Treinadores

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Pastor Alemão! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.
Responder
fernandaromao
Membro Júnior
Registado: terça mai 06, 2003 9:38 pm

terça set 30, 2003 8:40 pm

Olá a todos. Foi hoje a 1ª vez que estive a ler as várias msgs deste forum e achei agradável. Tenho um PA de 4 meses mas sou novata nestas lides de ensinar PAs. Antes de ele vir cá para casa comprei vários livros e tb revistas a fim de aprender algo sobre a raça e sobre o treino e socialização. Tenho seguido muitos dos conselhos e ensinamentos aí aprendidos. Contudo quero que o Boris seja um PA bem ensinado e treinado a obedecer à voz de modo a nâo constituir nunca perigo -para ele ou outros. Resido perto da cidade de Viseu e não conheço ninguém -nem nenhuma escola - aqui nesta zona. Será que me podem ajudar com informação de treinadores ou escolas?
jcsousa
Membro Veterano
Registado: sábado mai 03, 2003 11:57 am
Contacto:

terça set 30, 2003 9:07 pm

...
Última edição por jcsousa em quarta mai 19, 2004 10:48 am, editado 1 vez no total.
boerboelfan
Membro Veterano
Registado: domingo mar 17, 2002 4:49 pm

terça set 30, 2003 10:45 pm

Olá fernandaromao

Não tenha pressa em iniciar o treino em obediência na escola. O seu cão ainda é muito cachorrito. Como diz o José Carlos só a partir dos sete, oito mesitos ele deve ir á escola. Isso não significa ,contudo, que não comece desde já , aliás desde que chegou a casa , a ensinar-lhe as regras do que lhe é permitido e do que não é. Deixe-o brincar, dentro dos parâmetros que lhe definir , pois ele está nessa idade.

Saudações
jcsousa
Membro Veterano
Contacto:

quarta out 01, 2003 10:33 am

...
Última edição por jcsousa em quarta mai 19, 2004 10:49 am, editado 1 vez no total.
fernandaromao
Membro Júnior

quinta out 02, 2003 8:37 pm

Olá a todos outra vez. Agradeço os conselhos que me deram. Na verdade, já tenho feito algo do que sugerem; desde a brincadeira (na verdade a maior parte do tempo...), ao ensinar as regras de higiene em casa, e ainda a passear com ele pelo bairro onde moramos. Há cá crianças e tb outros cachorros e todos são amigos dele e ele adora brincar com todos. Já experimentei tb sair com ele e ir a locais um pouco mais movimentados e pareceu-me que reagiu bem, sempre ao pé de mim e demonstrando confiança. Já agora aproveito para pôr uma questão: devo contrariar a tendência dele em andar sempre a cheirar o chão e todas as esquinas, rodas de carros, etc ou aceito issso como natural e deixo? É que tenho receio que possa contrair doenças, apesar de ter já as vacinas proprias da idade. Bem,bom fim de semana a todos e cá nos encontraremos novamente um dia destes, né?
jcsousa
Membro Veterano
Contacto:

sexta out 03, 2003 11:41 am

...
Última edição por jcsousa em quarta mai 19, 2004 10:50 am, editado 1 vez no total.
jcsousa
Membro Veterano
Contacto:

sexta out 03, 2003 2:33 pm

...
Última edição por jcsousa em quarta mai 19, 2004 10:51 am, editado 1 vez no total.
fernandaromao
Membro Júnior

domingo out 05, 2003 7:36 pm

Olá amigos. Mais uma vez agradeço o carinho com que me têm respondido e feito sugestões. O Boris já se senta sem que eu o mande desde que desconfie que vai receber prémio... o maroto! Com o correr dos dias lá chegará à fase seguinte, não é? Hoje estou um pouco preocupada porque na brincadeira de correr para ir uma buscar uma das bolas foi de encontro ao tronco de um limoeiro e ficou a coxear um pouco.Não tem fractura porque pousa o pé no chão e anda; quando tentei que mexesse a perna também o fez mas deve estar dorido. O vet. disse-me que lá fosse amanhã se não notasse melhoras. E os vossos amigos Pa's estão bons?Já são adultos ou tb cachorros? Até breve!
boerboelfan
Membro Veterano
Registado: domingo mar 17, 2002 4:49 pm

domingo out 05, 2003 10:10 pm

Olá fernandaromao

Isso provávelmente não será nada de cuidado. O PA é um cão rijo. Porém se ele continuar a coxear convém ser visto pelo vet.
O meu PA já é adulto , tem cinco anitos.

Saudações
jcsousa
Membro Veterano
Contacto:

domingo out 05, 2003 10:13 pm

...
Última edição por jcsousa em quarta mai 19, 2004 10:52 am, editado 1 vez no total.
mjoaomarques
Membro Veterano
Registado: terça jan 07, 2003 6:19 pm

segunda out 13, 2003 3:56 pm

Olá Fernanda,

Muitos parabéns pela aquisição do seu Bóris. Espero que ele já esteja bom do choque com o limoeiro.

Queria só dizer-lhe que enquanto brinca com ele, pode-lhe ir ensinando os nomes das coisas e das pessoas. Por exemplo: ao mesmo tempo que atira a bola diz-lhe "busca a bola". Vai ver que ao fim de uns dias ele sabe perfeitamente o que é a bola. Depois o mesmo para a corda, o nó, etc.
Para o nosso cão aprender o nome das pessoas da casa, costumamos brincar às escondidas. A Bia prende-o pela coleira enquanto a Guida mostra-lhe um "biscoito" e se esconde atrás de uma árvore por exemplo. A Bia então diz-lhe "busca a Guida". Ao fim de algum tempo ele sabe perfeitamente quem são as pessoas.
Maria João
fernandaromao
Membro Júnior

domingo out 26, 2003 10:39 pm

Olá amigos.Não tenho tido muito tempo disponível para vaguear pela Net e só hoje li algumas das mensagens que cá tinha. Pois é, o Boris continua um louco pela brincadeira e também -é preciso dizê-lo -pela asneira... Já está fino em relação ao coxear, foi realmente apenas magoado da pancada que deu.Continuo com as brincadeiras/"aulas" para que aprenda uns truques. Já se senta, fica quieto quando mando,às vezes obedece ao "deita" ( só às vezes)mas na rua parece um lord a passear todo bem comportadinho ( bem,se vê algum primo, às vezes tenho que me impor para nâo puxar por mim pelo passeio fora, né?). Já agora um conselho dos mais experientes: como faço para que perca a mania de cumprimentar aos saltos? Tenho dito"não" quando o faz com tom de voz zangada mas estou com alguma dificuldade em conseguir que ele domine esssa tendência. Das poucas vezes em que não saltou mostrei que estava satisfeita, elogiei-o mas parece que está a demorar muito a conseguir issso. Serei eu que não estou a adr o tempo necessário?Bem , por hoje fico por aqui. Um abraço a todos.
jcsousa
Membro Veterano
Contacto:

domingo out 26, 2003 10:54 pm

O Bóris é um cão que quer demonstrar-lhe que gosta muito de si, e nada melhor que lançar-lhe as patas para o provar! E como, às primeiras vezes, você lhe achou muita graça (todos achamos...) ele pode não compreender porque é que você, assim do pé para a mão, o quer proibir de fazer essa demonstração de afecto...

O truque é não o repreender (pelo contrário!) mas levá-lo a deixar de gostar dessa brincadeira. Tem dois processos:

Situação: você abre o portão do quintal e o Bóris sai disparado e lança-lhe as patas ao casaco novo. Não o repreenda, pelo contrário, mostre-lhe como teve saudades dele. Ao mesmo tempo:

1. levante um dos joelhos quando ele saltar, de forma a que ele bata com o peito contra o seu joelho ;

2. dixe-o saltar e, continuando a falar-lhe, segure-o pelas duas patas dianteiras (as que lhe marcaram o casaco novo) e mantenha-o nessa posição durante algum tempo (mesmo que ele se esforce por sair!)

Qualquer destes dois métodos costuma ser bastante desagradável para o cão, que em poucos dias deixa esse hábito. Têm ambos a vantagem de não ser você que o obriga a não saltar, mas sim ele próprio que decide que a brincadeira não é tão agradável como parecia.

Para mandá-lo deitar, siga o seguinte:

Ponha comida na mão e mande-o sentar em frente a si. Quando estiver sentado, mantenha a comida na mão fechada e baixe-a, junto ao nariz do cão, até ao chão. Ele há-de deitar-se para cheirar. Nessa altura diga "deita" e ofereça-lhe a recompensa. Depois siga a mesma sequência que para o "senta".

Bons treinos!

José Carlos
fernandaromao
Membro Júnior

sexta out 31, 2003 8:34 pm

Olá cá estou novamente. Estão todos bons?Pois é, têm sido óptimos a dar sugestões e permito-me continuar a pedi-las... :oops: Para fazer com que o Boris se sente tinha começado de outro modo ( que li num livro ) : partindo da posição de sentado, puxava-lhe as mãos até que ficasse na posição de sentado ao mesmo tempo que dizia a palavra "sentado".Dava-lhe os parabéns, etc,etc. Ele sempre foi aceitando e não sei se será acertado mudar de táctica para conseguir o mesmo objectivo. Uma dúvida:é ainda cedo querer que ele fique quieto enquanto me afasto e só vir para ao pé de mim após o chamar? è que já tentei ( poucas vezes, é certo)mas o malandreco vem logo atrás de mim e não dá tempo a que me afaste mais de um metro... O tempo agora também não tem permitido brincar cá fora no jardim e dentro de casa... bem, não quero nem pensar o que seria...???Cá na cidade onde moro - Mangualde - há este fim de semana a muito conhecida "Feira dos Santos" também conhecida por Feira das Febras. Costuma vir gente de quase todo o lado com o fim de comer umas febras feitas à moda da Beira Alta, ao ar livre -esperemos que o tempo se componha - e dar uma volta pelas inúmeras barracas de roupas, calçado, etc. É uma sugestão que aqui fica, caso não tenham planos feitos. Até breve, um abraço.
jcsousa
Membro Veterano
Contacto:

sexta out 31, 2003 9:19 pm

...
Responder

Voltar para “Pastor Alemão”