: EDIT: não digo que nunca se deva soltar os cães mas nem sempre há possibilidade de o fazer tão frequentemente em segurança mas não é por ai que se deve deixar de ter cães.
Maria João
-
- Membro Veterano
E isso tambem é possivel com trela...mjoaomarques Escreveu: Mas a questão é que não estamos a falar de exercício, nem da interacção com os donos. Estamos a falar de vida de cão, da interacção deles com outros cães e c/ o meio natural.
Maria João,
Não podem haver 2 pesos e 2 medidas, ou seja, não se pode permitir que os cães andem à solta, com base no carácter do dono. Ou seja, como é que é possível defender que os cães devem andar à solta, se todos os donos acham que são os melhores do mundo, e que o seu cão não faz mal a ninguém? São poucos, especialmente os que hoje em dia os deixam à solta, que assumem que os seus cães são problemáticos ou que incomodam alguém. Como tal, não se pode escrever numa revista que os cães podem andar à solta.
Acho que é este o cerne da questão.
Eu no fim de semana passado, também fui até Tróia, e algures, no meio de nenhures, na estrada para Alcácer, no meio do mato*, longe de toda e qualquer civilização, fui para o meio da mata com os meus cães o soltei-os por uns minutos... Foi uma excepção, porque para quem, como eu e muitos dos users daqui, moram numa cidade, não é possível encontrar um sítio seguro e longe de tudo para soltar os animais.
Para substituir essa "liberdade", nós passeamos os cães por alguns Km's diários, fazemos treino com eles, no sentido de os estimular psicologicamente, e brincamos com o churro com jogos de tracção. Tudo isto os exercita, não é necessário soltá-los. Se tivesse uma grande quinta, vedada, certamente que os soltava com muito gosto, mas como não tenho.... prefiro jogar pelo seguro.
Edit: * Se o Fang me lê dá-me já no totiço
Não podem haver 2 pesos e 2 medidas, ou seja, não se pode permitir que os cães andem à solta, com base no carácter do dono. Ou seja, como é que é possível defender que os cães devem andar à solta, se todos os donos acham que são os melhores do mundo, e que o seu cão não faz mal a ninguém? São poucos, especialmente os que hoje em dia os deixam à solta, que assumem que os seus cães são problemáticos ou que incomodam alguém. Como tal, não se pode escrever numa revista que os cães podem andar à solta.
Acho que é este o cerne da questão.
Eu no fim de semana passado, também fui até Tróia, e algures, no meio de nenhures, na estrada para Alcácer, no meio do mato*, longe de toda e qualquer civilização, fui para o meio da mata com os meus cães o soltei-os por uns minutos... Foi uma excepção, porque para quem, como eu e muitos dos users daqui, moram numa cidade, não é possível encontrar um sítio seguro e longe de tudo para soltar os animais.
Para substituir essa "liberdade", nós passeamos os cães por alguns Km's diários, fazemos treino com eles, no sentido de os estimular psicologicamente, e brincamos com o churro com jogos de tracção. Tudo isto os exercita, não é necessário soltá-los. Se tivesse uma grande quinta, vedada, certamente que os soltava com muito gosto, mas como não tenho.... prefiro jogar pelo seguro.
Edit: * Se o Fang me lê dá-me já no totiço

"Eu sou responsável pelo que digo, não pelo que você entende." - Auto desconhecido
Tanto empenho com segurança só me sugere que, ou têm medo que a propria sombra vos ataque o cão, ou o vosso cão não vos obedece minimamente nem respeita e acata uma ordem normal como "aqui".
Se calhar umas aulas de obediência eram benéficas.
Ou se calhar a sombra fica sossegadinha no seu cantinho, os nossos cães respondem a uma ordem normal como "aqui" e nós não somos parvos ao ponto de acreditar que todos os cães são como os nossos e todos os donos são como nós. Também não somos parvos ao ponto de acreditar que não existe gente de má índole que vê um cãozinho solto na rua e toca de acelerar o seu carrinho para o atropelar (pergunte à pessoa que perdeu a sua cadela desta forma ainda há pouco tempo). Nem sequer somos parvos ao ponto de acreditar que os nossos cães, que são animais irracionais, não agirão por instinto a qualquer momento, correndo o risco de se magoarem a sério.LuMaria Escreveu:Tanto empenho com segurança só me sugere que, ou têm medo que a propria sombra vos ataque o cão, ou o vosso cão não vos obedece minimamente nem respeita e acata uma ordem normal como "aqui".
Tanta vontade de soltar os seus cães, ou não sabe em que mundo vive, ou acha que é imune às desgraças.
O Problema não são os meus cães...são os dos outros. E por isso mesmo a não ser em locais onde não esteja mesmo ninguém,( no campo ou na praia no Inverno) eu ando com eles sempre à trela.,
Ainda ontem ia eu pela rua com sacos das compras e passa um sr com dois cães, um médio à trela e um micro solto. O micro sai do seu caminho e desata a correr para mim a ladrar afastando-se no ultimo momento.
Ora se eu fosse a passear um dos meus cães, ele em menos de um segundo a defender-se e a defender-me matava esse cão com uma simples dentada.Ninguém teria tempo de fazer nada.
Quem se lixava ? O canito pequeno porque morria e o meu cão porque passava a ser "perigosos".
De quem era a culpa ? Do samelo do dono do cão solto...e isso importava ?
Daí que a cães em cia tem que tomar atenção com o que lá é escrito...eu sei que por vezes é complicado arranjar quem escreva..mas se tivessem uma ou duas pessoas minimamente por dentro do mundo dos animais a rever os artigos...havia menos "especilaistas" na revista e menos gafes.
Ainda ontem ia eu pela rua com sacos das compras e passa um sr com dois cães, um médio à trela e um micro solto. O micro sai do seu caminho e desata a correr para mim a ladrar afastando-se no ultimo momento.
Ora se eu fosse a passear um dos meus cães, ele em menos de um segundo a defender-se e a defender-me matava esse cão com uma simples dentada.Ninguém teria tempo de fazer nada.
Quem se lixava ? O canito pequeno porque morria e o meu cão porque passava a ser "perigosos".
De quem era a culpa ? Do samelo do dono do cão solto...e isso importava ?
Daí que a cães em cia tem que tomar atenção com o que lá é escrito...eu sei que por vezes é complicado arranjar quem escreva..mas se tivessem uma ou duas pessoas minimamente por dentro do mundo dos animais a rever os artigos...havia menos "especilaistas" na revista e menos gafes.